Reprogramação Centralina

O saxo 1.5d não pode ser reprogramado. Esse motor saiu com 2 bombas injectores diferentes, as primeiras unidades eram Lucas e as mais recentes eram Bosch.

Ambas são mecânicas e como tal não há reprogramação possível. O que podes fazer é dar um pouco de mais débito e/ou avanço. Não esperes milagres mas nota-se bem a maior disponibilidade do motor. A bomba Bosch é mais fácil de afinar do que a Lucas, mas em qualquer dos casos deves ir a um mecânico de confiança fazer o serviço, se inventares e estragares a bomba é um tombo jeitoso [;)]

simpático, ó Supermantorras... [8b]

assim como tiveste dificuldades em fazer passar a mensagem, estou a ver que tiveste mais dificuldade ainda em entender a minha pergunta sobre o facto de se desligar a bateria... :sh) [8b]

Só questionei porque, TAL COMO TU, nunca tinha ouvido algo sobre o desligar da bateria, daí SER LEGÍTIMA a minha questão sobre o que motiva o desligar da bateria, e se dá barraca!

Compreendeste agora que NÃO ESTAVA NA PALHAÇADA??

Felizmente alguém sabedor destas coisas, e com um raciocínio capaz que lhe possibilitou entender as dúvidas e questões colocadas, respondeu simples e directo:

apr:)
Obrigado.

Eu percebi a pergunta, enganei-me foi na resposta. Já fiz o esclarecimento devido (espero eu) por PM.

E só para que este meu post não seja completamente inútil para os restantes frequentadores do fórum, sempre vou dizendo que o A3 continua um espectáculo depois da repro :)

Tenho no entanto uma dúvida de iniciado: enquanto fazia a A8 no fim de semana reparei que mesmo quando ia a cerca de 190 km/h o carro estava a pedir mais, mas eu retraí-me um pouco estava quase a atingir o redline. A dúvida é esta, há algum perigo em atingir o redline? Ou o perigo apenas existe se eu fizer esse tipo de condução durante muito tempo?

Muito Obrigado, fiquei esclarecido... por ventura depois de saber um pouco mais a cerca do meu motor, penso que o melhor tenho fazer é estar quieto, pelo que vejo ganha-se pouca potencia e custo são elevados, e quem sabe num fuuro proximo problemas mecanicos.
[;)]

Viva.
Eu tb tive um 1.5d, neste caso um 106, e de facto a única maneira de ter um pouco mais de alma é efectuar o avanço da bomba. De qq maneira, este motor já tem centralina, mas de nada serve reprogramá-la para obter mais rendimento, sendo preferível dar um toque na bomba injectora.
Lembro-me de, á época, existir um rapaz com um Saxo 1.5d mexido pelo TuningOnLine, que disponibilizou um teste de potência do motor dele, mexido, repito, onde a cavalagem se manteve igual, mas o binário passou dos 95Nm para os 111Nm, com uma linha muito constante (quase recta) em toda a gama de rotações.

Posso adiantar também que caso queiras então mexer na bomba, faz isso junto de quem saiba, pois a mim aconteceu-me que o meu carro estava full stock, foi à IPO e chumbou pelos fumos, levei ao mecânico e ele mexeu na bomba para injectar menos combustível e fazer menos fumo, e o que é facto é que conseguiu! Mas á custa de perder toda a força e custar muito a desenvolver, além de ficar com o ralenti instável [8b]
Conclusão: não conseguiu voltar a por aquilo como estava, e só não me chateei mais porque por acaso vendi o carro passado um mês!

Por isso cuidado a mexer na bomba..

Eu percebi a pergunta, enganei-me foi na resposta. Já fiz o esclarecimento devido (espero eu) por PM.

E só para que este meu post não seja completamente inútil para os restantes frequentadores do fórum, sempre vou dizendo que o A3 continua um espectáculo depois da repro :)

Tenho no entanto uma dúvida de iniciado: enquanto fazia a A8 no fim de semana reparei que mesmo quando ia a cerca de 190 km/h o carro estava a pedir mais, mas eu retraí-me um pouco estava quase a atingir o redline. A dúvida é esta, há algum perigo em atingir o redline? Ou o perigo apenas existe se eu fizer esse tipo de condução durante muito tempo?

Red line significa mais rotação. Mais rotação significa mais desgaste sobretudo num diesel. No entanto, uma vez por outra n estraga logo. O pior é que uma vez ai chegado, n queres outra coisa e vais ter a tentação de ou levar as rpm ate ao red line mais vezes ou manteres as rpm nessa faixa durante mais tempo.

O saxo 1.5d não pode ser reprogramado. Esse motor saiu com 2 bombas injectores diferentes, as primeiras unidades eram Lucas e as mais recentes eram Bosch.

Ambas são mecânicas e como tal não há reprogramação possível. O que podes fazer é dar um pouco de mais débito e/ou avanço. Não esperes milagres mas nota-se bem a maior disponibilidade do motor. A bomba Bosch é mais fácil de afinar do que a Lucas, mas em qualquer dos casos deves ir a um mecânico de confiança fazer o serviço, se inventares e estragares a bomba é um tombo jeitoso [;)]

Existe reprogramação possivél num dos motores, tenho o motor em causa e fui à bosch sabê-lo, o avanço à injecção num dos casos é electromecânico, claro que não compensa a reprogramação nem aumento de débito, nesse motor não vale a pena mexer.

Existe reprogramação possivél num dos motores, tenho o motor em causa e fui à bosch sabê-lo, o avanço à injecção num dos casos é electromecânico, claro que não compensa a reprogramação nem aumento de débito, nesse motor não vale a pena mexer.

Só será reprogramável se algumas compensações forem controladas pela centralina, como o arranque a frio etc. Mas essas compensações não permitem uma gama de afinações muito reduzida que não pode ser comparada ao de uma afinação mecânica.

Quanto ao não valer a pena mexer, é sempre relativo. No que pude acompanhar com esse motor, no caso em questão montado num AX, os resultados foram bastante notórios, permitindo manter mudanças mais altas com maior facilidade. E com consumos de 5L/100km.

Eu fazia já, sem remorsos nem preocupações sequer. Especialmente devido ao motor que tens que é o mais provado, testado e comprovado no que diz respeito a reprogramações. Desde que não te atires para valores estúpidos tás na boa.

Vais ter um pouco mais de desgaste, mas a diferença é irrisória. A não ser que andes sempre no prego... aí vais notar qq coisa.. de certeza.

Se tiveres uma condução normal e cuidados que são obrigatórios em qq carro (repro ou não), não te vai dar problemas. Pelo menos relativos à repro... Não há nenhum carro que nunca dê nenhum problema.

Os carros quando vêm de fábrica estão preparados para levar com todo o tipo de maus-tratos que muita gente lhes dá todos os dias.

Têm que trabalhar com combustíveis de várias qualidades, sendo que o nosso é o melhor que há (Europa).

Têm que ser fiáveis a temperaturas muito baixas e muito altas (depende do pais em que circulam). A nossa é amena.

Têm que respeitar normas anti-poluição cada vez mais restritas.

E ainda têm que suportar óleos de menor qualidade.

EU fazia já[;)]

Concordo plenamente. Esse motor já deu provas de ser do mais fiável que há.

Mais 20% de potência e mais uns 30% de binário, quase de certeza que é garantido numa reprogramação, e isso são valores perfeitamente dentro das capacidades do motor.

É claro que, e isso é preciso ter em consciência, não se deve andar sempre no máximo que o carro dá, por causa do desgste dos componentes mecânicos, e tem de se ter mais alguns cuidados que a maior parte da malta que tem motores turbo-diesel não reprogramados normalmente não tem como:

- Antes de desligar o carro deixa-lo ao ralenti durante alguns minutos.

- Depois de andar um periodo de tempo a esticar o carro, e antes de parar, andar uns dez minutos a meio gás.

- Não esticar durante longos periodos de tempo.

- Usar gasóleo de qualidade.

- Mudar o óleo mais frequentemente e sempre por óleo de qualidade superior.

Mas, faz a repro. Em qualquer sítio onde a faças, dão sempre a possibilidade de voltares atrás caso não estejas satisfeito.

Só será reprogramável se algumas compensações forem controladas pela centralina, como o arranque a frio etc. Mas essas compensações não permitem uma gama de afinações muito reduzida que não pode ser comparada ao de uma afinação mecânica.

Quanto ao não valer a pena mexer, é sempre relativo. No que pude acompanhar com esse motor, no caso em questão montado num AX, os resultados foram bastante notórios, permitindo manter mudanças mais altas com maior facilidade. E com consumos de 5L/100km.

Sim, é uma reprogramção muito limitada, arcaica, mas é possivél.
O meu 106 1.5d bomba lucas, não tem a bomba avançada, mas tem aumento de débito, já cheguei com um amigo meu a cronometrar os tempos conforme lhe dava mais ou menos débito, já foi há muito tempo, julgo que com o débito no máximo, fazia cerca de 13 segundos dos o aos 100km/h de ponteiro, é óptimo para um carro que anuncia para cima de 17segundos se for o modelo com caixa longa e cerca de 15 se for o modelo com caixa curta.
Passo a explicar, existem 2 tipos de caixa de velocidades para este motor, pelo menos na gama 106, uma caixa é mais longa o carro é mais lento em acelerações, recuperações, etc, mas compensa com uma maior velocidade de ponta e menores consumos em AE, a outra caixa mais curta só tem a desvantagem de atingir menor velocidade de ponta.
No entanto, acho que estes motores, são motores fiáveis, económicos, poupadinhos, acho que não faz sentido estar a mexer num carro destes acima de um certo patamar, o meu apenas tem aumento de débito um bocadinho acima do patamar de origem, calibrei-o de forma a ter uma condução bem mais suave aguentando uma 5ª a partir dos 55km/h mais ou menos. Assim como está, está perfeito, consome pouco, anda pouco mas tá mais fácil de conduzir, e embaladinho com uma descidazita ou assim sempre vai aos 170km/h, em recta 150km/h é o máximo, o erro de velocimetro a 120km/h é enorme, de gps a marcar 120km/h eu ia de ponteiro a marcar quase 150km/h.
Atenção, os valores podem sofrer desvios inerentes ao facto de não ser de momento o meu carro do dia a dia, mas basicamente neste carro o que faria era o que fiz, dar um toquezinho no débito caso ele tenha a caixa longa para ser mais agradável de conduzir, principalmente em deslocações curtas, de resto acho que é um desperdicio de dinheiro, mas é a minha opinião.[;)]
Ps:Já vai com mais de 300mil kms sem nunca ter sido aberto, apenas levou uma caixa de velocidades nova, culpa do mecânico que meteu um disco de embraiagem novo e não um kit completo, uma das molas partiu e furou a caixa. cumprs

Última edição:
...
Passo a explicar, existem 2 tipos de caixa de velocidades para este motor, pelo menos na gama 106, uma caixa é mais longa o carro é mais lento em acelerações, recuperações, etc, mas compensa com uma maior velocidade de ponta e menores consumos em AE, a outra caixa mais curta só tem a desvantagem de atingir menor velocidade de ponta....

Esta para mim é novidade!! 2 caixas diferentes?!?
Elas "existiam" ao mesmo tempo? O que fez com que houvesse 2 caixas?
Em que datas houve a introdução da "nova" caixa?
Foi para todos os carros equipados com esse motor, ou só para alguns?

Agora estou curioso..

Esta para mim é novidade!! 2 caixas diferentes?!?
Elas "existiam" ao mesmo tempo? O que fez com que houvesse 2 caixas?
Em que datas houve a introdução da "nova" caixa?
Foi para todos os carros equipados com esse motor, ou só para alguns?

Agora estou curioso..

Talvez nos manuais que lá tenho por casa consiga ir buscar essa informação.
Mas que é verdade isso garanto-te. cumprs

Pessoal, tenho uma carrinha Nissan Primera 2.0D 2001, vocês acham que dá para repro? É que os 90 cavalos que tem de origem são curtos para puxar a carroça toda! Disseram-me que daria para colocar até 130 cavalos, que ja acho suficiente para o efeito.

Mas tenho algumas questões:

Fica muito caro?
É legal?
Onde se pode fazer?
Há um desgaste muito superior no carro?
Que cuidados a ter?
Este motor é indicado para repro? e dará?

Obrigado! [kiss]

Pessoal, tenho uma carrinha Nissan Primera 2.0D 2001, vocês acham que dá para repro? É que os 90 cavalos que tem de origem são curtos para puxar a carroça toda! Disseram-me que daria para colocar até 130 cavalos, que ja acho suficiente para o efeito.

Mas tenho algumas questões:

Fica muito caro?
É legal?
Onde se pode fazer?
Há um desgaste muito superior no carro?
Que cuidados a ter?
Este motor é indicado para repro? e dará?

Obrigado! [kiss]

Apesar de não conhecer o carro e motor em questão, acho que é perfeitamente viável, mas deves ficar só com 110/115cv. Mais do que isso vai fazer muito fumo:(

- Custa cerca de 250 euros num sitio que conheço e cerca de 350 a 400 num reprogramador dos "bons"

- Não sei se é legal, mas a policia não tem como saber.. (até tem, mas nunca se vão dar ao trabalho)

- Pode-se fazer na PKE, Vilauto e em muitos outros sitios, mas fica-te pelos primeiros[;)]

- O desgaste é superior em teoria, mas tudo depende do tratamento que dás ao motor. Comigo não deu problemas nenhuns e não foi por acelerar menos... O desgaste não é muito superior. Não se nota nada.

- Os cuidados a ter são os mesmos que deverias ter com qualquer carro.

Óleo do melhor SEMPRE

Respeita os intervalos de revisão ou até encurta as mudas de óleo se
andas sempre a dar-lhe gás.

Evita arranques a fundo constantes.

Espera sempre que a temperatura do motor chegue aos 90º antes de puxar por ele.

Deixa o motor a trabalhar aos relantim durante alguns segundos (15/20) antes de desligar ou até alguns minutos se vinhas a fundo. Se vieres a fundo e desligares logo o carro tens uma grande probabilidade de partir o turbo.[s)]

Se leres um bocado deste tópico ficas logo a saber tudo.

-Se o motor é "indicado" para repro não faço ideia, mas quase de certeza que dá.

Olha que 20/30cv e 40/50nm a mais notam-se e de que maneira[kiss]

Apesar de não conhecer o carro e motor em questão, acho que é perfeitamente viável, mas deves ficar só com 110/115cv. Mais do que isso vai fazer muito fumo:(

- Custa cerca de 250 euros num sitio que conheço e cerca de 350 a 400 num reprogramador dos "bons"

- Não sei se é legal, mas a policia não tem como saber.. (até tem, mas nunca se vão dar ao trabalho)

- Pode-se fazer na PKE, Vilauto e em muitos outros sitios, mas fica-te pelos primeiros[;)]

- O desgaste é superior em teoria, mas tudo depende do tratamento que dás ao motor. Comigo não deu problemas nenhuns e não foi por acelerar menos... O desgaste não é muito superior. Não se nota nada.

- Os cuidados a ter são os mesmos que deverias ter com qualquer carro.

Óleo do melhor SEMPRE

Respeita os intervalos de revisão ou até encurta as mudas de óleo se
andas sempre a dar-lhe gás.

Evita arranques a fundo constantes.

Espera sempre que a temperatura do motor chegue aos 90º antes de puxar por ele.

Deixa o motor a trabalhar aos relantim durante alguns segundos (15/20) antes de desligar ou até alguns minutos se vinhas a fundo. Se vieres a fundo e desligares logo o carro tens uma grande probabilidade de partir o turbo.[s)]

Se leres um bocado deste tópico ficas logo a saber tudo.

-Se o motor é "indicado" para repro não faço ideia, mas quase de certeza que dá.

Olha que 20/30cv e 40/50nm a mais notam-se e de que maneira[kiss]

Nem sempre os mais caros são os melhores, no meu trago uma repro de um preprarador até conhecido e paguei um preço muito interessante [:D].

Não tive ainda qualquer problema[:p]

Obrigado pelas respostas pessoal! Mas estive a ver preços e realmente não se valerá a pena esse investimento. :sh)

Só que os 90cv são mesmo curtos para o peso do carro, então quando está carregado ao máximo nota-se e muito a falta de cv. :(

Bem ja agora tambem pergunto ...

Ford Focus Trend 1.4 75cv Gasolina Motor Zetec SE. O stress para mim esta no arranque, vim de um twingo 1.2 60cv, o bichinho pesava 900kg e arrancava que nem maluco (estava puxadinho em tudo), este com os seus 1600kg da-lhe minimamente (prezo o conforto e segurança) mas no arranque TA KETO. Primeiros 2/3 seg é para esquecer, e mts vezes nao arrisco em cruzamentos/rotundas.

Acham que sendo um carro atmosferico uma repro rendia? os consumos/desgaste nao iriam aumentar mt ?

cpts

Num motor atmosférico a gasolina, uma repro não rende o que custa[;)]

Rende um pouco se for para optimizar outros componentes (escape/admissão/etc e tal...).

Cump.

A Repro não deve fazer tanto mal assim....

A Repro não deve fazer tanto mal assim....

Para os mais cepticos das repros, fica aqui somente uma informaçao, por vezes esse aumento de potencia não significa aumento de cavalos, mas de binario e pelos vistos nao desgasta mais, nem nada que se parece, ajuda a mobilidade do veículo e pode até baixar os consumos.

Para que entendam, eu tinha um QQ 2.0 DCI, com 150 CV e 320 NM, uma vez em que fui à Nissan, fui alertado que tinha uma alteração de software para fazer, em que a marca ia disponibilizar mais 40 NM, para baixar os consumos e ter mais saída em baixa rotação, e tudo isto gratuito e na marca.

A verdade é que o carro, com 150 CV, segundo informação do concessionário, mas com 360 NM, era muito diferente, tinha uma baixa impressionante e os consumos baixaram cerca 0,5 L, que no meu entendimento não nada mau.

Desde essa data, eu que era contra as repros, fiquei ciente que são certamente uma mais valia.

Actualmente já não tenho esse carro e para o que tenho, que tem o mesmo problema, em baixa rotação e muito lento, a marca não altera nada, mas quer o vendedor, como o chefe de oficina, dizem que devia fazer uma repro acrescentando no máximo cerca de 30 CV, para ficar com 180, acrescentando que garantem que o carro fica espectacular e nao estraga absolutamente nada.

Voltar
Superior