Ser professor de EMRC

Estou + do q informado, obrigado [;)]

Convivo diariamente c/estes assuntos, e informei-me especificamente p/poder elaborar esse post.

E, no entanto, falhou completamente à verdade.

Senão, vejamos.

O crédito horário das escolas não serve para a contratação normal de professores. As escolas, como é óbvio, não precisam de crédito algum para terem professores a leccionar. Basta, depois da autorização na abertura de turmas e cursos, indicar a necessidade de docentes ao Ministério, que os coloca através de nomeação ou contratação.

Mais. É falso que um docente que esteja colocado num grupo disciplinar específico possa leccionar, para tapar buracos, em áreas para as quais não lhe é reconhecida habilitação. O seu exemplo do professor de Português a leccionar Matemática é ridículo e mostra o quanto se informou especificamente para o post que elaborou.

Sugiro que, de futuro, tenha mais cuidado com a forma como se informa, para não prejudicar quem ainda acredite no que escreve.

O que me faz confusão é como o estado ainda paga a quem dá estas aulas de religião e moral...[:blush:] nada tenho contra as aulas mas se sao facultativas quem as vai dar devia fazer este serviço gratuitamente.[;)]

E, no entanto, falhou completamente à verdade.

Senão, vejamos.

O crédito horário das escolas não serve para a contratação normal de professores. As escolas, como é óbvio, não precisam de crédito algum para terem professores a leccionar. Basta, depois da autorização na abertura de turmas e cursos, indicar a necessidade de docentes ao Ministério, que os coloca através de nomeação ou contratação.

Mais. É falso que um docente que esteja colocado num grupo disciplinar específico possa leccionar, para tapar buracos, em áreas para as quais não lhe é reconhecida habilitação. O seu exemplo do professor de Português a leccionar Matemática é ridículo e mostra o quanto se informou especificamente para o post que elaborou.

Sugiro que, de futuro, tenha mais cuidado com a forma como se informa, para não prejudicar quem ainda acredite no que escreve.

O "tapar buracos" estava de novo entre aspas.

Leu correctamente o meu post?
Falei em pessoas c/habilitações suficientes p/+ q uma disciplina...

Sendo as habilitações reconhecidas, sim, estão reunidas as condições p/leccionar determinada disciplina.

Tem a sua interpretação, eu tenho a minha, e estou seguro do q disse.

O q ñ faço é acusar os outros de ignorantes ou de tentarem induzir outras pessoas em erro.

Estamos num fórum livre, q eu saiba, e estou aqui de boa fé a transmitir informações das quais estou seguro, como já disse.

Obrigado.

Última edição:
Boas!
Um horário de 15 horas para professor com habilitação suficiente. Isto significa um vencimento de quanto por mês ?

Lembrei-me deste tópico.

Há cerca de um mês surgiu uma oportunidade temporária que, como deu para conciliar com outras actividades, foi aproveitada pela pessoa em causa.

Quando acabar o tempo pré-definido, logo se vê.

Lembrei-me deste tópico.

Há cerca de um mês surgiu uma oportunidade temporária que, como deu para conciliar com outras actividades, foi aproveitada pela pessoa em causa.

Quando acabar o tempo pré-definido, logo se vê.

Ser professor de Educação Moral e Religiosa Católica é cada vez mais difícil. É uma das conclusões do fórum de professores e responsáveis desta disciplina que reuniu hoje em Fátima mais de 300 pessoas.

O professor tem a obrigação de ser um sinal na escola e entre os alunos, numa sociedade marcada pelo individualismo e a indiferença, o que torna ainda mais difícil preparar os jovens para a opção da fé.

Mais do que professores de outras disciplinas, os que leccionam esta matéria enfrentam frequentemente problemas reais, como explica a professora Ana Cristina Silva, que já teve de aconselhar alunas que manifestam a intenção de fugir de casa

Em http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=95&did=139697

[;)]

Não percebo essa noticia. Referem que é cada vez mais dificil ser professor de EMRC, mas não explicam porquê.

Vejo é que o dito problema referido talvez já seja identificado por um qualquer professor(a) de uma qualquer área em escala cada vez maior, desde que haja capacidade do dito docente para tal.

"Milhares de alunos podem ficar sem professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) durante várias semanas.

A situação resulta do facto do Ministério da Educação ter mudado de opinião quanto à aplicação de legislação aprovada em Maio, segundo a qual os professores de EMRC seriam sujeitos a concurso, tal como os outros professores.

O ministério tutelado por Nuno Crato tinha informado de que as colocações dos professores para o ano lectivo de 2013/14 seriam feitas nos moldes habituais, ou seja, com nomes indicados pelos serviços das dioceses, e só no ano lectivo de 2014/15 passaria a ser conforme a legislação publicada a 23 de Maio.

No início do mês, o Ministério recuou , decidindo que os docentes passariam, já este ano, a ser colocados pelo ministério, aplicando a legislação de 23 de Maio. O facto de a alteração ter sido só publicada naquela data implicou que os docentes não tenham podido concorrer, como outros professores, em Abril/Maio e que agora só possam aceder aos concursos de ofertas de escola, por norma em Setembro.

A tudo, soma-se ainda o facto de a alteração ser anunciada em período de férias e de se tratar de um processo novo para os docentes da disciplina.

O responsável pela disciplina de EMRC no Secretariado Nacional de Educação Cristã, Dimas Pedrinho, reconhece que os professores da disciplina partem em desvantagem: “Os colegas estão em desvantagem na medida em que muitos deles não tiveram acesso à contratação inicial, sendo relegados para a contratação de escola, que só acontece em Setembro”.

A situação mereceu contactos entre o Ministério da Educação e a Igreja, mas não se verificaram progressos. Dimas Pedrinho admite que o assunto tem uma leitura difícil. “Não é fácil. Penso que para os próprios serviços do Ministério da Educação não foi uma leitura fácil, este assunto foi ponderado, mas parece-me que, saindo uma legislação a 23 de Maio e começando o concurso em data anterior, ou as contratações seriam todas ao abrigo da legislação que estava em vigor na abertura do procedimento das colocações, ou se fariam ao abrigo da nova legislação”.

Professores de EMRC contactados pela Renascença consideram a situação injusta e temem que o processo provoque atraso significativo no início das aulas."Em Ministério recua e põe em risco o início das aulas de Religião e Moral - Renascença

Fantástico, nao so a religião é impingida, como ainda o clero consegue impingir professores onde todos os outros têm de concorrer.

mas nao ha ninguem que acabe com estas aulas nos estabelecimentos públicos??

Fantástico, nao so a religião é impingida, como ainda o clero consegue impingir professores onde todos os outros têm de concorrer.

mas nao ha ninguem que acabe com estas aulas nos estabelecimentos públicos??
Desconhecimento total da tua parte sobre o que é leccionado nestas aulas. Vai-se muito além da religião.

Voltar
Superior