Ser professor de EMRC

Sempre se chamou assim pois era uma forma de influência da igreja no sistema educativo. No entanto, o objectivo não era ensinar religião católica. À partida quem tinha essa disciplina tb andava na catequese ( o meu caso).

Muitas pessoas pensavam que a disciplina era tipo catequese mas na verdade não era.

As disciplinas, ao longo do tempo, mudaram de nome e de plano curricular.

Não vejo o porquê de não acontecer o mesmo com esta.

Já era tempo de mudar o nome desse disciplina... se não tem nada a ver com Religião tirem o nome, muitos evitam só por isso.
Cidadania e moral por ex.

Na altura era opcional e nunca tive.

Há valores universais. Poderia partir-se destes.

Não concordo, pelo que expus acima. O "universal" é muito lato e vai muito além do que conhecemos.

Acredito que seria mais proveitosa esta troca de conhecimentos e ideias do que teres, numa turma de 20 alunos, 4 com EMRC, 4 com EMR Islâmica, 4 com EMR Judaica, 2 com EMR Hindu, 2 com EMR Budista e os restantes, que não se identificaram com nenhuma das disciplinas, irem para o bar da escola passar o tempo.

Obviamente que isto é um exemplo meramente académico, muito longe do que acontece, né? [;)]

Já era tempo de mudar o nome desse disciplina... se não tem nada a ver com Religião tirem o nome, muitos evitam só por isso.
Cidadania e moral por ex.

Eu penso que isto será difícil dada a influência da igreja católica em Porugal...
Normalmente os políticos evitam entrar em conflito com a igreja por várias razões.

Penso que já ficou claro que a disciplina não é uma forma de promoção da religião e isso é que é importante.

Ainda assim mais de 90% dos portugueses são católicos ou filhos de, por isso é uma maioria poderosa.

Mas já se falou nisso mas não conseguiram alterar salvo erro no ano passado...

Não concordo, pelo que expus acima. O "universal" é muito lato e vai muito além do que conhecemos.

Não deixas de ter razão, mas na minha opinião há ideais que são universais, tais como a liberdade, a fraternidade, a dignidade. Além disso não nos podemos esquecer que, apesar da liberdade religiosa, há uma constituição que todos os cidadãos, crentes ou não crentes, devem respeitar. Ou seja, há que fazer um enquadramento dos ideais particulares de cada religião perante a constituição portuguesa.

Obviamente que isto é um exemplo meramente académico, muito longe do que acontece, né? [;)]

Eu estava a empolar a situação mediante a possibilidade de cada religião solicitar a existência de uma discuplina de EMR adequada à sua crença, tal como, pelo que aqui disseram, está previsto. O que acontece actualmente é, talvez, uns 5 a ter EMRC e os restantes no bar! [;)]

Não deixas de ter razão, mas na minha opinião há ideais que são universais, tais como a liberdade, a fraternidade, a dignidade.

Olha que belo exemplo. [:cool:]

Em Portugal é INDIGNO forçar as mulheres a andar com a cara tapada.
No Afganistão é INDIGNO as mulheres andarem com a cara destapada.

Universal, who?!? [;)]

A escola pública é laica. Os alunos de qualquer credo que requeiram junto da sua escola frequentar a disciplina equivalente da disciplina EMRC para a sua religião podem fazê-lo.

Depende da organização religiosa em causa disponibilizar os professores para leccionarem a disciplina. É para isso que recebem uma subvenção do Estado e até mesmo na nossa declaração de IRS podemos imputar uma percentagem à religião da nossa escolha, desde que se encontre reconhecida pelo Estado e esteja organizada.

Olha que belo exemplo. [:cool:]

Em Portugal é INDIGNO forçar as mulheres a andar com a cara tapada.
No Afganistão é INDIGNO as mulheres andarem com a cara destapada.

Universal, who?!? [;)]

Está a pegar em aspectos particulares de uma religião e não na vertente de cidadania (que julgo que deverá ser o foco de uma disciplina deste género).

Está a pegar em aspectos particulares de uma religião e não na vertente de cidadania (que julgo que deverá ser o foco de uma disciplina deste género).

Não é minha intenção pegar neste ou naquele aspecto particular ou nesta ou naquela religião. Apenas me saltou à ideia este exemplo que é bem conhecido. Como escolhi esse exemplo poderia ter escolhido outro.

Acredito piamente que seja possível encontrar inúmeros focos de conflito, de definição de conceitos desse chapéu alargado a que se chama cidadania.

É que mesmo a cidadania, claro, não é um conceito igual em todo o lado. O que nos lixa na nossa demanda pelo "puramente laico & universal".

Eu também gostava de ter respostas mais simples. [;)]

Não é minha intenção pegar neste ou naquele aspecto particular ou nesta ou naquela religião. Apenas me saltou à ideia este exemplo que é bem conhecido. Como escolhi esse exemplo poderia ter escolhido outro.

Na Catedral de Barcelona também não me deixaram entrar de t-shirt de alças e mini saia... Deveria eu tê-lo considerado um atentado à minha liberdade individual? [:p]

Acredito piamente que seja possível encontrar inúmeros focos de conflito, de definição de conceitos desse chapéu alargado a que se chama cidadania.

É que mesmo a cidadania, claro, não é um conceito igual em todo o lado. O que nos lixa na nossa demanda pelo "puramente laico & universal".

Eu também gostava de ter respostas mais simples. [;)]

Eu sou uma optimista! [;)] E acredito que é perfeitamente possível encontrar um ponto de equilíbrio. Talvez isso se deva a ter tido uma mãe professora, com alunos oriundos de n escalões sócio-económicos e religiosos, e que sempre conseguiu introduzir esse tipo de debate nos alunos mais velhos (3º e 4º ano), sem nunca ter tido qualquer resposta negativa por parte dos encarregados de educação, alunos e comunidade, bem pelo contrário, facilitando e potenciando a integração de vários elementos na comunidade, através destes debates.

Eu penso que isto será difícil dada a influência da igreja católica em Porugal...
Normalmente os políticos evitam entrar em conflito com a igreja por várias razões.

Penso que já ficou claro que a disciplina não é uma forma de promoção da religião e isso é que é importante.

Ainda assim mais de 90% dos portugueses são católicos ou filhos de, por isso é uma maioria poderosa.

Mas já se falou nisso mas não conseguiram alterar salvo erro no ano passado...

O nosso estado é laico há uma carrada de anos.
Isso de ser católico, para mim, não é só de bater a mão no peito e ir à missa ao domingo, digo eu que não me considero praticante de qq religião.
E até há muita coisa na religião com maior difusão em PT para o qual tenho sérias dúvidas.

Não podia haver "união de facto", divórcio, sexo só para procriar, nada de meio contraceptivos.

Certos valores, como bem dizes, são inerentes à nossa educação e por base na fé da maioria, mas daí a ser Católico no verdadeiro sentido da palavra ainda vai muito.

Última edição:
Normalmente digo que filosofia foi a cadeira mais inutil que tive na vida, mas religião e moral é capaz de rivalizar taco a taco apr:), felizmente só tive isso 1 ano.

Li o tópico na diagonal, vou apenas responder à questão inicial c/bastante conhecimento de causa...

Os meus pais (sim, ambos) são licenciados em Teologia.
É uma licenciatura como outra qualquer... C/as suas devidas especificações!
Está "ao alcance" de qualquer pessoa q disponha das habilitações mínimas p/concorrer a ela...

A disciplina chama-se Educação Moral e Religiosa Católica.

O concurso tem q passar pela diocese a q pertença a escola.

A ideia q esta disciplina é leccionada por padres ou religiosas é já mto antiquada...

Qq outra questão, façam favor!

E uma pessoa com outro tipo de Licenciatura que passos deve dar para leccionar essa disciplina ?
Será factor relevante pertencer ao CPM, por exemplo ? (sabes o que é certo ?). Ou esse tipo de coisas não influencia nada ?

No meu tempo, só escolhia EMRC os alunos que:
- Era obrigados pelos pais praticantes/beatos/etc
- Queriam ir um fds prolongado à Serra da Estrela em visita de estudo.

Ah, e claro, mais um 5 na pauta calha sempre bem.

Acredito que seria mais proveitosa esta troca de conhecimentos e ideias do que teres, numa turma de 20 alunos, 4 com EMRC, 4 com EMR Islâmica, 4 com EMR Judaica, 2 com EMR Hindu, 2 com EMR Budista e os restantes, que não se identificaram com nenhuma das disciplinas, irem para o bar da escola passar o tempo.
Pessoalmente nunca conheci nenhum caso de EMROutraConfissão, mas sei que na Alemanha houve uma cegada à conta disso por causa dos Turcos.

Nunca percebi o porquê da existência dessa disciplina, nem conheço ninguém que a tenha frequentado.

No meu 10º ano surgiu uma disciplina que era "Desenvolvimento Pessoal e Social" que abordava temas de cidadania, vizinhança, relacionamento interpessoal, etc, que era suposto ser a alternativa para quem não tinha escolhido EMRC.

Sendo o ensino público um ensino laico, não era mais simples haver apenas uma disciplina como esta que mencionei, que abrange todos os alunos, de todos os credos e deixar o ensino da Moral e Religião Católica para as paróquias e para os colégios católicos?

Sempre tive a dita disciplina, enquanto esta estava disponível como opção do aluno/encarregados de educação no respectivo quadro de disciplinas do ensino público e laico.

Sério. Daí nunca ter percebido qual o interesse ou mais valia que a disciplina teria. Acho que o meu irmão, p. ex., na mesma escola, teve apenas dois ou três colegas que a frequentavam.

Recordo-me que, do meu 5ª ao 9ª ano, a pessoa que ministrava essas aulas era uma freira. Depois mudei de escola e no Liceu era uma outra senhora cuja formação não me recordo mas tenho a ideia de não ser ligada à religião.

Ahhhh agora me recordo!! Tive um colega que as frequentava... quando andei no Liceu em Leiria, tinha um colega de turma que estudava no Seminário (ali mesmo ao lado) e ele sim, ia às aulas.

Oh pá tu andaste no Liceu de Leiria pá ? E não havia Religião e Moral ? Na Escola Comercial havia ..... e 1º era um padre que dava e depois era também uma Senhora com o cabelo tipo "permanente" ....[:D]....será que era a mesma ?

No meu tempo, só escolhia EMRC os alunos que:
- Era obrigados pelos pais praticantes/beatos/etc
- Queriam ir um fds prolongado à Serra da Estrela em visita de estudo.

Ah, e claro, mais um 5 na pauta calha sempre bem.

Mob .... estás com quê, 70 anos pá ?????[:D]

No meu tempo o pessoal optava livremente por escolher Religião e Moral, nunca havia fins de semana à Serra da Estrela e imagina tu a disciplina não tinha qualquer nota ......[:)][:)][:)]

Voltar
Superior