Sem duvida que nesta situação preferia sempre o que já traz 130 de origem, que os tem com maiores níveis de fiabilidade, embora não duvide que o de 105 reprogramado fique a andar mais que o de 130. Não se esqueçam é que também se pode reprogramar o de 130 para uns 150 ou 160 mantendo os mesmos níveis de fiabilidade do de 105 repro.
Vou contar a minha experiência (porque aconteceu comigo, não li em lado nenhum!!!!).
Tive até à pouco tempo uma astra 2.0 dti comprada com 130mil km comprada ao mesmo tempo que a minha namorada comprou o seu Corsa 1.7 dti com 100mil km.
Depois de andar um ano com o carro já andava farto de sentir o carro fraco em certas situações, e fiz uma repro. Foi da noite para o dia[kiss][kiss]. Levei outro carro para casa[kiss].
Pedi especificamente ao programador para aumentar a resposta em baixas e fumo nem pensar.. Andei 4 anos assim e com todos os tipos de condução (ás vezes andava a esticar), sempre com vários cuidados que muita gente não tem e que são importantes em qualquer carro, reprogramado ou não, como nunca puxar a frio; deixar o carro trabalhar uns segundos ao ralenti antes de desligar (mesmo que não tenha andado a fundo); revisões a tempo e sempre com óleo do melhor (no meu caso Castrol EDGE) e já agora não fazer muitos kms a fundo na AE..
Até hoje nunca deu problemas nenhuns!!!! Agora não é meu, mas ainda mora cá em casa.
O corsa da minha namorada levou a repro porque ela queixava-se muito da falta de força nas subidas de AE, para não falar até ás 2000 rpm..
Na 1ª repro que levou ficou um canhão, mas deitava fumo e a embraiagem não aguentava (o que não significa que estava gasta, simplesmente não aguentava tanto binário e patinava). Então foi reduzida a potência e ficou 5 estrelas. Nada de fumo e nada de patinanço.
Mais uma vez um caso de sucesso. Nada de problemas e muita satisfação.
Os consumos não se alteraram.
Há para aqui quem diga que fazer repro é xunning... acham mesmo???!!!
Eu sou completamente anti-xunning, mas uns cavalitos a mais no carro só trazem é conforto; segurança; economia (em alguns casos) e muito mais prazer de condução quando se quer dar uso aos cavalos.
Ahh, e outra coisa, só tu é que sabes que tens mais cavalos debaixo do pé!!!!! Isso de xunning não tem nada[

][

] Agora se usares um boné do benfica ou da galp virado para trás (ou para a frente)
aí ninguém te safa, mesmo que tenhas o carro stock!!
][

]