Ser professor .....

Mas tu certamente serias capaz do o fazer.

Eras gajo para isso, certo?

se era capaz de dar 8 horas de aulas por dia? depende... se o objectivo fosse ir lá debitar materia conseguiria sem qualquer dúvida. se o objectivo for ensinar alguma coisa prefiro aulas mais curtas e é isso que indico quando me pedem a minha disponibilidade.

pessoalmente tenho conseguido manter no máximo 4 horas seguidas de aulas (sendo que 2 horas de uma disciplina e 2 de outra).

se era capaz de dar 8 horas de aulas por dia? depende... se o objectivo fosse ir lá debitar materia conseguiria sem qualquer dúvida. se o objectivo for ensinar alguma coisa prefiro aulas mais curtas e é isso que indico quando me pedem a minha disponibilidade.

pessoalmente tenho conseguido manter no máximo 4 horas seguidas de aulas (sendo que 2 horas de uma disciplina e 2 de outra).

Depende?

Se?

Prefiro?

Pessoalmente?

Hmm, já te vi o peito mais inchado...

Depende?

Se?

Prefiro?

Pessoalmente?

Hmm, já te vi o peito mais inchado...

já expliquei de que é que depende. enquanto aluno tive a oportunidade de ter um dia que começou às 8 da manhã e terminou às 8 da noite com o mesmo professor. na altura não houve possibilidade de ser feito de outra forma.

achei completamente massacrante e no que me for possível tentarei evitar este tipo de situações.

já expliquei de que é que depende. enquanto aluno tive a oportunidade de ter um dia que começou às 8 da manhã e terminou às 8 da noite com o mesmo professor. na altura não houve possibilidade de ser feito de outra forma.

achei completamente massacrante e no que me for possível tentarei evitar este tipo de situações.

A sério?

Bom, mas se quisermos equiparar o trabalho de um professor ao de um trolha, é assim que devia ser, certo? Afinal, é chegar lá, arrotar umas belas postas durante as doze horitas que aí dizes, metem-se umas jolas entretanto e pronto, aí está uma geração ensinada.

Aí é que era ver o tuga a respeitar os profs... trabalhavam muito - concentradíssimos!

O Miguel de Sousa Tavares disse um dia, num texto:

"Os professores são os inúteis mais bem pagos deste país....."

Infelizmente, não consigo encontrar esse texto para colocar aqui pois diz umas quantas verdades que custam a muita gente mas que são como são. Se alguém encontrar o texto, que o coloque aqui por favor e depois cada um tira as suas conclusões.

Umas das únicas coisas que o incompetente do Sócrates PENSOU bem, foi a avaliação dos professores. É inconcebível existirem professores com desempenhos tão distintos e terem todos as mesmas condições. Mas claro, populista como é não conseguiu resistir a duas ou três manifestações das classe e logo transformou uma coisa boa numa coisa miserável e que na prática manteve tudo na mesma.

Ao longo do meu percurso escolar, escolas públicas, sempre tive professores que tinham uma folga por semana, em alguns dias iam à escola por 2 ou 3h, etc.

Depois cheguei ao cúmulo de nos tempos de secundário, ter tido uma professora de Inglês que se vangloriava em plena sala de aula que por ser uma das professoras mais antigas da escola tinha direito de preferência de horários e então tinha seguido arranjar os horários de maneira a que à quinta-feira não tivesse aulas, assim já podia ir à feira aqui da cidade, segundo as palavras dela. E à sexta-feira ia dar aulas das 8H30 às 13h30, sendo que a minha turma ficou nesse dia com uma aula de Inglês das 8H30 às 9H30 e depois só voltava a ter uma aula às 11h.

Porquê? Porque esse aula de Inglês às 8h30 correspondia a um bloco que a Sr. Professora tinha movido de quinta-feira para Sexta.

E cenas deste tipo contei muitas, infelizmente. Mas esta foi demais, uma professora que se gabava disto em plena sala de aula.

Eu não quero generalizar e por isso não vou dizer que são todos, mas a educação em Portugal precisa de uma vassourada para limpar esta gente que viu no cargo de professor um posto para a vida.

Só mais um exemplo escandaloso: Não sei se ainda existe mas no meu 6º ano existia uma disciplina designada de EVT, já não me recordo o significado da sigla nem interessa, tal inútil era a cadeira. Mas o que é certo é que para essa mesma cadeira tínhamos na sala de aula dois professores em simultâneo e estavam os dois alapados as 2h de aula sem fazerem absolutamente nada. Nós é que tínhamos que ir à sua secretária mostrar os trabalhos feitos porque eles raramente se levantavam.

Mas que emprego é este?? Isto é um sonho, uma cadeira onde os professores nem testes têm de fazer ou corrigir, onde pouco têm que ensinar pois é tudo trabalhos manuais, uma secretária só para eles e logo duas unidades para poderem ir falando, senão também era uma seca né, temos que reconhecer.

Já sei que agora alguém há-de vir dizer que isto são tretas, que são casos únicos (devo ter tido muito azar então...), etc, etc.

O Miguel de Sousa Tavares disse um dia, num texto:

"Os professores são os inúteis mais bem pagos deste país....."

Infelizmente, não consigo encontrar esse texto para colocar aqui pois diz umas quantas verdades que custam a muita gente mas que são como são. Se alguém encontrar o texto, que o coloque aqui por favor e depois cada um tira as suas conclusões.

Umas das únicas coisas que o incompetente do Sócrates PENSOU bem, foi a avaliação dos professores. É inconcebível existirem professores com desempenhos tão distintos e terem todos as mesmas condições. Mas claro, populista como é não conseguiu resistir a duas ou três manifestações das classe e logo transformou uma coisa boa numa coisa miserável e que na prática manteve tudo na mesma.

Ao longo do meu percurso escolar, escolas públicas, sempre tive professores que tinham uma folga por semana, em alguns dias iam à escola por 2 ou 3h, etc.

Depois cheguei ao cúmulo de nos tempos de secundário, ter tido uma professora de Inglês que se vangloriava em plena sala de aula que por ser uma das professoras mais antigas da escola tinha direito de preferência de horários e então tinha seguido arranjar os horários de maneira a que à quinta-feira não tivesse aulas, assim já podia ir à feira aqui da cidade, segundo as palavras dela. E à sexta-feira ia dar aulas das 8H30 às 13h30, sendo que a minha turma ficou nesse dia com uma aula de Inglês das 8H30 às 9H30 e depois só voltava a ter uma aula às 11h.

Porquê? Porque esse aula de Inglês às 8h30 correspondia a um bloco que a Sr. Professora tinha movido de quinta-feira para Sexta.

E cenas deste tipo contei muitas, infelizmente. Mas esta foi demais, uma professora que se gabava disto em plena sala de aula.

Eu não quero generalizar e por isso não vou dizer que são todos, mas a educação em Portugal precisa de uma vassourada para limpar esta gente que viu no cargo de professor um posto para a vida.

Só mais um exemplo escandaloso: Não sei se ainda existe mas no meu 6º ano existia uma disciplina designada de EVT, já não me recordo o significado da sigla nem interessa, tal inútil era a cadeira. Mas o que é certo é que para essa mesma cadeira tínhamos na sala de aula dois professores em simultâneo e estavam os dois alapados as 2h de aula sem fazerem absolutamente nada. Nós é que tínhamos que ir à sua secretária mostrar os trabalhos feitos porque eles raramente se levantavam.

Mas que emprego é este?? Isto é um sonho, uma cadeira onde os professores nem testes têm de fazer ou corrigir, onde pouco têm que ensinar pois é tudo trabalhos manuais, uma secretária só para eles e logo duas unidades para poderem ir falando, senão também era uma seca né, temos que reconhecer.

Já sei que agora alguém há-de vir dizer que isto são tretas, que são casos únicos (devo ter tido muito azar então...), etc, etc.

Xiuuuuuu!!! Há coisas que não se podem dizer fica mal [:p]

Isso não é verdade amigo[;)]

Há muito tempo que há legislação do número de horas diárias permitidas por lei, não sei exactamente se são,salvo erro 6 horas seguidas e mais de 7 se houver furos pelo meio com marcações para outras actividades.

Das 8h00 horas às 8h00 faz 12 horas, isso até o código do trabalho proibe.

Já vi que tem umas horitas em parte time como professor e já vi o que escreve aqui e para mim tudo ficou claro, portanto esta é a única observação que faço a um post seu e que fiz unicamente porque faltou à verdade. :)

Última edição:
Não percebo, confesso que me faz confusão...

Quem são as pessoas que vocês mais protegem neste mundo? Aqueles que acham que mais precisam da vossa atenção?

Conselho para o português trabalhador que generosamente acorreu a este tópco:

“Trabalha com uma enxada? Tenho pena de não lhe poder oferecer uma... para poder dizer aos outros o que os outros lhe dizem a si. Uma enxadazinha também lhe fazia bem. Beijinho!”
(PPC, 1º Ministro)

meu caro. actividades lectivas acabam em julho apenas para o ensino pré primário. as aulas do 1º ciclo acabaram no final da semana passada em alguns casos, noutros no início desta semana

como aliás poderia ter verificado se tivesse lido mais que 3 linhas da página que indica

Isso não é verdade amigo[;)]

Há muito tempo legislação de número de horas diárias permitidas por lei, não sei exactamente se são,salvo erro 6 horas seguidas e mais de 7 se houver furos pelo meio com marcações para outras actividades.

Das 8h00 horas às 8h00 faz 12 horas, isso até o código do trabalho proibe.

Já vi que tem umas horitas em parte time como professor e já vi o que escreve aqui e para mim tudo ficou claro, portanto esta é a única observação que faço a um post seu e que fiz unicamente porque faltou à verdade. :)

eu conheço perfeitamente a legislação, mas a realidade foi a que eu descrevi... a menos que tenha estado presente não tem qualquer autoridade para dizer que faltei à verdade.

Última edição:
As aulas do básico terminaram ontem, as reuniões começam amanhã e vão até 3ª, nenhum professor tem reuniões nos 3 dias, 2 dias max.

Foram atribuídas tarefas, formar turmas, horários, exames, etc. são formados grupos para cada tarefa, até ao início de Julho a maioria está despachada das suas tarefas, muitos até estão despachados muito antes, porque têm tarefas de caracacá.

Depois é ver as escolas vazias de pessoal docente, fica apenas o pessoal não docente e algum membro da Direção(a maioria tem horário zero e recebe um suplemento €€ por pertencer à direção) para tomar conta do barco.

No dia 1 de Setembro fazem o retorno, no dia 2 há a reunião geral para dar as boas vindas, para ficarem a conhecer oficialmente o seu horário e para traçar as linhas diretrizes, alguns têm algumas tarefas ainda pendentes, tipo, atualizar turmas(transferências, pedidos de mudança, etc.) preparação do inicio do ano letivo, mas isso é só para alguns e só os ocupa alguns dias, ou restantes voltam a desaparecer as aulas começarem.

De facto não são 3 meses, mas são 2 meses e qualquer coisa, o comum dos trabalhadores tem 1 mês de férias...

Karma,

Se queres gozar, deves fazê-lo com quem tem a responsabilidade da organização escolar. Já disse aqui que as minhas férias são marcadas para Agosto. É evidente que quando as aulas terminam, o trabalho de um professor na escola é pouquíssimo, comparado com o período de aulas. Mas olha, continuo a meter-me no carro ao domingo à noite e a regressar a casa à sexta-feira. O ano passado na minha escola puseram todos os professores a fazer o inventário de todo o material. Quando não há trabalho há sempre umas cabecinhas a inventá-lo.

Cumps

Houve um ano que a direção obrigou os docentes que não estavam de férias a ir à escola assinar a presença, foi lindo, caiu o carmo e a trindade, é assim que se fazem amigos para a vida, se pensarem que as direções são eleitas por voto secreto pelos seus pares, serão poucas as direções que fazem algo para desagradar... :)

Voltar
Superior