[Antevisão] Renault Alpine (2017)

Projecto estruturado e com tudo para vingar. Lamento a ausência de uma caixa manual.

Retirado de uma entrevista a Michael van der Sande

Que pouvez-vous nous dire sur la boîte Getrag ?
MVDS : C’est une boîte Getrag 7 rapports double embrayage, avec des étagements de vitesses spécifiques à Alpine, parce que sur beaucoup de voitures sportives ou semi-sportives, les étagements de vitesse ne sont pas adaptés au poids. Et comme on voulait adapter les rapports au poids de la voiture, on a choisi un étagement spécifique pour Alpine, qui n’existe ni pour les autres marques que fournit Getrag, ni pour d’autre Renault. En plus, on a un wet clutch, un embrayage humide, qui apporte une vitesse et une fluidité de changement qui, aujourd’hui, est inconnue dans le Groupe. Alors là de nouveau, on prend un pas en avance. Ça fonctionne très bien pour nous, on verra ce que nos collègues feront avec.

Allez vous la proposer avec une boîte manuelle ?
MVDS : Pour le moment ce n’est pas prévu. Aujourd’hui, sur le marché des voitures sportives, la grande majorité est avec des boîtes DCT et on a une très bonne boîte DCT et ça nous suffit pour le moment. On ne peut pas tout faire !

Est-ce seulement qu’une question de poids aussi ?
MVDS : C’est un choix. La décision qu’on a prise très tôt, cela a été de faire très correctement les choses qu’on fait, et qu’on ne va pas tout faire. Parce qu’on n’est qu’une petite équipe dans un grand Groupe et on va bien résister à l’inclinaison, très facile, de se mettre en face de tout le monde avec toutes les solutions : on préfère faire une voiture très spécifique, fidèle aux racines d’Alpine, très pointue, mais on n’essaie pas de tout faire. On a un moteur, une boîte, etc. Et je pense que ça va suffire à la grande majorité des gens. Surtout, comme on a une voiture qui est d’un côté très pointue sur circuit, et de l’autre très confortable au quotidien.

https://alpineplanet.com/table-ronde-avec-michael-van-der-sande-au-salon-de-geneve/

Já tinha lido algo semelhante numa das publicações britânicas, obrigado.

Eu percebo o argumento e não o questiono.
A Alpine enquanto projecto tem de sustentável a médio longo prazo, pelo que se o mercado quer DCT não há muito a dizer. A DCT será sempre preferível face a alternativa de não ter um carro como estes na estrada por não ser rentável ou vendável. No meu caso, estou farto de Volvos e Mercedes com 1.700 Kgs (manuais ou não) e encontro-me pela primeira vez na posição de abdicar de um carro para uso diário e equacionar um sports car como este, que me encha as medidas e me devolva prazer de condução. Neste contexto, um requisito indispensável é ter caixa manual e isso elimina alguns carros fenomenais como este A110 e o 4C, por exemplo.

Última edição:
Lentamente...muito lentamente, mas começo a não sentir nenhuma falta da caixa manual e especialmente não me tira nenhum prazer na condução.

Ás vezes dava-me prazer era ter um EDC. [:D] Há dias em que a embraiagem e a caixa me aborrecem.

Eu estou rendido, caixa manual é coisa do passado! [:D] Mesmo em condução um pouco mais despachada, tem um comportamento excelente em modo automático, e em modo manual é uma segurança maior ter sempre as duas mãos no volante em estradas com muitas curvas [:cool:]

Eu estou rendido, caixa manual é coisa do passado! [:D] Mesmo em condução um pouco mais despachada, tem um comportamento excelente em modo automático, e em modo manual é uma segurança maior ter sempre as duas mãos no volante em estradas com muitas curvas [:cool:]

Eu acho que o futuro passa pelas caixa automáticas (até o kwid tem! [:)]). Quando olho para um carro vejo dois componentes da "era da pedra": travão de parque manual e caixa manual. [:D]

Pois mas vai-se perdendo o contacto e o feeling mais mecânico e direto que neste caso até faria mais sentido, sendo um produto que nos remete a um tempo em que nada era filtrado.

Acho que deviam ter as duas opções, para os que querem bons números de crono ou para quem procura um prazer de condução old school que cada vez mais vai desaparecendo.

C9xCuv7XgAII9VC.jpg

C9xCtZAXYAE--gL.jpg

Pois mas vai-se perdendo o contacto e o feeling mais mecânico e direto que neste caso até faria mais sentido, sendo um produto que nos remete a um tempo em que nada era filtrado.

Acho que deviam ter as duas opções, para os que querem bons números de crono ou para quem procura um prazer de condução old school que cada vez mais vai desaparecendo.

totalmente de acordo, e existe muita coisa que a caixa auto não faz ....

Voltar
Superior