[Sociedade] Ricofobia Portuguesa!

Tanta generalização no artigo e no tópico.
E sim o artigo é altamente preconceituoso e escrito de forma a ser consumido rapidamente e sem pensar muito.

Há tantas outras variáveis que explicam a tal ricofobia, que em meu entender não o é (ricofobia). Como é que não haveríamos de aspirar ser ricos? se não o desejássemos poderíamos todos ir para uma daquelas comunidades autossuficientes que não valoriza o dinheiro, mas infelizmente, o dinheiro contrariamente ao que muitos apregoam, traz felicidade.
Dizia o autor que muitos ficam acomodados lá no bairro, pois, haveríamos todos de tentar ser ricos incessantemente durante toda a nossa vida que haveriam de certeza os mesmos ricos que hoje existem, simplesmente não há oportunidades para toda a gente e alguns resignam-se à sua própria realidade e com a sua razão apontam o dedo a quem não lhes permite sequer tentar ser rico para além de uma chave no euromilhões.

Vejo muitas vezes textos deste género a classificar os Portugueses, a meter os Portugueses todos num saco, faz-me muita confusão, até porque quem escreve os textos é sempre alguém que confirma a regra, a exceção.

É óbvio que nascer rico facilita imenso a vida. E, por razões mais que óbvias, também não conheço muitos ricos adeptos da mobilidade social.

No fundo há uma certa tendência para o conservadorismo por parte de quem tem uma situação confortável, porque há muito a perder com "aventuras".

Do outro lado da "barricada" estão os mais irrequietos e progressistas que básicamente têm pouco risco porque têm pouco a perder.

O que eu gostava mesmo era que houvesse igualdade de oportunidades. Não há ! Mas já foi bem pior.

No fundo há uma certa tendência para o conservadorismo por parte de quem tem uma situação confortável, porque há muito a perder com "aventuras".

Do outro lado da "barricada" estão os mais irrequietos e progressistas que básicamente têm pouco risco porque têm pouco a perder.

O que eu gostava mesmo era que houvesse igualdade de oportunidades. Não há ! Mas já foi bem pior.

Olhando para história da democracia Portuguesa não consigo encontrar um momento pior que o atual.

edit. Olhando por exemplo para a emigração, em 2013 emigraram mais Portugueses do que no Boom dos anos 60. Isto Quer dizer muitas coisas, mas entre elas há claramente uma falta de oportunidades e mais que isso uma desigualdade de oportunidades pois no mesmo ano de 2013, há noticias de pessoas a aumetarem consideravelmente as suas fortunas.

Última edição:
Olhando para história da democracia Portuguesa não consigo encontrar um momento pior que o atual.

A História da democracia cá é bastante recente, só tem 40 anos.

Mas creio que é mais fácil hoje alguém ascender na classe social do que era no inicio da nossa muito jovem democracia.

O que é para ti haver igualdade de oportunidades? Desde o património genético, ao meio envolvente, tudo condiciona a vida de uma pessoa, nem mesmo um par de gémeos idênticos terão oportunidades iguais!

O que é para ti haver igualdade de oportunidades? Desde o património genético, ao meio envolvente, tudo condiciona a vida de uma pessoa, nem mesmo um par de gémeos idênticos terão oportunidades iguais!
Não aprofundando muito o assunto (porque não tenho tempo): Igualdade de oportunidades é na vida de todos surgirem as mesmas oportunidades, que depois são aproveitadas consoante as capacidades de cada um.

Para isso seria também importante que todos tivessem, tanto quanto possível, acesso a mesma qualidade educativa, a educação é o melhor forma de tornar todos mais iguais na sua capacidade de aproveitar oportunidades.

Não aprofundando muito o assunto (porque não tenho tempo): Igualdade de oportunidades é na vida de todos surgirem as mesmas oportunidades, que depois são aproveitadas consoante as capacidades de cada um.

Para isso seria também importante que todos tivessem, tanto quanto possível, acesso a mesma qualidade educativa, a educação é o melhor forma de tornar todos mais iguais na sua capacidade de aproveitar oportunidades.

O que é uma utopia tremenda, basta pensarmos um bocadinho no assunto que chegaremos à conclusão, que a não ser que todos os recém nascidos nasçam dos mesmos pais, vivam no mesmo meio, tenham os mesmos professores e os mesmos amigos, etc, nunca as oportunidades serão iguais.

A História da democracia cá é bastante recente, só tem 40 anos.

Mas creio que é mais fácil hoje alguém ascender na classe social do que era no inicio da nossa muito jovem democracia.

Discordo: A carga fiscal que existe em Portugal dificulta imenso a poupança necessária para investimento futuro...

Há uns anos perguntei ao meu pai qual foi o salário do primeiro emprego dele - como ajudante de electricista / administrativo -em 1984 ou 85.
Fizemos as contas de quantos salários desses eram precisos para, na altura, comprar um T2 nos arredores de lisboa e comparando com o salário médio para um electricista hoje e o preço das casas.

Chegámos á conclusão de que nos anos 80 eram precisos muitos menos salários para pagar uma casa, um carro, etc etc.

O meu avô conta uma história parecida: Antes de abrir negócio trabalhava numa loja e - com a mulher em casa - levava uma vida completamente inacessível a um empregado de balcão de hoje em dia...

Última edição:
Desde o património genético...
...a não ser que todos os recém nascidos nasçam dos mesmos pais...
Nada mais errado.

[h=3]1. So Close and Yet So Different[/h]Nogales, Arizona, and Nogales, Sonora, have the same people, culture, and geography. Why is one rich and one poor?
[h=3]2. Theories That Don't Work[/h]Poor countries are poor not because of their geographies or cultures, or because their leaders do not know which policies will enrich their citizens
[h=3]3. The Making of Prosperity and Poverty[/h]How prosperity and poverty are determined by the incentives created by institutions, and how politics determines what institutions a nation has

Table of Contents - Why Nations Fail by Daron Acemoglu and James Robinson

Fácil de entender:

1zt4qs.jpg

Portugal foi dos países onde o peso do rendimento dos 1% mais ricos mais cresceu

Comparação entre 18 países, feita pela
OCDE para o período entre 1981 e 2012, coloca
Portugal apenas atrás dos EUA e do Reino Unido. Entre 1976 e 1981, o peso dos mais ricos no rendimento tinha descido

http://www.publico.pt/economia/noticia/portugal-foi-dos-paises-onde-o-peso-do-rendimento-dos-1-mais-ricos-mais-cresceu-1634142#/0

Afinal parece que Portugal é efectivamente um país cada vez mais desigual...
Precisamente.

Não se trata de medo dos ricos, mas de aversão à corrupção.

Discordo: A carga fiscal que existe em Portugal dificulta imenso a poupança necessária para investimento futuro...

Há uns anos perguntei ao meu pai qual foi o salário do primeiro emprego dele - como ajudante de electricista / administrativo -em 1984 ou 85.
Fizemos as contas de quantos salários desses eram precisos para, na altura, comprar um T2 nos arredores de lisboa e comparando com o salário médio para um electricista hoje e o preço das casas.

Chegámos á conclusão de que nos anos 80 eram precisos muitos menos salários para pagar uma casa, um carro, etc etc.

O meu avô conta uma história parecida: Antes de abrir negócio trabalhava numa loja e - com a mulher em casa - levava uma vida completamente inacessível a um empregado de balcão de hoje em dia...

Isso é mais que evidente. Antigamente carros e motas pagavam-se a pronto, e o pessoal não precisava poupar muito mais de um ano.

O meu pai comprou a primeira mota dele nova com 15 anos apenas com o dinheiro de horas extra, e assim que tirou a carta comprou um mini novo com o que conseguiu poupar num ano...Se eu poupar o meu salário todo durante um ano deve dar para metade de um carro e ele ganhava menos que eu em proporção ao salário minimo...

Gostava de fazer uma pergunta simples.
Leiam metade dos comentarios destas paginas e perguntem a voces com sinceridade se nao sentem um tremendo sentimento generalista de Ricofobia ?

Atencao que nao sou rico (infelizmente) , mas nao deixo de reparar o modo como tantos de voces coloca em segundo plano o esforço e dedicacao de algumas pessoas. Claro que "padrinhos" e cunhas fazem a diferença, mas consegue-se ambicionar mais que uma vida simples, mesmo nascendo em portugal como cidadao comum...Se o nao conseguem vêr teem um tremendo problema nos olhos. Embora entenda que seja um problema grave do portugal profundo (que infelizmente conheço). Conheço muita gente desde berço criada e educada para nao serem ninguem... Mas é mesmo essa cultura que dao desde pequeno aos filhos. Para muitos pais ambiçao é uma doença. Alias em terras pequenas mal aparece o periodo a algumas garotas que metem-lhes na cabeça em engravidar para conseguirem ir buscar mais alguns trocos ao estado... Onde estou a viver muitas muidas novas (e bonitas) foram educadas para serem assim. Nao teem culpa. Nao conheceram outros horizontes

Última edição:
Nada mais errado.

1. So Close and Yet So Different

Nogales, Arizona, and Nogales, Sonora, have the same people, culture, and geography. Why is one rich and one poor?
2. Theories That Don't Work

Poor countries are poor not because of their geographies or cultures, or because their leaders do not know which policies will enrich their citizens
3. The Making of Prosperity and Poverty

How prosperity and poverty are determined by the incentives created by institutions, and how politics determines what institutions a nation has

Table of Contents - Why Nations Fail by Daron Acemoglu and James Robinson

Nada a ver...

Última edição:
Isso é mais que evidente. Antigamente carros e motas pagavam-se a pronto, e o pessoal não precisava poupar muito mais de um ano.

O meu pai comprou a primeira mota dele nova com 15 anos apenas com o dinheiro de horas extra, e assim que tirou a carta comprou um mini novo com o que conseguiu poupar num ano...Se eu poupar o meu salário todo durante um ano deve dar para metade de um carro e ele ganhava menos que eu em proporção ao salário minimo...

Infelizmente só pode engolir essa história quem não viveu esses tempos.

Deixa-me ver... nasci em 68... cresci e comecei ater a noção das coisas nos 70/80... e concordo que antigamente se pagava mais a pronto e se poupava mais e mais rápido.

Vais corrigir a minha realidade?

A tua realidade pode não ser a "realidade geral". Só para te dar um exemplo: casei em 1985 e nessa época havia cerca de 1 milhão de automóveis ligeiros em portugal, hoje deve haver uns 5 milhões. Só por aí se pode ver a dificuldade que havia em relação a hoje para ter um carro.

Voltar
Superior