Rover 416 tourer

Esqueci-me de um pormenor... assim que desligares o sensor de temperatura, a ventoinha dispara na 2ª velocidade! Portanto é uma situação perigosa para as mãos, já que o sensor está aí perto e, com a barulheira da ventoinha, não consegues ouvir mais nada!

Portanto, em primeiro lugar, há que desligar o cabo de alimentação da ventoinha. Não esquecendo, depois de tudo terminado, voltar a ligá-lo...

É este sensor de ficha preta (pode ser castanho no teu caso... de qualquer forma, é o sensor que tem 2 fios):

Sensorsposition_zps71591b82.jpg

Na parte de baixo deste T existe um outro sensor (azul, neste caso), apenas com um fio condutor e que serve unicamente para levar a informação para o quadrante (não é preciso mexer neste):

Diferencebetweensensors_zps904c46f3.jpg

Como o tirar: apertas aquela mola metálica e puxas a ficha. No final podes aproveitar e meter um pouco de spray que aí tenhas.

Possivelmente o teu será igual a este:

ECU_dcp_3953.JPG

Castanho / ECU para a frente e Preto / termómetro para baixo.

Já que estás com a mão na massa... confirma aí se tens cerca de 2,5 K Ohm entre os 2 terminais desse sensor... (não vá dar-se o caso de ele estar a ler mal nas temperaturas "baixas").

Última edição:
Bem, boas e más noticias.. "espero que as boas sejam boas".. lol

As boas notícias.. Encontrei logo a ficha de alimentação da ventoinha que foi a primeira coisa que desliguei.. Em seguida, procedi à identificação da ficha castanha "tinhas razão era mesmo castanha", procedi então a colocar a chave na posição dois, e desliguei a ficha e ouvi sim a IACV a fazer barulho, voltei a ligar a ficha e ela novamente a fazer barulho, mas nada de extraordinário, e quis então retirar a IACV, e fazer um video dela a funcionar para me dizerem se ela está a funcionar bem ou não..
Desmontei a IACV, voltei a repetir os passos anteriores e fiz um vídeo "que vou colocar no fim deste post".

As más noticias.. Quando depois desliguei a chave para a posição zero oiço um barulho de algo a cair, pensei tivesse sido alguma chave, mas quando olho para a IACV tinha saltado a ponta .. será que o problema estaria aqui? Seguem fotos dela também e como ficou "montei novamente as tubagens que tirei para aceder ao parafuso inferior da IACV, e a ficha do sensor dela (castanho) e a ficha da ventoinha", deixei só a IACV de fora.
WP_20141005_002.jpg
WP_20141005_003.jpg
WP_20141005_008.jpg
WP_20141005_009.jpg

PS: Durante o segundo 4 e 6 ouve-se um motor a funcionar, nunca entendi é que motor é este, parece dos vidros mas não é nem dos vidros nem do tecto de abrir "esse tá de pancas, ás vezes funciona outras vezes não xD". De que será esse barulho?
A partir do segundo 15, vê-se o movimento da IACV..

Em princípio a IACV estará boa... quer dizer... estava! [:D]

Pá... não sei como montar isso... suponho que tentar enroscar o veio não funciona?

A posição dos componentes (mola, tampa de plástico, veio) é a mesma que esta. Vê se consegues meter tudo no sítio e enroscar o veio. Mete spray lá para dentro da rosca para facilitar... caso notes dificuldade a enroscar, não forces!

Última edição:
Ela só devia mexer aquele bocadinho? xD
Ela tem rosca mas não enrosca, meti-a para dentro com a mola, é a mesma treta, aquela peça preta tipo tubo que a cobre, nao fica a cobrir a totalidade como antes, posso meter ela e encaixar, mas nao encaixa na totalidade por algum motivo...

Bem conforme falaste e mostraste o video, peguei naquilo, e fui limpar por dentro, limpei as estrias do parafuso e tudo que estavam pretos e ainda limpei onde ele ia encaixar que estava preto também, estranhei realmente ter limpo aquilo esta semana, e como viste pelas fotos, ter as mãos pretas só daquilo.. mas adiante montei-o e testei-o novamente, e ele voltou a mexer como no vídeo, mas, quando se coloca a chave a zero, ele coloca o pistão todo para fora, e depois recolhe-o.. será normal?
Quanto aquele barulho parece um motor no inicio do video que disse nao saber de onde vinha, agora pareceu-me vir da zona da ecu "lado direito", e por tras do motor junto do limpa vidros.. será possível? amanhã já o vou ligar a ver como está..

O veio tem um rasgo ou dois, certo? Isso tem de enroscar e tens de alinhar esse rasgo (ou 2 a 180º) com a peça plástica que contém o motor. Mete spray e coloca a mola e a tampa.

Depois, com o motor frio, liga a ignição para a posição 2, mas sem dar ao motor de arranque, e depois desliga. Vai ser útil uma 2ª pessoa para fazer isto enquanto tu tratas da válvula. A ECU vai tentar recolher o veio de cada vez que se desligar a ignição.

Vais ter que ajudar a alinhar o rasgo no veio (ou rasgos, se forem 2) com as saliências na peça plástica. Certamente não vai correr bem à 1ª vez! Mas 2-3-6 vezes e vais conseguir recolher isso!

Nao tive dificuldade nenhuma mas sim ja de manha tive auxilio de uma 2ª pessoa para dar à chave e desta vez foi igual :) Consegui colocar o parafuso "tem 2 rascos" a questão é que conforme colocas e sentes a bater, tens de enroscar 180 graus, e sentes ele a rodar, e a mola. Depois dás mais 180 graus e ele aí sim fica fixo. Testei-o e está okay :) Se o problema do ralenti ficou resolvido, isso ja nao sei, só sei que testei realmente a IACV por 5x e das 5 ela trabalhou "3 desmontada e 2 já montada".. aproveitei e voltei a colocar WD40 no conector dela, e por fora do parafuso.. mas realmente por dentro aquilo estava sujo mas sujo pelo que como se desmontou limpei logo tudo.. amanhã já dou à chave a ver daquilo..

A ECU faz esse zumbido... acho que é a esse ruído que te referes. Eu não o consegui ouvir no vídeo mas acho que sei a que te referes.

Faz isso quando se liga a ignição para a posição 2 e também continua a fazer com o motor desligado e todos os circuitos eléctricos desligados durante uns bons 30 segundos... Não tem nada a ver com o zumbido da bomba de gasolina quando se liga a ignição. É um zumbido electrónico, certo?

Não te chateies... é a electrónica a trabalhar! [:D]

Deves ser actualmente o dono da IACV mais limpa de qualquer carro usado em circulação neste mundo... Só os carros novos se podem gabar de poder ombrear com a tua!

Última edição:
No video a partir do 4 segundo ouves tipo um motor até por volta do 6 segundo.. mas só faz esse zumbido quando se liga para a posição 2, faz esses segundos e nunca mais se ouve nada... Aquilo é um zumbido mais parece tipo um motor dos vidros ou do tecto de abrir ...

Ahahahah espero bem que ao menos resolva, achas que mesmo limpando a parte exterior da iacv como fiz no outro dia, como por dentro estava tao sujo era motivo de mesmo assim dar problemas? Eu estou é sem entender porque é que quando a limpei no outro dia, a 1ª vez foi logo abaixo, mas da 2ª vez já não foi, ficou a aguentar bem, e depois de o desligar e voltar a ligar 2x foi abaixo .. que são as 2x que gravei e postei aqui..

Não te sei explicar isso... há vários motivos que podem contribuir para as primeiras situações: ter ainda spray ou vapores altera; a ECU demora algum tempo a assimilar os novos valores. Portanto as primeiras tentativas não dizem muito... a partir da 3ª-4ª já se pode considerar uma situação definitiva.

E o definitivo, ontem, era que ainda estava mau. Vamos a ver amanhã...

Tenho o pressentimento que ainda não vai resultar... começo a pensar seriamente em qualquer ajuste mecânico, seja no ponto de ignição (distribuidor) ou ponto de distribuição (um dentinho a mais ou a menos na posição da cambota), mas vamos a ver...

Não te esqueças que, em último caso, tens sempre a opção do clip a provocar uma fuga de ar no tubo de borracha vindo da IACV junto ao corpo da borboleta... só que esse ar não é filtrado!

Amanhã já testo e dou feedback.. O clip.. Tinha de colocar onde? junto da braçadeira que fixa o tubo à borboleta ou junto da braçadeira que fixa o tubo ao filtro de ar? Ou referes-te ao tubo que entra directamente da IACV para a borboleta"aquele tubo em curva"...

nem abri a caixa do filtro de ar a ver como aquilo ta, influencia se tiver sujo? ..

Dá um certo jeito ter o filtro de ar limpo... mas só se ele estivesse colmatado é que poderia provocar isso... e se o carro anda bem acima do ralenti... o filtro não pode estar assim tão nojento, mas são 4 ou 5 molas... é fácil de ver como está o filtro (se tiveres aí perto uma oficina com ar comprimido... é dar uma sopradela no sentido contrário ao do fluxo normal).

Um dia que possas... hás-de comprar um multímetro amarelo nos chineses por 5-10€. Dá sempre jeito! Seja em casa, nos carros, nos computadores... Sim... tem de ser amarelo! Se é chinês tem de ser amarelo! [:D]

O clip é no tubo que liga a IACV ao corpo da borboleta, tanto faz ser junto à IACV ou junto à borboleta, é onde der mais jeito, para simular uma entrada de ar adicional pela IACV, caso ela não esteja a abrir o suficiente. Se um clip não for suficiente... 2 devem resultar! Mas sempre montados de forma a que não possam ser aspirados para a borboleta/admissão.

Não há braçadeiras nestes tubos! São apenas de encaixe. As braçadeiras são no tubo do filtro de ar e são para ficar como estão agora!

É apenas uma solução transitória até que a questão seja resolvida definitivamente mas para não andares com o carro a ir abaixo ao ralenti.

Sim foi o que pensei, ahahah eu tinha um multimetro pq nos computadores dá imenso jeito principalmente nos transformadores.. Mas fez puff lol
O tubo já sei qual é, é o tal em S ou parecido, que liga a IACV à borboleta.. :) Amanhã já vou ver o filtro de ar como está também, e verificar se por acaso nao seria também a IACV a fazer isto ao ralenti, porque se ela se desmontou, poderia nao estar a abrir ou fechar bem, e agora como ficou bem montada e sem sujidade por trás pode ser que tenha resolvido, mas só vendo amanhã que se me meto a fazer isso agora "bem que nao me importava" lá vêm os vizinhos refilar xD

Que velas é que estão no carro? Sabe-se que esses motores só gostam das velas originais (que até são baratas) e raramente se dão bem com outras que por vezes insistem em colocar. O problema também pode estar por aí...

Sendo uma Tourer de 1998 deverá ser o modelo com o tablier do Bubble e o motor não tem distribuidor -tem as bobinas na cabeça. As velas indicadas para aí são as NLP100290 (platina).

Boa pergunta mas também não sei, mas se forem problema de velas nao deveria dar problema também sem ser ao ralenti? Porque so tenho problemas é no ralenti nao é a pegar nem a andar, é só quando está em ralenti.. Mas como vejo as velas?

Bom , já fui testar novamente, e pelo menos há uma melhoria, ele não vai abaixo tão depressa como anteriormente "algo que já quando procedi à limpeza tinha referido", e ele da 2ª vez que se dá à ignição, sobe as RPM para o traço a seguir ao 1 "ou é 1250 ou 1500", mas depois começa a descer e a engasgar e la vai abaixo, sempre que o ligo agora, ele faz isto, tenta estabilizar nesse traço ou no 1, mas uns segundos depois é como se algo lhe tivesse a faltar e la vai ele abaixo..

Voltar
Superior