Rendimento básico incondicional

a diferença entre o rendimento social de inserção e este disparate é que com o RSI podem ser obrigados a frequentar formações que supostamente deixam o beneficiario mais capaz para se inserir no mercado de trabalho ou a aceitar um emprego que lhe seja apresentado (e é muitas vezes pela camara municipal)

é por isso que guterres implementou primeiro o rendimento minimo garantido, que no fundo era o mesmo que o RBI, mas rapidamente se percebeu que era uma ideia com as suas falhas e foi rapidamente substituido pelo RSI

cuja aplicação também deixa bastante a desejar, pois as formações fornecidas não servem para nada, e favorece muitas pessoas a manterem-se na economia clandestina a viverem de biscates e fazerem formações sem nenhuma utilidade

ou seja cria uma camada da população que fica dependende deste subsidio para sempre e passa essa dependencia para os seus filhos

não favorece a saida da pobreza, perpetua a permanencia na pobreza

Rendimento minimo garantido = garantia que recebes pelo menos aquele valor, quer trabalhes ou nao. se receberes mais do que aquele valor o estado já nao te paga nada.

Rendimento básico incondicional = garantia de que recebes um valor fixo todos os meses e se fores trabalhar, continuas a receber sempre esse valor acrescido do teu salário..

Quantos é que conheces que conseguiram sair do RBI para ir trabalhar? Nao esquecer que essas formacoes sao pagas caso contrário "ninguém" lá punha os pés.

Ou seja, o estado fica sem qualquer tipo de obrigacao e cada um que se safe sozinho?
Ou seja, ou ou seja, ou seja nao leste o que escrevi.

O estado tem a obrigação de garantir acesso á saude, acesso a educação, justiça, segurança, defese e regulação quando tal se torne extritamente necessario.
E se fizer isso bem estamos icomensuravelmente melhor que agora.

Rendimento minimo garantido = garantia que recebes pelo menos aquele valor, quer trabalhes ou nao. se receberes mais do que aquele valor o estado já nao te paga nada.

Rendimento básico incondicional = garantia de que recebes um valor fixo todos os meses e se fores trabalhar, continuas a receber sempre esse valor acrescido do teu salário..

Quantos é que conheces que conseguiram sair do RBI para ir trabalhar? Nao esquecer que essas formacoes sao pagas caso contrário "ninguém" lá punha os pés.

conheço muitos a receber o RSI e raramente o deixam

pelo processo que descrevi funciona como uma armadilha na pobreza

a fiscalização em portugal também não funciona

conheço ciganos analfabetos cujos pais sempre receberam o RSI, o minimo que devia ter sido exigido era que os filhos frequentassem a escola

Armadilha na pobreza...
Se forem trabalhar, 600euros, tem que pagar 350 de casa nao ficam mais pobres do que estao agora?
Já pensaste nisso?
Com 600 euros nem apoio judiciario tens nem provavelmente isenção no SNS.
Good luck with that.

Se o RBI fosse de 150€ e o SMN fosse de 550€
Se o RSI fosse de 150€ o SMN fosse de 700€
Em qual das situacoes as pessoas iriam procurar trabalho?

Armadilha na pobreza...
Se forem trabalhar, 600euros, tem que pagar 350 de casa nao ficam mais pobres do que estao agora?
Já pensaste nisso?
Com 600 euros nem apoio judiciario tens nem provavelmente isenção no SNS.
Good luck with that.

se trabalharem os dois ficam melhores do que estão

mas como normalmente estas familias são de pessoas que passam anos a fio nesta situação, arranjam esquemas para biscates

e a situação perpetua-se

para ficarem melhor, ambos a trabalhar, teriam de passar por um periodo, que não sabem quanto duraria, em que ficariam pior

raramente querem passar por isso e ficam dependentes do RSI para sempre

Não é o que ouço por aí com os velhos no café. Segundo eles, no tempo deles é que era f*dido.

Mas aos 30 já tinham dois filhos, e estavam a construir uma vivenda. E a mulher não trabalhava. E estamos a falar de muita gente com trabalhos indiferenciados que o Homem trabalhava nas obras e a Mulher numa fabrica e conseguiam construir vivenda e ter 2-3 filhos ao mesmo tempo.

Uma geração em que choveu literalmente dinheiro aos pés...os boomers. Por mim só recebiam a reforma proporcional ao dinheiro que descontaram a vida toda e nem mais um centimo, se a fonte acabar (a quantia que descontaram a vida toda) então que se amanhem.

A geracao de hoje está condenada a pagar as dividas que os anteriores deixaram.

Eu tenho casa paga em Portugal, porque na altura era mais fácil... Caso fosse hoje provavelmente nao teria grandes hipoteses.

Basta perceber isso.

Os trabalhos eram mais lixados antigamente?sim claro que eram, diremos isso mesmo relativamente aos nossos filhos.

claro que nao compensa

para muitos o RSI é de um valor proximo ao salario que ganhariam

sem despesas extra

e ainda fazem uns biscates

se fossem trabalhar perdiam dinheiro

expliquei isso aqui:

https://forum.motorguia.net/off-topic/162069-rendimento-social-de-insercao.html

para uns permite ter uma vida digna que doutra forma não teriam, mas para outros simplesmente alimenta maus hábitos e vicios e funciona como uma armadilha que os prende eternamente à pobreza e depois esta passa para os seus filhos e netos

dizem-me que no reino unido há cidades com bairros inteiros em que a maior parte das pessoas vive de subsidios há várias gerações

isto assim vai acabar mal

de memoria

primeiro adulto - 190 euros
outros adultos - 130
menores de idade - 90

valores aproximados

casal com 2 filhos - 190+130+90+90=500 euros

mas sem despesas de deslocação para o trabalho, sem despesas de alimentação extra, com possibilidade de fazerem um curso de formação que não serve para nada mas acrescenta mais 200 euros no fim do mês (ele e ela)

e depois aparece um biscate aqui e ali

e as assistentes sociais creio que têm verbas proprias para apoiar estas familias em situações, como doenças, que impliquem despesas acrescidas

o que significa que ao ir trabalhar um dos pais o agregado familiar fica em pior situação, perde rendimentos, fica a ganhar pior do que ganhava

ora como muitas destas familias estão no desemprego por um longo periodo e são trabalhadores indiferenciados a ganhar o salario minimo raramente querem deixar de receber o RSI para passar a ganhar apenas um salario minimo pois tudo somado ficam a perder rendimentos e a ter uma vida muito mais penosa

só quereriam passar a trabalhar se ambos arranjassem um emprego praticamente ao mesmo tempo, o que normalmente não ocorre

é uma armadilha que os condena à dependencia do RSI para quase sempre

Ou seja estás a dar-me razao...

Nao vao trabalhar porque nao lhes compensa.

No entanto com o RBI sao obrigados a por os filhos na escola, por exemplo, e isso pode ser positivo e medio/longo prazo.

A lei diz que sao obrigados na mesma, nao é só porque recebem o RSI, é porque é assim para todos e assim tem de ser.

Se nao o fizerem só tem de fazer como fazem aqui, pagam multas por cada dia que o filho nao aparecer na escola e em caso extremo o servicos sociais entram em accao e retiram a crianca aos pais.

Estás enganado... só estás a elevar a fasquia que faz o improdutivo sair da toca. Nada mais que isso...

A questão é que tu dás razão ao gajo e eu não... Lá está, trabalhar está a ficar um acto transcendental...

Eu nao lhe estou a dar razao, eu estou a dizer que do ponto de vista logico ele tem razao.

Do ponto de vista logico, ninguém vai trabalhar para receber menos do que se estivesse em casa.

Se o interesse do RBI e' fazer com que as pessoas vao todas trabalhar, entao mais vale acabar com os RSIs para quem tem idade para trabalhar, vai dar ao mesmo.

Ou seja, ou ou seja, ou seja nao leste o que escrevi.

O estado tem a obrigação de garantir acesso á saude, acesso a educação, justiça, segurança, defese e regulação quando tal se torne extritamente necessario.
E se fizer isso bem estamos icomensuravelmente melhor que agora.

Claro que estarias melhor que estas agora, mas pela tua ordem de ideias, e se percei bem, entao ninguém pague impostos e cada um que pague o que for necessário por essas coisas todas.

Posso ter percebido mal.

conheço muitos a receber o RSI e raramente o deixam

pelo processo que descrevi funciona como uma armadilha na pobreza

a fiscalização em portugal também não funciona

conheço ciganos analfabetos cujos pais sempre receberam o RSI, o minimo que devia ter sido exigido era que os filhos frequentassem a escola

O que faz com que me estejas a dizer que entao o RSI nao funciona, já um RBI talvez funcionasse, pois nao seria o suficiente para os manter sem trabalhar e nao perdiam o rendimento que tinham antes por o fazerem, logo sempre a sumar, para eles e para o estado que receberia os impostos referentes aos valores que eles trabalharem.

Eu nao lhe estou a dar razao, eu estou a dizer que do ponto de vista logico ele tem razao.

Do ponto de vista logico, ninguém vai trabalhar para receber menos do que se estivesse em casa.

Mas tu achas mesmo que aquilo tem lógica? achas que ele ia gastar uma boa parte do dinheiro naquilo? [:)]

Gastava no transporte, porque comer já comia em casa. E obviamente, como estás farto de apregoar, o SMN é substancialmente mais elevado que o RSI. Mas seria se não fosse...

Aquilo era tanga da mais pura, típica de subsidiodependente.

se trabalharem os dois ficam melhores do que estão

mas como normalmente estas familias são de pessoas que passam anos a fio nesta situação, arranjam esquemas para biscates

e a situação perpetua-se

para ficarem melhor, ambos a trabalhar, teriam de passar por um periodo, que não sabem quanto duraria, em que ficariam pior

raramente querem passar por isso e ficam dependentes do RSI para sempre

É isso que eu critico no sistema actual, tanto em Portugal como no UK como provavelmente na maioria dos países... estes apoios sociais implicam que a pessoa nao tenha rendimentos ou tenha rendimentos muito mais muito baixos.

Se tentarem ter rendimentos um pouco mais altos, perdem os valores das ajudas.

Basicamente perdem as ajudas que sao poucas mas certas, para irem trabalhar e perder dinheiro sem muitas garantias.

Voltar
Superior