rks
New member
Normalmente digo que filosofia foi a cadeira mais inutil que tive na vida
Tu não digas isso pá... :sh)
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Normalmente digo que filosofia foi a cadeira mais inutil que tive na vida
E uma pessoa com outro tipo de Licenciatura que passos deve dar para leccionar essa disciplina ?
Será factor relevante pertencer ao CPM, por exemplo ? (sabes o que é certo ?). Ou esse tipo de coisas não influencia nada ?
Isto é que vai aqui uma negociação, hein!?[Eu digo,...se me diminuirem os meses,...[:blush:]
Andei, pá! Não é porreiro, pá?Oh pá tu andaste no Liceu de Leiria pá ? E não havia Religião e Moral ? Na Escola Comercial havia ..... e 1º era um padre que dava e depois era também uma Senhora com o cabelo tipo "permanente" ....[]....será que era a mesma ?
Pronto,...tá bem,digo na mesma.[]
Eu hoje entrei às 8 horas e só agora cheguei a casa [s)], andei a ver se encontrava a colega de Moral e não a vi. Perguntei a vários, inclusivé aos de Filosofia, porque estes professores pertencem a este Departamento.
Pelo que me foi dito, qualquer Licenciatura dá para ensinar Moral, até Licenciatura em Matemática, por exemplo. No entanto todas essas decisões passam pelo Patriarcado, nada é decidido pelo ME ou escola, podem exigir, algo em Teologia,...ou não, mas tudo passa só por eles. Quanto muito a escola, poderá dar um parecer positivo, ao Patriarcado relativamente ao ano seguinte. Patriarcado poderá exigir, que tenha curso Teológico ou não, resumindo ele é que decide. []
Há aqui outras coisas que gostaria de esclarescer. Esta disciplina é dada, pelo número de inscricções que tem, quando existe um número considerado mínimo, ela existe, e por isso se chama EMRCatólica, mas se as inscrições fosse de Judaísmo, seria EMRJudaica, compreendem??
O número mínimo, nem são 2, nem 3, nem 4, nem 5,...os horários dos míudos, têm normas, que são cumpridas dentro do que é possível para não os prejudicar.
Não é a escola que decide, mas a procura,...
Esta disciplina é sempre colocada em fim de turno, porque não há furos, nem nunca houve nos horários dos alunos. Quem não tem a disciplina, vai embora para casa porque acabaram as aulas.
Agora digam lá, se não é obrigatório, qual é o problema, de se poderem inscrever,...é só para quem quer. Para além do mais os professores neste momento canalizam de certa forma, bem o que aprender.
É uma disciplina, para os miúdos poderem conversar com um adulto dos mais diversos temas, terem atenção, para falar de coisas sem ser a aprendizagem,...muitas vezes,... a maioria os pais não têm tempo para isso, afinal uma hora é assim tão grave??!!
Ainda hoje uma aluna minha, com muitos problemas disciplinares, me pediu se se podia sentar ao pé de mim na secretária,...quando dava uma aula teórica,...senti-a tão frágil que lhe disse que sim,...aliás até acabou por se sentar na minha cadeira,...ela estava feliz,...sentir-se a queridinha da stora,...[] os miúdos, precisam de atenção e afecto,...porque não dar-lhe alguma atenção com uma hora por semana,...
Ps:
![]()
Agora Omega, esquece tudo,...é uma grande mentira a Maria Helena ter tido algum ponto na vida,...
Andei, pá! Não é porreiro, pá?
Eu nunca disse que não havia Religião e Moral... aliás, até disse que tive um colega de turma, seminarista, que frequentava as aulas.
Recordo-me de uma senhora com permanente, sim, às tantas fazia uma "perninha" no Liceu, também [] Isto foi aí em 93... seria a mesma?
Pronto,...tá bem,digo na mesma.[]
Eu hoje entrei às 8 horas e só agora cheguei a casa [s)], andei a ver se encontrava a colega de Moral e não a vi. Perguntei a vários, inclusivé aos de Filosofia, porque estes professores pertencem a este Departamento.
Pelo que me foi dito, qualquer Licenciatura dá para ensinar Moral, até Licenciatura em Matemática, por exemplo. No entanto todas essas decisões passam pelo Patriarcado, nada é decidido pelo ME ou escola, podem exigir, algo em Teologia,...ou não, mas tudo passa só por eles. Quanto muito a escola, poderá dar um parecer positivo, ao Patriarcado relativamente ao ano seguinte. Patriarcado poderá exigir, que tenha curso Teológico ou não, resumindo ele é que decide. []
Há aqui outras coisas que gostaria de esclarescer. Esta disciplina é dada, pelo número de inscricções que tem, quando existe um número considerado mínimo, ela existe, e por isso se chama EMRCatólica, mas se as inscrições fosse de Judaísmo, seria EMRJudaica, compreendem??
O número mínimo, nem são 2, nem 3, nem 4, nem 5,...os horários dos míudos, têm normas, que são cumpridas dentro do que é possível para não os prejudicar.
Não é a escola que decide, mas a procura,...
Esta disciplina é sempre colocada em fim de turno, porque não há furos, nem nunca houve nos horários dos alunos. Quem não tem a disciplina, vai embora para casa porque acabaram as aulas.
Agora digam lá, se não é obrigatório, qual é o problema, de se poderem inscrever,...é só para quem quer. Para além do mais os professores neste momento canalizam de certa forma, bem o que aprender.
É uma disciplina, para os miúdos poderem conversar com um adulto dos mais diversos temas, terem atenção, para falar de coisas sem ser a aprendizagem,...muitas vezes,... a maioria os pais não têm tempo para isso, afinal uma hora é assim tão grave??!!
Ainda hoje uma aluna minha, com muitos problemas disciplinares, me pediu se se podia sentar ao pé de mim na secretária,...quando dava uma aula teórica,...senti-a tão frágil que lhe disse que sim,...aliás até acabou por se sentar na minha cadeira,...ela estava feliz,...sentir-se a queridinha da stora,...[] os miúdos, precisam de atenção e afecto,...porque não dar-lhe alguma atenção com uma hora por semana,...
Ps:
![]()
Agora Omega, esquece tudo,...é uma grande mentira a Maria Helena ter tido algum ponto na vida,...
Fofinha..humm...desconfio, Maria Helena conta-nos como é!? [Txiiii uma storinha e ainda por cima das fofinhas...
Muito bom...
[][
]
Fofinha..humm...desconfio, Maria Helena conta-nos como é!? [] [
]
[]
Sou sim![]()
Omega, falei finalmente com a professora de Moral da minha escola. Ela pensa que já é preciso o curso que há na Católica, ou então em Aveiro. Pensa que se não é já obrigatório o vai ser muito em breve. Portanto a minha opoinião é que obtenhas a informação o mais rápido possível e nos sítios certos, por razões óbvias. []
PS: Ontem quando entrei no fórum, fiquei muito contente,...não tinha nenhuma penalização,...depois é que vi que não tinha feito o login,...![]()
[][
] 6 longos e duros meses ...... já parecem os meus 3 longos e duros meses de tropa .....[
][
]
Quanto à Religião e moral quando falas em sitios certos falas em Bispos certo ?
Eh pá mas isso de ser só na Católica ou em Aveiro é complicado para o resto do País .... era dar um tiro no pé ....
Penso que é na Diocese. Porque não telefonas,....mesmo que a informação seja em Lisboa. As informações serão mais precisas e exactas. []
É que se ainda fôr sem curso e se tiveres alguém interessado, quanto mais depressa entrar melhor,...porque depois de entrar penso que já é diferente.
Anda por aqui alguma confusão.
Cada professor define uma determinada experiência em relação a determinada disciplina. O caso ñ é, de todo, exclusivo da EMRC q temos aqui em discussão.
Da mesma forma, a questão de esta disciplina poder ser leccionada por alguém ñ formado em Teologia tb ñ é exclusiva.
De facto, tudo depende da organização da escola.
Por ex, ñ estando disponível 1 professor de Matemática, poderá 1 professor de outra área ser "nomeado" p/esta "missão"...
O q esta disciplina tem é a especificidade de ser necessária uma autorização da Diocese, na pessoa do Bispo, p/q alguém a possa leccionar.
Obviamente q o curso de Teologia é, portanto, uma condição determinante, sñ quisermos dizer essencial.
O facto de ñ haver em Portugal casos de E.M.R-Outra confissão só é explicado c/a falta de interessados. Alunos houvesse, e a lei obriga a escola a "oferecer" essa hipótese.
Terminando, qto ao CPM, duvido mto q tenha qq relação c/isto... Acredito q possa até ser 1 facto abonatório, mas nada +...
Anda por aqui alguma confusão.
Cada professor define uma determinada experiência em relação a determinada disciplina. O caso ñ é, de todo, exclusivo da EMRC q temos aqui em discussão.
Da mesma forma, a questão de esta disciplina poder ser leccionada por alguém ñ formado em Teologia tb ñ é exclusiva.
De facto, tudo depende da organização da escola.
Por ex, ñ estando disponível 1 professor de Matemática, poderá 1 professor de outra área ser "nomeado" p/esta "missão"...
O q esta disciplina tem é a especificidade de ser necessária uma autorização da Diocese, na pessoa do Bispo, p/q alguém a possa leccionar.
Obviamente q o curso de Teologia é, portanto, uma condição determinante, sñ quisermos dizer essencial.
O facto de ñ haver em Portugal casos de E.M.R-Outra confissão só é explicado c/a falta de interessados. Alunos houvesse, e a lei obriga a escola a "oferecer" essa hipótese.
Terminando, qto ao CPM, duvido mto q tenha qq relação c/isto... Acredito q possa até ser 1 facto abonatório, mas nada +...
Não percebi o seu post,...:sh)
os professores não são nomeados candidatam-se somente em determinadas áreas,...ser colocado um de outra área em matemática???!!! como assim???!!!
Não percebi o seu post,...:sh)
os professores não são nomeados candidatam-se somente em determinadas áreas,...ser colocado um de outra área em matemática???!!! como assim???!!!
O CPM , foi uma mera referência assim como poderão ser outras questões curriculares e pessoais.
Mas é condição obrigatória a licenciatura em Teologia ?
Por onde é que se deve começar ?
Imaginem o seguinte:
A escola precisar de 1 professor p/leccionar umas horas de uma disciplina, mas ñ tem crédito de horas p/poder contratar alguém c/formação específica.
Neste caso, algum professor q já esteja na escola, c/horário incompleto, pode "tapar" esta falha, desde q seja considerado q reúne as condições necessárias.
E isso pode acontecer c/alguém q ñ tenha necessariamente habilitações específicas p/a disciplina em questão.
Da mesma forma q pode acontecer c/aquelas pessoas q têm + q 1 curso.
Existe uma lógica de mobilidade dentro das escolas.
Uma pessoa licenciada em Português, mas tb c/formação suficiente p/leccionar Matemática, apesar de estar colocada pelo ministério no grupo de Português, pode leccionar Matemática se for necessário.