Reprogramação Centralina

Boas, isto aqui parte de um principio errado, e qual é?
1º- um engenheiro mecânico não está intimamente ligado aos automóveis, apenas o está se se interessar pela matéria e se tiver formação na área especifica que são os automóveis, porque no curso de engenharia mecânica estudam-se as "leis gerais", vou dizer uma coisa pela qual me vão crucificar, mas um simples mecânico de esquina pode muito bem perceber mais de automóveis que um engenheiro mecânico;
2º- geralmente o pessoal que modifica os automóveis fá-lo através de um mecânico experiente que teve formação adequada na área ou que já trabalha há muito tempo no ramo e que começou a entender os princípios básicos das coisas;
3º- um engenheiro mecânico pode saber muito de automóveis, quando se alia um curso desses, à formação ou estudo na área dos automóveis mais em concreto, como é óbvio este tem obrigação para saber mais que um mecânico, mesmo que este mecânico tenha formação na área;
4º- quem trabalha nas marcas sabe qual é o papel do engenheiro mecânico, muitas das vezes se lhe pedirem para desmontar um turbo ele vê-se à rasca ou simplesmente não o faz, quem diz um turbo diz um colector de escape, ou ver um qualquer problema no carro, ou não o faz tão bem como um mecânico, isto porque o engenheiro mecânico tem um papel mais teórico e a mecânica muita gente não se convence, mas precisa tanto dos teóricos como daqueles que têm a prática;
5º- fecho aqui com a ideia base, nem um engenheiro mecânico sabe tudo nem um mecânico o sabe, como em muitos outros campos, a teoria necessita de uma boa prática e vice versa, dai termos mecânicos medianos, muito bons mecânicos, engenheiros medianos e muito bons engenheiros e depois ainda há os outros...[:D]
Ps: quanto ao carro ai apresentado, muitos dos que aqui falam não sabem metade do trabalho que dá concretizar assim um projecto com essa qualidade, e para quem não saiba, a Samco com os seus tubinhos azuis não vende só para tuning, vende também para competição os mesmos tubos curiosamente.
Por último não quis com isto ofender ninguém, espero que este post seja interpretado da maneira correcta.

O teus comentários são interessantes e inteligentes, mas a meu ver não reflecte a realidade.

1- Quem tem mais prática sobre uma peça ?
- Quem a desenhou, testou, construiu e vendeu ou aquele que mexe
nela todos os dias.

2- Quem faz uma peça tem um maior feedback de problemas que o mecânico ali da esquina com uma formação e experiência muito grande.

3- Uma fabrica não trabalha com apenas um engenheiro, mas sim com um grupo deles, além disso são formados pela própria fábrica e por engenheiros mais velhos e assim passam o conhecimento ganho ao longo de todos os anos de trabalho.

Meus amigos eles são os construtores, é claro que temos de nos render a eles, são eles que fazem e são os que entendem melhor daquilo que fazem, os que brincam com isso ficam para trás como é óbvio. Além disso não estão à espera que aparecem lá os gajos com canudos, são eles que os procuram e mandam forma-los.
Trabalho para uma grande empresa que fabrica rolamentos para as grandes marcas e é assim que funciona, as pessoas entram para lá com pouca formação, são eles que escolhem os melhores e mandam para as melhores escolas do mundo para receber formação, esta empresa que falo, quase todos os engenheiros passaram pelo MIT dos States. Não vale a pena tentarem ser melhores que eles, eles têm a experiência e a formação, tudo num só. Não brinquem aos médicos, e vivam no mundo real.

O grande defeito de Portugal

O grande defeito de Portugal

Ainda vai levar muitos anos até Portugal “pensar” de forma diferente em relação á formação, como sabemos é conversa recorrente de políticos e pensadores da sociedade, a de que precisamos de mais formação mas é um assunto que parece não cativar as pessoas.

Temos evoluído muito nas ultimas décadas mas parece que essa evolução se deve só ao facto de as pessoas pensarem só na formação superior e como forma de terem um futuro mais desafogado financeiramente e não em formação no seu conceito lato, como alguém com conhecimentos “superiores”.

O tipo de discurso que temos visto aqui é normal em Portugal principalmente de quem não tem formação mas trabalha há muito tempo seja em que assunto for, o país era assim, tínhamos pouca formação e quem levava o pais para a frente era/são essas pessoas, o pior é que há países onde as coisas não são assim, onde as pessoas andam em formação durante as suas carreiras todas e numa economia global, temos que competir com esses países e… perdemos.

Os meus votos são para que as pessoas que têm muita experiencia acreditem que eram melhores ainda se tivessem formação teórica, como vimos por aqui há pessoas que não têm as bases mínimas de física, química ou matemática, essas pessoas estão limitadas quanto têm que fazer deduções sobre novas situações.

Não penso ser vergonha nenhuma assumir isso, como acho bem que fiquem orgulhosos com o que consegue mas o país tinha muito mais a ganhar se realmente achássemos todos que a formação é essencial.

Pode ser que o pessoal que mexe nos carros de forma apaixonada tenha curiosidade em ler livros sobre o assunto, livros técnicos, mesmo que salte a parte dos gráficos e das fórmulas mas há muito mais nos livros...

O país só ficava a ganhar se todos tivéssemos este tipo de curiosidade.

Pesoalmente começei por ser algo ceptico em relação a esta materia mas depois e quiça por ter efectuado repros que resultaram (3 viaturas) feitas por gente que considero competente fiquei bastante mais confiante. nunca tive probs de desgaste prematuro de qualquer peça. Acho que, como tudo, é necesário ter alguns cuidados adicionais (extensiveis igualmente a carros stock) e n andar constantemente a forçar a maquina. guardar o "extra" para momentos especiais.
Depois de esgrimir pgs e pgs de argumentoS contra e a favor, a realidade é que quem gosta de repros e teve experiencias positivas n vai deixar de as fazer e quem n gosta, fica stock na mesma e ponto.

O teus comentários são interessantes e inteligentes, mas a meu ver não reflecte a realidade.

1- Quem tem mais prática sobre uma peça ?
- Quem a desenhou, testou, construiu e vendeu ou aquele que mexe
nela todos os dias.

2- Quem faz uma peça tem um maior feedback de problemas que o mecânico ali da esquina com uma formação e experiência muito grande.

3- Uma fabrica não trabalha com apenas um engenheiro, mas sim com um grupo deles, além disso são formados pela própria fábrica e por engenheiros mais velhos e assim passam o conhecimento ganho ao longo de todos os anos de trabalho.

Meus amigos eles são os construtores, é claro que temos de nos render a eles, são eles que fazem e são os que entendem melhor daquilo que fazem, os que brincam com isso ficam para trás como é óbvio. Além disso não estão à espera que aparecem lá os gajos com canudos, são eles que os procuram e mandam forma-los.
Trabalho para uma grande empresa que fabrica rolamentos para as grandes marcas e é assim que funciona, as pessoas entram para lá com pouca formação, são eles que escolhem os melhores e mandam para as melhores escolas do mundo para receber formação, esta empresa que falo, quase todos os engenheiros passaram pelo MIT dos States. Não vale a pena tentarem ser melhores que eles, eles têm a experiência e a formação, tudo num só. Não brinquem aos médicos, e vivam no mundo real.
Boas, concordo com o que dizes, mas estamos em contextos diferentes, numa preparação tuning de um automóvel, uma mecânico com formação teórica de nivél não superior e com muita experiencia pode suplantar facilmente um engenheiro, porque numa preparação tu não precisas fazer um êmbolo, ou projectar e desenhar diferentes câmeras de combustão, tu precisas sim ter conhecimentos aprofundados de mecânica automóvel e é neste âmbito que o meu discurso entra. Trocando por miudos o que eu quero dizer é só isto:
Imaginemos um Engenheiro Mecânico sem prática e sem formação específica em mecânica de automóveis, este engenheiro senão se actualizar nunca irá ter o mesmo nivél de conhecimentos para proceder a uma boa preparação que um bom mecânico com formação adequada na área; claro que se formos para os engenheiros das marcas que projectam as peças ai a história é diferente.[;)]

Fantástico !!!

Até já se insinua que os fabricantes têm engenheiros que não sabem extrair o melhor do carro.

Mas há duvidas? Não é que os engenheiros não o saibam, ou não o possam fazer. Obviamente que sabem, e podem, mas há uma serie de casos em que simplesmente não querem e não podem.

Quem trabalha para uma marca está altamente limitado, tanto por tempo, como pela estratégia e politica da casa! Quem não trabalha é livre para se for preciso investir anos e milhares de euros para tirar mais 10cvs de um motor só para agradar a um nicho de centenas de pessoas.

Não percebo qual é o bicho de sete cabeças que gostam de fazer, e também não percebo porque é que não hão-de haver pessoas com formação de engenharia, muito inteligentes, a trabalhar nestas áreas!

A Prodrive se calhar é um bom exemplo, mas há centenas de outros, que para rentabilizar os seus investimentos tanto fazem trabalho para competição como para o mercado! Hamman? Ac Schnitzer? Spoon? São todos broncos?

Continuamos colectivamente a olhar para o automovel como um boi palácio. Será por isso é que a nossa "industria automovel" se limita a receber especificações e a montar paineis?

Mas há duvidas? Não é que os engenheiros não o saibam, ou não o possam fazer. Obviamente que sabem, e podem, mas há uma serie de casos em que simplesmente não querem e não podem.

Quem trabalha para uma marca está altamente limitado, tanto por tempo, como pela estratégia e politica da casa! Quem não trabalha é livre para se for preciso investir anos e milhares de euros para tirar mais 10cvs de um motor só para agradar a um nicho de centenas de pessoas.

Não percebo qual é o bicho de sete cabeças que gostam de fazer, e também não percebo porque é que não hão-de haver pessoas com formação de engenharia, muito inteligentes, a trabalhar nestas áreas!

A Prodrive se calhar é um bom exemplo, mas há centenas de outros, que para rentabilizar os seus investimentos tanto fazem trabalho para competição como para o mercado! Hamman? Ac Schnitzer? Spoon? São todos broncos?

Continuamos colectivamente a olhar para o automovel como um boi palácio. Será por isso é que a nossa "industria automovel" se limita a receber especificações e a montar paineis?

Acho que devias começar a te informar melhor sobre o mercado automóvel e sobre os automóveis em si, andas a confundir marketing com engenharia, nada a ver...

Acho que devias começar a te informar melhor sobre o mercado automóvel e sobre os automóveis em si, andas a confundir marketing com engenharia, nada a ver...

Se vires nem estava a falar apenas do mercado automóvel, a não ser nos exemplos, mas sim no geral. Ou hoje em dia só podes comprar peças da IBM para o teu pc?

É só comentários bem humorados !

Quer dizer, o indivíduo que trabalha na marca tem alguns anos para desenvolver o motor, mas está limitado em tempo face a um indivíduo que tem 1 dia para reprogramar um motor ??? :confused:

O mercado de competição que falas não se limita a fazer reprogramações.

Como já foi dito aqui, um fabricante para aumentar 20 cv (veja-se o tdi 110 vs 130) mudou uma série de coisas em hardware, mas em Portugal estão os inteligentes todos que fazem o aumento de potência só com um pc.

De facto acho que são argumentos muito pouco válidos.

Eu não tenho nada contra as reprogramações e até conheço casos sem problemas. Mas daí a passar um atestado de incompetência a quem fabrica o motor, vai uma distância grande.

É só comentários bem humorados !

Quer dizer, o indivíduo que trabalha na marca tem alguns anos para desenvolver o motor, mas está limitado em tempo face a um indivíduo que tem 1 dia para reprogramar um motor ??? :confused:

Mas tens alguma dúvida que um engenheiro da marca está alocado a um projecto durante uns 6 meses e depois disso parte para outra? E há ai carros com mais de 20 anos a circular, durante esse tempo não há muita gente a olhar para eles que pode melhorar o que já está feito?

E partes obviamente de uma premissa errada de que a repro é feita num dia. Certamente que há parâmetros que são adaptados caso a caso, mas há muito trabalho que pode ser reutilizado.

Traçando mais um paralelo, quanto tempo é que a IBM gastou a desenvolver uma caixa para os seus IBM-PC? E quantas caixas diferentes, com a mesma função, muito melhores que o caixote tradicional existem hoje em dia? Claro que a IBM podia ter feito mais, mas era rentável para eles? Não.

O mercado de competição que falas não se limita a fazer reprogramações.
Nunca disse isso. Mas é uma das muitas coisas que fazem.

Como já foi dito aqui, um fabricante para aumentar 20 cv (veja-se o tdi 110 vs 130) mudou uma série de coisas em hardware, mas em Portugal estão os inteligentes todos que fazem o aumento de potência só com um pc.
Não digo que não. Mas cada caso é um caso. Nos minis tens no mesmo motor 175, 192 ou 210 cvs. O que é que muda de hardware entre eles? Pouquíssimo.

De facto acho que são argumentos muito pouco válidos.

Eu não tenho nada contra as reprogramações e até conheço casos sem problemas. Mas daí a passar um atestado de incompetência a quem fabrica o motor, vai uma distância grande.
Eu não estou a passar um atestado de incompetência, só acho que há claramente objectivos diferentes. A marca quer vender carros, e quer agradar a um certo target, e dentro desse target ainda há um nicho dos que entram nestas coisas das repros.

Para a maioria das marcas não é rentavel ou desejavel, por diminuir obviamente as tolerâncias, agradar a estes nichos, mas para certas marcas especializadas é!

Última edição:
Basicamente o que aqui está escrito é que compramos um carro por 25 mil euros e mais 200 ou 300 euros temos um carro da gama dos 30 mil euros.. por ex.. leon 105cv custa prai 24 25 mil, e o de 140cv custa cerca de 30 mil, ou seja 5 mil euros a mais custa muito a dar, dai é rentavel, (para quem gosta da repro) gastar mais 300 euros e fica com o carro identico ao de 140cv. Não estou a dizer que todos pensam assim, mas é uma possibilidade de tal aconteçer..

Basicamente o que aqui está escrito é que compramos um carro por 25 mil euros e mais 200 ou 300 euros temos um carro da gama dos 30 mil euros.. por ex.. leon 105cv custa prai 24 25 mil, e o de 140cv custa cerca de 30 mil, ou seja 5 mil euros a mais custa muito a dar, dai é rentavel, (para quem gosta da repro) gastar mais 300 euros e fica com o carro identico ao de 140cv. Não estou a dizer que todos pensam assim, mas é uma possibilidade de tal aconteçer..

Não conheço os carros em questão, mas se calhar até é uma possibilidade se bem que muito provavelmente aumentas e MUITO o risco de ter problemas, e isso também se paga.

O que quer dizer que se fores a ver se calhar os 5000€ de diferença não pagam tudo o que vais ter que alterar para com uma repro atingires essa potência NAS MESMAS CONDIÇÕES de emissões e fiabilidade. Mas é como tudo na vida, cada caso é um caso, e há quem viva bem com o risco. Para outros patamares de potência se calhar nem há alternativas do fabricante, e ai a decisão se calhar é mais fácil.

caro alves:

por favor não generalise.
no mundo das repros e alterações de motor, o que para um motor é bom, para o outro é "para partir".

no caso especifico do Leon 2 pd105 e do pd140, posso lhe assegurar que a melhor coisa que faz é não comprar o 2.0tdi 140 e sim o 1.9tdi 105 e fazer duas pequenas alterações:
meter o turbo da versão pd150 e uma repro "comedida".
se o fizer, terá toda a fiabilidade do mundo e se não passar dos 150cvs nem fumo ficará a deitar.

este exemplo é apenas para este caso em particular.

Mas tens alguma dúvida que um engenheiro da marca está alocado a um projecto durante uns 6 meses e depois disso parte para outra? E há ai carros com mais de 20 anos a circular, durante esse tempo não há muita gente a olhar para eles que pode melhorar o que já está feito?

E partes obviamente de uma premissa errada de que a repro é feita num dia. Certamente que há parâmetros que são adaptados caso a caso, mas há muito trabalho que pode ser reutilizado.

Não digo que não. Mas cada caso é um caso. Nos minis tens no mesmo motor 175, 192 ou 210 cvs. O que é que muda de hardware entre eles? Pouquíssimo.

Eu não estou a passar um atestado de incompetência, só acho que há claramente objectivos diferentes. A marca quer vender carros, e quer agradar a um certo target, e dentro desse target ainda há um nicho dos que entram nestas coisas das repros.

Para a maioria das marcas não é rentavel ou desejavel, por diminuir obviamente as tolerâncias, agradar a estes nichos, mas para certas marcas especializadas é!

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=63752&page=2

Por exemplo, para passarem de 185cv para 205cv o motor é todo novo e têm 3 anos de projecto. Não é ligar um computador e já está.

Essa do Mini, para ti, que pareces ser um apreciador da marca é gira.
http://www.caranddriver.com/reviews...08_mini_cooper_s_john_cooper_works_auto_shows
Do anterior Cooper S para o JCW, para ganhar 37cv levou uma cabeça de motor nova, um compressor novo e um sistema de escape novo. É coisa pouca?

http://jalopnik.com/360018/2008-john-cooper-works-mini-cooper-s-revealed
"The engines for the MINI John Cooper Works and the MINI John Cooper Works Clubman are made at the BMW Group engine plant Hams Hall (Great Britain) where the engine units for all MINI model variations are manufactured. In the case of the top-of-the-range engine, there are a number of special modifications to the production process to do justice to the increased output and the resulting higher temperatures in the combustion chamber, thereby guaranteeing maximum reliability of the drive system. The engines are fitted with reinforced and specifically ground pistons as well as a cylinder head with optimised rigidity and modified gasketing. The intake valves and valve seat rings are also made of especially resilient material, and as compared to the engine of the MINI Cooper S there is a slight reduction of the compression."

"
The power increase as compared to the engine of the MINI Cooper S is mainly achieved by means of optimised air intake and outlet due to an adapted turbocharger. The air filter, air mass sensor, exhaust system and catalytic converter have been modified so as to achieve a power-enhancing dethrottling on the induction and exhaust side. This is also reflected in an engine sound which is peculiar to this model. Due to the adaptation of the exhaust system,
a significant reduction of counterpressure is achieved. The through-flow capacity of the clean air duct to the turbocharger has also been increased. The design of the Twin Scroll turbocharger enables an especially spontaneous power build-up. In the exhaust manifold and the turbocharger, the channels of two cylinders are separated in each case. The supercharger blades are set in optimum motion even at low engine speeds. A turbine was developed in very high-quality material especially for the MINI John Cooper Works and the MINI John Cooper Works Clubman, and the maximum boost pressure was increased from 0.9 to 1.3 bar overpressure."

Coisa pouca então.

caro alves:

por favor não generalise.
no mundo das repros e alterações de motor, o que para um motor é bom, para o outro é "para partir".

no caso especifico do Leon 2 pd105 e do pd140, posso lhe assegurar que a melhor coisa que faz é não comprar o 2.0tdi 140 e sim o 1.9tdi 105 e fazer duas pequenas alterações:
meter o turbo da versão pd150 e uma repro "comedida".
se o fizer, terá toda a fiabilidade do mundo e se não passar dos 150cvs nem fumo ficará a deitar.

este exemplo é apenas para este caso em particular.

O que acabou de dizer foi o que eu disse. Por 300 euros temos um carro quase identico ao de 140cv... Na altura falava-se que os blocos de 140 tinham dado alguns problemas, o que é certo é que quando vou a seat ninguem se queixa.. nem os mecanicos nem os donos dos carros..tal como acontece no forum da leon.. Aconteceu um amigo meu com uma audi A4 140cv ter uns problemas na cabeça do motor ou nas valvulas ou etc... nao sei explicar ao certo o que foi... mas pelas pessoas que conheço, nao tenho tido razoes de queixa em relaçoes ao motor 140 do grupo vag. Ou estava so a referir ao 140 da seat??

Assim só por acaso, espero que não se estejam a esquecer de uma coisa, é que existem engenheiros a trabalhar a electrónica de origem dos carros por forma a dar-lhes mais potencia, engenheiros altamente qualificados cujos seus produtos têm garantia e que trabalham para casas de grande renome no panorama automóvel, caso da Superchips por exemplo.
Não se esqueçam que quem trabalha numa marca tem certas limitações, imaginemos um motor diesel sobrealimentado com 110cv, esse motor tem componentes físicos que podem aguentar mais potencia sem grande desgaste acrescido, o que acontece é que eles têm que pensar a electrónica do automóvel tendo em conta muito mais factores que uma pessoa que faz uma reprogramação, eles têm que ter em conta tolerâncias diferentes, uma certa linearidade do motor, emissões, um conjunto de factores que fazem com um carro de série venha apenas com os 110cv, no entanto, como é óbvio com uma reprogramação e dependendo do motor em questão podem-se ir buscar acréscimos de binário e potência razoáveis sem com isso se perder grande fiabilidade, como é óbvio o desgaste em condições de utilização idênticas irá ser sempre maior no carro reprogramado, no entanto, essa margem com uma reprogramação bem feita e que não puxe muito pela mecânica pode apenas reduzir em 5% ou 10% a fiabilidade do motor, ou até menos, teriam que haver estudos sobre isto e não uma simples conversa de "café".
Depois como eu já disse e outros já aqui disseram, se uma pessoa se fiar nos 5 ou 10% a mais de fiabilidade que o motor tem de origem mas não tiver cuidados com a mecânica pode o carro reprogramado durar 2 vezes mais que o carro de origem.
cumprs

O que acabou de dizer foi o que eu disse. Por 300 euros temos um carro quase identico ao de 140cv... Na altura falava-se que os blocos de 140 tinham dado alguns problemas, o que é certo é que quando vou a seat ninguem se queixa.. nem os mecanicos nem os donos dos carros..tal como acontece no forum da leon.. Aconteceu um amigo meu com uma audi A4 140cv ter uns problemas na cabeça do motor ou nas valvulas ou etc... nao sei explicar ao certo o que foi... mas pelas pessoas que conheço, nao tenho tido razoes de queixa em relaçoes ao motor 140 do grupo vag. Ou estava so a referir ao 140 da seat??

Pelo que sei esse problema existiu nos pd140, no entanto, foi apenas nas primeiras unidades e não em todas, tinham problemas ao nivél da cabeça de motor, isso já foi falado há algum tempo, em conversa com amigos meus mecânicos da marca surgiu isso como tema de conversa mas sinceramente já não me recorda da razão dos problemas.
Mas como sabem, as primeiras unidades de um motor e até mesmo de um carro podem sempre vir com defeitos que têm que ser corrigidos.
Todos nos enganamos e até os engenheiros das marcas cometem erros é normal, agora tudo tem um limite, eu pessoalmente tinha despedido o pessoal que esteve envolvido no desenho e desenvolvimento de certos motores, tipo o 1.7td da fiat, o 1.4d do grupo psa, o 1.4 16v da rover...entre outros.[:D]

O que acabou de dizer foi o que eu disse. Por 300 euros temos um carro quase identico ao de 140cv...
nem por isso, ora leia lá bem ;)
resumidamente o que eu disse foi que mais vale comprar o 1.9 e gastar 700euros num turbo e mais 400 numa repro e têm-se um carro mais agradavel e fiavel desde que a repro não ultrapasse os valores de origem em termos de pressões.

Voltar
Superior