[Antevisão] Renault Alpine (2017)

Teremos de esperar até 2020 para ter um Elise melhor adaptado a estes concorrentes.
Segundo o boss francês da Lotus, para ser vendido nos EUA, o carro vai ter de crescer e engordar um pouco, para encaixar todos os requisitos necessários a nível de segurança passiva. Ficará um pouco mais próximo em peso e dimensões a estes novos rivais.
A diferença para o 4C e este Alpine, é que deverá começar com 150 cavalos e crescerá a partir daí.

Por outro lado, gostaria imenso que Yamaha lançasse uma versão de produção disto para realmente animar as coisas:
yamaha-04.jpg

750 quilinhos... Mid engine... [:cool:]

Duvido que a PSA se mande para uma coisa deste tipo nos próximos tempos. A palavra de ordem do Tavares é rentabilidade. Foco apenas nos modelos que verdadeiramente rendem. Resultado? O RCZ foi logo dos primeiros a ir de vela.
O que está mais próximo de um desportivo "a sério" por parte da PSA é o lançamento da versão de produção do E-Tense, que deriva de um carro já existente o Exagon Furtive e-GT. E como o "e-" indica, é um animal completamente diferente destes.

Concordo plenamente no aproveitamento da base do 4C.
E quando se fala no aproveitamento da base, tal como vemos na McLaren, o que seria aproveitado era a célula central em fibra de carbono, e criar uma nova estrutura traseira em alumínio para comportar pelo menos um V6. O V6 do Giulia seria o candidato ideal para ressuscitar uma criatura do género Stratos.
(no caso da McLaren, como usam o mesmo motor para toda a gama, não devem necessitar de grandes "ajustes" na traseira)

uma derivação do 4C chegou a ser considerada. A Maserati tinha planos para lançar um desportivo a partir do 4C, e os rumores apontavam a colocação de um V8 em vez de um 4 cilindros. Desistiram do projecto, pois a criatura seria demasiado "selvagem" para o espírito GT que caracteriza a Maserati.

Mas uma máquina de rali? Pura e dura e RWD? Eu aprovo!!! [:D]
Provavelmente também seria recusado, pois um Stratos nos dias que correm não encaixa em nada na Lancia. E não sei até que ponto seria o modelo ideal para "ressuscitar" a marca.
Uma criatura ideal para a Lancia já vimos em concepts do passado. Sempre dentro de uma filosofia mais elegante e requintada, como alguns destes bonecos mostram:

Lancia+Centre+Stile+01.jpg
Lancia-Design-Sketch-1-lg.jpg

o mais parecido com um Stratos derivado de um 4C, apesar de ainda ser um sketch muito tosco. Todos estes sketches são oficiais da Lancia
Lancia-Concept-Design-Sketch-5-lg.jpg

Quanto ao Alpine, continuo a achar que colaram-se demasiado ao passado e a escolhe do nome A110 é infeliz. O resultado tem pormenores interessantes, mas o meu problema nem é com a traseira, é mesmo o aspecto maciço da criatura.
Pessoalmente preferiria algo mais nos moldes do concept A110-50, que não era mais que restyling do Dezir da Renault.
Evocativo do passado, sem ficar agarrado a ele. Uma versão de produção disto seria muito mais excitante e sensual.

De qualquer forma, independentemente das escolhas efectuadas, as expectativas é de que o A110 seja uma máquina referencial do ponto de vista dinâmico.
Estou um pouco receoso com a escolha da EDC, já que as últimas experiências não têm sido famosas, mas o chassis tem de ser mega! A Renault Sport tem aqui uma oportunidade única de mostrar porque é tão aclamada, numa arquitectura e chassis apropriados para o tipo de coisas que eles sabem fazer!

Renault-Alpine-A110-50-01.jpg

Muito bom posto Crash como já habitual.apr:)

A PSA vai lançar a versão de produção do E-Tense? Isso seriam excelentes notícias, seria um elétrico mas também seria um super desportivo. E com o motor elétrico, isso iria garantir-lhe excelentes performances, muito superiores a estes modelos.

Como sabes? O modelo foi pensado para ter x vendas, se as atingir, objectivo cumprido (pelo menos esta primeira edição esgotou bem cedo). Acho que menosprezas o custo de ter um modelo no USA. Ou há uma gama completa ou então é um investimento com poucas chances de ter retorno.
Tens razao, mas tantas sao as marcas que falham que têm prejuizos que só te passa pela cabeca que ou foram muito optimistas, ou nao sabem planear. Nao vejo este carro a vender nos USA por acaso. E mesmo na Europa... tem concorrência puxada.

Tens razao, mas tantas sao as marcas que falham que têm prejuizos que só te passa pela cabeca que ou foram muito optimistas, ou nao sabem planear. Nao vejo este carro a vender nos USA por acaso. E mesmo na Europa... tem concorrência puxada.

O mercado dos EUA é essencial, o 4C dificilmente seria rentável sem os EUA, por exemplo.

O mercado dos EUA é essencial, o 4C dificilmente seria rentável sem os EUA, por exemplo.
Concordo, mas lá o pessoal nao tem falta de dinheiro para comprar um 4C em vez de um Renault em muitas das vezes.

Sem querer especular, a Renault nao tem nenhuma, ou quase nenhuma presenca nos EUA, tanto que, pelo que sei, o que vai de Renault para lá leva crachá de Nissan.

Na Europa, o que quis dizer, é que se tem um problema semelhante: quem quer um carro deste tipo, geralmente nao tem o dinheiro contado. E quem so tiver 50.000 € provavelmente compra algo mais pratico.

Nao quero ficar a especular sobre o carro. Pelo que vimos até agora está bom, após um ano no mercado ver-se-á o que vendeu ou nao.

Alpine%20A310%20(4).jpg

Onde é que está esta Alpine?

--

O A310 já pouco ou nada tem a ver com o A110. O A310 (tal como o seu sucessor, o A610), é um GT na verdadeira acepção da palavra, algo mais refinado e não tão ágil ou desportivo como poderá supor, quando comparado com um A110.

30 anos depois a França volta a ter algo que se pode considerar um verdadeiro carro desportivo. Finalmente, como é que o país onde nasceu o desporto automóvel fica tanto tempo afastada dos desportivos de alto nível, é incompreensível.

Tens de começar a rever a história...

Este, só deixou a linha de produção há 22 anos e era (e é) um autêntico anti-Porsche! [:p]

RENAULTAlpineA610-2020_1.jpg

Depois, há uma aventura para muitos desconhecida, de nome Venturi Automobiles, que até 2000 brindava-nos com uns engenhos bem engraçados...

505758DSCN0987.jpg

E para acabar, que eu saiba, esta marca é Francesa...

BUG_grand_sport_vitesse_01.jpg

O A310 já pouco ou nada tem a ver com o A110. O A310 (tal como o seu sucessor, o A610), é um GT na verdadeira acepção da palavra, algo mais refinado e não tão ágil ou desportivo como poderá supor, quando comparado com um A110.

Este, só deixou a linha de produção há 22 anos e era (e é) um autêntico anti-Porsche! [:p]

Depois, há uma aventura para muitos desconhecida, de nome Venturi Automobiles, que até 2000 brindava-nos com uns engenhos bem engraçados...

505758DSCN0987.jpg

22 anos ou 30 anos são preciosismos. Dos países com indústria auto significativa, a França é o único sem sportcars/desportivos nas últimas décadas. Aliás, tirando a Alpine, nunca houve marcas francesas desportivas que se fizessem notar...fora de portas.

O último verdadeiro desportivo foi o Renault Spider, um modelo de produção limitada para comemorar o centenário da Renault.

Btw, a Bugatti foi fundada por um italiano, numa região charneira franco-alemã que historicamente foi ocupado por uns e outros (aliás, em 1909, data da fundação, era alemã) e, tal como a conhecemos actualmente, é uma marca sem qualquer gestão, influência ou knowhow francês. Dizer que é francesa limita-se a um formalismo oco de olhar para o mapa.

505758DSCN0987.jpg

É verdade, eu conheço esses carros mas esqueci-me deles, são muito bons mas nenhum deles foi um sucesso de vendas, apesar do Alpine e do Venturi terem sido considerados dos melhores carros da sua época mesmo pelos Ingleses.

Nos anos 90 também existiram umas coisas engraçadas em França mas mais uma vez sem sucesso comercial.

MEGA Monte Carlo

MEGA Track

Este MEGA Track hoje acho que faria sucesso ali para os lados das Arábias.

A França tem vários construtores de super carros mas são quase todos de competição, Oreca, Norma, Ligier, Onroak, Mecachrome, etc..

Voltar
Superior