Renault Twizy - production model

não parece muito seguro a curvar com esta largura e altura...

Minha maria fez como projecto final de curso um sistema de gestão e facturação para Vehicle to Grid, em que a rede energética "vê" e utiliza os carros eléctricos como armazenamento de energia e atraves do perfil de utilização do carro, optimiza os carregamentos de forma a reduzir os custos para o cliente e aumentar a eficiência da rede.
Por aí imaginam quem será a primeira da família a ter um carro eléctrico...

Isto tudo é muito giro, mas ela tem 1,80m e eu 1,90m :sh)

Isto já esteve em Genebra, se não estou em erro.

Esse era o concept [;)]

Renault-Twizy-Concept-11.jpg

Agora temos a versão de produção, já a comercializar no 2º semestre de 2011:

renault-twizy_6.jpg

Essa questão dos vidros é que não faz sentido:sh)

Só isso vai tirar 70% dos potenciais clientes. Só quando a Renault lhe decidir colocar uns vidros, é que isto fará sucesso.

Este conceito de veiculo "coberto" sem janelas faz-me lembrar esta BMW

images

No entanto parece-me que quem vai procurar o Twizy não quer propriamente uma mota.

Pois, mas isso é uma ideia.

O Twizy é já real e estará na estrada dentro de meses.

Não é propriamente uma ideia.
Até porque o protótipo já anda e é bem real.
Resta é esperar que alguém se chegue à frente para produzir e comercializar a coisa.

E mesmo que isso não aconteça, pelo menos que se estabeleçam as boas práticas a toda a indústria do sistema produtivo criado.

Em relação ao Twizy, acho que chegou a altura de começar a tentar deixar de categorizar os auto-móveis.
Não se encaixa bem na definição de carro, não é definitivamente um velocípede.
Se calhar é uma nova espécie, para responder aos novos desafios que a sociedade coloca.

E claro, aparece o da mobilidade individual com baixo impacto, sobretudo em ambientes urbanos, onde já é hora de combater os excessos praticados actualmente.

E este tipo de veículos são uma óptima solução.
Veiculos compactos, apenas para deslocações urbanas, eléctricos, parece-me ser uma solução viável para responder a esse problema.
Há pessoas que não gostam de motas, pelo sentimento geral de falta de protecção das mesmas.
E os carros têm os problemas tipicos de ocuparem muito espaço.

Isto parece-me um óptimo passo intermédio.
Mais inteligente seria usar este tipo de veiculos como uma das opções para o futuro trasporte público, com diversas zonas de levantamento/carregamento.

A aus~encia de vidros laterais é realmente intrigante, mas não invalida o conceito.
Temos que encontrar novas soluções eficazes para a mobilidade, e , lamento informar, poderá deturpar seriamente a noção jurássica que temos do que deve ser um automóvel.[:D]

O futuro poderá não ser tão enfadonho como se espera. Espero que haja mais coisas bizarras e estranhas como esta, que nos façam pôr em questão o estado actual das coisas. Estamos demasiado acomodados a conceitos e valores de coisas estabelecidas nos anos 50. Vá lá... Acordem do turpôr[:D]

decisão ousada da Renault. Espero que haja mais coisas semelhantes de outros construtores.

Não é propriamente uma ideia.
Até porque o protótipo já anda e é bem real.
Resta é esperar que alguém se chegue à frente para produzir e comercializar a coisa.

E mesmo que isso não aconteça, pelo menos que se estabeleçam as boas práticas a toda a indústria do sistema produtivo criado.

Em relação ao Twizy, acho que chegou a altura de começar a tentar deixar de categorizar os auto-móveis.
Não se encaixa bem na definição de carro, não é definitivamente um velocípede.
Se calhar é uma nova espécie, para responder aos novos desafios que a sociedade coloca.

E claro, aparece o da mobilidade individual com baixo impacto, sobretudo em ambientes urbanos, onde já é hora de combater os excessos praticados actualmente.

E este tipo de veículos são uma óptima solução.
Veiculos compactos, apenas para deslocações urbanas, eléctricos, parece-me ser uma solução viável para responder a esse problema.
Há pessoas que não gostam de motas, pelo sentimento geral de falta de protecção das mesmas.
E os carros têm os problemas tipicos de ocuparem muito espaço.

Isto parece-me um óptimo passo intermédio.
Mais inteligente seria usar este tipo de veiculos como uma das opções para o futuro trasporte público, com diversas zonas de levantamento/carregamento.

A aus~encia de vidros laterais é realmente intrigante, mas não invalida o conceito.
Temos que encontrar novas soluções eficazes para a mobilidade, e , lamento informar, poderá deturpar seriamente a noção jurássica que temos do que deve ser um automóvel.[:D]

O futuro poderá não ser tão enfadonho como se espera. Espero que haja mais coisas bizarras e estranhas como esta, que nos façam pôr em questão o estado actual das coisas. Estamos demasiado acomodados a conceitos e valores de coisas estabelecidas nos anos 50. Vá lá... Acordem do turpôr[:D]

decisão ousada da Renault. Espero que haja mais coisas semelhantes de outros construtores.

E mais nada :)

Quantos lugares andam vagos em média num carro em LX à hora de ponta?

Em Paris

Em Paris

Esta praticabilidade terá alguma coisa a ver com o espaço do carro ou será que tem apenas a ver com o facto do carro ser facilmente manobrável?
As jantes são de 13" segundo o texto no link.
​

Quanto à visibilidade traseira de que se fala, há furgões que não têm visibilidade traseira e não é por aí que o gato vai às filhoses. Ainda há a possiblidade de ter uma câmara traseira.
​

Visibilidade traseira?
Hum... num carro com uma configuração em tandem, como este, o vidro traseiro deixa de ser necessário.
Os retrovisores farão esse serviço. Ou então não tendo janelas, ponha-se a cabeça de fora, ehehehehehe.

Infelizmente, pelo que vejo das imagens do salão, tinham que estragar o carr..., veículo, com decorações personalizadas algo tótós, que nada se parecem adequar ao carro.

nesse aspecto, acho que a renault deveria dar um salto até Itália, e aprender alguma coisa com a Fiat, na forma como decorou o seu 500.

Tou curioso para ver isto na rua. Certamente será mais "imponente" que uma acelera, mas existe aqui um factor psicológico que veio à baila com o lançamento nos anos 90 do smart.

Até que ponto, o mercado ta disponivel para adquirir algo com 4 rodas, que não aparenta ter grande segurança.
E de qualquer forma, acho que vão ter de acrescentar brevemente janelas na parte superior.

Faz lembrar o Spider que não trazia pára-brisas.
posteriormente lá tiveram de acrescentar a coisa.

Isto não vai vender uma unidade enquanto a Renault não puser o raio dos vidros, mesmo que não abram por inteiro. Será que custa muito meter uns vidros ??? [8b][8b]

Até estava ponderar comprar um para ir às compras. Vou ter que esperar que eles percebam que isto não é um carro de Verão. E muitos pensam como eu também.

Isto não vai vender uma unidade enquanto a Renault não puser o raio dos vidros, mesmo que não abram por inteiro. Será que custa muito meter uns vidros ??? [8b][8b]

Até estava ponderar comprar um para ir às compras. Vou ter que esperar que eles percebam que isto não é um carro de Verão. E muitos pensam como eu também.
Por falar em compras... ainda não li nada sobre bagageira? Será que é tipo mota/scooter em que há um pequeno espaço "onde calhar"?

EDIT: acho que já encontrei algo:
The amount of in-car stowage space is ideally suited to the needs of owners travelling to and from work, or for light shopping. A 31-litre lockable cubby – ideal for a briefcase or limited shopping – is readily accessible underneath the rear seat. The capacity of this locker can easily be increased to 55 litres. There are also three litres of stowage space either side of the steering wheel.
Fonte: Renault.com

Última edição:
Voltar
Superior