Quem foi à Tropa?

O meu pai também é um boina vermelha.

Mas ele tirou a especialidade no Ultramar, em 1969 se não me engano.

Era da 2ªcompanhia de comandos.

citação:Originalmente colocada por mccrow

citação:Originalmente colocada por joao cunha

citação:Originalmente colocada por Akagi

Houve alguem aqui no forum que disse "..que a guerra colonial era uma coisa a apagar da nossa historia".
Pois eu que a vivi, penso exatamente o contrario, a Guerra do Ultramar deve ser sempre recordada e ensinada aos mais jovens, pelo menos para que sirva para recordar aqueles mais de 9 mil jovens que por lá morreram e por lá ficaram em cemiterios improvisados e que agora estão ao abandono, e alguns até nem já existem.
Só por isso a Guerra do Ultramar deve ser recordada pelo respeito que devemos aos que lá tombaram para sempre.
PAZ AS SUAS ALMAS!

A malta de hoje em dia näo sabe o que é respeito[|)]Näo é que me considere velho com 34 anos,mas experiências na vida jà me ensinaram muita coisa[^]Pois quem disse apagar da història deve ter nascido num breço de ouro,pois hà muitos que tem esse previlégio näo é que eu inveje pelo contràrio eu gosto da vida é com desafio e näo com coisas dadas de bandeija:DCumps;)
[^][^][^][^][^]
Não sei quem foi que disse isso, mas se calhar não o disse como vocês estão a interpretar. Eu se pudesse também apagava a guerra colonial da nossa história, no sentido de ela nunca ter acontecido, não no sentido de a esconder. São coisas completamente diferentes.

Sou pacifista, tropa para mim, não....

P.S. Também tenho um bocadinho de problemas com o seguir ordens cegamente...

P.P.S. O respeito ganha-se, conquista-se, não é para ser um dado adquirido, e para o ser, é para os dois lados. Ao porem os jovens todos no mesmo saco também não os estão a respeitar.

já ouvi da boca de muitos ex-combatentes , como foi a guerra..........

inclusive que os madeirenses eram os maiores......e os mais terriveis [}:)][}:)]

chegavam a um sitio, montavam acampamento e quando saiam pegavam fogo a tudo........e os que viessem que montassem novo acampamento para nao terem a papinha feita [}:)][}:)][}:)]

mas já ouvi histórias que me arrepiaram todo..........directas da boca de homens de pele enrugada e com cicatrizes de balas!

A guerra é algo que eu sempre admirei, quando os sentidos de um homem estão totalmente apurados, na guerra é que se descobre o verdadeiro "eu" das pessoas................os mentirosos e os verdadeiros, os "bluffistas" e os "corajosos" ..........os inteligentes e os otários

Só que a guerra tal como a conhecemos na tuga para mim é a maior asneirada possivel, combater por razões como foi a do ultramar, ou a do vietname, da coreia, do iraque, etc.............NUNCA! combater pelo € nunca!

só combateria pela minha familia, pelo meu país, mas só se algum deles realmente estivesse ameaçado...........não é combater pelo meu país em timor .........bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

A guerra é algo que eu sempre admirei, quando os sentidos de um homem estão totalmente apurados, na guerra é que se descobre o verdadeiro "eu" das pessoas................os mentirosos e os verdadeiros, os "bluffistas" e os "corajosos" ..........os inteligentes e os otários
Achei um parafuso. Acho que te pertence.....

[:0]

Eu também sou do tipo Peace and love (näo sei se tà bem escrito).

P.P.S. O respeito ganha-se, conquista-se, não é para ser um dado adquirido, e para o ser, é para os dois lados. Ao porem os jovens todos no mesmo saco também não os estão a respeitar.

Quanto a esta afirmaçäo sò se mete no saco quem quer;)fica ao crìtério de cada um[|)]Quem sou eu para julgar alguém[8]

citação:Originalmente colocada por Torres

Achei um parafuso. Acho que te pertence.....

[:0]

[}:)]

na guerra acontecem as coisas mais cruéis mas também os maiores actos de solidariedade, é preciso o ser humano sentir a ameaça de morte para mostrar o seu verdadeiro "eu".........

eu admiro como é que tantos homens conseguem dar a vida "altruistamente"........

sinceramente se eu fosse para um guerra da treta .......do tipo ir lutar á toa por uma cena que nao me dissesse nada.........tava me bem a ca#gar

..........para além do facto de é durante as guerras que a tecnologia evolui mais rapidamente!

na guerra acontecem as coisas mais cruéis mas também os maiores actos de solidariedade, é preciso o ser humano sentir a ameaça de morte para mostrar o seu verdadeiro "eu".........

eu admiro como é que tantos homens conseguem dar a vida "altruistamente"........

sinceramente se eu fosse para um guerra da treta .......do tipo ir lutar á toa por uma cena que nao me dissesse nada.........tava me bem a ca#gar

..........para além do facto de é durante as guerras que a tecnologia evolui mais rapidamente!
Paulo, só acontecem essas coisas "grandiosas" porque o resto é tudo mau. Ou seja, tu não precisas de te sacrificar para carregar um companheiro ferido durante 50Kms se ele não estiver ferido, não é? Ele está ferido porquê? E quantas vezes a guerra não faz o exacto oposto; trazer o que há de pior dentro de cada um? Fazer com que pessoas normais, calmas e racionais façam das coisas mais bárbaras que existam?
Já a tecnologia se desenvolve mais depressa exactamente pelos motivos errados, que é para conseguir vantagem em relação ao opositor. Mais vale um milhão de anos com tecnologia estagnada do que muita tecnologia com guerras presentes.
Não há nada de bom numa guerra.

Paulo, só acontecem essas coisas "grandiosas" porque o resto é tudo mau. Ou seja, tu não precisas de te sacrificar para carregar um companheiro ferido durante 50Kms se ele não estiver ferido, não é? Ele está ferido porquê? E quantas vezes a guerra não faz o exacto oposto; trazer o que há de pior dentro de cada um? Fazer com que pessoas normais, calmas e racionais façam das coisas mais bárbaras que existam?
Já a tecnologia se desenvolve mais depressa exactamente pelos motivos errados, que é para conseguir vantagem em relação ao opositor. Mais vale um milhão de anos com tecnologia estagnada do que muita tecnologia com guerras presentes.
Não há nada de bom numa guerra.

sim eu percebo o que tu queres dizer..........

mas eu nao admiro a guerra por a guerra ser uma coisa boa! admiro porque não percebo , principalmente nas guerras pré revolução industrial como é que era possivel aqueles homens entrarem num campo de batalha sabendo que iam morrer á toa............

[xx(] , e isso que dizes dos feridos etc........uma pessoa fraca de espirito é capaz de deixar o seu companheiro a morrer para se salvar......

mas sim, entendo perfeitamente o que queres dizer.........eu é que não me expliquei perfeita e claramente! nem sei bem me explicar....[8)]

mas eu nao admiro a guerra por a guerra ser uma coisa boa! admiro porque não percebo , principalmente nas guerras pré revolução industrial como é que era possivel aqueles homens entrarem num campo de batalha sabendo que iam morrer á toa............
Isso tem outros motivos e implicações sociais e culturais...e afastava-se um nadinha do tópico ;)

Isso tem outros motivos e implicações sociais e culturais...e afastava-se um nadinha do tópico ;)

eu sei! ;)

Ora cá vamos então.

Devido a adiamento por estudos entrei em 2002

Recruta: entrada para o 2º turno a 18/02/2002 para o BST-Batalhão de Serviço de Transportes (antigo ralis)na Portela de Sacavem para o 4 pelotão.

Especialidade: Um mes depois de ter entrado no BST, fiquei a tirar especialidade de CAR (condutor de pesados),terminei no fim do mes de abril desse ano (ou seja 2 meses).

No fim de pronto fui transferido para o CIE-Comando da Instrução do Exercito (ou seja para o antigo Regimento de Comandos da Amadora) onde prestei serviço de condutor de pesados e era condutor do Ten Cor "CMD" Neves. Sai a meados de Agosto para a vida civil.

Cenas más: O 1º mês, simplesmente nunca pensei que conseguisse safar daquela e um Tenente que andei quase ao estalo com o gajo (parvalhão da m*rda).

Cenas boas: Sem duvida o reconhecimento pessoal, os camaradas (PRINCIPALMENTE O GALITO (DE BARCELOS)O BORGES (DE SESIMBRA) E O PATACAS (DE CAMPO MAIOR))pessoal esse que perdi contacto e nunca mais soube nada deles. Ah e a carta de condução de pesados ;).

Se pudesse voltar atras e assinar contrato teria-o feito sem pensar 2x

Resposta ao TORRES

Dizes que o respeito conquista-se!
Muito bem. estou plenamente de acordo mas parece-me que aqueles 9 mil
homens (maioria jovens) que por lá ficaram, conquistaram bem esse respeito com a propria vida.
Hoje é facil ao fim de mais de 30 anos, sentados atras do computador no meio do ar condicionado e da alcatifa, menosprezar o sofrimento e a dor de ver camaradas nossos morrerem ali ao nosso lado no meio de uma bolanha ou da selva tropical a milhares de Km de casa, onde tenham os seus pais, filhos ou mulheres etc, e que o unico aconchego que tinham na hora da morte, era os dos seus camaradas.
Só quem lá andou é que pode dar o valor a esses homens, e aqueles que la andaram como eu, sabem realmente do que eu falo.

Na vespera de mais um 10 de Junho, presto aqui a minha sentida homenagem e curvo-me perante a memoria de todos eles.

ATÉ SEMPRE CAMARADAS!

Já disse a minha, vou falar agora da do meu pai que teve 43 meses de tropa, de 1962 a 1966, entre estes 25 meses em Angola, como atirador especial numa companhia de Intervenção, ( estas companhias foram depois substituidas pelas primeiras companhias de Comandos).

citação:Originalmente colocada por Akagi

Resposta ao TORRES

Dizes que o respeito conquista-se!
Muito bem. estou plenamente de acordo mas parece-me que aqueles 9 mil
homens (maioria jovens) que por lá ficaram, conquistaram bem esse respeito com a propria vida.
Hoje é facil ao fim de mais de 30 anos, sentados atras do computador no meio do ar condicionado e da alcatifa, menosprezar o sofrimento e a dor de ver camaradas nossos morrerem ali ao nosso lado no meio de uma bolanha ou da selva tropical a milhares de Km de casa, onde tenham os seus pais, filhos ou mulheres etc, e que o unico aconchego que tinham na hora da morte, era os dos seus camaradas.
Só quem lá andou é que pode dar o valor a esses homens, e aqueles que la andaram como eu, sabem realmente do que eu falo.

Na vespera de mais um 10 de Junho, presto aqui a minha sentida homenagem e curvo-me perante a memoria de todos eles.

ATÉ SEMPRE CAMARADAS!
Tens razão, mas não totalmente em dois pontos. O primeiro é que não é preciso lá andar para dar valor. Pode-se não ter a noção real do que é, mas pelo que conheço e pelo que me descreveram, chega para ser o tipo de coisa onde eu não queria estar. Tenho tios que lá andaram, e nenhum voltou de lá bem, conheço também pessoas que desde que voltaram nunca mais tiveram uma noite sossegada. Por isso, mesmo não passando por isso, sei pelo menos avaliar, que não é coisa que queira.
O segundo ponto é que não podes estar à espera que pessoas a quem isso não diz nada, que não sabem minimamente o que é nem querem saber sintam o mesmo que tu sentes em relação ao assunto. É também natural que achem que a guerra foi uma completa idiotice, independentemente de quem nela entrou, lutou e morreu. Isso não torna o sacrificio dessas pessoa em algo vão, mas também não podes esperar que essas tais pessoas a quem isso não diz nada glorifiquem o sacrificio. Hoje em dia alguém enaltece o Martim Moniz? O sacrificio dele já não diz nada a ninguém. É só um exemplo. Nem sequer é o melhor, mas é só para reforçar a ideia.
Se tivesses o poder para impedir a guerra de ter acontecido, não o farias?

Quem jà foi?
Em que ano?
Qual a especialidade?
Onde?

Acho engraçado este tòpico se calhar encontro aqui malta do meu tempo de tropa.Ora eu fui em 90/91,era condutor e a recruta fiz no belo bairro de chelas pois aquilo a noite era uma autêntica coboiàda sò se ouviam tiros depois passei a pronto e fui para Belém ài aqueles pastèis de nata.Na tropa era conhecido por tom sayer.Apanha-va com cada uma...[}:)]

Isto é sò para näo fugir ao tòpico e para quem chega sò agora, embora o que se tem falado é bastante interessante(guerra colonial),mas queria esquecer um pouco esse mau bocado da minha vida e daqueles que por là passaram.:(

Voltar
Superior