Que vinho bebem?

Obtuso, vai ler por favor....
Ou não me estou a fazer entender ou não estou mesmo a perceber.

Todos os verdes são brancos, certo?

Nem todos os brancos são verdes, certo?

Alvarinho e loureiro está associado aos verdes, certo?

Significa que quando se fala nestas castas, normalmente se refira a vinhos verdes e não a qualquer branco. A não ser que seja tudo vinho branco e ser ou não verde não tenha qualquer importância...

Significa que quando se fala nestas castas, normalmente se refira a vinhos verdes e não a qualquer branco. A não ser que seja tudo vinho branco e ser ou não verde não tenha qualquer importância...

Não meu, está tudo errado

Pela 3a vez, vai ler, estou no tlm, da muito trabalho fazer-te copy paste da Wikipedia. Não sejas teimoso, vai aprender!

Era uma vez um Português, dois Franceses e um Espanhol...
894c60c40f9327bd813a8ffe8d5a1433.jpg

Há brancos ou tintos, Verdes é a região, erradamente diz-se: adoro vinho verde referindo-se a Alvarinho e Loureiro, que são castas muito características da Região Verdes, é como se estas castas não existissem noutras regiões.

De outra maneira, um Alvarinho da Bairrada, vais dizer que é vinho verde? Não, é vinho branco.

Há brancos ou tintos, Verdes é a região, erradamente diz-se: adoro vinho verde referindo-se a Alvarinho e Loureiro, que são castas muito características da Região Verdes, é como se estas castas não existissem noutras regiões.

De outra maneira, um Alvarinho da Bairrada, vais dizer que é vinho verde? Não, é vinho branco.
Certo. Mas o alvarinho não é conhecido por ser vinho branco da bairrada, certo? É conhecido por ser vinho verde. Porque a quantidade e fama assim o ditam. E não será apenas a região mas sim o tipo de vinho. Porque um maduro tinto não será vinho verde mesmo sendo dessa região, certo? Ou tudo o que venha dessa região é sempre verde?

Tal como nos referimos a giletes a tudo o que é laminas de barbear...

Certo. Mas o alvarinho não é conhecido por ser vinho branco da bairrada, certo? É conhecido por ser vinho verde. Porque a quantidade e fama assim o ditam. E não será apenas a região mas sim o tipo de vinho. Porque um maduro tinto não será vinho verde mesmo sendo dessa região, certo? Ou tudo o que venha dessa região é sempre verde?

Tal como nos referimos a giletes a tudo o que é laminas de barbear...

Verde tinto tens alguns: o Vinhão, Covela, Pardusco, etc...

Tens de te mentalizar que Verdes é uma região, não é uma cor do vinho, geralmente diz-se "vinho verde" para os Alvarinhos, mas teoricamente está errado, eu posso beber um Alvarinho sem ele ser da região Verdes.

Certo está que um vinho verde pode ser branco ou tinto, porque significa que é da região Verdes.
Por outras palavras, o vinho verde não é uma categoria de vinhos, é uma denominação de origem.

Por último, também não significa que as uvas estão verdes e não maduras, não tem nada a ver com isso.

Tens de te mentalizar que Verdes é uma região, não é uma cor do vinho, geralmente diz-se "vinho verde" para os Alvarinhos, mas teoricamente está errado, eu posso beber um Alvarinho sem ele ser da região Verdes.

Certo está que um vinho verde pode ser branco ou tinto, porque significa que é da região Verdes.
Por outras palavras, o vinho verde não é uma categoria de vinhos, é uma denominação de origem.

Por último, também não significa que as uvas estão verdes e não maduras, não tem nada a ver com isso.
Tal como uma lâmina pode ou não ser uma gilete...

Quando falas em vinho verde, mesmo com foco na região, ninguém pensa em tinto maduro.

Tal como uma lâmina pode ou não ser uma gilete...

Quando falas em vinho verde, mesmo com foco na região, ninguém pensa em tinto maduro.

Na Revista de Vinhos do mês passado abordaram esse tema, dos vinhos verdes.

Aqui a introdução deles:

O Vinho Verde não é uma categoria de vinhos. Se antigamente o consumidor ainda tinha desculpa para fazer esta confusão, por falta de conhecimento ou de vinhos com grande impacto, hoje é imperdoável. O Vinho Verde é uma denominação de origem que coincide geograficamente com a região do Minho. E é, sem dúvida, uma grande região para vinhos brancos no nosso país.

Era isto abaixo que dizia, não basta ser da região do verde para ser um verde, tal como não basta ser da região do Porto/douro para ser um Vinho do Porto. É por isso nunca encaixo um maduro tinto que não tenha as características abaixo nos verdes. Mas das duas uma, ou a wiki está errada ou estou eu errado e tudo bem, aceito que tudo o que venha da mesma região se denomine vinho verde tenha ou não as características abaixo.

Definição de vinho verde da wiki: O Vinho Verde, produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, em Portugal (...) Com moderado teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, petiscos, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.

Obtuso, o que é um tinto maduro?

Parem de baralhar "verde" como oposição a maduro! Chega dessa confusão [:)][:)]

Nada do que está no descritivo no post atrás... fresco, leve, etc.

Eu percebo que queiram cingir o Verde à região. Mas isso, para mim, seria o mesmo que chamar vinhos do Douro aos vinhos do porto.

Porque se aos vinhos que têm o descritivo da wiki não chamamos vinhos verdes (que coincide com a região), o que lhes vamos chamar?:confused:

Este artigo abaixo descreve bem a ideia que tinha (tenho). Estilo fresco e leve do vinho (características essenciais na minha opinião), com alusão ao carácter jovem. Teor de acidez que é marcante e específico, que parece tem nome até singular "agulha" (nem conhecia). Ácido malolático alto e açúcar baixo, o que explica o baixo teor alcoólico.

http://www.tintosetantos.com/index.php/desmistificando/180-afinal-o-que-e-vinho-verde

Ora qualquer tinto/branco de outra região, com estágio em carvalho, raramente terá estas características. mas se dizem que tudo o que vier dessa região é vinho verde, ok, aceito, mas digo que até é pena quererem "sobrepor" a região com o tipo de vinho mais singular que têm. Mas se não chamamos de vinhos verdes a este tipo de vinhos, iremos chamar o quê? Vinho, como chamamos a qualquer um? Uma região DOC não deveria ter características de produção diferenciadas para lhe dar mais valor pela sua especificidade? :confused:

Última edição:
No sábado foi uma noite boa: belo jantar, ambiente familiar e descontraído e umas garrafinhas de um vinho "caseiro" muito agradável. Acabou com 2 ou 3 "dedais" de medronho e uma ligeira indisposição no domingo de manhã...

Momento destes sabem estupidamente bem e fazem-nos apreciar as coisas boas da vida!!!

Voltar
Superior