Seat Exeo

Eu realmente nao percebo esta polemico em redor do exeo! A seat limitou-se a utilizar o know-how do grupo para disponibilizar um carro competente com muita qualidade a um preço acessivel.
O Exeo nao deve ser visto como um A4 mascarado de Seat... Trata-se de uma geração ja desactualizada e que ja leva uns 7 ou 8 anos no activo. Quem comprou o A4 nao tem que se sentir mal porque na altura comprou algo actual, pagou o desenvolvimento tecnologico e a inovaçao. Quem comprar um Exeo sabe por seu turno que nao esta a comprar o ultimo grito em tecnologia nem em desempenho daí que pague um valor mais ajustado por um carro que é apenas competente e á partida fiavel.
Até qu'enfim, um comentário... inteligente, simples e sucinto!

Eu realmente nao percebo esta polemico em redor do exeo! A seat limitou-se a utilizar o know-how do grupo para disponibilizar um carro competente com muita qualidade a um preço acessivel.
O Exeo nao deve ser visto como um A4 mascarado de Seat... Trata-se de uma geração ja desactualizada e que ja leva uns 7 ou 8 anos no activo. Quem comprou o A4 nao tem que se sentir mal porque na altura comprou algo actual, pagou o desenvolvimento tecnologico e a inovaçao. Quem comprar um Exeo sabe por seu turno que nao esta a comprar o ultimo grito em tecnologia nem em desempenho daí que pague um valor mais ajustado por um carro que é apenas competente e á partida fiavel.

apr:)
Bem sumarizado.
Podem fechar o tópico! ;)

Tal e qual o que eu penso. E eu até ando de a4 b6 de vez em quando e não é por isso que estou chateado.

Última edição:

Eu tenho uma B6 e em relação ao Exeo, a única "preocupação" que tenho, é uma superior desvalorização do B7, que vai acabar por arrastar o B6 consigo.

Quem não conseguir ver isto, paciência.

Se o meu vizinho comprar um Exeo, óptimo! Eu continuo a ter o mesmo carro que escolhi e comprei pelas suas qualidades, a imagem do símbolo ou o facto de ele o comprar a um bom preço, a mim, não me preocupa.

Agora os factos (aproveitando o que o Andre18 disse):

- O Exeo vai ser visto como um A4 mascarado de Seat (os vendedores da marca vão fazer questão de o relembrar).

- É uma geração ja desactualizada, com 7 ou 8 anos no activo, mas para quem comprou um B7 há 1/2/3 anos, pelo valor €€ premium, não verá as coisas dessa forma.

- Quem comprar um Exeo pode não saber que não esta a comprar o ultimo grito em tecnologia nem em desempenho (depende do nível de informação que o comprador tenha). Por outro lado os novos motores e novos equipamentos vão dar o ar da sua graça no "ultimo grito em tecnologia"...

P.S - Se trocar de carro em breve, o Exeo entrará na equação. :)

Não entendo pq dizem que é o B6!
O B7 é um restyling do B6. A base é exactamente a mesma.

O Exeo é baseado no B6/B7 tanto faz.

O exterior é tão obvio que nem mostro as fotos, no interior o mesmo:

B6:
0601_04z+Abt_Audi_B6_A4_Wagon+Interior_Dash_Wheel.jpg

B7:
audi-a4-b7-cabriolet-2-0-tdi-8.jpg

Por acaso o interior do Exeo é do B7 Cabrio, que ainda está em comercialização:

audi-a4-cabriolet-int.jpg

Bem mais giro (apesar da foto que encontrei ser fraquinha)

Abraço,
A2day

Não entendo pq dizem que é o B6!
O B7 é um restyling do B6. A base é exactamente a mesma.

O Exeo é baseado no B6/B7 tanto faz.

A2day

Permita-me que discorde:

Audi introduced a heavily revised A4 in late 2004, with the internal designation of B7. However, this new range A4 still utilised the existing Volkswagen B6 (PL46) platform, a chassis derived from the outgoing B6, but enjoyed heavily revised steering settings, suspension geometry, new engine ranges, navigation systems and chassis electronics (a new advanced Bosch 8.0 ESP system). Audi's internal platform nomenclature uses PL46 (longitudinal passenger car platform, size 4, generation 6) for both B6 and B7 chassis.

Link:

Em suma a plataforma é a mesma, com todos os componentes revistos ou mto revistos...
Isto para não falar dos motores diferentes...

Por isso para mim, não são iguais e nem é a mesma coisa....

Eu acho que nestas 11 páginas, já li tanto raciocínio que, se formos a ver, quase todos eles são algo mirabolantes.
Isto é um fórum, uma comunidade temática.

A maior parte dos potenciais compradores do Exeo, bem como a maior parte dos actuais proprietários do B7 não vai sequer pensar num quarto das coisas que já se escreveram por aqui.

O problema é que a SEAT afunda-se por falta de originalidade, ainda por cima "assume" que é uma versão low-cost do A4.

É um caminho perigoso, a marca esvazia-se de personalidade....

Pois o mal é esse.. Alguem escreveu que mais vale um carro "antigo" e bom que um novo e pior..

Concordo em parte, mas o facto de terem tentado, para mim vale mto mais que a preguiça que a SEAT teve.. E será que não têm capacidades para isso?

Se fosse eu o "boss" o que se partilhava no grupo era o "know-how" e um ou outro componente mais universal. Pretendia uma imagem própria das marcas e não uma mistura aleatoria de componentes..

Uma marca automoveis não pode ser construida com base em montagem de Legos.... Sejam eles mto bons ou não..

O grande erro está sobretudo na estética do carro, ao menos que se tivessem dado ao trabalho de alterar o desenho e dar um toque mais Seat para o distinguir, para o bem ou para o mal. Ao menos era diferente...

Quanto ao resto, como já disse, tem na mesma tudo para ser uma boa opção no segmento.

Permita-me que discorde:

Link:

Em suma a plataforma é a mesma, com todos os componentes revistos ou mto revistos...
Isto para não falar dos motores diferentes...

Por isso para mim, não são iguais e nem é a mesma coisa....

Ok, tudo bem, a plataforma é a mesma. Mas é precipitado dizer que o Exeo é baseado no B6, quando de facto faz mais sentido que seja no B7.

Aliás, os paineis laterais (que não dizem mt) são iguais aos do B7.
Sei que não quer dizer nada, mas só sou capaz de dizer que é baseado no B6/B7, explicitar qual, ainda não é possível.

Cumps,
A2day

Para além da falta de imaginação no que toca ao design dos automóveis, a SEAT também anda com um gosto muito esquisito no que diz respeito aos nomes dos carros. Exeo? Laurea? O que se segue, o SEAT Manel?

Para além da falta de imaginação no que toca ao design dos automóveis, a SEAT também anda com um gosto muito esquisito no que diz respeito aos nomes dos carros. Exeo? Laurea? O que se segue, o SEAT Manel?

Curiosamente acho mais piada darem nomes do que números.
O nome transmite mais emoção, entendes? Personifica, bem ou mal, o objecto.

Prefiro Golf ao A3, prefiro Xsara a C4, entendes? Tem mais substância.... emocional, claro! ;)

Abraço,
A2day

PS: Não quer dizer que não existam nomes feios.... ;)

Curiosamente acho mais piada darem nomes do que números.
O nome transmite mais emoção, entendes? Personifica, bem ou mal, o objecto.

Prefiro Golf ao A3, prefiro Xsara a C4, entendes? Tem mais substância.... emocional, claro! ;)

Abraço,
A2day

PS: Não quer dizer que não existam nomes feios.... ;)
Concordo absolutamente.
O sistema alfanumérico de algumas marcas (BMW, Peugeot, Citroën, Mercedes, Volvo, Audi, Mazda...) retira personalidade e emotividade ao automóvel. Um nome como uma palavra transmite muito mais sensações quando se pensa em Octavia do que E220.

O facto de existir A1, A3, A4, A6, A8, Q7, etc (tomando a Audi como exemplo) transforma-a numa coisa mecanizada, estandardizada, como se não existisse independência de personalidade entre os modelos.

Voltar
Superior