Ser professor .....

meu caro. actividades lectivas acabam em julho apenas para o ensino pré primário. as aulas do 1º ciclo acabaram no final da semana passada em alguns casos, noutros no início desta semana

como aliás poderia ter verificado se tivesse lido mais que 3 linhas da página que indica

eu conheço perfeitamente a legislação, mas a realidade foi a que eu descrevi... a menos que tenha estado presente não tem qualquer autoridade para dizer que faltei à verdade.

Tenho autoridade sim, porque está a denegrir a profissão que eu amo. Não o conheço nem há provas aqui de quem é, acredito que no seu ego seja alguém importante...

Por outro lado conheço a lei e conheço a realidade. Esso torno a dizer não é verdade, por mais voltas que dê.:)

Tenho autoridade sim, porque está a denegrir a profissão que eu amo. Não o conheço nem há provas aqui de quem é, acredito que no seu ego seja alguém importante...

Por outro lado conheço a lei e conheço a realidade. Esso torno a dizer não é verdade, por mais voltas que dê.:)

eu não estou a denegrir profissão nenhuma, a profissão e os profissionais é que de denigrem a si mesmos com as constantes lamentações.

amar ou não a profissão é algo que considero totalmente irrelevante para chamar mentiroso a quem quer que seja. talvez deva também ir chamar mentiroso a quem aí afirmou que há professore a dar 8 horas de aulas por dia.

não sou importante, aliás sou apenas mais um das muitas dezenas de professores que vão há escola meia dúzia de horas por semana e facilmente substituível.

Se quiser até lhe indico qual a Escola onde aconteceu: Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, ano lectivo 2006/2007, 2º semestre.

Última edição:
Vou contar outra história, quem quiser acredita, quem quiser não acredita, nunca precisei de mentir neste ou noutro fórum:

No 12º ano, cadeira especifica de Física (cadeira tão odiada que existiam algumas 8 turmas de química e só uma de Física). O professor já era meu conhecido dos tempos de TLQ (técnicas laboratoriais de química), um professor porreiro, bom explicador mas que só chegava atrasado, faltas frequentes, as aulas de TLQ eram totalmente teóricas o que levava ao nosso desespero de estarmos 3 horas a escrever numa aula supostamente prática, etc.

Ele não gostava de mim, eu sabia perfeitamente disso, eu até tinha boa impressão dele mas adorava meter veneno, mais uns 3 ou 4 amigos meus.

Numa aula de dúvidas, que ele marcou porque tinha faltado uma semana inteira, começa para lá a lamentar-se que ganhava cerca de 1500€ e que isso não era nada para um professor que tinha de aturar o que ele tinha de aturar (a escola não era nem pouco mais ou menos problemática), que os professores são imensamente mal pagos, etc, etc. Esteve cerca de 5m a lamentar-se do salário que recebia (ele é que falou em "300 contos"), a dizer que a carga psicológica era enorme, que estava farto, blá blá blá. (ele tinha vários problemas pessoais)

No final de tanta conversa, pergunta ele em tom de pergunta retórica:

"Vocês acham que isto é justo? Acham que os professores são bem pagos, xiça?.. .."

Silêncio absoluto na sala... Eu, sabendo da "nossa história", furei o silêncio e disse com toda a educação:

"Para o que fazem, até são muito bem pagos professor."

Infelizmente e contra o pretendi, a turma toda desatou a rir e dizer "Txii.., uii" Bem, Caiu o Carmo e a Trindade, virou-se do quadro, completamente furioso:

" Bj40, vai já lá para fora não te quero ver mais à minha frente. Rua, não tenho que aturar isto. E vais levar uma falta disciplinar."

E eu: Professor, desculpe, mas foi o Senhor que perguntou e eu respondi com sinceridade, sem hipocrisia, não queria ofender.

E ele a puxar-me pelo braço em direcção à porta, etc. Obviamente que não me marcou qualquer falta, ainda bem para ele senão ia haver problemas, até porque ele não era bem um exemplo de pontualidade, assiduidade, ec.

Bem isto para dizer que aquele professor, por muito boa pessoa que fosse (e eu acho que era), fartava-se de se queixar. E depois claro, como classe superior fazem uma pergunta e não aceitam uma resposta.

Isto demonstra o estado de impunidade e relaxamento com que alguns professores estão no ensino, apenas e só.

** Para terminar devo dizer que, no dia em que as notas do exame nacional saíram fui ter com ele. Ele disse-me logo que estava sem tempo e que ficava para depois, claramente a despachar-me.

Mas eu insisti para que falasse, pedi desculpa por qualquer coisa que o pudesse ter ofendido, que foi dos professores que mais gostei daquela escola (e foi mesmo, perdia metade das aulas a falar sobre assuntos porreiros e interessantes relacionados com a Física) e agradeci-lhe pelo facto de ter passado no exame. Ele deu-me um aperto de mão e desejou-me boa sorte para a minha vida.

Última edição:
Não é caso único bj40 profs a queixar-se de "receber mal", no estado em que o país está, ganham muito bem..

Tal como da outra vez referi há quem viva com muito menos, 1/3 do salário que eles ganham ou às vezes bem menos..

As aulas do básico terminaram ontem, as reuniões começam amanhã e vão até 3ª, nenhum professor tem reuniões nos 3 dias, 2 dias max.

Foram atribuídas tarefas, formar turmas, horários, exames, etc. são formados grupos para cada tarefa, até ao início de Julho a maioria está despachada das suas tarefas, muitos até estão despachados muito antes, porque têm tarefas de caracacá.

Depois é ver as escolas vazias de pessoal docente, fica apenas o pessoal não docente e algum membro da Direção(a maioria tem horário zero e recebe um suplemento €€ por pertencer à direção) para tomar conta do barco.

No dia 1 de Setembro fazem o retorno, no dia 2 há a reunião geral para dar as boas vindas, para ficarem a conhecer oficialmente o seu horário e para traçar as linhas diretrizes, alguns têm algumas tarefas ainda pendentes, tipo, atualizar turmas(transferências, pedidos de mudança, etc.) preparação do inicio do ano letivo, mas isso é só para alguns e só os ocupa alguns dias, ou restantes voltam a desaparecer as aulas começarem.

De facto não são 3 meses, mas são 2 meses e qualquer coisa, o comum dos trabalhadores tem 1 mês de férias...

Uma das grandes medidas para combater a crise seria criar um imposto para a ignorância. Não ganhavas para o que pagavas, de certeza.

Nenhum professor tem reuniões nos três dias, dizes tu. Verdade. Só esta semana, tenho quatro dias com reuniões de avaliação e as reuniões, como é óbvio PARA QUEM TRABALHA, são muitas mais para além destas. Trabalho a realizar, até às férias: sabendo que me esquecerei de algo, mas cá seguem alguns exemplos - articulação horizontal interdisciplinar; articulação vertical a discutir no grupo disciplinar; balanço de avaliação; avaliação dos projectos e apresentação dos resultados; balanço do trabalho realizado pelos clubes; balanço do Desporto Escolar; preparação e planificação dos projectos a implementar para o próximo ano lectivo; avaliação do Plano Anual de Actividades; análise dos critérios de avaliação; análise do sucesso do Projecto Educativo; propostas de alteração ao Regulamento Interno; estabelecimento de critérios para definição de actividades e visitas de estudo no próximo ano lectivo; seminários de formação (eu tenho dois marcados, sendo que no último sábado, estive envolvido em mais um); distribuição de níveis a leccionar; elaboração de turmas; planificação de CEF's e Cursos Profissionais a iniciar; elaboração do Plano de Ocupação de Tempos Livres; matrículas dos alunos e pedido das diversas autorizações necessárias ao início do próximo ano; apresentação aos EE dos resultados avaliativos e da análise feita nas reuniões de avaliação; apresentação ao Conselho Pedagógico e ao Conselho Geral dos diversos balanços; preenchimento das plataformas de monitorização da DGIDC no final da ano lectivo; vigilância de exames; correcção de exames, que implica a deslocação à sede distrital para recolher os exames, a que se juntam duas reuniões para análise dos critérios de avaliação e um outro dia para entrega das provas; exames de equivalência à frequência, com realização de orais, quando necessárias; elaboração do relatório de autoavaliação e do portefólio relativo à avaliação docente do último biénio; entrevista com o relator, se solicitada; reuniões para aferição dos mecanismos de avaliação; realização dos horários; ponderação do número de horários permitidos a funcionar e da distribuição dos docentes; reuniões de departamento para se efectuar o balanço deste ano lectivo e a preparação do próximo; término e apresentação do trabalho realizado pela equipa de Avaliação Interna; apresentação do balanço da assiduidade docente; planificação das necessidades de transporte escolar no próximo ano lectivo; inventário do material nos laboratórios e noutros espaços; solicitação de material, reagentes e equipamento necessários, após análise em grupo; análise dos resultados dos instrumentos de avaliação externos; etc, etc, etc... PODIA ESTAR A CITAR TRABALHO A FAZER MAIS UM BOM BOCADO! Tarefas de cacaracá (ou será caracacá, cara(o) Farang)... só para quem não sabe o que diz.

No início de Julho está tudo despachado... dizes tu, de novo. COMO É RIDÍCULO! Na minha escola, fomos autorizados a marcar férias após 28 de Julho, graças aos exames (se calhar pensavas que eram os funcionários que tratavam disso, não?) e quem os for corrigir não terá possibilidade de gozar todos os dias de férias a que tem direito pois o período de correcção e revisão das provas termina bem dentro de Agosto. Início de Julho, dizias tu?

Escolas vazias, até Agosto, só na tua mente formatada pelo RESSENTIMENTO. Vazias de alunos que não de professores, nem funcionários, nem de administrativos. Quem pensa que o trabalho de um professor se esgota nas aulas e na sua preparação não vive neste século, nem no anterior. Ainda funciona a carvão e precisa de se actualizar. Ou parar de dizer asneiras... também não é má ideia.

Uma das grandes medidas para combater a crise seria criar um imposto para a ignorância. Não ganhavas para o que pagavas, de certeza.

Nenhum professor tem reuniões nos três dias, dizes tu. Verdade. Só esta semana, tenho quatro dias com reuniões de avaliação e as reuniões, como é óbvio PARA QUEM TRABALHA, são muitas mais para além destas. Trabalho a realizar, até às férias: sabendo que me esquecerei de algo, mas cá seguem alguns exemplos - articulação horizontal interdisciplinar; articulação vertical a discutir no grupo disciplinar; balanço de avaliação; avaliação dos projectos e apresentação dos resultados; balanço do trabalho realizado pelos clubes; balanço do Desporto Escolar; preparação e planificação dos projectos a implementar para o próximo ano lectivo; avaliação do Plano Anual de Actividades; análise dos critérios de avaliação; análise do sucesso do Projecto Educativo; propostas de alteração ao Regulamento Interno; estabelecimento de critérios para definição de actividades e visitas de estudo no próximo ano lectivo; seminários de formação (eu tenho dois marcados, sendo que no último sábado, estive envolvido em mais um); distribuição de níveis a leccionar; elaboração de turmas; planificação de CEF's e Cursos Profissionais a iniciar; elaboração do Plano de Ocupação de Tempos Livres; matrículas dos alunos e pedido das diversas autorizações necessárias ao início do próximo ano; apresentação aos EE dos resultados avaliativos e da análise feita nas reuniões de avaliação; apresentação ao Conselho Pedagógico e ao Conselho Geral dos diversos balanços; preenchimento das plataformas de monitorização da DGIDC no final da ano lectivo; vigilância de exames; correcção de exames, que implica a deslocação à sede distrital para recolher os exames, a que se juntam duas reuniões para análise dos critérios de avaliação e um outro dia para entrega das provas; exames de equivalência à frequência, com realização de orais, quando necessárias; elaboração do relatório de autoavaliação e do portefólio relativo à avaliação docente do último biénio; entrevista com o relator, se solicitada; reuniões para aferição dos mecanismos de avaliação; realização dos horários; ponderação do número de horários permitidos a funcionar e da distribuição dos docentes; reuniões de departamento para se efectuar o balanço deste ano lectivo e a preparação do próximo; término e apresentação do trabalho realizado pela equipa de Avaliação Interna; apresentação do balanço da assiduidade docente; planificação das necessidades de transporte escolar no próximo ano lectivo; inventário do material nos laboratórios e noutros espaços; solicitação de material, reagentes e equipamento necessários, após análise em grupo; análise dos resultados dos instrumentos de avaliação externos; etc, etc, etc... PODIA ESTAR A CITAR TRABALHO A FAZER MAIS UM BOM BOCADO! Tarefas de cacaracá (ou será caracacá, cara(o) Farang)... só para quem não sabe o que diz.

No início de Julho está tudo despachado... dizes tu, de novo. COMO É RIDÍCULO! Na minha escola, fomos autorizados a marcar férias após 28 de Julho, graças aos exames (se calhar pensavas que eram os funcionários que tratavam disso, não?) e quem os for corrigir não terá possibilidade de gozar todos os dias de férias a que tem direito pois o período de correcção e revisão das provas termina bem dentro de Agosto. Início de Julho, dizias tu?

Escolas vazias, até Agosto, só na tua mente formatada pelo RESSENTIMENTO. Vazias de alunos que não de professores, nem funcionários, nem de administrativos. Quem pensa que o trabalho de um professor se esgota nas aulas e na sua preparação não vive neste século, nem no anterior. Ainda funciona a carvão e precisa de se actualizar. Ou parar de dizer asneiras... também não é má ideia.

desculpa lá mas não são todos os professores que fazem todas essas tarefas

Houve um ano que a direção obrigou os docentes que não estavam de férias a ir à escola assinar a presença, foi lindo, caiu o carmo e a trindade, é assim que se fazem amigos para a vida, se pensarem que as direções são eleitas por voto secreto pelos seus pares, serão poucas as direções que fazem algo para desagradar... :)

As Direcções não são eleitas por voto secreto dos seus pares. Isso é IGNORÂNCIA de quem nada sabe. Que é NITIDAMENTE o seu caso.

O Director ou a Directora são escolhidos pelo Conselho Geral, onde os professores só representam um máximo de 1/3 dos elementos presentes. Encontram-se representantes da Comunidade, dos encarregados de educação (quase tantos como professores), dos funcionários, dos alunos, da autarquia. É a este Conselho que a Direcção responde. Aproveite para aprender alguma coisa. Explique lá agora a sua lógica...

As Direcções não são eleitas por voto secreto dos seus pares. Isso é IGNORÂNCIA de quem nada sabe. Que é NITIDAMENTE o seu caso.

O Director ou a Directora são escolhidos pelo Conselho Geral, onde os professores só representam um máximo de 1/3 dos elementos presentes. Encontram-se representantes da Comunidade, dos encarregados de educação (quase tantos como professores), dos funcionários, dos alunos, da autarquia. É a este Conselho que a Direcção responde. Aproveite para aprender alguma coisa. Explique lá agora a sua lógica...

isso é assim agora. será que já o era quando aconteceu a situação que o user reporta?

A enorme maioria dessas tarefas toda a gente realiza. Se me disseres de quais é que me dispensas, agradeço-te... avisa também a escola!

eu não tenho nem posso dispensar do que quer que seja. se tens essas responsabilidades todas terás certamente remuneração a condizer.

agora não venhas com a treta que todos fazem todas as tarefas quando isso não é verdade como tu próprio já admitiste.

Última edição:

Para professor/a podias ser mais educado..

eu não estou a denegrir profissão nenhuma, a profissão e os profissionais é que de denigrem a si mesmos com as constantes lamentações.

amar ou não a profissão é algo que considero totalmente irrelevante para chamar mentiroso a quem quer que seja. talvez deva também ir chamar mentiroso a quem aí afirmou que há professore a dar 8 horas de aulas por dia.

não sou importante, aliás sou apenas mais um das muitas dezenas de professores que vão há escola meia dúzia de horas por semana e facilmente substituível.

Se quiser até lhe indico qual a Escola onde aconteceu: Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, ano lectivo 2006/2007, 2º semestre.

Nipnip eu sou professora do ensino secundário. Não o estou a chamar mentiroso, estou a dizer que o que refere não é possível em termos legais e numa escola secundária não acontece. Essas situações são superiormente verificadas e não são permitidas, daí dizer que o que afirma não tem suporte.

Das escolas superiores desconheço, de qualquer forma essa situação a acontecer e reportada, seria corrigida. Teoricamente tudo pode ser possível e essa é uma situação anómala, ilegal, a existir tem que ser assinalada. Se ninguém faz nada numa situação que acontece ilegal, ninguém sabe...

A generalização relativamente á realidade no que quer que seja, é perigosa e injusta. Também considero que este é um momento em que nós devemos unir e não dividir, ter paciência uns com os outros, para todos juntos levarmos isto para a frente de uma forma mais fácil.

Sim a profissão que estabelece com seres humanos é importante o amor, mais ainda quando trabalhamos com crianças, portanto não é irrevelante, é o mais importante.

Não é caso único bj40 profs a queixar-se de "receber mal", no estado em que o país está, ganham muito bem..

Tal como da outra vez referi há quem viva com muito menos, 1/3 do salário que eles ganham ou às vezes bem menos..

Ora eu encontro muitos exemplos de quem receba demasiado para o estado do nosso país. Muito mas muito mais chocantes do que professores, ou enfermeiros ou do que quer que se costumem queixar por aqui.

Engraçado é que aparece logo alguém a afirmar que se não se pagar bem não se atraem profissionais de mérito. Será que esta lógica funciona só para alguns? E se sim, quem escolheram para privilegiados?

Nipnip eu sou professora do ensino secundário. Não o estou a chamar mentiroso, estou a dizer que o que refere não é possível em termos legais e numa escola secundária não acontece. Essas situações são superiormente verificadas e não são permitidas, daí dizer que o que afirma não tem suporte.

Das escolas superiores desconheço, de qualquer forma essa situação a acontecer e reportada, seria corrigida. Teoricamente tudo pode ser possível e essa é uma situação anómala, ilegal, a existir tem que ser assinalada. Se ninguém faz nada numa situação que acontece ilegal, ninguém sabe...

A generalização relativamente á realidade no que quer que seja, é perigosa e injusta. Também considero que este é um momento em que nós devemos unir e não dividir, ter paciência uns com os outros, para todos juntos levarmos isto para a frente de uma forma mais fácil.

Sim a profissão que estabelece com seres humanos é importante o amor, mais ainda quando trabalhamos com crianças, portanto não é irrevelante, é o mais importante.

a profissão de professor é ensinar... amor é função das famílias.

quanto à situação descrita só a descrevi porque é um dos motivos que me leva a não querer dar mais que 4 horas de aulas diárias, não disse que não era ilegal, que não era anómala... simplesmente na altura (por diversas condicionantes) ou era assim ou vários temas não iriam ser falados nas aulas.

Para mim ser professor é a actividade extra mas sinceramente ainda que fosse a minha ocupação a tempo inteiro jamais me uniria a quem quer que fosse nas reivindicações que têm vindo a ser feitas.

e sinceramente uma professora do ensino secundário a dizer que está a lidar com crianças só demonstra ao nível decadente que chegou o ensino. no ensino secundário não se espera que estejam lá crianças., depois é ver os meninos, que foram tratados como crianças no secundário, chegarem ao superior e terem um choque por serem tratados como adultos de quem se espera uma atitude responsável.

Ora eu encontro muitos exemplos de quem receba demasiado para o estado do nosso país. Muito mas muito mais chocantes do que professores, ou enfermeiros ou do que quer que se costumem queixar por aqui.

Engraçado é que aparece logo alguém a afirmar que se não se pagar bem não se atraem profissionais de mérito. Será que esta lógica funciona só para alguns? E se sim, quem escolheram para privilegiados?

quando se puderem despedir professores incompetentes, quando os concursos tiverem em conta o mérito em vez da antiguidade, quanto estiverem dispostos a ser avaliados, etc etc... aí os professores (e todas as outras classes em situações semelhantes) terão toda a razão em pedirem para ser remunerados de acordo com o mérito.

Para professor/a podias ser mais educado..

Não seja PATETA. É apenas a constatação de um facto. Ignorância não é um conceito subjectivo, sabe? Pelo menos neste caso.

Têm opiniões para tudo, nada sabendo do que dizem, mas não gostam de ser contrariados nem que lhes sejam apontadas as faltas à verdade.

Pois nós não gostamos que nos atinjam o nosso trabalho à conta de mentiras. Ou histórias da carochinha.

Não seja PATETA. É apenas a constatação de um facto. Ignorância não é um conceito subjectivo, sabe? Pelo menos neste caso.

Têm opiniões para tudo, nada sabendo do que dizem, mas não gostam de ser contrariados nem que lhes sejam apontadas as faltas à verdade.

Pois nós não gostamos que nos atinjam o nosso trabalho à conta de mentiras. Ou histórias da carochinha.

também é ignorância assumir que a situação relatada se passou numa altura em que o modelo de eleição já era o actual.

quando se puderem despedir professores incompetentes, quando os concursos tiverem em conta o mérito em vez da antiguidade, quanto estiverem dispostos a ser avaliados, etc etc... aí os professores (e todas as outras classes em situações semelhantes) terão toda a razão em pedirem para ser remunerados de acordo com o mérito.

Quando VOCÊ achar que isso acontece, será antes assim?

A arrogância de quem se pronuncia sem conhecimento sobre o que deve acontecer a outros.

Olhe, eu acho que se deveria por começar a pôr os professores do superior com o mesmo número de aulas dos seus congéneres do básico e secundário. Também seria interessante verificar que neste sector as cunhas contariam menos...

Ou que alguém formado em Química não leccionasse Anatomia, como sei que acontece...

Tudo pormenores que, mal por mal, não se passam nas escolas básicas e secundárias.

também é ignorância assumir que a situação relatada se passou numa altura em que o modelo de eleição já era o actual.

Você sabe quando se passou o descrito? Eu não sei. Sei é que já há algum tempo (falamos de anos) que uma Direcção não é eleita dessa forma. Não me parece que se deva referir como um problema actual o que já não ocorre...

Ou discorda?

Não querendo criar conflitos, não notam que os professores que vocês conhecem querem sempre ter razão? Até compreendo que pela profissão que desempenham se habituem a ser eles a estarem certos (são eles que ensinam), depois talvez por hábito da profissão a sua argumentação seja sempre com aquele sentimento que o conhecimento se encontra do lado deles.

Vou fugir agora... [:D]

Força dá exemplos mas estás a desviar-te do assunto do que eu falei.

Só tenho uma coisa a dizer: LOL

Conta de mentiras? Histórias da carochinha? [:D]

Voltar
Superior