Reprogramação Centralina

Errado. O ganho de binário diminui o consumo nos mesmos regimes....

Já agora:
Umas definições,

Subviragem é quando se atinge um muro com a frente do carro.

Sobreviragem é quando se atinge o muro com a traseira do carro.

Potência é quão depressa se atinge o muro.

Binário é quão longe se consegue empurrar o muro.

Não tem nada a haver com o tópico...excepto a parte do binário....

Então e onde se vai buscar binário ?

Correcção: Potência não é velocidade, é a energia gasta no processo de criação de movimento para o qual é necessário torque (binário).

Portanto segundo os vossos relatos, o ganho de potência diminui o consumo nos mesmos regimes, portanto onde entra a diferença ?

Não, o que acontece é que podemos andar com uma mudança acima, e ai , apesar do aumento de consumo por rotação, iremos a uma rotação mais baixa, reduzindo assim o consumo total.

Não, o que acontece é que podemos andar com uma mudança acima, e ai , apesar do aumento de consumo por rotação, iremos a uma rotação mais baixa, reduzindo assim o consumo total.

É que estão aqui uns mecânicos e engenheiros, então porque não metem o binário máximo ás 1000 rpms, assim o carro nunca consumia mais que o normal ao relanti. Então mas o que tem a ver as mudanças com o consumo.

É que estão aqui uns mecânicos e engenheiros, então porque não metem o binário máximo ás 1000 rpms, assim o carro nunca consumia mais que o normal ao relanti. Então mas o que tem a ver as mudanças com o consumo.

Fonix!!!

Achas que um carro a fundo (por ex), para a mesma rotação, gasta o mesmo em 2º, 3º, 4º etc??? Basta olhar para um CB!! Lembra-te que o consumo é litros por 100km! logo se vais a diferentes rotação e à mesma velocidade. obviamente que o consumo não é o mesmo ( para o motor com a mesma carga)!

Fonix!!!

Achas que um carro a fundo (por ex), para a mesma rotação, gasta o mesmo em 2º, 3º, 4º etc??? Basta olhar para um CB!! Lembra-te que o consumo é litros por 100km! logo se vais a diferentes rotação e à mesma velocidade. obviamente que o consumo não é o mesmo ( para o motor com a mesma carga)!

[:)][:)][:)]

Isto é só gente que percebe de mecânica, hehehhe.

Meu amigo, o acelerador não é uma torneira que regula o caudal de combustível que entra no motor, experimenta o seguinte, mete o motor em ponto morto ás 4500 rpms e verifica quanto gasta no CB, depois vai para a estrada e mete numa 2 ou 3 ª e chega na mesma ás 4500 rpms, se o CB indicar o mesmo consumo, vai à concecionária e manda tirar o display do CB porque ele não está ai a fazer nada.

Claro que o motor ir a maior rotação gasta mais por cada 100 kms, mas a diferença está no próprio consumo do motor para se fazer rodar a ele próprio, o motor gasta sempre esteja a fazer força nas rodas ou não, o gasto de fazer rodar aquele aglomerado de peças movéis não é tão pouco quanto isso, dou-te razão por causa deste aspecto, mas a diferença é muita pouca. Se o carro anteriormente precisava de 3ª para subir e ia a por exemplo a 3500 rpms, e agora em 4 ª vai a 2500 rpms por exemplo, a força que ele vai a dar ás rodas é a mesma, já que o peso e inclinação da subida é a mesma, portanto ele vai a menos rotação, mas o combustivel que vai a entrar para a mesma rotação é muito mais, a diferença de consumo por rotação menor é insignificante, tão pouca que os fabricantes pouco se preocupam com ele. A preocupação deles em reduzir a rotação de mais binário e também em reduzir o atrito que também será menor, e a consequência disso é o aumento de vida e rendimento do motor, mas nada tem a ver com o consumo.

Uma reprogramação nao é algo onde teremos que andar com o acelerador a fundo armado em picanço (...) faço exactamente a mesma conduçao que tinha antes, a unica diferença é que eu quiser pisar (...) o carro dispara como nao disparava antes.

Ora aqui está um texto que explica o que muitos ainda não conseguiram encaixar.

No meu carro, com repro, o consumo era cerca de 1l mais baixo.

E como era a condução para o fazer esse mesmo consumo, igual ?
Como sabes que fazia um litro a menos ?
E já agora falas como já não tivesses, se fazia menos consumo porque retiras-te ?

Se isso resulta porque não vendes-te a ideia à marca, eles provavelmente davam-te uns belos milhares de euros pela solução.

E como era a condução para o fazer esse mesmo consumo, igual ?
A condução é igual. A diferença é que antes ele se punha nos 120/140 sem qq problema e agora para chegar aos 140 borra-se todo.
Como sabes que fazia um litro a menos ?
Porque felizmente sei fazer contas! [:D]
E já agora falas como já não tivesses, se fazia menos consumo porque retiras-te ?
Porque vou vender o carro.
Se isso resulta porque não vendes-te a ideia à marca, eles provavelmente davam-te uns belos milhares de euros pela solução.
Porque sou egoísta! [:)]

A condução é igual. A diferença é que antes ele se punha nos 120/140 sem qq problema e agora para chegar aos 140 borra-se todo.
Porque felizmente sei fazer contas! [:D]
Porque vou vender o carro.
Porque sou egoísta! [:)]

Portanto és mais um que descobriu o Santo Graal que os fabricantes procuram, e não queres beneficiar ninguém com isso, até podes vender o carro com um adicional e mesmo assim não queres. [:)][:)][:)]

Boas , tenho repro num bloco 1.9 tdi (vw) que de origem tinha 130 cv (não medi antes da repro , logo não sei se tinha ou não) após muito ponderar decidi fazer à cerca de 1 ano (30000 km) .

Antes de fazer , disse a quem a reprogramou que não queria como é normal rebentar material (repro fiável ) e não queria fazer muito fumo .

Pois bem esses dois parâmetros foram respeitados , agora tenho uma carrinha muito mais forte em todos os regimes , se conduzir a velocidades moderadas e estabilizadas em AE o consumo é menor , mas claro torna-se difícil conter o pé , sabendo que de cada vez que se pisa ela dá um disparo fenomenal .

Como já foi dito atrás , tenho uma carrinha com cerca de 1500 kg , em que posso andar a "pastelar" , mas se pretender fazer uma ultrapassagem em segurança e rapidez os cv estão lá .

Em relação aos problemas , sabia de antemão que eles poderiam surgir , então antes da repro fiz limpeza do sistema de admissão , EGR , Radiadores , bem como uma revisão ao turbo . Sei que a minha embraiagem já teve melhores dias , mas se houver alguns cuidados básicos , podemos ter momentos de prazer com uma simples repro .

Este é o meu testemunho . e como tal vale o que vale .

Abraço [;)]

[:)][:)][:)]

Isto é só gente que percebe de mecânica, hehehhe.

Meu amigo, o acelerador não é uma torneira que regula o caudal de combustível que entra no motor, experimenta o seguinte, mete o motor em ponto morto ás 4500 rpms e verifica quanto gasta no CB, depois vai para a estrada e mete numa 2 ou 3 ª e chega na mesma ás 4500 rpms, se o CB indicar o mesmo consumo, vai à concecionária e manda tirar o display do CB porque ele não está ai a fazer nada.

Claro que o motor ir a maior rotação gasta mais por cada 100 kms, mas a diferença está no próprio consumo do motor para se fazer rodar a ele próprio, o motor gasta sempre esteja a fazer força nas rodas ou não, o gasto de fazer rodar aquele aglomerado de peças movéis não é tão pouco quanto isso, dou-te razão por causa deste aspecto, mas a diferença é muita pouca. Se o carro anteriormente precisava de 3ª para subir e ia a por exemplo a 3500 rpms, e agora em 4 ª vai a 2500 rpms por exemplo, a força que ele vai a dar ás rodas é a mesma, já que o peso e inclinação da subida é a mesma, portanto ele vai a menos rotação, mas o combustivel que vai a entrar para a mesma rotação é muito mais, a diferença de consumo por rotação menor é insignificante, tão pouca que os fabricantes pouco se preocupam com ele. A preocupação deles em reduzir a rotação de mais binário e também em reduzir o atrito que também será menor, e a consequência disso é o aumento de vida e rendimento do motor, mas nada tem a ver com o consumo.

Irra que é burro!
Reparaste que eu dei como exemplo com acelarador a fundo!!!???

E que é que agora tem a mania que sabe de mecanica???
Com que então o atrito do motor representa a maior parte do consumo??? NÃO!!!
O consumo do atrito será representado pelo acelarador necessario para elevar a rotação até à rotação pretendida, sem mudança engrenada.

AGORA: O consumo instantaneo de um motor e para a mesma rotação+carga de acelarador é o mais ou menos o mesmo( dependem (mas pouco) tambem de temperatura, humidade altitude, etc).
Então temos então 'x' litros por explosão! numa certa rotação e posição do acelarador.Agora, tens de transformar: Multiplica pela rotação (metade) e transforma rotação em kilometros percorridos (e aqui entra a relação de caixa+diferencial) e tens o consumo em L por 100km.(é só fazer as contas) :). Isto é Fisica meu caro (e o grau academico aqui ajuda).

Agora se o carro não tiver força para manter a velocidade com essa mudança e posição do acelarador, ai é outra historia. se acelarares mais vai gastar mais... :)

Eu continuo a dizer a mesma coisa, é com tópicos destes que vemos que os fabricantes não percebem nada daquilo que fazem e em Portugal temos técnicos muito bons que fazem coisas que até parecem milagres. Não entendo como não existem boas marcas portuguesas, é incrível, ou pelo menos porque não metem esses piratas de software que mexem nas microcontroladores das centralinas a trabalharem para as marcas e assim reduzir a dependência de combustíveis. Não estou a brincar, estou mesmo a falar sério, se é como dizem então porque não aproveitar essas oportunidades, este ultimo relato conta que baixou o consumo em 1 litro, conduzindo da mesma maneira claro.

Eu continuo a dizer a mesma coisa, é com tópicos destes que vemos que os fabricantes não percebem nada daquilo que fazem e em Portugal temos técnicos muito bons que fazem coisas que até parecem milagres. Não entendo como não existem boas marcas portuguesas, é incrível, ou pelo menos porque não metem esses piratas de software que mexem nas microcontroladores das centralinas a trabalharem para as marcas e assim reduzir a dependência de combustíveis. Não estou a brincar, estou mesmo a falar sério, se é como dizem então porque não aproveitar essas oportunidades, este ultimo relato conta que baixou o consumo em 1 litro, conduzindo da mesma maneira claro.

Ok, ok... És um mauzão! [:D] Apanhaste-me! Não conduzo da mesma maneira... Se com a repro não tinha que pisar a fundo para andar a 140, agora tenho... se com a repro tinha uma excelente resposta em baixas, agora não tenho... se com a repro fazia 820 kms com 45 l, agora com os mesmos 45 l faço 700... Ah, o gasóleo é sempre colocado na mesma bomba.

Aqui há gato, hein!!! [:)]

Irra que é burro!
Reparaste que eu dei como exemplo com acelarador a fundo!!!???

Um pouco de educação não faz mal a ninguém.

E que é que agora tem a mania que sabe de mecanica???
Com que então o atrito do motor representa a maior parte do consumo??? NÃO!!!
O consumo do atrito será representado pelo acelarador necessario para elevar a rotação até à rotação pretendida, sem mudança engrenada.

Não percebi muito bem, mas acho que estamos a falar do mesmo.

AGORA: O consumo instantaneo de um motor e para a mesma rotação+carga de acelarador é o mais ou menos o mesmo( dependem (mas pouco) tambem de temperatura, humidade altitude, etc).
Então temos então 'x' litros por explosão! numa certa rotação e posição do acelarador.Agora, tens de transformar: Multiplica pela rotação (metade) e transforma rotação em kilometros percorridos (e aqui entra a relação de caixa+diferencial) e tens o consumo em L por 100km.(é só fazer as contas) :). Isto é Fisica meu caro (e o grau academico aqui ajuda).

Agora se o carro não tiver força para manter a velocidade com essa mudança e posição do acelarador, ai é outra historia. se acelarares mais vai gastar mais... :)

Isso é física, mas o motor não funciona assim, sabes que a rotação de maior rendimento não é a máxima, mas sim cerca de 35-40 % do máximo, é para isso que serve aquela especificação de Binário Máximo ás X rpms, quando ele estiver nesta rotação e acelerado a fundo ele tem o máximo de força possivel, já disse lá atrás, o torque não tem nada a ver com a rotação.

A caixa de velocidades é usada para permitir o uso do torque máximo do motor, que se situa num Diesel a 35-40 % da rotação máxima, e num gasolina cerca de 65-70 % da máxima. Além disso sem caixa nunca conseguias atingir a velocidade que o carro atinge, isto porque sem ela para arrancares tinhas de meter em esforço a embraiagem e atingias pouca velocidade com a rotação máxima, infelizmente os motores de combustão são muito pouco rotativos e dai nunca funcionariam sem caixa em veículos. A caixa serve para isto essencialmente, não pelo consumo, que acaba por reduzir é claro, porque aproveitamos melhor a faixa de rendimento de torque máximo do motor.

Há quem faça mapas por medida...há quem leia os mapas de origem e os modifique, fazendo antes a backup dos mapas da centralina. EXEMPLO: quem me fez a repro, fez após um teste de potência, pegou nos mapas de origem e modificou à minha frente! Ajustou o binário para o que pedi. MAIS: WTCC...há 2 anos no Porto! Alguém pegou num BMW e foi a esse banco de potência e afinou a gestão electrónica entre dois bitaites e um jola. O carro não era do WTCC...mas de um piloto internacional bem conhecido. AZAR né?

Voltar
Superior