Seat Exeo

1. Base do século passado.

Porquê? Porque a Audi usa agora uma nova?

Há concorrentes no segmento que também reutilizam bases anteriores. Exemplo: Laguna.

Mais, a data das últimas alterações efectuadas na plataforma (aquando da passagem B7/B8) é de 2004, mesmo ano em que a Peugeot lançou o 407, a mesma base do teu querido Citroën C5 [:p]
Que por sua vez é uma evolução da plataforma da primeira geração C5 lançada... em 2001 (quase que parece que foi no século passado, não é?)!

Para além do Laguna, ainda temos o Accord, o Mazda 6, etc. Aliás, a própria Citroën já fez isto algumas vezes para além do C5: Xsara (plataforma do ZX), Saxo (plataforma do... AX! Xihhh, século passado), etc.

Que por sua vez é uma evolução da plataforma da primeira geração C5 lançada... em 2001 (quase que parece que foi no século passado, não é?)!

Não é evolução [;)]

Suspensão dianteira duplo triângulo (acho que é isto), traseira multibraços. A tal plataforma estreada pelo 407 em 2004 e que também serve de base para o C6.

A única coisa que se manteve no substancial penso eu, foi o sistema Hydractive III, que tinha surgido com o C5 I.

De qualquer modo plataformas state of the art há poucas, se formos por aí, o Exeo não faz pior figura que uma grande maioria...

E sem falar que podemos ter uma plataforma até com soluções muito evoluídas mas se depois o peso e a distribuição do mesmo não é grande coisa...perde-se muito e o resultado não é nada surpreendente. É nitidamente o caso dos 407/C5.

Última edição:
este exeo é bem porreiro, mas se começa a ultrapassar os 32, 33k euros, tem-se outras alternativas, há bastante tempo até, como por exemplo o octavia rs com o 2.0tdi de 170 cv

Não acho nada um carro que vai custar cerca de 7 mil contos na moeda antiga ser um low cost. E pelo que li está ao nivel da Audi, senão melhor.

[:D][:D][:D]

Já reparaste no ridiculo que se torna o teu post??
Então mas o Exeo, não é um Audi?? Claro que é. É certo que aproveita a anterior geração do A4, entretanto descontinuida, mas não deixa de ser um Audi!!

Eu penso que seja uma grande ideia do grupo, fazer "render o peixe", para lá do final do ciclo de vida normal de um modelo de uma marca premium.
Até porque dentro dos generalistas, não estou a visualizar modelos com melhores argumentos que este Seat.

E lembrar que o audi A4 antigo (ou Seat Exeo novo) nem sequer conseguia as 5 estrelas no crashtest do EuroNCAP. Pode ser que o tenham modificado e agora consiga...

E lembrar que o audi A4 antigo (ou Seat Exeo novo) nem sequer conseguia as 5 estrelas no crashtest do EuroNCAP. Pode ser que o tenham modificado e agora consiga...

Nunca testaram o B7, só o B6:

Euro NCAP - For safer cars | Audi A4

.... e em 2001.

Muitas vezes perde-se 1 estrela pela falta de pequenas coisas, por exemplo, da sinalização do cinto de segurança do condutor colocado.
Não sei se é esse o caso, mas veremos o que vai dar, pois não dúvido que o Exeo vai ser alvo do testes (e já pelas normas mais rigorosas de 2009, pois o EuroNcap mudou a metodologia dos ensaios).

Abraço,
A2day

Eu acho que é mais irracional comprar um carro recauchutado que usa uma base do século passado, com um simbolo diferente, de uma marca sem provas dadas no segmento. Vem cheio de equipamento e tem um preço baixo? Sim, é verdade. Mas a desvalorização vai ser brutal, afinal estamos a falar da SEAT.

Desculpa mas eu diria que entre um Citroen e um Exeo a desvalorização será muito semelhante... por isso não vejo qual a lógica do caro user Critoen_C5_2 referir isso.

Na AutoFoco vem EXEO 2.0tdi 143cv vs Laguna 1.5dci 110cv...

Ganhou o EXEO nas performances e dinâmica (uau!)

No fim das contas ganhou o EXEO na mesma. Nas contas da mecânica o EXEO ganhou vários pontos preciosos (foi onde mais se destacou), mas a diferença final foi de 3 pontos, acho.

Curioso foram as medições de retomas de velocidade, onde o 1.5dci equilibrou muito bem com o 2.0! Em 4ª e 5ª a partir dos 80kmh era mesmo ela por ela. O dci só foi castigado a sair a 40kmh em 3ª e aos 80~120kmh em 6ª apr:)

O dci só foi castigado a sair a 40kmh em 3ª e aos 80~120kmh em 6ª

Consequência do menor binário... e cilindrada.

Mas porquê comparar alhos com bogalhos? Qual foi o critério?

Não me digam que custam o mesmo?
Se assim for, quem é que vai querer um 1.5, se pelo preço podem levar um 2.0?

(agora vou fugir... vou ser cilindrado!) hehe

Abraço,
A2day

Preços do site da Autohoje:

Laguna III ECO2 110cv Confort
30.650,00 €

Exeo 2.0 TDI 143cv DPF CR Reference
31.668,30 €

Deve ter sido esse o critério.... o preço! (por acaso é normalmente o critério de 90% das nossas compras...)

Voltar
Superior