Rover 45

Denrulls,

O colega rfsbaptitsta e vários outros, já explicaram bastantes vezes que:

- para saber mesmo 'se está tudo bem', só abrindo o motor e examinando diversos componentes internos, válvulas, pistons, cilindros, etc;

O rfsbaptista até te deu a sugestão se não queres abrir o motor (e gastar dinheiro eu compreendo), de:
Voltar a colocar a distribuição no ponto certo (quem o saiba fazer), e então experimentares andar com o carro a ver se o motor ficou ok.

Não estou a perceber - porque é que não queres levar o carro a um mecânico para ver o que é realmente ?

Um 'diagnóstico' e um orçamento da possível reparação não me parece que fiquem assim tão caros - até porque falas na possibilidade de um motor novo.

Eu estou a perguntar porque quero perceber melhor se esse problema todo era so por causa dessa peça nada de mais, tenho um amigo que é mecanico so que ele começou ha pouco tempo, sabe mudar as coisas so ainda nao sabe ver qual e o erro, e era isso que queria ver se descubria aqui se era so porque aquilo esta descomandado ou se pode ser de outra coisa, mas eu daqui a uns dias arranjo isso e depois ponho o relatorio de como correu, obrigado :)

Roda lá o motor mais uns graus e vês que está a ponto. O problema não é daí, à priori já que não estamos a ver a posição do carreto da cambota nem vimos toda a correia (pode ter uma zona com menos 3 dentes que se tenha passado na cambota).

Podes andar com o carro para a frente devagar para ir inspeccionando cada troço da correia, quando não puderes andar mais para a frente, metes em ponto-morto e voltas para trás até onde puderes. Depois é ir avançando novamente devagar para a frente até teres a certeza de ter coberto toda a correia e que não faltam dentes.

Não me parece que seja daí! Mete o carro em cima do reboque e leva-o àquela oficina perto do estádio. Não deve ser nada de muito grave.

Roda lá o motor mais uns graus e vês que está a ponto. O problema não é daí, à priori já que não estamos a ver a posição do carreto da cambota nem vimos toda a correia (pode ter uma zona com menos 3 dentes que se tenha passado na cambota).

Podes andar com o carro para a frente devagar para ir inspeccionando cada troço da correia, quando não puderes andar mais para a frente, metes em ponto-morto e voltas para trás até onde puderes. Depois é ir avançando novamente devagar para a frente até teres a certeza de ter coberto toda a correia e que não faltam dentes.

Não me parece que seja daí! Mete o carro em cima do reboque e leva-o àquela oficina perto do estádio. Não deve ser nada de muito grave.

Agora que mencionas isso...

Longe de mim querer fazer-me passar por entendido, mas ao ver a foto também fiquei com a impressão de que se, se rodar a correia um pouco para a direita, as marcas das cremalheiras ficam plenamente alinhadas.

Já agora CL, tens actualização no DB do teu 45. [:D]

EDIT: ok já li.

Basta pegar numa folha de papel, fazê-la passar pelos centros dos parafusos, e vê-se que as polies não estão exactamente na posição correcta. Isso assim é rasteira! [:D]

Mas o que se passa não sei! E falta analisar toda a extensão da correia!

Era giro se fosse o sensor de posição da cambota marado... ou até apenas desligado... ;)

Está na parte de trás do motor, no lado dtº quando olhas de frente, entre o bloco do motor e a caixa. Talvez tenha uma ficha azul mas poderá ser de outra cor, mas aí só existe esse sensor!

É este: http://www.ebay.co.uk/itm/MG-Rover-K-series-1-8-Engine-CRANK-POSITION-SENSOR-NSC100760-MGF-TF-ZR-ZS-/251469332677?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3a8cbd80c5

Tira-o para fora (é só um parafuso!), olha e limpa com papel de cozinha. Limpa os contactos eléctricos, mete um pouco de WD-40 (que é bom para quase tudo!) e liga tudo de novo. Liga agora o motor.

Se não der nada... reboque e eles que matem a cabeça, ou mudem esse sensor. Eles têm equipamento para ver o estado dele sem lhe mexerem.

Se não quiseres comprar o sensor usado mas funcional, podes comprar um novo: http://www.ebay.co.uk/itm/MG-Rover-Crankshaft-Crank-Position-TDC-Sensor-MGZR-MGTF-MGF-TF-ZR-ZS-25-45-New-/360930363625?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item54092048e9

PS: Liga apenas a ignição do carro para testar depois de limpares bem o sensor actual e os contactos eléctricos. Se não resultar, manda vir um desses dois sensores que indiquei (usado ou novo) e só depois da montagem do sensor é que voltas a tentar ligar a ignição. Nestas coisas não há milagres e os problemas não desaparecem por magia, portanto deixa estar o motor quieto!

Todas essas tentativas de o pôr a funcionar, em vão, já mandaram muita gasolina para os dois catalisadores e já lhes tiraram anos e milhares de km de vida. Portanto chega de brincar com o fogo... ou com o teu dinheiro! :)

Última edição:
Os 159 (não me interessam os 156...) estão um bom escalão acima dos Rover 45. [;)] Se eu tivesse 12 mil euros para gastar num carro já me teria casado! Ou gastado o dinheiro noutras coisas! Não faço sacrifícios por causa dos carros... eles é que têm que me servir!

Por acaso outro dia apontei este ao MMC e gosto muito dele: http://veracruz.olx.pt/alfa-romeu-159-jtdm-sportswagon-iid-456243165

Também gosto muito do Jaguar XF mas não basta gostar. É preciso ter guito para os comprar e sustentar.

Mas posso explicar melhor o meu desinteresse pelos 156 a gasolina e nem é pela questão das capas das bielas: Alfa Romeo 156 Buyer's Guide

Como já tenho dito, preciso de carros descomplicados, económicos no consumo e de manutenção muito barata para me fazerem 30 mil km/ano sem grandes stresses e... não prescindo do requinte inglês... que também pode ser encontrado em alguns modelos alemães ou suecos. O Alfa 159 será uma excepção à regra (com o 1.9 diesel) ou o actual Delta 1.6 (diesel também).

Este ultimo parágrafo diz tudo.

Com a foto da correia de distribuição do site que puseste da Alfa, percebi de facto o que queres dizer com "descomplicados".

De facto ao pé do Alfa 156, o kit de distribuição do Rover 45 é a simplicidade autêntica!

EDIT:

Quanto ao requinte inglês, agora sim vou compreendendo o teu gosto pelos Rover.

De facto até no antigo 111 da mãe da minha namorada, reparei que a decoração interior tinha qualquer coisa de "clássico", não muito habitual noutras marcas naquele segmento.
Tipo, tablier e consola central de traços harmoniosos, frisos em madeira, etc.

É mais ou menos isto?

Última edição:
Só uma correcção ao que o CL aconselhou.

Para limpar sensores o WD-40 não é dos melhores. Na realidade aquilo limpa mas também lubrifica e pode isolar a parte electrica. Ou seja, deixa residuo.

Usa um spray "Limpa contactos". É assim mesmo o nome. É barato e é do melhor. Metes spray e deixas secar ao ar livre, aquilo seca rápido...

A marca do spray é indiferente, há várias.

Tenho este

DSCF0670.jpg

(PS: off topic sobre o 156 Twin Spark. Grande carro mas inimigo da carteira de quem tem de fazer km. Correias de 60 em 60 mil, variadores de fase quase na mesa altura, bronzes... meu amigo...)

Última edição:
Só uma correcção ao que o CL aconselhou.

Para limpar sensores o WD-40 não é dos melhores. Na realidade aquilo limpa mas também lubrifica e pode isolar a parte electrica. Ou seja, deixa residuo.

Usa um spray "Limpa contactos". É assim mesmo o nome. É barato e é do melhor. Metes spray e deixas secar ao ar livre, aquilo seca rápido...

A marca do spray é indiferente, há várias.

Tenho este

DSCF0670.jpg

(PS: off topic sobre o 156 Twin Spark. Grande carro mas inimigo da carteira de quem tem de fazer km. Correias de 60 em 60 mil, variadores de fase quase na mesa altura, bronzes... meu amigo...)

Fui ao continente e encontrei esse spray mesmo e era o unico que la tava, agora e so limpar e aplicar para ver como fica :)

Olha, se esse carro tiver ficha OBD (de leitura de erros) e tiveres algum sensor em mau estado deve aparecer na máquina de leitura....

Não, acho que nao tenho OBD, ja fui ver se faltam dentes na correia e nao me pareceu faltar nenhum, e ao empurrar vejam so so o que acontece :
20140714 154949 - YouTube
a correia do alternador ia girando tambem e deparei-me com isto :
20140714_154205.jpg
E outra coisa, eu fui a procura o sensor, mas nao vi nada semelhante com a imagem, tirei algumas fotos para ver se me consegue ajudar e que nao faço a minima ideia onde esta :
20140714_161030.jpg
20140714_161040.jpg
20140714_161055.jpg
20140714_161107.jpg
20140714_161127.jpg
20140714_161135.jpg
20140714_161149.jpg

Acredito que por cima do motor seja difícil chegar a ele. Mas é o único sensor que se encontra na parte de trás do bloco, do lado dtº (lado da embraiagem e caixa de velocidades.

O teu amigo mecânico tem elevador para trabalhar debaixo dos carros? Será mais fácil.

Caso contrário, manda vir o sensor usado do ebay e vai a uma Norauto / Roady / Midas / o que quer que tenhas aí mais perto de ti. Tens também a oficina "oficial" que te indiquei e se te der jeito a Precision na Guia fala com o Engº de lá. Podes dizer que vais da parte do primo de Almada que eu entretanto falo com ele.

O 45 tem OBD2.

Essa correia do alternador precisa de reforma, mas claro que não é esse o problema.

Como e que é essa coisa do obd2?
Sim eu sei, chegas-te a ver o videl que pus acima? Aquele chiar vem do alternador enquanto estava-o a empurar com a 5 ingrenada e quando a correia de distribuição ela esta um pouco para fora nao sei se e normal ou não

O 45 tem OBD2.

Essa correia do alternador precisa de reforma, mas claro que não é esse o problema.

Como e que é essa coisa do obd2?
Sim eu sei, chegas-te a ver o videl que pus acima? Aquele chiar vem do alternador enquanto estava-o a empurar com a 5 ingrenada e quando a correia de distribuição ela esta um pouco para fora nao sei se e normal ou não

Esse sensor é mesmo mau de encontrar, fica na parte inferior do bloco, apesar de não conhecer esse motor de cor, acredito que fique perto do volante do motor ou coisa do género.

Se esse carro tem ficha obd2... é meter uma máquina de leitura de erros... se esse sensor estiver mesmo marado deve aparecer la.

Nos rovers costuma ser perto dos pedais, do lado esquerdo (ou direito??) procura uma ficha de 16 pinos.

Tem OBD2 por trás da consola central, mas se ele nem encontra o sensor como é que vai diagnosticar o que quer que seja?

Amigo... essa correia de alternador diz-me que não foi mudada na última vez que mudaram a da distribuição. Portanto ou foi feito um mau trabalho ou talvez ainda se trate de material de origem, tudo!

De que mês e ano é esse carro? Quantos km diz ele que tem?

Isso é material projectado para uns 10 anos e 250 mil km com margens de tolerância de uns 20-30%, o que quer dizer que tanto podem durar 13 anos e 330 mil km (ou mais!) como se podem partir ao fim de uns 7 anos ou 180 mil km. E sabe-se que algumas partiram antes dos 160 mil km... (não sei com que idade!).

Como compraste o carro há pouco tempo, talvez não conheças o seu historial ou nem possas perguntar ao anterior dono quando terá sido substituída essa correia de distribuição e que mais foi substituído nessa ocasião (há quem nem mude o tensor, quanto mais a bomba de água...).

Se queres um conselho... não sei quantos km tem esse carro nem de que ano e mês é... mas a olhar para essa correia do alternador... eu poria tudo em dúvida e, quando tivesse uns cobres de parte, mudaria o seguinte:

- Correia de distribuição
- Tensor de distribuição
- Bomba de água
- Termostato
- Eventualmente o housing do termostato (que é capaz de se partir ao mexer nele)
- Correia do alternador
- Teste aos rolamentos do alternador (basta ouvi-lo a trabalhar)
- Teste de carga do alternador (rectificador de tensão)
- Correia da direcção assistida
- Anticongelante OAT a 50% de concentração
- Óleo de motor 10W40 de marca conhecida
- Filtro de óleo
- Verificar velas de ignição
- Verificar filtro de ar
- Substituir filtro de habitáculo
- Verificar estado do tubo de aço traseiro no circuito de arrefecimento
- Substituir / verificar estado da tampa do vaso de expansão
- Teste de pressão ao circuito de arrefecimento

A partir daqui terás um carro fiável.

Tem OBD2 por trás da consola central, mas se ele nem encontra o sensor como é que vai diagnosticar o que quer que seja?

Amigo... essa correia de alternador diz-me que não foi mudada na última vez que mudaram a da distribuição. Portanto ou foi feito um mau trabalho ou talvez ainda se trate de material de origem, tudo!

De que mês e ano é esse carro? Quantos km diz ele que tem?

Isso é material projectado para uns 10 anos e 250 mil km com margens de tolerância de uns 20-30%, o que quer dizer que tanto podem durar 13 anos e 330 mil km (ou mais!) como se podem partir ao fim de uns 7 anos ou 180 mil km. E sabe-se que algumas partiram antes dos 160 mil km... (não sei com que idade!).

Como compraste o carro há pouco tempo, talvez não conheças o seu historial ou nem possas perguntar ao anterior dono quando terá sido substituída essa correia de distribuição e que mais foi substituído nessa ocasião (há quem nem mude o tensor, quanto mais a bomba de água...).

Se queres um conselho... não sei quantos km tem esse carro nem de que ano e mês é... mas a olhar para essa correia do alternador... eu poria tudo em dúvida e, quando tivesse uns cobres de parte, mudaria o seguinte:

- Correia de distribuição
- Tensor de distribuição
- Bomba de água
- Termostato
- Eventualmente o housing do termostato (que é capaz de se partir ao mexer nele)
- Correia do alternador
- Teste aos rolamentos do alternador (basta ouvi-lo a trabalhar)
- Teste de carga do alternador (rectificador de tensão)
- Correia da direcção assistida
- Anticongelante OAT a 50% de concentração
- Óleo de motor 10W40 de marca conhecida
- Filtro de óleo
- Verificar velas de ignição
- Verificar filtro de ar
- Substituir filtro de habitáculo
- Verificar estado do tubo de aço traseiro no circuito de arrefecimento
- Substituir / verificar estado da tampa do vaso de expansão
- Teste de pressão ao circuito de arrefecimento

A partir daqui terás um carro fiável.

A bold - mais certeiro é impossível !!!

Eu que julgava que ia sabendo umas coisas de mecânicas actuais e tal, não sabia que a bomba de água de um Laguna 1.6 era também para ser mudada aquando das mudas do kit de distribuição.

Fui obrigado a sabe-lo no início de 2012 quando:
- comecei a ouvir uns barulhos de "riscar de peças metálico" e outros de batida (o eixo do 'rotor' da bomba já tinha folga);
- fazia um frio de rachar nesse Janeiro e uma noite o 'moto-ventilador' ligou com o carro a trabalhar;

Mas epá era de facto a de origem e durou uns 150.000 km's e 11 anitos, menos mal... [:D]

o carro é de 2000 do mes 12, tem a vota de 158000km´s e sim se aquilo do sensor funcionar e o carro começar a trabalhar bem começo logo por mudar a correia do alternador, se nao mesmo comprar outro alternadr que aquilo parece estar feio pelo barulho que anda a fazer, aquele barulho todo é do alternador quando estava a ver se a correia estava boa com a 5 ingrenada aquilo fazia aquele barulho que eu monstrei no video, e depois tenho que começar a mudar as coisas pouco a pouco sim que nao vou conseguir mudar tudo de uma vez, e quanto ao anticongelante nem sei aquilo desaparece sempre, por isso junta de cabeça tambem tem que se adicionar a esses items todos

Última edição:
Deixa estar a junta da cabeça quieta que ela não incomoda ninguém desde que não a incomodem também...

Eu ficaria 50 vezes mais preocupado com a quebra da correia da distribuição do que por qualquer uma das outras... (estou a referir-me aos €uros!)

Foi a melhor imagem que encontrei do sensor de posição da cambota:

Sensors02.jpg

Não me peças para tirar fotos do meu sensor porque eu nunca o vi, não o quero ver e tenho raiva de quem já o tenha visto alguma vez na vida! [:D]

Não te ponhas a comprar material à maluca!!! Uma coisa de cada vez! Ou vai a Faro, porr@!!! Mas não te ponhas a andar por capelinhas que não pescam nada disso e ainda te dizem que isso tem é a junta queimada! [:D]

o carro é de 2000 do mes 12, tem a vota de 158000km´s e sim se aquilo do sensor funcionar e o carro começar a trabalhar bem começo logo por mudar a correia do alternador, se nao mesmo comprar outro alternadr que aquilo parece estar feio pelo barulho que anda a fazer, aquele barulho todo é do alternador quando estava a ver se a correia estava boa com a 5 ingrenada aquilo fazia aquele barulho que eu monstrei no video, e depois tenho que começar a mudar as coisas pouco a pouco sim que nao vou conseguir mudar tudo de uma vez, e quanto ao anticongelante nem sei aquilo desaparece sempre, por isso junta de cabeça tambem tem que se adicionar a esses items todos

Ora aí está.

Sei que envolve vários gastos a seguir uns aos outros, e isso por vezes não é o mais 'apetecível', é verdade.

Mas se queres manter esse carro para ti sem que um dia 'rebente' qualquer coisa mais cara (como o motor ir mesmo para o galheiro), é seguires os itens que o CL escreveu e ires tratando deles.

CL, 'você' é uma mina de informação na área automóvel pá.

Já tinhas dito uma vez que não és mecânico-auto, mas então este conhecimento (que já venho a ver ainda não participava aqui) é só de "gosto" pela mecânica ?

Por curiosidade, calculo que em tempos estiveste ligado a alguma área da Engenharia Mecânica ?

Última edição:
Voltar
Superior