turboyoda
Banido
Essas pessoas jogaram, jogam e jogarão sempre numa questão de esforço. Em tempos de crise existem instrumentos para ajudar essas pessoas.
Quem ganha o ordenado mínimo, dependendo da localização geográfica, e da realidade pessoal, consegue ou não sustentar-se. Além disso, quem ganha o ordenado mínimo tem diversas isenções nos acessos a serviços do estado.
Se eu acho que um “bonus pater familiae “ que ganhe o ordenado mínimo, merece ganhar mais? Sem dúvida...
Se esse aumento deve ser suportado por fundos estatais? Sem dúvida que não... isso é um assunto entre ele e o patrão. Se o estado for despejar aí dinheiro, a única coisa que vai conseguir é fazer com que o empregado deixe de lutar por um melhor ordenado, já que o estado dá mais X. De que vale a pena esforçar-se por receber mais, se o vencimento final dele se vai manter, em virtude da diminuição da comparticipação do estado.
No raciocínio do RBI as pessoa são todas boazinhas, e cuidadosas com o dinheiro que recebem apenas por existirem, resultante do trabalho dos outros. A realidade é muito mais cruel que isso... A realidade envolve bullying entre colegas porque alguém anda a tirar uma licenciatura, gente que esconde informação técnica, gente que falta em dias de pico de trabalho, etc. O mundo real do trabalho é F0d1dO!!!
Existem nos países que as aplicam, vamos ver o exemplo de Portugal nesta pandemia...
Achas que pagar 33% do salário das pessoas afectadas enviando-as em muitos casos para o desemprego é algo?
Achsa que decidir que nao se ajuda trabalhadores de empresas que tenham qualquer tipo de divida fiscal é ajudar?
Nao sei qual é a tua defenicao de ajudar, o que sei é que há muita gente que está a receber do estado e que nao deixa de receber porque se tentar melhorar a sua situacao é penalizada, e isso acontece em todo lado, aqui também acontece como já tive a oportunidade de explicar antes.
Há muita gente que está a receber do estado mas nao tem hipotese, nao se pode dar ao luxo de aceitar um trabalho que pague abaixo de um determinado valor porque se nao fica pior do que aquilo que já estava, e tiveste um caso recentemente do ipvsav ou lá como se escreve o nick dele, recebia do fundo de desemprego e andava a trabalhar ao negro porque se nao iam cortar-lhe o fundo de desemprego e ficava pior do que aquilo que estava antes.
Ora diz lá, se ele tivesse um valor fixo que nao fosse perder por ir trabalhar, será que ele nao iria trabalhar e pagar impostos?
Em 2017 a Seg social gastou 29368949,2 mil euros em apoios sociais, já tivemos anos em que os gastos foram bem acima dos 35000000 mil euros... para apoiar apenas algumas familias. (https://www.pordata.pt/Portugal/Despesa+da+Segurança+Social+total+e+por+tipo-100) , qual é a diferenca para o país se ao invés de darmos esse dinheiro só dividirmos por todos?
Se dissermos que toda a gente entre os 18 e os 65 (antes da reforma) recebe esse valor, entao estamos a dizer que em 2017, 7636464 de pessoas iriam qualificar para esse valor. (https://www.pordata.pt/Portugal/População+residente++média+anual+total+e+por+grupo+etário-10)
se usarmos o mesmo valor, sem tirar nem por, pelas minhas contas dá 3845Euros/pessoa por ano, 320euros/mes incondicionalmente.
Se olhares para as despesa de vários anos diferentes e dividires a populacao nessas idades vais ver que provavelmente o estado ainda pouparia dinheiro.