Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não sei quem foi que disse isso, mas se calhar não o disse como vocês estão a interpretar. Eu se pudesse também apagava a guerra colonial da nossa história, no sentido de ela nunca ter acontecido, não no sentido de a esconder. São coisas completamente diferentes.citação:Originalmente colocada por mccrow
[^][^][^][^][^]citação:Originalmente colocada por joao cunha
citação:Originalmente colocada por Akagi
Houve alguem aqui no forum que disse "..que a guerra colonial era uma coisa a apagar da nossa historia".
Pois eu que a vivi, penso exatamente o contrario, a Guerra do Ultramar deve ser sempre recordada e ensinada aos mais jovens, pelo menos para que sirva para recordar aqueles mais de 9 mil jovens que por lá morreram e por lá ficaram em cemiterios improvisados e que agora estão ao abandono, e alguns até nem já existem.
Só por isso a Guerra do Ultramar deve ser recordada pelo respeito que devemos aos que lá tombaram para sempre.
PAZ AS SUAS ALMAS!
A malta de hoje em dia näo sabe o que é respeito[|)]Näo é que me considere velho com 34 anos,mas experiências na vida jà me ensinaram muita coisa[^]Pois quem disse apagar da història deve ter nascido num breço de ouro,pois hà muitos que tem esse previlégio näo é que eu inveje pelo contràrio eu gosto da vida é com desafio e näo com coisas dadas de bandeijaCumps
![]()
Achei um parafuso. Acho que te pertence.....citação:Originalmente colocada por PauloFVF
A guerra é algo que eu sempre admirei, quando os sentidos de um homem estão totalmente apurados, na guerra é que se descobre o verdadeiro "eu" das pessoas................os mentirosos e os verdadeiros, os "bluffistas" e os "corajosos" ..........os inteligentes e os otários
citação:Originalmente colocada por Torres
Achei um parafuso. Acho que te pertence.....citação:Originalmente colocada por PauloFVF
A guerra é algo que eu sempre admirei, quando os sentidos de um homem estão totalmente apurados, na guerra é que se descobre o verdadeiro "eu" das pessoas................os mentirosos e os verdadeiros, os "bluffistas" e os "corajosos" ..........os inteligentes e os otários
[:0]
Paulo, só acontecem essas coisas "grandiosas" porque o resto é tudo mau. Ou seja, tu não precisas de te sacrificar para carregar um companheiro ferido durante 50Kms se ele não estiver ferido, não é? Ele está ferido porquê? E quantas vezes a guerra não faz o exacto oposto; trazer o que há de pior dentro de cada um? Fazer com que pessoas normais, calmas e racionais façam das coisas mais bárbaras que existam?citação:Originalmente colocada por PauloFVF
na guerra acontecem as coisas mais cruéis mas também os maiores actos de solidariedade, é preciso o ser humano sentir a ameaça de morte para mostrar o seu verdadeiro "eu".........
eu admiro como é que tantos homens conseguem dar a vida "altruistamente"........
sinceramente se eu fosse para um guerra da treta .......do tipo ir lutar á toa por uma cena que nao me dissesse nada.........tava me bem a ca#gar
..........para além do facto de é durante as guerras que a tecnologia evolui mais rapidamente!
Achei um parafuso. Acho que te pertence.....
Ah é teu?! [}citação:Originalmente colocada por xalecas
Só tu!
Paulo, só acontecem essas coisas "grandiosas" porque o resto é tudo mau. Ou seja, tu não precisas de te sacrificar para carregar um companheiro ferido durante 50Kms se ele não estiver ferido, não é? Ele está ferido porquê? E quantas vezes a guerra não faz o exacto oposto; trazer o que há de pior dentro de cada um? Fazer com que pessoas normais, calmas e racionais façam das coisas mais bárbaras que existam?citação:Originalmente colocada por PauloFVF
na guerra acontecem as coisas mais cruéis mas também os maiores actos de solidariedade, é preciso o ser humano sentir a ameaça de morte para mostrar o seu verdadeiro "eu".........
eu admiro como é que tantos homens conseguem dar a vida "altruistamente"........
sinceramente se eu fosse para um guerra da treta .......do tipo ir lutar á toa por uma cena que nao me dissesse nada.........tava me bem a ca#gar
..........para além do facto de é durante as guerras que a tecnologia evolui mais rapidamente!
Já a tecnologia se desenvolve mais depressa exactamente pelos motivos errados, que é para conseguir vantagem em relação ao opositor. Mais vale um milhão de anos com tecnologia estagnada do que muita tecnologia com guerras presentes.
Não há nada de bom numa guerra.
Ah é teu?! [}citação:Originalmente colocada por xalecas
Só tu!
] [
]
Bolachas ou batas-fritas?citação:Originalmente colocada por xalecas
Nope, eu é mais chip's. []
Isso tem outros motivos e implicações sociais e culturais...e afastava-se um nadinha do tópicocitação:Originalmente colocada por PauloFVF
mas eu nao admiro a guerra por a guerra ser uma coisa boa! admiro porque não percebo , principalmente nas guerras pré revolução industrial como é que era possivel aqueles homens entrarem num campo de batalha sabendo que iam morrer á toa............
Isso tem outros motivos e implicações sociais e culturais...e afastava-se um nadinha do tópicocitação:Originalmente colocada por PauloFVF
mas eu nao admiro a guerra por a guerra ser uma coisa boa! admiro porque não percebo , principalmente nas guerras pré revolução industrial como é que era possivel aqueles homens entrarem num campo de batalha sabendo que iam morrer á toa............![]()
Tens razão, mas não totalmente em dois pontos. O primeiro é que não é preciso lá andar para dar valor. Pode-se não ter a noção real do que é, mas pelo que conheço e pelo que me descreveram, chega para ser o tipo de coisa onde eu não queria estar. Tenho tios que lá andaram, e nenhum voltou de lá bem, conheço também pessoas que desde que voltaram nunca mais tiveram uma noite sossegada. Por isso, mesmo não passando por isso, sei pelo menos avaliar, que não é coisa que queira.citação:Originalmente colocada por Akagi
Resposta ao TORRES
Dizes que o respeito conquista-se!
Muito bem. estou plenamente de acordo mas parece-me que aqueles 9 mil
homens (maioria jovens) que por lá ficaram, conquistaram bem esse respeito com a propria vida.
Hoje é facil ao fim de mais de 30 anos, sentados atras do computador no meio do ar condicionado e da alcatifa, menosprezar o sofrimento e a dor de ver camaradas nossos morrerem ali ao nosso lado no meio de uma bolanha ou da selva tropical a milhares de Km de casa, onde tenham os seus pais, filhos ou mulheres etc, e que o unico aconchego que tinham na hora da morte, era os dos seus camaradas.
Só quem lá andou é que pode dar o valor a esses homens, e aqueles que la andaram como eu, sabem realmente do que eu falo.
Na vespera de mais um 10 de Junho, presto aqui a minha sentida homenagem e curvo-me perante a memoria de todos eles.
ATÉ SEMPRE CAMARADAS!