Seat Exeo

Ontem vi vários A4 da geração anterior. A verdade é q as versões de topo têm muito boa presença.
Então, tentei compreender melhor este Exeo. Mas mantive a minha opinião: low-price-custom. De qualquer forma, apesar de ser um pequeno passo p a Seat (sim, porque na verdade há ali "n" situações ultrapassadas), a prazo pode muito bem ser um enorme salto p a depreciaçãop da Audi e mesmo um pau de 2 bicos p a Skoda.
Por falar nesta, ontem vi o novo Superb em preto e lá me lembei do título da peça q vinha no último AutoFoco... E o carro é muito comprido p a largura, além de q a "cauda" está demasiadamente longe do eixo traseiro. E é pretensioso. Já o interior... faz o do Exeo parecer velho.
Exeo?... N sei o q vai ser da Seat...

O Superb é um caso um pouco diferente deste.

O anterior era um carro de que gostava muito: parecia ter tudo o que o Passat e talvez até um pouco mais por um preço inferior, tudo isto numa berlina muito elegante. O grande handicap do Superb, na minha opinião, foi a falta de divulgação: não me lembro de ter visto um único anúncio ao carro e a maior parte das pessoas nem tinha conhecimento sequer da sua existência, por isso muitas vezes nem seria opção.

Já o Superb actual tem um design que custa mais a engolir... Eu sei que o design é provavelmente a parte mais subjectiva na apreciação de um carro mas penso que não estarei errado se disser que este Superb não é um carro tão consensual como o anterior.

Por outro lado, o Exeo beneficia à partida de uma maior exposição só por ser um Seat (que é uma marca bastante mais conhecida no mercado do que a Skoda - pelo menos por cá) e será mais difícil ao Exeo passar despercebido como o Superb passou.

O que eu critico neste projecto é ser uma recauchutagem tão óbvio do A4 B7. Ao menos podiam ter tido o cuidado de mudar todos os painéis exteriores do carro, meter uns vincos à Seat na lateral, etc. Não digo que o carro fosse ficar mais bonito, era só para diferenciar mais. Assim claro que fica uma berlina elegante - a base sempre o foi - mas é apenas um rebadge. É comum em pequenos construtores que ainda se estão a lançar, numa marca que tem vindo a tentar construir uma imagem ao longo da última década não sei se será a melhor opção (mas isso sou eu). Quem não deve achar grande piada são os donos dos B7 e esse até poderá ser o maior contra deste projecto.

Contudo, se todos que cá estamos somos aficionados dos automóveis e sabemos do que se trata este Exeo, para a maior parte dos consumidores este carro será apenas uma berlina elegante com uma excelente relação preço/qualidade e isso acaba por render o mais importante: €€€.

Sabes q essa estratégia de distanciamento dos traços foi o q fez precisamente c/o q o actual Superb ficasse tão "difícil de engolir"... Pq o anterior já era criticado pela excessiva colagem ao Passat...

Na minha sincera opinião, o q se está a passar c/o Exeo ñ é novidade nenhuma, já é uma prática vista no grupo VW, e eu até nem acho isso mto negativo!

A Seat corria o risco de falência como há conhecimento, pode ser q este modelo a salve... Noutros mercados, pq mantenho a posição qto ao mercado português, ñ tem as argolinhas!

E qdo falas d "nós q sabemos o q é este Exeo", precisamente, eu, sabendo o q está na base deste Exeo, tenho até + confiança p/o comprar, senão estiver mto preocupado c/a idade do projecto... Eu sou daquelas pessoas q ñ teria problemas de comprar 1 Dacia, por exemplo...
Trata-se aqui de uma boa base, comprovada, e bons motores, por preço inferior!

Se nunca tivesse existido um A4 B7, este seria o melhor SEAT alguma vez feito. Os interiores estão mto bons. De lado é estranho pois é a copia da lateral de um A4 B7, com uma grelha SEAT e traseira SEAT..

Os responsáveis do projecto tomaram a decisão em 5 minutos, fizeram a grelha e a traseira em outros 5 minutos, e foram jogar à bisca o resto do tempo.

A razão prende-se (para mim pelo menos...) com a falta de verbas na SEAT para investir num projecto novo, e a complacencia do grupo VW que não está para perder € com a SEAT. Para mim é muito reprovável o que se fez (pq tenho um A4 B7!) e para o cliente tipico SEAT, isto é um bónus, pq finalmente um SEAT tem qualidade Audi..

Se nunca tivesse existido um A4 B7, este seria o melhor SEAT alguma vez feito. Os interiores estão mto bons. De lado é estranho pois é a copia da lateral de um A4 B7, com uma grelha SEAT e traseira SEAT..

Os responsáveis do projecto tomaram a decisão em 5 minutos, fizeram a grelha e a traseira em outros 5 minutos, e foram jogar à bisca o resto do tempo.

A razão prende-se (para mim pelo menos...) com a falta de verbas na SEAT para investir num projecto novo, e a complacencia do grupo VW que não está para perder € com a SEAT. Para mim é muito reprovável o que se fez (pq tenho um A4 B7!) e para o cliente tipico SEAT, isto é um bónus, pq finalmente um SEAT tem qualidade Audi..

Compreendo essa postura porque de facto é algo desprestigiante para quem comprou o A4 (não estou a ser irónico) o grupo VW vende-se por múltiplas marcas, retira toda e qualquer exclusividade aos seus produtos [8b]

Apesar de que de facto este é um óptimo produto, sem dúvida. [;)]

E ainda dizem que o status não conta. Dessa perspectiva, a única coisa que realmente importa é que os cagões que compraram um Audi A4 no passado vão ficar com a imagem perante os vizinhos mais pobrezinha porque agora há uma marca - com muito menos status - que comercializa um carro igual.

Ainda para mais a Audi comercializa agora uma nova geração. Qual é o medo? Que este Exeo (A4 B7 restylizado) seja um produto tão bom que faça frente ao sucessor A4 B8?

Não dignifica a Audi? E que tal ver a coisa ao contrário?
Dignifica a Seat, completa a gama um pouco mais e vai, de certeza, ajudar a tirá-la do fosso que ela (com a ajuda da VW) cavaram.

Claro que dignifica a Seat, que fica com um carro muito bom com custos internos baixos.
Mas não deixa de ser mau para a Audi! Não vai ser concorrente do Audi B8, como sugeres, mas pode deixar os donos do B7 tristes com a marca!
Se eu tivesse um B7 não ia gostar de ter comprado um automóvel que é caro, devido a determinadas características, sabendo que agora vai ser possível comprar o mesmo carro (mas com faróis diferentes!) por um preço certamente muito inferior!

Não estou contra o conceito do carro, nem contra o aproveitamento, mas estou contra o não terem alterado quase nada os painéis da carroçaria!!! Ainda por cima qd a Seat tem um vinco (no presente) característico!

Tb acho q não deviam ter colocado o tablier exactamente igual...

É claro q posso comprar o Exeo, e dps penso, se calhar justamente, que "quem comprou o A4 B7 -agora usado - é mesmo tanso, este é exactamente igual e custou muito menos, eu é q sou esperto!"

Já foram às Feiras? Já viram as sapatilhas Pamu? E as Puma?
...

Mais uma vez, não estou contra o conceito, só tenho pena de a Seat não ter feito uma coisa ligeiramente diferente, de modo a manter a sua identidade...

Fui buscar estes posts da página 6 porque o bizopt, como dono de um A4 B7, está a dar razão ao que escrevi. Eu tb n gosto de não terem sequer modificado os vincos nas laterais... [8b]

Pelo que já percebi neste tópico, os proprietários dos B7 não se sentem incomodados por o carro deles partilhar a plataforma com o Exeo mas sim as linhas, que devia levar uns vincos e não sei quê. Então se o carro fosse o mesmo mas com alguma diferenciação visual não se sentiriam traídos à mesma? Não entendo.

Eu tento meter-me no lugar de um proprietário de um B7 e juro que não consigo perceber qual é o incómodo.:confused:

Pelo que já percebi neste tópico, os proprietários dos B7 não se sentem incomodados por o carro deles partilhar a plataforma com o Exeo mas sim as linhas, que devia levar uns vincos e não sei quê. Então se o carro fosse o mesmo mas com alguma diferenciação visual não se sentiriam traídos à mesma? Não entendo.

Eu tento meter-me no lugar de um proprietário de um B7 e juro que não consigo perceber qual é o incómodo.:confused:

Olha para um SEAT Leon e para um VW Golf e para um Skoda Octavia e para um Audi A3. São todos diferentes por fora e por dentro, certo? Mas no fundo, é a mesma base. Apenas o que está à vista é que é diferente, porque tudo o resto é igual, as peças são iguais. Agora olha para o SEAT Exeo e para o Audi A4 B7 e o que é que vês? Dois carros iguais onde apenas alteraram algumas poucas peças. Está aí a diferença.

Olha para um SEAT Leon e para um VW Golf e para um Skoda Octavia e para um Audi A3. São todos diferentes por fora e por dentro, certo? Mas no fundo, é a mesma base. Apenas o que está à vista é que é diferente, porque tudo o resto é igual, as peças são iguais. Agora olha para o SEAT Exeo e para o Audi A4 B7 e o que é que vês? Dois carros iguais onde apenas alteraram algumas poucas peças. Está aí a diferença.

Eu percebi essa diferença mas obrigado na mesma.[;)] O que não percebi é porque é que um proprietário de um A4 se tem de sentir incomodado porque o vizinho comprou um igual mas mais barato e disfarçado de Seat. os meus vizinhos compram o que quiserem que estou-me nas tintas, é aí que quero chegar.

Eu percebi essa diferença mas obrigado na mesma.[;)] O que não percebi é porque é que um proprietário de um A4 se tem de sentir incomodado porque o vizinho comprou um igual mas mais barato e disfarçado de Seat. os meus vizinhos compram o que quiserem que estou-me nas tintas, é aí que quero chegar.

Tens dois carros. Um custa 20000 euros e o outro custa 30000 euros. A diferença entre os dois, para além do preço, é que um tem materiais baratuchos no interior e o outro tem materiais mais nobres e mais status em relação ao primeiro.

Agora, pega no segundo carro, mete-lhe o simbolo do primeiro e vende-o por 20000 euros. Quem tinha comprado o segundo carro na semana passada vai começar a perguntar: "então onde é que está a diferença dos 10000 euros do meu carro para o outro agora, se é tudo igual e só muda o simbolo na grelha e no volante?"

Percebeste?

Tens dois carros. Um custa 20000 euros e o outro custa 30000 euros. A diferença entre os dois, para além do preço, é que um tem materiais baratuchos no interior e o outro tem materiais mais nobres e mais status em relação ao primeiro.

Agora, pega no segundo carro, mete-lhe o simbolo do primeiro e vende-o por 20000 euros. Quem tinha comprado o segundo carro na semana passada vai começar a perguntar: "então onde é que está a diferença dos 10000 euros do meu carro para o outro agora, se é tudo igual e só muda o simbolo na grelha e no volante?"

Percebeste?

Bom exemplo!

Concordo :)

É como se a BMW agora lançasse um Mini EXACTAMENTE IGUAL ao meu 120d e o vende-se por 25000€

Sem dúvida que é uma falta de respeito para com quem apostou em comprar uma dada marca!

Uma coisa é partilhar suspensão, materiais em comum e até motores. Outra é mudar o símbolo e lançar com outra marca [8b]

Percebeste?

Continuas a querer-me explicar aquilo que já percebi há muito, que são dois carros iguais excepto no símbolo.

O que não me consegues explicar é porque é que o que é lançado noutra altura (já nem se fazem B7 novos como sabes) mais barato pode afectar quem comprou há não sei quanto tempo. Tu também não compras tanta coisa hoje que daqui a um mês está em promoção e custa metade do preço? Eu sei que estamos a falar de carros e não de telemóveis mas o exemplo é para ver se entendes o que quero dizer. Se estivéssemos a falar do B8 aí já a história seria diferente, aceito isso... Mas o B7 já "não existe".

Deixo ainda um exercício curioso:

Imaginem-se proprietários de um B7 e que vos propunham um Exeo em troca sendo devolvida a diferença de preço entre os dois. Sabendo que seria exactamente o mesmo carro excepto os símbolos, aceitavam trocar? Ou será que as argolas são tudo?[:D]

Quer dizer... A VW autoriza a Seat a trazer para Espanha a maquinaria do Audi A4 (B7) - que era um dos melhores produtos do segmento D... ainda hoje sê-lo-ia! A Seat faz-lhe um lifting e actualiza a base, coloca-lhe o interior da versão Cabrio (bastante mais apelativo, sem dúvida!), equipa-o com motores mais actuais (como o 2.0 TDI e o 2.0 TFSI), e passa a dispor de uma verdadeira proposta - muito apelativa - nesta faixa de mercado...

... e é mau, não presta.

Vá-se lá entender esta gente...

Deve ser gente que tem um A4 B7 e que pagou muito mais por ele, e agora vê um carro com a mesma plataforma e materiais, simples mas bonito, com interiores ainda mais apelativos, motores melhores e mais barato, e como tal, fica pior que estragada. Enfim...

Sendo baseado no A4 B7 não há necessidade de provar que será bom carro de certeza, com bons motores e interiores, comportamento de certeza que será do melhor, mais barato, que querem mais? Eu de certeza não ia dar mais 10000 euros só para dizer que tinha Audi, mas há cromos para tudo...

realmente está muito audi
quando o grupo vag deveria direccionar a seat neste segmento para um carro mais estilo alfa/mazda/honda

os farois de tras é que continuam puramente seat
horriveis ao ponto de doer na vista como a generalidade das recentes opticas traseiras da seat

realmente está muito audi
quando o grupo vag deveria direccionar a seat neste segmento para um carro mais estilo alfa/mazda/honda

os farois de tras é que continuam puramente seat
horriveis ao ponto de doer na vista como a generalidade das recentes opticas traseiras da seat

Claro que está muito Audi, o carro é quase igual ao A4, nem se preocuparam em mudar a estética, e aí reside a minha principal crítica negativa.
O problema da Seat é que a VW lhe anda a tentar cortar as pernas há muito, sobretudo desde o sucesso do Leon II que lhe roubou muitas vendas ao Golf, quer se queira quer não...

E estas ópticas também te fazem doer a vista? [;)]

leon2_04.jpg

Voltar
Superior