Seat Exeo

ganhou o Exeo 144pts
vs 142pts do a4 B8

No entanto ..

"é facil olhar para a tabela de pontuação e ver que o A4 é melhor produto, mas o preço a que é proposto no mercado nacional deixa muita gente a olhar para as propostas imediatamente a seguir"

Compararam o Exeo 2.0TDI 170cvs Sport (versão mais equipada) com o A4 143cv base para obter um preço base, 37500, semelhante aos dois .. depois encheram-nos de equipamento e o Exeo ficou a 43084€ e o Audi a 51405€.
A pontuação dada para os preços foi de 8 e 1 respectivamente o que afectou o resultado.

A minha opinião pessoal é a seguinte: apesar de todo o equipamento, 43000€ por um Seat é demasiado.
depois, na escolha entre os dois, prefiro esteticamente um a4 base, do que o Seat sport com jantes de 18'' ..
penso que o consumidor que pode comprar o Exeo, também pode dar os mais 8000€ para um A4 equivalente. Nunca fui muito fã de rebranding. considero ainda o A4 caro.

Última edição:
Só as diferenças de preço e equipamento dão cabo de qualquer vantagem que o B8 tenha em comportamento/conforto e habitabilidade.

Opção racional só há uma: Exeo.

E não é só em relação ao A4 B8. É mesmo em relação a todo o segmento [:D]

Tirado da AUTO HOJE:

"...Feitas as contas ao equipamento opcional a diferença fica em mais de 8000€..."

O Exeo é a verão 2.0 170cv (350 binário), Audi 2.0 143cv (320 Binário)

Só as diferenças de preço e equipamento dão cabo de qualquer vantagem que o B8 tenha em comportamento/conforto e habitabilidade.

Tiraste-me as palavras dos teclado.

Ia agora mesmo escrever algo do género.

Mas isto é apenas um comparativo de uma revista, vale o que vale, porque "lá fora" uns valorizam umas coisas e outros valorizam outras coisas.

E por cá já sabemos que não costuma existir muita racionalidade nas compras, por isso julgo que a Audi não deve estar muito preocupada...

Para quem precisa/quer/valoriza muito o equipamento de um carro o Exeo parece ser a opção.

Para quem só quer o essencial o A4 parece-me ser melhor opção.

Agora o que estou curioso, de futuro, é saber como vai ser a desvalorização do Exeo. Vamos esperar.

Eu acho que é mais irracional comprar um carro recauchutado que usa uma base do século passado, com um simbolo diferente, de uma marca sem provas dadas no segmento. Vem cheio de equipamento e tem um preço baixo? Sim, é verdade. Mas a desvalorização vai ser brutal, afinal estamos a falar da SEAT.

Eu acho que é mais irracional comprar um carro recauchutado que usa uma base do século passado, com um simbolo diferente, de uma marca sem provas dadas no segmento. Vem cheio de equipamento e tem um preço baixo? Sim, é verdade. Mas a desvalorização vai ser brutal, afinal estamos a falar da SEAT.

A desvalorização em termos absolutos deverá ser igual aos concorrentes das marcas generalistas.

Curioso não referires isso quando falas do C5 :rolleyes::rolleyes:

E olha que eu aprecio muito o C5.

E foi esta a enésima vez que repetiste esta ideia neste tópico. Não tens nada de mais interessante para dizer ou a tua perspectiva esgota-se assim tão facilmente?

Bingo! Foi exactamente aquilo em que pensei, sem tirar nem pôr...

È com estes textos que eu leio que cada vez gosto mais da Seat.[;)]

worshipseatjm3.gif

Eu não li o comparativo mas é como já disseram. Umas pessoas vão valorizar mais umas coisas e outras, mais outras coisas. Quem não ligue tanto ao equipamento, essa vantagem de 8-1 pesa pouco e logo, a vantagem sorri para o Audi A4. Eu provavelmente iria para o A4 porque sou uma dessas pessoas que não liga muito ao equipamento...
No entanto não deixo de reconhecer que o Exeo é uma excelente "cartada" no segmento!

E foi esta a enésima vez que repetiste esta ideia neste tópico. Não tens nada de mais interessante para dizer ou a tua perspectiva esgota-se assim tão facilmente?

Deixem lá o citroen_c5_2 ele tem um "handicap" com a Seat e de tanta vez bater na mesma tecla, já poucos o levam a sério. Na verdade ele tem todo o direito de não gostar da marca mas há limites para tudo...

1. Base do século passado.

Porquê? Porque a Audi usa agora uma nova?

Há concorrentes no segmento que também reutilizam bases anteriores. Exemplo: Laguna.

Mais, a data das últimas alterações efectuadas na plataforma (aquando da passagem B7/B8) é de 2004, mesmo ano em que a Peugeot lançou o 407, a mesma base do teu querido Citroën C5 [:p]

2. Símbolo diferente, marca sem provas dadas.

Se o produto é recauchutado da Audi, o símbolo Seat em nada infere ou retira qualidades ao mesmo. Afinal de contas o produto "não é" Seat...

Mais, estando a Seat inserida num grupo com um grande banco de órgãos, a questão das provas dadas é ridícula, quando vai buscar (e o Exeo é o extremo disso) sempre soluções já testadas ou que vão passar também por outras marcas do grupo com presença no segmento já há muito (com as tais provas dadas...).

3. A desvalorização não vai ser muito diferente de qualquer produto generalista no segmento, basta olhar para as cotações dos Superb para perceber que o factor "grupo VW" segura os valores. E a Skoda tem ainda pior imagem que a Seat.

Sabes, tu tens todo o direito a não gostar do Exeo. Não consegues é argumentá-lo com racionalidade.

Mais valia dizeres que não gostas por ser Seat e/ou por ser pouco mais de um rebadge PONTO

Porque como tu há muitos que vão descartar imediatamente o Exeo. Contudo, a razão não será por ser mau produto ou pior que os restantes. O A4 B7 vendeu-se até há 2 anos e, se aí, o produto tinha qualidades, não são 2 anos que alteram isso.

É hora de assumir o preconceito [:D] [;)]

Última edição:
André,
Não te canses... não merece o tempo que se perde com argumentos daqueles!

Ainda não li o comparativo, mas assim que vi o resultado, saltaram-me algumas perguntas.

Se no lugar do Exeo 170cv testassem o 143cv, a vantagem no capitulo das performances seria nula. Também, se tivesse menos equipamento, a diferença seria atenuada. Mesmo que o preço fosse mais baixo (que é um facto inegável), a diferença de pontuação do Exeo para o Audi não poderia ser maior.

Talvez assim o resultado final fosse diferente.
Estas análises das revistas valem o que valem. O A4 B8 não deixa de ser um melhor produto que o Exeo (julgo que aqui ninguém contesta isso), mas não é só qualidade e inovação que caracteriza um produto.

Factores como preço, prestigio, manutenção, etc etc devem ser considerados.

Racionalmente, o Exeo é no compto geral uma escolha acertada.
Emocionalmente, o A4 é o caminho a seguir. Aliás, há uma boa dose de emoção quando se compra um carro do segmento dito Premium.

Vejam exemplos com o Ipod... é o leitor da moda. É caro, e toda a gente quer ter um. É o melhor? Talvez seja... é o mais bonito? Talvez....
É uma resposta emocional.... Certamente que um leitor da Creative faz o mesmo trabalho por metade do preço (para aquilo que um comum ouvinte usa).

:)

Este está a ser um grande tópico.
Continuem.

Abraço,
A2day

1. Base do século passado.

Porquê? Porque a Audi usa agora uma nova?

Há concorrentes no segmento que também reutilizam bases anteriores. Exemplo: Laguna.

Mais, a data das últimas alterações efectuadas na plataforma (aquando da passagem B7/B8) é de 2004, mesmo ano em que a Peugeot lançou o 407, a mesma base do teu querido Citroën C5 [:p]

2. Símbolo diferente, marca sem provas dadas.

Se o produto é recauchutado da Audi, o símbolo Seat em nada infere ou retira qualidades ao mesmo. Afinal de contas o produto "não é" Seat...

Mais, estando a Seat inserida num grupo com um grande banco de órgãos, a questão das provas dadas é ridícula, quando vai buscar (e o Exeo é o extremo disso) sempre soluções já testadas ou que vão passar também por outras marcas do grupo com presença no segmento já há muito (com as tais provas dadas...).

3. A desvalorização não vai ser muito diferente de qualquer produto generalista no segmento, basta olhar para as cotações dos Superb para perceber que o factor "grupo VW" segura os valores. E a Skoda tem ainda pior imagem que a Seat.

Sabes, tu tens todo o direito a não gostar do Exeo. Não consegues é argumentá-lo com racionalidade.

Mais valia dizeres que não gostas por ser Seat e/ou por ser pouco mais de um rebadge PONTO

Porque como tu há muitos que vão descartar imediatamente o Exeo. Contudo, a razão não será por ser mau produto ou pior que os restantes. O A4 B7 vendeu-se até há 2 anos e, se aí, o produto tinha qualidades, não são 2 anos que alteram isso.

É hora de assumir o preconceito [:D] [;)]
Depois deste post, "podem fechar e deitar a chave fora"[:D]. André, na mouche!! Subscrevo tudo o que aqui escreveste.

Sempre ouvi dizer que quem não gosta...não tem de comprar. Por isso, a partir de um certo ponto, a coisa já raia o hilariante. É isso e a "comichão" que o raio do carro anda a causar a muito boa gente. Pelos vistos agora é crime "lesa pátria", aproveitar bases rolantes com alguns anos e provas dadas. Hum, se calhar os carros que para aí andam é tudo chassis state of the art e saídos nos últimos meses.

Este Exeo, com as qualidades e defeitos que tem, não deixa de ser um produto com excelente value for money, sendo por isso um produto atractivo para quem quem valorize esse tipo de equação.

Voltar
Superior