eu entrei no mercado muito antes disso e confesso que tenho pena dos jovens que entram para o mercado hoje.
Eu sei que é complicado de aceitar que nem tudo o que conseguimos é devido ao nosso esforco mas a verdade é que grande parte do que temos é devido a sorte e nao ao nosso esforco, a grande maioria das pessoas que hoje sao milionárias, tiveram mais sorte do que mérito próprio (se pudessemos qualificar percentualmente a sorte vs merito).
Nao estás disposto a dividir com quem nao se esforca, estou 100% de acordo contigo mas o que é que fazes hoje? Pagas impostos, esforcaste para os pagar e quem é que recebe os benficios desses impostos? quem nao se esforca, e tu ficas só ali a chuchar no dedo.
Basicamente estás a dizer-me que nao concordas com o sistema actual.
Tu tens um problema gigante na forma como pensas.
Eu acho que me posso considerar um jovem "dos dias de hoje", ainda nao tenho cabelos brancos e estou, em perspectiva, há poucos anos nisto.
O @Ruie34 tem toda a razao. A sorte tem de estar lá para algo se realizar, mas se tu proprio nao estiveres preparado devidamente, a sorte nao te servirá de nada. Quando passei de estagiario para efetivo, a posicao estava aberta a TODOS, a sorte estava disponivel a TODOS. Só EU é que tive a sorte de ficar com a vaga? Tendo sido promovido recentemente, TODOS tiveram a sorte da posicao ter estado aberta. TODOS puderam candidatar-se. Só EU é que tive sorte?
A sorte é algo que te possibilita a entrada, as tuas capacidades sao o que garantem a entrada.
Fonix, sou o gajo mais sortudo do mundo? É coincidência, perdao, milagre?
Quantos aos impostos, tu nao dás dinheiro para sustentar os outros, pelo menos na teoria; tu pagas para ter um servico, e garantir condicoes minimas para alguns casos raros. E isso está ok, uma pessoa nao tem culpa de nascer pobre (nao alargar esta discussao, ok a culpa e dos pais, etc) e eu em primeira instância nao tenho problemas que o estado ajude tais pessoas. DESDE QUE eu tenha o meu retorno também e nao fique a pecar por defeito -> pagar muito e ter pouco de volta, que acaba por ser o caso em Portugal.
Felizmente estou na Alemanha, um país a serio (adoro Portugal, mas sejamos factuais), e, embora veja 43% do meu salário a ir com os bois todos os meses, pouco me chateia; eu sei que tenho os devidos retornos. Preciso ir ao hospital, vou, condicoes top, atendimento rapido. Transportes: pontual, frequente, limpo. Etc etc. Pago, mas tenho retorno.
Isto já foi offtopic, mas só para dizer que é OBVIO que aumentar impostos para possibilitar um RBI (porque o dinheiro nao vem de uma plantacao de notas) só iria causar a classe que gera alguma coisa a desistir da ideia e convencer a classe que fica a cocar o direito de cocar o esquerdo tambem.
Tem de haver impostos para ajudar tambem aqueles que PRECISAM (nao os que nao têm por drogas, etc, aqueles que GENUINAMENTE precisam), mas era o que mais me faltava dar esmola a todos os bananas da sociedade.
Esta geracao meu amigo, está condenada, ou tiveram uma geracao anterior que lhes deixou/guiou ou entao estao condenados a viver na miséria.
Desculpa, eu rio-me...
Estamos em 2020, se estás mal, muda-te, há imensas oportunidades, especialmente lá fora; mesmo sendo só alguns anos facilita-me muito o retorno.
Quem me disser "ah e tal mas ir pra fora comigo nao dá" - entao nao é geracao condenada, é geracao que nao quer assim tanto.