Entao o lucro deve ficar com quem investiu certo?
Depende do que estiveres a falar, o lucro deve de ficar claro com quem o investiu depois de pagar os respectivos impostos, eu percebo e sou o primeiro a criticar que os impostos em Portugal sao demasiado altos, especialmente quando falamos de impostos sobre os rendimentos, na minha humilde opiniao falamos de algo a já no ridiculo e já falei disso várias vezes aqui no forum em várias oportunidades.
O dinheiro que vai para o estado é o dinheiro dos impostos de todos, dinheiro esse que deve (também na minha opiniao) de ser usado em favor de todos e nao apenas de alguns, que é o que acontece hoje em dia e desde há muitos anos.
O que está a acontecer com o modelo económico hoje, é que todos nós pagamos impostos, seja através do nosso salário, seja através de outros impostos tais como IVA e por aí fora, o estado depois pega nesse mesmo dinheiro e re-investe, seja na economia, seja em outras coisas, obtem lucro ou prejuizo (nao podemos ir a todas claro) e depois pega nesse mesmo dinheiro e enfia no bolso dos "mais necessitados", alguns sao porque nao tem hipotese, nao tenho qualquer duvida acerca disso mas outros, os quais já aqui foram apelidados de paraistas (nao discordando), entraram nesta situacao por alguma razao, seja vontade ou infortunio da vida.
Uma vez dentro do sistema, é o que já aqui apelidaram também (e que concordo) como a armadilha da pobresa, e aí só tens duas hipoteses.
1- Abdicas de tudo o que tens do estado, que é mais ou menos certo e arriscas a ficar pior do que aquilo que estavas antes e vais trabalhar, correndo o risco de em alguns meses estares pior do que aquilo que estavas antes.
2- Pensas na tua familia e aceitas que é aquilo que tens, tentas fazer uns biscates por fora para ganhar uns trocos e assim continuas a receber aquele bolo do estado.
Na maioria dos casos (e como já foi dito) raramente deixam o RSI e similares porque optam pela segunda hipotese, porque o sistema nao os incentiva a ir trabalhar, nao os incentiva a procurar mais e para isso sobram (na minha opiniao) duas hipoteses.
1- Continuamos como estamos e aceitamos que os que caem nesta armadilha nunca mais de lá saem e vamos continuar a pagar para eles nao irem trabalhar.
2- Mudamos alguma coisa para que eles tenham algum incentivo e até obrigacao de procurarem um trabalho e assim mudar o paradigma.
Se optarmos pelo caminho 1, é continuar naquilo que já estamos, nada muda e nada irá mudar até que um dia possivelmente existirao mais pessoas a receber do RSI e similares do que aqueles que efectivamente estao a contribuir, o que irá fazer com que a carga de impostos tenha invariavelment de subir para os que se esforcam ou entao deixamos de lhes pagar, acabamos com os RSI e similares para todos e quem morrer a fome que se f***.
Se optarmos pelo caminho numero 2, também existem algumas opcoes.
- Defenimos um periodo de tempo em que as pessoas que estao a receber do RSI podem trabalhar sem perder o RSI e os beneficios que tem, o que pode ser perigoso porque já sabemos que muitos vao aproveitar para ir trabalhar até ao limite de tempo e depois fazem para serem despedidos para nao perderem os beneficios, para além disso tinhamos de criar sistemas e mecanismos nao só para fiscalizar isto que por sí iriam custar dinheiro.
- Defenimos que toda a gente recebe um valor incondicional ainda que baixo, nao há fiscalizacao a unica coisa que é necessário é defenir o que e pagar, todos recebem o mesmo, deixa de existir a história de que o vizinho vive as custas do RSI e assim damos uma lufada de ar fresco a toda a gente por igual e está feito, acaba a gestao e fiscalizacao de subsidios de desemprego, acaba as pessoas terem de provar que andam a procura de trabalho, acaba tudo o que sao custos inerentes a fiscalizacao e verificacao de atribuicao destes mesmos subsidios.
Se existe alguma alternativa mais? É possivel, nao estou a ver um país a viver sem que sejam pagos impostos e as pessoas mais pobres a conseguirem acesso a bens básicos, tens o exemplo do Dubai se quiseres, onde de um lado tens pessoas extremamente ricas e do outro tens pessoas extremamente pobres.