Racismo....

Quantos de vocês já se riram de anedotas de louras? E de anedotas de pretos, de alentejanos, até daquelas anedotas idiotas do hitler que reúne os presos todos e pergunta "quem comeu meu bolicau"?

Quantas vezes não olhamos para os ciganos e os acusamos de serem primitivos por viverem agarrados ao tribalismo, ou aos povos semelhantes de outros locais, como os bosquímanos da África austral ou os aborígenes da Austrália?

Quantas vezes não gozamos com os americanos e a sua "conhecida" ignorância, ou com os espanhóis pelas mais variadas razões, com os advogados e com os policias, com os que praticam uma religião menos convencional?

Pois, tenho uma novidade para vocês, isso chama-se xenofobia, mais exactamente "aversão às pessoas ou coisas estrangeiras ou diferentes".

Ainda que só isso não chegue para se praticar crimes contra a humanidade (as anedotas bem entendido), são o ponto de continuidade de um sentimento que nos "anima" desde o principio dos tempos, o sentimento e a vontade de diminuir os "outros" os "estranhos", de os tornar dignos de comédia de os diminuir na sua humanidade, aproximando-os do animal ignorante e acéfalo.

Se é condenável?

Claro que é, tal como outros sentimentos mais primitivos.

Se deve servir para se condenar as pessoas?

Claro que não, o manter de sentimentos primitivos é inato (como se pode ver) e perpetuado pela ignorância.

Tal como o ditado que diz que se deve dar uma cana de pesca a uma pessoa e não um peixe todos os dias, tb se deve dar acesso à cultura e à educação as pessoas, em vez de as tentar "civilizar" a força ou de as atiçar umas contra as outras esperando que enfraqueçam o suficiente para serem mais fáceis de moldar.

Portanto, se eu me rir de uma piada de Sportinguistas, por exemplo, tenho aversao a mim mesmo...I see :sh)

Portanto, se eu me rir de uma piada de Sportinguistas, por exemplo, tenho aversao a mim mesmo...I see :sh)
A capacidade de te rires de ti mesmo são seis pontos a teu favor (numa escala de um a dez), é muito mais difícil do que parece e não há assim tanta gente capaz de o fazer [;)].

Mas acho que percebeste do que estou a falar [:cool:].

A capacidade de te rires de ti mesmo são seis pontos a teu favor (numa escala de um a dez), é muito mais difícil do que parece e não há assim tanta gente capaz de o fazer [;)].

Mas acho que percebeste do que estou a falar [:cool:].

Perceber, acho que percebi, mas é que eu faço algumas piadas sobre raças e não me acho racista, porque nao sinto realmente aquilo mas dá para rir um bocado e porque as vezes 'tar sempre a fazer piadas acerca do penteado do Paulo Bento, ou de processos que envolvem autarquias tambem chateia.

Perceber, acho que percebi, mas é que eu faço algumas piadas sobre raças e não me acho racista, porque nao sinto realmente aquilo mas dá para rir um bocado e porque as vezes 'tar sempre a fazer piadas acerca do penteado do Paulo Bento, ou de processos que envolvem autarquias tambem chateia.
Racista é outra coisa e um pouco esquisito, pq na realidade só há uma raça humana.

Já expliquei isto por aqui no tópico dos super vulcões, devido a tal erupção que aconteceu há 75 mil anos, a variabilidade genética ficou de tal forma reduzida que, há mais variabilidade genética (diferença) entre dois chimpanzés dentro um grupo familiar (composto por até 15 indivíduos), do que entre um nativo americano e um africano por exemplo.

Por isso não faz sentido falar em raças e racismo.

Racista é outra coisa e um pouco esquisito, pq na realidade só há uma raça humana.

Já expliquei isto por aqui no tópico dos super vulcões, devido a tal erupção que aconteceu há 75 mil anos, a variabilidade genética ficou de tal forma reduzida que, há mais variabilidade genética (diferença) entre dois chimpanzés dentro um grupo familiar (composto por até 15 indivíduos), do que entre um nativo americano e um africano por exemplo.

Por isso não faz sentido falar em raças e racismo.

Agora é a minha vez: Percebeste o que eu quis dizer. [;)]
Mas pronto, digamos, que nao faço discriminaçao por etnia, origem, credo ou cor da pele

O racismo, apesar de condenável, é inato no ser humano e todos possuímos uma pequena dose dele, o que não sendo bom também não é grave, desde que não seja doentio e não prejudique o próximo. Quem nunca mudou de passeio para evitar cruzar-se com um grupo grande de pretos ou quem nunca se riu de uma anedota sobre ciganos ou judeus?

Quando alguém é diferente de nós ou daquilo que consideramos "agradável à vista" consciente ou inconscientemente acaba por ser discriminado por nós, nem que seja só em pensamento. E isto aplica-se tanto à cor da pele, como ao modo de vestir ou ao corte de cabelo. Andam por aqui tópicos de pessoal que entra na BMW de calças rotas ou chinelos de praia e que foram mal atendidos apesar de levarem no bolso um livro de cheques para pagar o carro a pronto. Ao lado estava fulano de fato e gravata a querer comprar o carro a 84 meses e só faltou servirem-lhe um cafézinho.[:D] Isto é estúpido e condenável, mas se diariamente somos discriminados por algo tão fútil como a roupa que vestimos ou a cor do cabelo como é que não haveríamos de o ser pela raça? É duro, mas é a vida.

O racismo, apesar de condenável, é inato no ser humano e todos possuímos uma pequena dose dele, o que não sendo bom também não é grave, desde que não seja doentio e não prejudique o próximo. Quem nunca mudou de passeio para evitar cruzar-se com um grupo grande de pretos ou quem nunca se riu de uma anedota sobre ciganos ou judeus?

Quando alguém é diferente de nós ou daquilo que consideramos "agradável à vista" consciente ou inconscientemente acaba por ser discriminado por nós, nem que seja só em pensamento. E isto aplica-se tanto à cor da pele, como ao modo de vestir ou ao corte de cabelo. Andam por aqui tópicos de pessoal que entra na BMW de calças rotas ou chinelos de praia e que foram mal atendidos apesar de levarem no bolso um livro de cheques para pagar o carro a pronto. Ao lado estava fulano de fato e gravata a querer comprar o carro a 84 meses e só faltou servirem-lhe um cafézinho.[:D] Isto é estúpido e condenável, mas se diariamente somos discriminados por algo tão fútil como a roupa que vestimos ou a cor do cabelo como é que não haveríamos de o ser pela raça? É duro, mas é a vida.

Eu penso da mesma forma...

Podia estar aqui a noite toda a apontar mais razoes mas não vou fazer porque há pessoas que defendem estes coitadinhos como o Greenpeace defende um calhau no meio do oceano. Radicais são estes, não eu! Eu sou apenas realista e a realidade é esta, não vivo agarrado ao que aconteceu no passado!
Não estejas, que não é necessário.

Tu defendeste o extermínio de um grupo baseado numa raça.

Se não aprendeste nada, não sei porque ainda te deixam andar por aqui.

Vai em paz e que alguém te acompanhe.

Agora é a minha vez: Percebeste o que eu quis dizer. [;)]
Sim, percebi, entendi apenas ser útil este esclarecimento.

Mas pronto, digamos, que nao faço discriminaçao por etnia, origem, credo ou cor da pele
A maioria de nós não o faz conscientemente, nem se pode criticar as pessoas por isso, muitos de nós temos comportamentos discriminatórios de que não nos apercebemos, descriminamos os obesos, as loiras, os ruivos nas entrevistas de emprego, rimos das anedotas que retratam a maneira sovina dos judeus (apesar de ser apenas um estereótipo), assumimos que os africanos negros são sempre dependentes do álcool, que os Portugueses são mais ignorantes que o resto dos Europeus, que as Brasileiras são todas boas, etc, e fazemos isto, muitas vezes baseados nos tais estereótipos, que nos habituamos a ouvir.

Até alguns mitos que nos habituamos a ouvir, tal como que os pobres o são porque querem ser pobres ou que são menos inteligentes, que as prostitutas gostam do que fazem ou o mito de que os brancos são os mais inteligentes.

Sendo que uns são mais perigosos que outros, só entendendo esta nossa "predisposição" poderemos mudar o nosso comportamento.

Um exemplo do não reconhecer desta "predisposição":

Há dias vi um casal no metro, um rapaz branco com uma rapariga negra, perto deles uma outra rapariga negra quase se gregoriava de cada vez que eles se beijavam, até que a rapariga com o namorado branco lhe perguntou se ela tinha algum problema.

A outra só faltou foi chamar-lhe mãe, que ela não tinha vergonhade andar com um "pula", que era escrava do rapaz, etc.

Quando a acusaram de ser racista ela afirmou, "Eu não sou racista pq sou preta", como se isso só por si fosse racional depois do seu comportamento.

Sendo este caso um comportamento extremo e não relacionado com a xenofobia.

Lá conseguiram extinguir o cartão de adepto...(coisa que nunca senti necessidade de ter):

https://dre.pt/dre/detalhe/lei/92-2021-176075681

Revoga o «cartão do adepto», eliminando a discriminação e a estigmatização em recintos desportivos, alterando a Lei n.º 39/2009, de 30 de julho, que estabelece o regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos

Se fomentava ou não a discriminação não sei mas...já era!

desculpem lá acordar um tópico congelado desde 2008...são só 13 anos...!

Lá conseguiram extinguir o cartão de adepto...(coisa que nunca senti necessidade de ter):

https://dre.pt/dre/detalhe/lei/92-2021-176075681

Revoga o «cartão do adepto», eliminando a discriminação e a estigmatização em recintos desportivos, alterando a Lei n.º 39/2009, de 30 de julho, que estabelece o regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos

Se fomentava ou não a discriminação não sei mas...já era!

desculpem lá acordar um tópico congelado desde 2008...são só 13 anos...!

Eu adoro mulheres, todas elas! Acho que a mulher é o ser humano mais belo, perfeito, tentador, até aromática e sonoramente agradável! Um encanto da Natureza! Mas, porra, de entre as mulheres sempre preferi as morenas! Sim, aquelas bem torneadas, cabelos longos, cintura fina, carinhas redondas, ombros estreitos, mãos pequenas... Mas, morenas! E até casei com uma!

As loiras também acho lindíssimas, pelas mesmas razões acima aludidas e tantas outras em comum, mas, o que é que querem (?), eu prefiro as morenas! Será que isto faz de mim "loirófobo"?... :confused:

Just my five cents to this useless discution

No vídeo parece ouvir-se "c@gões da m3rd@...", "brancos de m3rd@..." e segundo o título e descrição do vídeo é dirigido aos agentes da PSP...

Isto não será considerado racismo? O que se passou alguém sabe?

Claro que é racismo, mas quando vem desta 'gente' o b0sta e o cata-vento estão-se pouco borrifando... até que um dia lhes calhe a eles.

Algum bocado de esterco foi levado para a esquadra e uma xunga qualquer pôs-se a zurrar qualquer coisa.

A título informativo para quem tiver interesse e ainda não tiver conhecimento fica a seguinte informação.

Portugal já tem "Observatório do Racismo". Em Janeiro deste ano o governo anunciou a constituição do Observatório do Racismo e no mês passado (Março) foi assinado o protocolo para a criação do Observatório do Racismo e Xenofobia.

Será que este observatório vai ter custos para os contribuintes ou poderá funcionar por exemplo através de voluntariado e desse modo não implicar esses custos?

Links das respectivas notícias para quem quiser ler o seu conteúdo.

Governo anuncia constituição do Observatório do Racismo

https://sol.sapo.pt/artigo/790339/governo-anuncia-constituicao-do-observatorio-do-racismo

Assinado protocolo entre a NOVA School of Law e o Governo para a criação do Observatório do Racismo e Xenofobia

https://novalaw.unl.pt/observatorio-do-racismo-e-xenofobia/

A título informativo para quem tiver interesse e ainda não tiver conhecimento fica a seguinte informação.

Portugal já tem "Observatório do Racismo". Em Janeiro deste ano o governo anunciou a constituição do Observatório do Racismo e no mês passado (Março) foi assinado o protocolo para a criação do Observatório do Racismo e Xenofobia.

Será que este observatório vai ter custos para os contribuintes ou poderá funcionar por exemplo através de voluntariado e desse modo não implicar esses custos?

Links das respectivas notícias para quem quiser ler o seu conteúdo.

Governo anuncia constituição do Observatório do Racismo

https://sol.sapo.pt/artigo/790339/governo-anuncia-constituicao-do-observatorio-do-racismo

Assinado protocolo entre a NOVA School of Law e o Governo para a criação do Observatório do Racismo e Xenofobia

https://novalaw.unl.pt/observatorio-do-racismo-e-xenofobia/

É por estas e por outras que muitos países do leste Europeu e não só, não gramam nada os EUA.
Por estes (certas 'elites' do c4g4lh40) tentarem impor estas agendas do multiculturalismo cujo objectivo é dar cabo da Europa.

E o fantoche-mor cá da choldra obedece como lhe mandam :

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...-comunidade-cigana-no-atual-contexto-de-crise

Voltar
Superior