Roteiro das Francesinhas

As melhores francesinhas

As melhores francesinhas

Fiquei surpreendida com a francesinha do Cunha. Muito boa!

Gosto também do S. Nicolau e do Quintaos de Dume (Braga). Tem um quadro da Última Ceia com Jesus e os apóstolos a comer francesinhas!

A do Verso em Pedra, ainda não provei. pode ser que seja a próxima :)

Já agora, se quiserem encontrar as melhores francesinhas, visitem o www.francesinhas.pt Votem e comentem nas melhores (eu já fiz!)

Na semana passada fui ao Tapiara, nas Taipas (GMR):

Tapiara.jpg

A francesinha soube-me bem mas caiu-me mal, um bocado pesada. Prefiro o outro na rua ao lado, o Diplomata.

Última edição:
eu agora estou nessa zona, há mais alguma coisa de jeito por aí?

a francesinha parece um bocado escura (principalmente o molho), ou é da luz?

moço, como vai a vida, já agora? o spider, ainda não perdeu nenhuma peça? temos que combinar um café um destes dias.

Esse molho deve levar molho de soja (?), caldo de rabo de boi ou então uma boa quantidade de colorau/massa de pimentão para ficar assim escuro. Será por isso que "caiu mal"?
A outra hipotese é a fraca qualidade fotográfica[;)].

O que me faz alguma confusão, como parece ser o caso da francesinha em questão é o desarranjo da mesma. Para mim francesinha não é simplesmente acamar uns ingredientes em cima dos outros, formando uma amalgama de coisas que acabamos a comer quase em separado mal metemos a faca. E essa parece-me que é/foi assim.

Uma das que fiz ficou assim. Sempre tem outro arranjo á vista. E sabia bem!

Fotografia141.jpg

Última edição:
Já agora, se quiserem encontrar as melhores francesinhas, visitem o www.francesinhas.pt Votem e comentem nas melhores (eu já fiz!)

obrigadão. serve de complemento maior ao blog que eu descobri. [;)]

não sendo completamente certo, surgiu a oportunidade de ir amanhã a matosinhos comer 1 francesinha depois de uma operação comercial. será por volta das 9h30 da noite, um pouco tarde para quem no dia seguinte tem que acordar às 7h! [:D]

não querendo abusar da vossa paciência, aconselham algum destes em matosinhos (desde que seja barato)?

- café requinte

- ikea marshopping (sim, também faz referência no site!) [:D]

- restaurante ricardo

- cufra grill

- algum outro?

ah, direções precisam-se, a partir da rotunda das redes de peixe (aquela com a escultura vermelha, mesmo à entrada de matosinhos). [;)]

Dessas todas sem dúvida que o Requinte!
Da rotunda das redes segues em direcção ao centro de Matosinhos (julgo que há placas a indicar Câmara). Depois daí segues em direcção à Igreja do Sr. de Matosinhos e perguntas por lá (tens de virar a meio dessa Avenida à esquerda, onde conseguires ver uma escultura do mesmo lado no meio duma praceta).

esta semana fui ao requinte... estava a ver que tinha que chamar os bombeiros com o tanque de agua.... [:)]o molho está muuuuuito picante !!!

mas é bom [:D] [:p]

Sb

As minhas opiniões, a escolha é obvia [;)]

café requinte - Para mim a melhor francesinha de Sempre, Francesinha é no Café Requinte [br:)]

- ikea marshopping (sim, também faz referência no site!) [:D] - nunca provei, mas já me disseram que não era nada má, é bastante barata

- restaurante ricardo - grande em termos de dimeñsões, mas nada de especial

- cufra grill - Razovel, mas nada de especial e cara!

Já agora em Matosinhos também recomendo a do Motel Habanna é muito boa tendo em conta que nem é um restaurante, por acaso gostei bastante e não estava à espera que fosse tão boa

obrigadão. serve de complemento maior ao blog que eu descobri. [;)]

não sendo completamente certo, surgiu a oportunidade de ir amanhã a matosinhos comer 1 francesinha depois de uma operação comercial. será por volta das 9h30 da noite, um pouco tarde para quem no dia seguinte tem que acordar às 7h! [:D]

não querendo abusar da vossa paciência, aconselham algum destes em matosinhos (desde que seja barato)?

- café requinte

- ikea marshopping (sim, também faz referência no site!) [:D]

- restaurante ricardo

- cufra grill

- algum outro?

ah, direções precisam-se, a partir da rotunda das redes de peixe (aquela com a escultura vermelha, mesmo à entrada de matosinhos). [;)]

Concordo ali com o "libio"[:D]

A Cufra do edificio transparente não vale a visita. Mto mais fraca que a da Cufra original.

No Ikea não são nada de especial. Mto basicas, apesar de baratas. Se fores á zona da restauração do Marshoping, aí já tens um restaurante que faz francesinhas com carne de picanha. São bem jeitosas.
E depois, junto ao Marlounge, tens um bar que tb as faz, julgo que se chama "flying Scotsman" ou "deutchman" ou algo do género. Tambem eram mto razoaveis e com a mais valia de uma grande carta de cervejas estrangeiras, mesmo de pressão.

No Ricardo, para alem do molho ser desinteressante, a carne tb não costuma convencer. E mto pão.

A melhor desses é o Requinte. Reforço o que já ca disse algumas vezes: desde q o proprietario faleceu e o restaurante foi entregue aos filhos, a dita piorou. Tornou-se menos "caseira", mais industrial, continua generosa e com boa carne mas com molho exageradamente picante, por vezes. E, com um fino, vai para perto dos 10 euros, o que já é exagero, mas eles têm que pagar as obras... [:D]

Outra que nao referiste é a do café Fonteluz, mesmo em cima da rotunda Fonteluz, ao lado da Telepizza. O proprietario é mto simpatico, a francesinha é honesta, mais barata e tb com a mais valia de uma carta de cervejas generosa.

Em Leça, mesmo em frente ao mar, tens as do Al Forno. Apesar deles serem melhores nas pizzas, a francesinha não é nada má.

Ao lado da Câmara de Matosinhos, o restaurante Mauritania Real fazia dantes (já lá não vou ha mais de 1 ano) umas francesinhas com um bife fantastico (a carne lá em mto boa) mas que era desiquilibrada em termos globais e mto cara.

Última edição:
eu agora estou nessa zona, há mais alguma coisa de jeito por aí?

a francesinha parece um bocado escura (principalmente o molho), ou é da luz?

moço, como vai a vida, já agora? o spider, ainda não perdeu nenhuma peça? temos que combinar um café um destes dias.

Nas Taipas o local que gosto mais é o Diplomata. É também em frente à escola. Em Guimarães costumo ir ao Vira Bar, mas as últimas 2 não foram tão boas como costume. Falam bem do plaza mas não gostei por aí além.

Já ouvi boatos de boas casas em Moreira de Cónegos, à beira da Igreja, e algures em Riba D'ave mas ainda não sei o sítio exacto.

As minhas preferidas continuam a ser o Torres em Ermesinde e o São João em Canelas.

Quanto à do Tapiara, o molho era algo escuro mas talvez nas fotos pareça um pouco mais. Lembro-me que tem um travo algo amargo, mas não sei do que será.

O Spider continua de boa saúde, também só sai de vez em quando, e se estiver sol [:cool:] Apesar de ser FIAT ainda não está a perder peças, pelo menos que eu tenha reparado.

E agora se estás aqui mais por perto mais fácil fica combinar um cafézito. Pode-se combinar com o pessoal aqui de GMR, de certeza que alguns aderem a um mini encontro. [;)]

pessoal, acho mesmo que vou ao requinte. já ouvi comentários bons e maus, pode ser que tenha sorte. molho picante a mim não me aquece nem arrefece, eu bebo pouco. como é assim um bocado em cima da hora vou optar por este sítio, visto que saio de pertinho da rotunda das redes. além disso, mesmo com más mopiniões, foi o sítio mais falado. de qualquer forma, obrigadão a todos. sabeis sempre onde se pode comer! [;)]

bigdaddy, onde tu vais comer francesinhas! será que ela vinha acompanhada de um francês?

jfs, já comi no plaza e não me impressionou nada. o diplomata conheço o nome, vou ver se sei onde é. um dia destes dá-me 1 apitadela e combinamos qualquer coisa.

Ò cadito, então a tua impressão do Requinte, pá?

Hoje vou fazer uma análise mais detalhada a um dos botecos mais afamados como sendo onde melhores francesinhas se comem cá no Nourte, carago, o TAPPAS CAFÉ, perto do Arrabida Shop, ali para os lados do Candal.

Fácil de estacionar, nem que seja atrás do prédio, junto a escola primária.
Espaço pequeno mas agradável. Bancos corridos e almofadados. Por vezes colocam incenso a queimar, talvez para retirar o cheiro do forno a lenha. Mas é estranho pq ficamos com a sensação de entramos num restaurante indiano ou thai...[:p]

Já conheço o espaço há anos, é explorado por uma familia que sempre foi extremamente simpatica e atenciosa, mesmo quando está lotado. Ao contrário de outros locais que parecem que nos estão a fazer um grande favor em sermos atendidos...[8b]

Geralmente colocam umas azeitonas (bem boas!) e salsicha em molho de "pica-pau":confused::confused:. Supondo que 75% da malta vai lá comer francesinha que já leva salsicha, nao se percebe bem. É quase como comermos bolinhos de bacalhau de entrada quando pedimos como prato principal arroz de feijão e bolinhos de bacalhau...[:D]. Mas, prontos, é uma embirração minha.

Primeiro aspecto negativo: de Inverno é agradável lá ir. De Verão é um tormento. O espaço não tem ar condicionado e está com a porta quase sempre escancarada para haver algum "arejamento". Fui lá há umas noites atrás (estamos na Primavera), mais quente e era efectivamente dificil lá estar, pelo calor. Agora imaginem um forno a lenha a funcionar mesmo quase nas vossas barbas...
É optimo para levar amigas ( e eu confirmo, porque já o fiz) peitoralmente interessantes, pois vamos descansando os olhos no vale entre as farufas transpiradas e humidas[:p]. Mas dispenso um grupo de amigos a transpirar que nem porcos, enquanto emborcam a francesinha.:sh)

A francesinha é grande e satisfaz. Como em outros locais, peca por altura das fatias de pão ligeiramente acima do conveniente. Como o prato traz pouco molho, mesmo eu que nem sou adepto de muito molho, tenho que pedir mais senão a partir de determinada altura, o sabor do pão sobrepõe-se ao resto.
As batatas vem ao lado e não são congeladas o que é uma vantagem mas tb sou pouco amigo de batatas fritas.
Outro factor inexplicavel: das 2 ultimas X que lá fui, apesar de na ementa referir salsicha fresca, criola e linguiça, a ultima nunca apareceu na francesinha.:(
Sei que era ingrediente usado portanto, se mudaram a confecção, tem que mudar a descrição na ementa, para não "enganar" o cliente.
Fiambre, chourição razoavel e bom bife.

Agora a velha questão do forno a lenha: a cor da dita é invejavel, com um ar dourado e menos tostada que no Locanda. O queijo é de qualidade mas vem tb tostado e duro.
Pode haver quem goste, eu realmente não aprecio. É quase como comer uma pizza com o queijo duro. Gosto do queijo derretido, a fazer fio quando cortamos a garfada e isso só acontece nas zonas de lado da francesinha, não tostadas.
O molho não desilude mas também não impressiona. É normal, liquido, e pouco condimentado.

Por fim o preço: 11 euros por uma francesinha, caneca de cerveja e café. Acho caro, mesmo com a mais valia de oferecerem a aguardente fresquinha no final, que cai mto bem para quem gosta.

Há que perceber que os ingredientes que compôem a francesinha não são caros. Esta nem leva ovo e o bife é geralmente menor que num prego ou bitoque, por exemplo. O tempo empregue na confecção e gasto de energia tb é pequeno (não é como fazer um assado ou cozido).

11 euros dá certamente um lucro de mais de 200% o que é um exagero, a meu ver.

Na semana passada fui ao Tapiara, nas Taipas (GMR):

Tapiara.jpg

A francesinha soube-me bem mas caiu-me mal, um bocado pesada. Prefiro o outro na rua ao lado, o Diplomata.
A do Tapiara não é nenhuma especialidade enquanto francesinha, mas a qualidade dos ingredientes é excelente. Para comer um bom bife não há tasco como esse.

Voltar
Superior