[Antevisão] Renault Alpine (2017)

Não acredito que arrisquem já no SUV, a Renault neste momento é gerida de forma muito pragmática (ao contrário do que acontecia no início do século), por isso penso que eles primeiro esperarão pela sustentabilidade financeira da Alpine e só depois avançarão com um SUV.

Não te esqueças que a Renault lançou no período de 3 anos, 3 SUVs do segmento médio/alto, Espace V, Koleos II e Kadjar. Não faria sentido lançar mais um SUV dentro de pouco tempo.

Nada a ver. Esses são SUVs mainstream que não colidem com a liga do Macan, Stelvio... onde obviamente se inseriria o SUV Alpine

Nada a ver. Esses são SUVs mainstream que não colidem com a liga do Macan, Stelvio... onde obviamente se inseriria o SUV Alpine

A nível de preços iria competir com as versões de topo da Espace V e do Koleos II. Acho que não tem muito sentido investirem num novo SUV de gama alta quando lançaram vários há tão pouco tempo.

A nível de preços iria competir com as versões de topo da Espace V e do Koleos II. Acho que não tem muito sentido investirem num novo SUV de gama alta quando lançaram vários há tão pouco tempo.

O Espace é MPV e o Koleos continua a ser mainstream. Obviamente o Alpine seria um SUV de cariz desportivo para concorrer diretamente com o Macan tal como o 110 o faz com o Caiman, logo teria um PVP bem acima dos Renaults, pelo que continuo a não perceber essa logica. São posicionamentos diferentes.

A Alpine não existe.

Este carro é R&D da RenaultSport.

A questão aqui é o sucesso sustentado (ou não) e o nível de produção possível no médio prazo. Isto é, finda a satisfação dos entusiastas.

Pode acontecer uma de duas coisas. O frenesim mantém-se durante uns tempos e morre e a Renault sustenta a coisa por uns tempos. Ou substancia-se e temos uma nova coqueluche neste nicho. O factor determinante será o nível de experiência dinâmica que consegue ou não proporcionar.

Gostava só se perceber se a Renault arrisca desde já a versão SUV, ou seja, antes de perceber o quão real é este aparente sucesso.

Bem dito!
A sustentabilidade a longo prazo é sempre o mais difícil de conseguir.
E para mais num projecto que não é edição limitada, aponta para o "meio" do mercado e representa o ressuscitar de uma marca.
Compreende-se que se fale em SUV tótó para o futuro.
Se quer ter alguma independência não pode ser apenas um projeto fetiche da Renault.

Veja-se o caso da Lotus que andam sempre mais para lá do que para cá, só para se manter à tona.

O que a Remault parece estar a fazer aqui é o que BMW fez com a MINI mas desta feita no nicho dos desportivos. Como viu que a receita funciona, está a implementa-la para ressuscitar a Alpine aproveitando outro ícone, o A110, que já se percebeu, vai ser um sucesso, e daí passam de seguida para o formato da moda com um anti-Macan e eventualmente mais tarde um anti-Panamera (?)

Se quer ter alguma independência não pode ser apenas um projeto fetiche da Renault.

Se o SUV totó permitir a existência do A110, é um tradeoff que se aceita tal como acontece na Porsche que mantém uma brilhante gama de 911 (e até 718) porque faz dinheiro com os diesel e SUV.

Se o SUV totó permitir a existência do A110, é um tradeoff que se aceita tal como acontece na Porsche que mantém uma brilhante gama de 911 (e até 718) porque faz dinheiro com os diesel e SUV.

Yup, concordo com esta visão. Por mim que façam um SUV seg C mais desportivo que os que existem no mercado. Basicamente um Macan para o seg C, seria a minha sugestão.

Última edição:
Yup, concordo com esta visão. Por mim que façam um SUV seg C mais desportivo que os que existem no mercado. Basicamente um Macan para o seg C, seria a minha sugestão.

Sim, este como será em principio só para mercado europeu, um segm C seria mais apropriado. Provavelmente, se a coisa corre bem, até farão C e D

Bem dito!
A sustentabilidade a longo prazo é sempre o mais difícil de conseguir.
E para mais num projecto que não é edição limitada, aponta para o "meio" do mercado e representa o ressuscitar de uma marca.

Veja-se o caso da Lotus que andam sempre mais para lá do que para cá, só para se manter à tona.

Alpine e Lotus são casos bem diferentes, a Alpine é parte integrante de um dos maiores construtores de automóveis mundiais, a Lotus é um pequeno construtor semi-independente, tem a Proton por atrás mas a Proton é uma marca insignificante.

Eu acho que eles podem e devem pensar num SUV mas só depois da marca Alpine estar consolidada. Por agora, para muitos Alpine são aparelhos de som e aparelhos de navegação para automóveis, a Alpine ainda não é um nome forte na indústria automóvel.

Alpine e Lotus são casos bem diferentes, a Alpine é parte integrante de um dos maiores construtores de automóveis mundiais, a Lotus é um pequeno construtor semi-independente, tem a Proton por atrás mas a Proton é uma marca insignificante.

Eu acho que eles podem e devem pensar num SUV mas só depois da marca Alpine estar consolidada. Por agora, para muitos Alpine são aparelhos de som e aparelhos de navegação para automóveis, a Alpine ainda não é um nome forte na indústria automóvel.

Mas a marca para ficar "consolidada" muito provavelmente necessitará do dito SUV, desconfio que não consigas uma coisa sem a outra.

Pois ! para já vai ser o desportivo dos cotas saudosistas [:D] Se chegarem para encher as arcas e dar gas à coisa, teremos Alpine a ganhar o seu espaço.

Voltar
Superior