DerTeufel
New member
Quantos de vocês já se riram de anedotas de louras? E de anedotas de pretos, de alentejanos, até daquelas anedotas idiotas do hitler que reúne os presos todos e pergunta "quem comeu meu bolicau"?
Quantas vezes não olhamos para os ciganos e os acusamos de serem primitivos por viverem agarrados ao tribalismo, ou aos povos semelhantes de outros locais, como os bosquímanos da África austral ou os aborígenes da Austrália?
Quantas vezes não gozamos com os americanos e a sua "conhecida" ignorância, ou com os espanhóis pelas mais variadas razões, com os advogados e com os policias, com os que praticam uma religião menos convencional?
Pois, tenho uma novidade para vocês, isso chama-se xenofobia, mais exactamente "aversão às pessoas ou coisas estrangeiras ou diferentes".
Ainda que só isso não chegue para se praticar crimes contra a humanidade (as anedotas bem entendido), são o ponto de continuidade de um sentimento que nos "anima" desde o principio dos tempos, o sentimento e a vontade de diminuir os "outros" os "estranhos", de os tornar dignos de comédia de os diminuir na sua humanidade, aproximando-os do animal ignorante e acéfalo.
Se é condenável?
Claro que é, tal como outros sentimentos mais primitivos.
Se deve servir para se condenar as pessoas?
Claro que não, o manter de sentimentos primitivos é inato (como se pode ver) e perpetuado pela ignorância.
Tal como o ditado que diz que se deve dar uma cana de pesca a uma pessoa e não um peixe todos os dias, tb se deve dar acesso à cultura e à educação as pessoas, em vez de as tentar "civilizar" a força ou de as atiçar umas contra as outras esperando que enfraqueçam o suficiente para serem mais fáceis de moldar.
Portanto, se eu me rir de uma piada de Sportinguistas, por exemplo, tenho aversao a mim mesmo...I see :sh)