Eu ainda não me tinha pronunciado neste tópico, vou agora opinar, apesar de não ter acompanhado o tópico todo.
Embora este possa vir a ser o melhor Seat de sempre (como li por aqui num comentário da imprensa), acho que ainda assim tem muito que se lhe diga.
O A4 B7 não é mais do que um restyling do B6. Os interiores são iguais e pelo que julgo saber as diferenças são mais cosméticas no exterior (a par com a introdução do 2.0 TDI).
Este parece ser um B7.5...
Ou seja, parecendo que não, este projecto já tem pelo menos 7 anos. O facto de eu ter um B6 não me impede de ver que o seu visual (quer interior quer exterior) já está algo datado face ao que se faz hoje em dia.
A mim isso preocupa-me pouco, porque eu comprei a minha carrinha usada por um pouco menos do que custava uma megane 1.5dci nova, logo em relação ao preço/produto/qualidade está tudo dito.
No entanto, se eu fosse agora largar mais de 30.000 euros por um carro novo, certamente daria importância ao design do carro, e aí convenhamos que este "Seat" já mostra a idade.
Depois vem a questão do preço. Há quem diga que vai ter um preço de combate, e há quem diga que pouco mais barato fica do que um B8 com motorização semelhante.
Se ficar muito mais barato, eu suspeito da qualidade, não tanto do que se vê mas sim do que não se vê.
Vem-me à cabeça a questão do Passat vs A4, que em termos da qualidade percebida dos materiais não eram assim tão diferentes (só em estética), mas cujo resultado final era completamente diferente, nomeadamente ao nível da insonorização e vibrações (falo nos modelos de 2001-2004).
Isto é melhor percebido por quem mexe no carro e verifica que cada plástico que desmonta esconde espumas e materiais insonorizantes onde a maioria dos carros não tem nada, fazendo uma série de pequenas caixas acúticas que ampliam os ruídos.
No meu entender a qualidade do Audi está mais no que não se vê do que nos plásticos (que até têm alguma fragilidade no acabamento).
Tentando resumir, se vier com um preço próximo de um Audi, vai ter a vida muito complicada.
Se vier substancialmente mais barato, será uma excelente compra - desde que tenha o mesmo padrão de qualidade audi no que referi anteriormente. Esta questão da Seat ter alterado 30% dos componentes deixa a pensar um bocado.
Uma coisa curiosa é que dentro do grupo VW a Seat tem constantemente indices de fiabilidade inferiores às outras marcas, mesmo partilhando a imensidade de soluções que partilham. É esperar para ver.
No entanto não me chateia nada que saia um Seat parecido com o meu carro e até com soluções mecânicas melhores. A isso chama-se evolução !
Até é quase um elogio um carro de 2001 ser vendido agora novo, para competir com carros actuais !
Pior é para a imagem da Seat, que passa a ser uma etiqueta.