Rover 416 tourer

Acho que no video conseguem ouvir quando o motor vai abaixo estar tipo a engasgar-se como se quisesse manter-se mas não tivesse algo em suficiente para o manter.. eu disto não percebo mesmo nada, mas fico feliz pela explicação e ajuda me estão a dar e que consegui pelo menos começar a fazer algo :)

Depois de tudo feito e se o problema se mantiver, vais fazer o reset da IACV através do pedal do acelerador. Mas primeiro temos de ter a certeza de que está tudo bem limpo, antes de começar a querer enganar a ECU.
Como farei este reset "isto se acharem que adianta de algo mesmo depois do que foi feito e expliquei etc..

Tiraste mesmo a IACV para fora, pelos 4 parafusos, e limpaste em ambos os lados: o lateral e o frontal. O da frente tinha um bocadinho de óleo? E o lateral um bocadinho de pó? Tudo normal...

Reset da IACV:

Aquece bem o motor até à temperatura normal (uns 5-10 minutos a andar)

Estaciona e desliga o motor

Roda a chave de ignição para a última posição antes de dar o arranque ao motor. Portanto só acendem as luzinhas todas e depois apagam as que são de apagar. Tira a mão da chave.

Carrega no pedal do acelerador a fundo e larga-o. Repete isto mais 6 vezes: abaixo e larga; abaixo e larga; etc.

Espera 10-15 segundos

Roda a chave da ignição para trás e retira-a (não ligues o motor!)

Espera 10-15 segundos

Liga a ignição e nada de aceleradelas. Costuma resultar...

Última edição:
Amanhã já testo isso então.. Tirei a válvula e os tubos que indiquei e limpei tudinho.. A válvula estava realmente suja.. não tanto como vi algumas na net mas tinha sujidade.. já a borboleta.. bem que andei ali a limpar o melhor que deu mas aquilo nao tinha quase sujidade nenhuma nem na entrada nem nela fechada ou aberta.. obrigado pela ajuda.. Amanhã já dou aqui feedback dele :)

Só uma coisa.. carrego portanto 7x no pedal do acelerador correcto? e depressa ou devagar? Ele no vídeo diz 5x e 30segundos .. mas 6x a pressionar em 30segundos nao será demasiado tempo? É que acho que é muito tempo e tenho receio fazer isso mal.. Já notei melhorias nele a ver se isso resolve.. era a cereja no topo do bolo! :) Uma coisa que reparei hoje.. o carro liguei-o e aqueci-o um bocado.. quando desco da rampa de estacionamento da minha casa, reparo que onde estava o carro com a panela de escape, por baixo estava como se molhado.. mas nao cheirava nem a oleo nem a gasolina nem nada aquele liquido.. E isto não é sempre que aparece..
O carro quando dou à ignição dá sim um cheiro a gasolina que conforme o motor vai aquecendo diminui o odor..

Última edição:
Carregas as vezes que quiseres entre 6 e 8 vezes... faz isso devagar, não dês sapatadas no pedal (no fundo a gente diz que faz o reset à IACV mas o que estamos a fazer é um reset ao potenciómetro de posição da borboleta).

Tens cerca de 30 segundos para pressionar e largar o pedal... vais ver que fazes isso em 10-15 segundos, portanto não te preocupes demasiado com os 30 segundos.

O resto vamos vendo com o tempo.

O teu corpo de borboleta é de plástico? É preto? Deve ser... um dia temos de encontrar um de alumínio no ebay baratucho. [;)] Esses de plástico podem deformar-se e prender a borboleta... mas pode não ser o caso actual!

Se não resultar à 1ª tentativa, não desesperes! Volta a fazer o reset uma 2ª vez (ou uma 3ª!), com calmex e seguindo todos os passos. Em último caso pode ser mesmo essa IACV nas couves (vamos agora ignorar o TPS e o corpo em plástico).

Como és da zona de Lisboa, pode ser que, em última instância!, os amigos da Auto Pleno (Lisboa) ou até os da British Car (Sintra) tenham por lá perdida uma IACV usada mas funcional e a bom preço. Caso contrário, passas a ponte e vais ao Casal do Marco onde a MotoRover certamente te arranjará umas dezenas delas usadas (porque novas todos eles têm!).

Esta é nova, portanto ainda fica carota:

http://www.ebay.co.uk/itm/MGF-TF-ZR-ZS-R25-R45-52mm-THROTTLE-BODY-ASSEMBLY-NEW-MHB000261-/231343505680?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3ARover|Model%3A45|Cars+Year%3A2003&hash=item35dd25c110

Última edição:
O teu corpo de borboleta é de plástico? É preto? Deve ser... um dia temos de encontrar um de alumínio no ebay baratucho. [;)] Esses de plástico podem deformar-se e prender a borboleta... mas pode não ser o caso actual!

Sim ainda é das de plástico e em preto.. Quando estive a limpar a muito pouca sujidade que ela tinha, não notei nenhuma deformação nela nem sequer notei dificuldade na mesma em abrir/fechar fosse manualmente fosse pelo pedal.. Mas isto é a minha opinião posso até estar errado.. Com o tempo quero ver realmente se faço umas melhorias e essa será uma delas certamente visto que contribui para um melhor funcionamento e durabilidade :)

Hoje de tarde já vou experimentar fazer o reset e esperar que resulte..

Obrigado por toda a ajuda :)

Bem ja tentei conforme me disseram aqueci bem o motor cheguei a casa deixei-o ligado ainda uns 5min e ele foi-se abaixo.. Mas nao desisti. Voltei a ligar pegou bao foi abaixo porque tava quente mas via-se que queria engasgar.. Fiz todos os passos que me disseram e quando voltei a ligar nao notei muita diferença.. Continua a querer engasgar.. Voltei a repetir e continua igual.. Vou deixar ele arrefecer e confirmar se ha realmente muita diferença ou não ou se o problema está resolvido.. Mas para ele a quente ter ido abaixo parado 5min.. La esta parece ser algo em falta a ele que o leva a ir abaixo quando parado..

Já o liguei a frio e continua na mesma :s
Será que aquele engasgar é apenas desta peça? Quanto ao motor, notei que desde a limpeza, parece estar mais forte, mais pujante ..

A distribuição foi mudada já nas tuas mãos? Sempre apresentou esse comportamento desde a mudança de distribuição? Pode estar um dente fora do ponto.

Outras opções serão a sonda lambda ou mesmo a própria IACV. Infelizmente não te posso emprestar a minha porque são modelos diferentes.

Vê se num daqueles sítios que mencionei te emprestam uma IACV do modelo antigo só para testar se é daí ou não. Eventualmente eles poderão fazer o reset do TPS através da máquina de diagnóstico e essa já testa também a sonda lambda. O acerto da distribuição é que tem de ser visto a olho, mas não sei se estás disposto a sujar as mãos e tirar o resguardo de plástico da correia...

A distribuição foi mudada em Julho mas não nas minhas mãos, quanto ao comportamento do veículo ser assim, o que me foi dito foi que ele agia assim porque o anterior proprietário pediu que baixassem o ralenti e por isso ele ia logo abaixo a frio. Quanto a sujar as mãos, já as sujei para tratar da IACV pelo que não me importo de sujar as mãos desde que perceba o que é para fazer ou seja que me expliquem..
Quanto ao reset do TPS através da máquina de diagnóstico etc etc etc seria valores para quanto? O seguro acabou hoje e agora estou no impasse de fazer o seguro novamente e ir resolvendo isto, ou resolver isto primeiro e depois sim fazer o seguro pq as finanças andam curtas :x É que lá está, não noto o carro a andar mal nem nada, tirando este pormenor, não noto mais nada no carro, mas não sou mecânico até posso estar errado, e tenho receio que continuando a circular com ele, sem isto resolvido, esteja a agravar ainda mais a situação. A minha ideia seria resolver isto até ao fim do mês de Outubro se possível e claro com o minimo gasto possível, e em Novembro aplicar então o seguro já descansado disto estar okay..

Tens que optar por pagar o seguro em 1º lugar.

Um teste de diagnóstico pode custar uns 35€ ou pode ser de borla se lá comprares a peça em questão... Vê se podes dar um salto à Auto-Pleno em Lisboa porque eles têm lá uma IACV igual à tua...

rov7g.jpg

Certamente te emprestam isso por uma hora ou tratam eles próprios de ver o que se passa com esse ralenti. Tanto quanto sei, esse valor de ralenti só é alterado conseguindo entrar no software da ECU, mesmo pela máquina de diagnóstico não se consegue alterar esse valor...

Eu vou ter então de tratar do seguro ou esta semana ou na próxima para dar la um salto então.. Achas que ainda vale a pena ver primeiro a correia? E quanto achas que fica a peça?

O preço da IACV nova é disparatado, alguns 150€. Num site da Lotus arranja-se por metade e no ebay não há o teu modelo (só o mais recente, mas tem fichas diferentes).

Usadas e funcionais terão de ser menos de metade do preço da Lotus... penso eu! Telefona 2ª feira para a MotoRover para teres uma ideia.

Para ver a correia, tens de tirar toda a protecção da correia, alinhar os 2 carretos em cima e depois tirar a roda e resguardo inferior para confirmar as marcas entre a polie da cambota e a marca no motor. Eu deixaria isso para a oficina mas mencionava a troca recente de correia de distribuição.

Ainda há mais uma hipótese para isso estar a acontecer... é estar tudo funcional mas não haver comunicação entre a ECU e a IACV, seja por cabo partido seja por defeito na ECU (também pode ser apenas o motor da IACV, que na tua até dá para mudar... mas não sei preços e o motor deve ser a parte mais cara...)

Vou deixar então a questão da correia para a oficina.. E vou ver se resolvo a questão do seguro e se 2ª feira contacto a MotoRover a saber preços principalmente da IACV. Entretanto também vou ver se encontro outra IACV ou assim para testar.. deve ser difícil mas não impossível.. Isto não poderá ter a ver com velas ou assim pois não? Já estou a ver é que vou gastar dinheiro a arranjar isto e não será pouco lamentavelmente [8b]

Outra questão, achas que devo retirar o tubo que vem do filtro de ar para a borboleta e verificar se a mesma se abre quando se dá ignição? Será que o problema não estará na borboleta não abrir para dar ar suficiente para o motor não ir abaixo? São supores apenas que não percebo nada disto mas como quando puxo por ele não vai abaixo, dá a ideia que até pode estar relacionado com a borboleta não estar a fornecer ar suficiente não? Eu quando a limpei, ela estava fechada a 100%. Mas não tinha dificuldades em abrir.. Fosse quando puxava o acelerador, fosse manualmente pelo cabo do acelerador.. A IACV devia controlar a abertura da borboleta quando o carro está parado ou assim? é a isso que te referes ao dizer do motor dela poder não estar bom causando assim uma má abertura da borboleta? Se achares que não há problema ligar o carro com o tubo de fora para ver se a borboleta se abre ou não, avisa que amanha testo isso..

Última edição:
Não é nada com a borboleta, eventualmente poderia alguém ter mexido no batente (posição fechada), mas não te recomendo a mexer muito nesse parafuso porque a IACV deveria compensar e isso parece não estar a acontecer.

Podes fazer uma outra coisa... trata-se de um motor passo-a-passo na IACV. Localiza o sensor de temperatura que tem 2 condutores e leva a informação à ECU (há um outro só com um condutor e que serve apenas para indicação de temperatura no tablier, este não interessa para nada!). Estão ambos à frente do motor no lado dtº, ligados numa peça metálica em T.

Liga a ignição, sem dar ao motor de arranque, só na 2ª posição da chave (desliga o rádio e a ventilação e procura um local silencioso), desliga esse sensor de temperatura que tem os 2 fios e escuta se ouves o motor da IACV a trabalhar. Volta a ligar o sensor e deverás ouvir novamente o passo-a-passo a mexer.

Se não ouvires nada... tira os 2 parafusos da IACV (só os de cima, da ficha) e saca o motor para fora (penso que já o fizeste no outro dia).

Volta a repetir tudo, ignição na posição 2, tirar a ficha do sensor de temperatura e repara se o veio do motor mexe ou não. Se não ouviste nem viste o motor a mexer... está aí a questão. Pode ser o motor em si ou falta de comunicação com a ECU (cabo ou a própria ECU no galheiro).

Podes ligar o motor com o tubo da IACV desligado mas vai ter um ralenti muito alto... tenta deixar apenas uma pequena fuga nesse tubo, mas é uma situação extremamente temporária! Podes usar um arame fino para provocar essa fuga de ar (um clip com a dobra para fora do tubo, de forma a que seja impossível ele ser aspirado para a admissão!)

Última edição:
WP_20141002_007.jpg
Referes-te a esses dois encaixes amarelos do lado direito? Caso contrário não sei bem onde estará esse T que referes.. Se forem esses amarelos qual deles desligo?
Quanto à IACV , eu quando a desmontei, tirei os 4 parafusos "dois em cima e os tais dois manhosos em baixo", e depois tirei outros dois parafusos que tinham anilhas que fixam a tal peça que mais parece um pistão com uma cabeça metálica"é isto o motor a que te referes?", que é onde liga a ficha, para limpar tudo.. Dizes que desmonte é essa parte onde ligo a ficha correcto?

IACV: tem os 4 parafusos que ligam ao corpo de admissão + os dois que ligam o motor passo-a-passo à válvula em si. Como isso já foi tudo limpo, basta separar o motor com a sua haste ou pistão do resto da válvula.

Os sensores de temperatura estão algures a meio da tua última foto, bem em baixo. Entre o filtro de ar e o tubo mais grosso de água/anticongelante.

Esses amarelos que referes são relés, deixa-os estar quietos. [:D]

Também pode ser o distribuidor mal regulado... mas se dizes que o motor desenvolve bem acima do ralenti... mas ainda assim é uma coisa a confirmar, mas isso é melhor na oficina... é preciso ver as marcas na cambota e usar uma lâmpada estroboscópica. Também se pode desapertar o distribuidor e experimentar o que acontece, rodando poucos graus de cada vez para um lado ou para o outro, mas não é o método mais correcto.

Pronto quanto ao IACV eu já sei o que é e quais os parafusos a tirar :p agora esses sensores não tou mesmo a ver :o Qual o aspecto deles? :x
Opa xD :sh) sabia la eu serem relés ou não, eu sou informático não pesco nada de mecânica e mesmo assim pesco mais graças a esta ultima semana com a vossa ajuda ahahahah xD :sh)
Eu quando andei com ele noto que só quando o motor ta parado faz isso do querer engasgar, e nao é sempre, e quando vai a ligar isso do ralenti como mostrei no video, ontem confirmei que ele msm quente faz isso mas nao vai abaixo mas quer engasgar.. Quando estou a andar com ele, ele puxa bem, e anda bem, tanto que nunca tive dificuldade em puxar pelo motor acima dos limites legais etc etc etc xD Portanto quando vai a arrancar puxo por ele para nao o mandar abaixo, meto a 2ª e nem sequer me lembro mais que isto acontece até ter de iniciar marcha com ele novamente "quando paro o carro e volto a iniciar a marcha" lol
Amanhã já confirmo se é a IACV e espero bem que seja para mal dos meus bens.. Que ao menos aí basta troca-la e fica resolvido..

Voltar
Superior