[Antevisão] Renault Alpine (2017)

alpine-reveals-the-first-images-of-its-new-production-car-the-new-a110-115767_1.jpg

A frente deste Alpine está excepcional. Revivalista e muito moderna. Partilho o desagrado manifestado pela traseira descaída, muito embora admita que no conjunto até não fica (muito) mal. Neste ponto podiam ter-se inspirado melhor no Porsche 911.
O interior está excelente.
Um 1.8 com 250cv e 1.100kg só pode ter boas prestações. Venha ele!

Esteticamente está bem porreiro como já tinha dito quando mostraram o concept. Em termos técnicos parece-me acertar no sweat spot entre o 4c e o Cayman.

30 anos depois a França volta a ter algo que se pode considerar um verdadeiro carro desportivo. Finalmente, como é que o país onde nasceu o desporto automóvel fica tanto tempo afastada dos desportivos de alto nível, é incompreensível.

A PSA que adora desenhar grandes concepts espero que também lance um verdadeiro carro desportivo. O RCZ esteve perto mas faltava-lhe um bom bocado para poder rivalizar com os grandes.

Em relação ao Alpine, até pode ser muito bom mas sem os EUA podem esquecer os lucros com este modelo.

O 4C é mais na onda do Elise, né ?

O mais parecido a este fabuloso Alpine é este

A FCA podia era trazer isto para entrar nesta onda [:cool:]

Já defendo há vários anos que a FCA deveria lançar um novo Stratos. É a melhor forma de manter viva a marca Lancia.

E agora até já têm uma plataforma que podem rentabilizar, a do 4C.

Já defendo há vários anos que a FCA deveria lançar um novo Stratos. É a melhor forma de manter viva a marca Lancia.

Stratos no seu tempo usava componentes do Dino, o equivalente nos dias de hoje é o 488 GTB. Usando a plataforma do 4C o nome da criatura deveria ser outro. Além disso, manter viva a marca com um modelo apenas não seria viável a meu ver.

30 anos depois a França volta a ter algo que se pode considerar um verdadeiro carro desportivo. Finalmente, como é que o país onde nasceu o desporto automóvel fica tanto tempo afastada dos desportivos de alto nível, é incompreensível.

A PSA que adora desenhar grandes concepts espero que também lance um verdadeiro carro desportivo. O RCZ esteve perto mas faltava-lhe um bom bocado para poder rivalizar com os grandes.

Em relação ao Alpine, até pode ser muito bom mas sem os EUA podem esquecer os lucros com este modelo.

Como sabes? O modelo foi pensado para ter x vendas, se as atingir, objectivo cumprido (pelo menos esta primeira edição esgotou bem cedo). Acho que menosprezas o custo de ter um modelo no USA. Ou há uma gama completa ou então é um investimento com poucas chances de ter retorno.

Os EUA são o maior mercado (de longe) para este tipo de carros.

E os custos para publicitar uma marca que não conhecem, mais criar uma rede de distribuição e de assistência do zero? Eu não sei se foram estes os motivos, mas alguns terão sido com certeza, obviamente que estes assuntos são estudados.

Sem dúvida, o 4C é minimalista no aspeto e na dotação.

Gosto do que o interior do Alpine mostra, mas acho como já referiram, aquele volante...

ARMIC, o Elise é o "verdadeiro" concorrente, mas não me levem a mal, é um carro comercialmente praticamente inexistente.

Teremos de esperar até 2020 para ter um Elise melhor adaptado a estes concorrentes.
Segundo o boss francês da Lotus, para ser vendido nos EUA, o carro vai ter de crescer e engordar um pouco, para encaixar todos os requisitos necessários a nível de segurança passiva. Ficará um pouco mais próximo em peso e dimensões a estes novos rivais.
A diferença para o 4C e este Alpine, é que deverá começar com 150 cavalos e crescerá a partir daí.

Por outro lado, gostaria imenso que Yamaha lançasse uma versão de produção disto para realmente animar as coisas:
yamaha-04.jpg

750 quilinhos... Mid engine... [:cool:]

Duvido que a PSA se mande para uma coisa deste tipo nos próximos tempos. A palavra de ordem do Tavares é rentabilidade. Foco apenas nos modelos que verdadeiramente rendem. Resultado? O RCZ foi logo dos primeiros a ir de vela.
O que está mais próximo de um desportivo "a sério" por parte da PSA é o lançamento da versão de produção do E-Tense, que deriva de um carro já existente o Exagon Furtive e-GT. E como o "e-" indica, é um animal completamente diferente destes.

Stratos no seu tempo usava componentes do Dino, o equivalente nos dias de hoje é o 488 GTB. Usando a plataforma do 4C o nome da criatura deveria ser outro. Além disso, manter viva a marca com um modelo apenas não seria viável a meu ver.

Concordo plenamente no aproveitamento da base do 4C.
E quando se fala no aproveitamento da base, tal como vemos na McLaren, o que seria aproveitado era a célula central em fibra de carbono, e criar uma nova estrutura traseira em alumínio para comportar pelo menos um V6. O V6 do Giulia seria o candidato ideal para ressuscitar uma criatura do género Stratos.
(no caso da McLaren, como usam o mesmo motor para toda a gama, não devem necessitar de grandes "ajustes" na traseira)

uma derivação do 4C chegou a ser considerada. A Maserati tinha planos para lançar um desportivo a partir do 4C, e os rumores apontavam a colocação de um V8 em vez de um 4 cilindros. Desistiram do projecto, pois a criatura seria demasiado "selvagem" para o espírito GT que caracteriza a Maserati.

Mas uma máquina de rali? Pura e dura e RWD? Eu aprovo!!! [:D]
Provavelmente também seria recusado, pois um Stratos nos dias que correm não encaixa em nada na Lancia. E não sei até que ponto seria o modelo ideal para "ressuscitar" a marca.
Uma criatura ideal para a Lancia já vimos em concepts do passado. Sempre dentro de uma filosofia mais elegante e requintada, como alguns destes bonecos mostram:

Lancia+Centre+Stile+01.jpg
Lancia-Design-Sketch-1-lg.jpg

o mais parecido com um Stratos derivado de um 4C, apesar de ainda ser um sketch muito tosco. Todos estes sketches são oficiais da Lancia
Lancia-Concept-Design-Sketch-5-lg.jpg

Quanto ao Alpine, continuo a achar que colaram-se demasiado ao passado e a escolhe do nome A110 é infeliz. O resultado tem pormenores interessantes, mas o meu problema nem é com a traseira, é mesmo o aspecto maciço da criatura.
Pessoalmente preferiria algo mais nos moldes do concept A110-50, que não era mais que restyling do Dezir da Renault.
Evocativo do passado, sem ficar agarrado a ele. Uma versão de produção disto seria muito mais excitante e sensual.

De qualquer forma, independentemente das escolhas efectuadas, as expectativas é de que o A110 seja uma máquina referencial do ponto de vista dinâmico.
Estou um pouco receoso com a escolha da EDC, já que as últimas experiências não têm sido famosas, mas o chassis tem de ser mega! A Renault Sport tem aqui uma oportunidade única de mostrar porque é tão aclamada, numa arquitectura e chassis apropriados para o tipo de coisas que eles sabem fazer!

Renault-Alpine-A110-50-01.jpg

Voltar
Superior