Rover 45

O que que aconteceria se eu nao rectifica-sse a cabeça, e porque razao ela ficou em tal estado?

Qual a razão da escolha desse anticongelante? eu usava o do continente, pensava que nao faria diferença, fazem todos o mesmo pensava eu.

Porque que a cabeça ficou naquele estado, e se nao fosse rectificada o que que poderia acontecer?

Não percebi o que e para fazer em relaçao ao parafuso de purga e ( nem sei qual é ) e nao percebi como era para fazer e para que.

O parafuso de purga está montado no tubo metálico onde liga o tubo de borracha que sai da parte de baixo do radiador. Mas esquece esse parafuso, não faz falta nenhuma! Façam a purga de ar directamente pelo tubo de borracha. Basta encaixá-lo mal no tubo metálico, deixando a parte de cima aberta para que o anticongelante se escoe por lá e o ar inicial. Ao fim de se ter a certeza que só sai líquido é só encaixar bem e apertar a braçadeira.

A cabeça pode ter ficado nesse estado devido à utilização de anticongelantes não adequados (o manual do carro tem lá bem escarrapachado qual o tipo de fluidos a utilizar) e eventualmente água da torneira (deve sempre utilizar-se água destilada, custa menos de 1€ cada garrafão de 5 litros num supermercado, pode ser do Lidl...)

Se não rectificassem a cabeça (só vendo agora as fotos novamente) mas talvez os anéis de fogo ou as zonas de vedação ficassem em cima dos poros... ou seja, não ia vedar bem e na semana seguinte estavas a abrir a cabeça novamente e a dizer mal do carro e do mecânico.

OAT (Organic Acid Technology) com concentração a 50% é a recomendação do fabricante do carro. Precisas de um mínimo de 6 litros, já contando com algumas perdas. Se for a 40% ele não morre por aí... [:D]

Estas a falar no plural mas sabes que tens razao quando disses-te que não consigo ensinar a missa ao padre, ja lhe disse que quero mudar de liquido e para desobstruir as valvulas, agora e so esperar que corra tudo bem

CL e esqueci-me de perguntar, as vezes sim o carro soluçava, e depois de por o pe na embraiagem e levantava lentamente ele andava normal, mas uma coisa que acontecia muitas vezes, era por ex tinha o carro parado e ele começava a acelarar sozinho, e a seta da velocidade andava sempre de baixo para cima sempre assim ate eu dar gas, e mesmo assim nao parava, andava sempre entre as 0.500 e 2000 rotaçoes.. +/-

O teu mecânico que limpe todas as tubagens de vácuo porque isso andou inundado de nanha algum tempo. Limpar o sensor MAP, mas especialmente a válvula do ralenti (IACV) enquanto tem a cabeça cá fora (ou o colector de admissão, melhor dizendo) e dar uma limpeza geral no corpo da borboleta em ambos os lados (ele que retire o corpo da borboleta do colector de admissão, são 4 parafusos e pode reutilizar a junta).

Tem de ficar quase quase perfeito. Depois faz-se o reset pelo pedal do acelerador, já que o leitor de OBD2 dele não o permite fazer electronicamente pela ficha de diagnóstico.

Podes por isso por topicos sff, é que como eu ainda nao sei bem os nomes e o que que cada coisa é como disses-te ai em cima e dificil de perceber, e acho que ele consegue fazer isso pelo computador isso do reset, e uma questao de perguntar mas se nao der, quanto tempo e em que rotaçoes?

Ele que não toque no sensor MAP se não souber como o fazer...

IACV, aquela válvula por onde entrou a água para a borboleta. É tirar aqueles 4 parafusos Torx e limpar de ambos os lados com o spray que já compraste. Limpar com papel de cozinha e voltar a meter no sítio.

Borboleta, aquele corpo que estava cheio de água na foto. Retirar os 4 parafusos, eventualmente terá de desligar o cabo do acelerador para ter liberdade total de movimentos. Usar o mesmo spray em ambos os lados e limpar com o mesmo papel de cozinha até tudo estar bem limpo. Pode mexer à mão na borboleta que ela não se desmancha! Limpar tudo bem!

Reset só no pedal do acelerador. Depois de tudo estar ligado e tão perfeito quanto possível, se e só se o ralenti se mostrar irregular!

Circular com o carro até o motor estar bem quente (temperatura normal). Desligar o motor. Rodar a chave de ignição até à posição 2, antes de dar ao motor de arranque! Acendem as luzinhas todas e umas apagam-se! Carregar no pedal do acelerador 6 vezes até ao fundo. Tipo abaixo cima abaixo cima .... Esperar 10-15 segundos com a chave na mesma posição. Rodar a chave para trás e retirá-la (para desligar tudo).

Esperar mais 15-20 segundos. Dar à ignição normalmente. Deve estar perfeito!

Tuno no maximo como, as 8 mil rotaçoes? o carro nao começa a arder assim? [:D]

EDIT:

Ah, com o carro desligado, entendi é isso e tudo não é?

Última edição:
Às 8 mil ele não vai... mas às 7.200 ele não queima nada e até bate as rodas de contente!

O MAP é limpar com o teu spray e papel de cozinha. Este carro quase que se repara todo com papel de cozinha e spray limpa-contactos do chinês...

Mete spray lá pra dentro, limpa por fora com o papel e deixa o interior secar. Não metas papel lá pra dentro que é para não danificar o filamento do sensor! Aquilo seca rápido.

Quanto ao acelerador! São 6 ciclos completos de baixo-acima! Tens uns bons 35 segundos para fazer isso tudo, portanto não há grandes pressas...

Iacv é Air Control Valve? Isso encontrasse na borboleta certo? Entao limpo isso, limpo a borboleta em todos os lados, map e o que? E a valvula de relanti ja nao e preciso limpar?

Fui la ver como esta a minha menina hoje e ja so falta a correia do alternador, correia de direccao assistida o filtro e o oleo do motor, e depois so falta limpar as coisas, mas se ele cobrar para limpar eu faco isso sozinho, o liquido de refregiracao ele disse que podia andar com aquele do continente de 10% por uns poucos meses e quando fizer os +/- 1000 km vou la para mudar o oleo e mudo tambem o liquido, para aquilo tirar a sujidade toda, o que achas? e de resto a minha menina esta como nova :D

IACV é o sensor de ralenti ou motor passo-a-passo como é mais conhecido. Sim, esta junto à borboleta.

Quanto ao oleo, mudar logo para um limpo, nem que seja um fraco que respeite as normas do veiculo. Liquido de refrigeração fora, e usar um produto para limpar todo o sistema de referigeraçao que ira ser mudado em pouco tempo para liquido apropriado na proporçao recomendada. Oleo, usar um limpo como disse, durante uns 1000-1500km, depois voltar a mudar para um bom oleo.

Nao ponhas de lado a limpeza do sistema de arrefecimento, se isso estava assim tao mau, deves ter oleo nas tubagens e possivelmente radiador, com o passar do tempo, vais ter problemas no sistema de arrefecimento, e probabilidade de junta nas couves por aquecimento. Por isso, nao meter de lado a limpeza do sistema de arrefecimento, e nao meter de todo um oleo contaminado por agua.

Tambem estou neste momento, a mudar a junta da cabeça de um Citroen Xsara com o 1.4 TU3JP. Se quiseres acompanhar o processo: http://forum.autohoje.com/boxes/129...omente-em-subidas-prob-e-fotos-pag-2-a-2.html

Nem precisas de gastar anticongelante do Continente, embora seja barato. O circuito de arrefecimento lava-se com a mangueira ligada à torneira. Depois põe-se um aditivo desengordurante e andas com o carro assim pelo tempo que indicarem as instruções desse aditivo. Depois limpa-se novamente com a mangueira, enche-se o sistema com água destilada e andas mais uma semana assim.

Se não houver muitos resíduos de nanha antiga à vista. É mudar para o anticongelante final que NÃO PODE SER COM CONCENTRAÇÃO INFERIOR A 40%. Obviamente que só vais encontrar OAT com esse tipo de concentrações. Arbo ou Iada servem, se não quiseres ir a Faro comprar o mais indicado (tens de comprar 3 litros para misturar com destilada e fazer 6).

Se não quiserem gastar dinheiro em aditivos de limpeza específicos, já te disse alguns posts atrás que podes utilizar o Calgon das máquinas de lavar por duas ou três utilizações, até achares que podes beber a água que sai desse circuito de arrefecimento! Se não a puderes beber é porque ainda não está bom!

O 1º óleo faz 10 mil km. Nessa altura muda o óleo e o filtro. Não sejam maricas demais com isso... 10W40 de qualquer marca conhecida e que não seja branca!

Outro dia vi o BP Visco 5000 a 25€ na Roady ou Norauto. É um excelente óleo! Terá sido no Jumbo ou no Continente? Não sei... Procura aí perto!

Oh agora que ja comprei do continente vou usa-lo, ele disse que e melhor, 1km ou 1.5km e mudo para o anticongelante defenitivo e mudo para o oleo melhor, ou entao e o mesmo nem sei, fui ao continente e nao encontrei isso do OAT nem 40 nem 50, mas se encontrar compro 3 litros e depois misturo com 3 litros de agua? pelo que li no livro tem que ser mistura, 50 50

Uma coisa que eu nao percebi, é preciso mudar a valvula de relanti, e o sensor tambem, que se encontra na borboleta, e a borboleta e o sensor map certo?

Há quanto tempo e que a tua cabeça ja queimou CL?

Uma coisa que eu nao percebi, é preciso mudar a valvula de relanti, e o sensor tambem, que se encontra na borboleta, e a borboleta e o sensor map certo?

Há quanto tempo e que a tua cabeça ja queimou CL?

A minha cabeça já queimou faz umas duas semanas com tanta pergunta estranha que fazes e quando não lês o que se escreve!

Se te referes à do carro, essa nunca queimou e andou uns bons 6 meses a gastar os mesmos 8 litros de anticongelante que a tua. Para aí uns 15 mil km, no mínimo!

Claro que quando percebi o que se passava também meti desse anticongelante do Continente a 5 ou 10%. Até ter dinheiro para mandar reparar o carro e que fosse numa altura em que não precisasse dele.

Não mudas válvulas nenhumas! É só limpar!

Pá... arranjas-me aí onde dormir duas noites, duas pessoas, mais um almoço e jantar e a gente trata dessa porr@! Mas só em Outubro, princípios! E ainda pode ser que apanhemos um espadarte bébé!

Atuns é garantido... [:D]

Possas, es exisente [:D]

Entao é so limpar aquelas valvulas onde diz ejector, todas e os sensores e de resto e tudo não é?

Entao pelos vistos nao há mesmo maneira de fugir as juntas queimadas, tou tramado [:D]

Exigente? Nem nada!

São 40 cêntimos/km mais portagens de AE desde Póvoa de Varzim (ida e volta), sem papéis.

Pá... alguém tem de pagar as minhas juntas! :)

E, por ser para amigos, já nem peço nada pelo tempo despendido nas viagens... fica por minha conta!

Onde é que diz ejector?

Pá... não mexas mais no motor desse carro!

O botão que diz "ejector" é só para ser utilizado nos carros que têm tecto de abrir! O teu tem?

A melhor maneira de prevenir as juntas queimadas e as HGF que é o nome normalmente mais correcto em qq motor (falhas de junta de cabeça) será fazer uma manutenção regular, reparações bem feitas com bons materiais e por quem saiba o que está a fazer e NUNCA mas (eu repito) NUNCA utilizar anticongelantes que não sejam OAT e com concentrações inferiores a 40% (já nem digo para comprar o original que é o melhor que podes usar e a 50%... fica tão baratinho quanto os Arbos e Iadas a 40% que nem sabes de onde vêm!).

Se isso ficar bem feito... vais ter que mudar essa junta daqui a 6 anos.

Ou 8... [;)]

Última edição:
Voltar
Superior