Que vinho bebem?

Nota - 8/10
Preço - 25€

Aroma muito intenso a fruta vermelha concentrada, quase compota, mentol e algum tabaco. É mesmo muito interessante no nariz!

Corpo médio com muita acidez muito bem equilibrada, aquela acidez que se "mastiga" e nos deixa a salivar por mais. Tanino muito suave, aveludado. No geral um vinho muito interessante com ainda alguns anos para guardar.
80eeb1b013b952e6b67981c17e3b2d49.jpg

Qual foi a parte de "é muito mauzinho" que ficou confusa de entender?? [:)][:)]

É um 6 em 10, bebe-se mas falta corpo e acidez, tem aroma a lichias e flores brancas, é algo doce e fica por aí... sem substância, muito curtinho na boca. Não conheço a casta mas pelo que leio não me parece que seja um representante muito digno da mesma. Não vale 10/11€ nem perto disso, valeu pela experiência científica.

Não provei esse, mas não sou grande apreciador da casta, embora dê origem a vinhos muito curiosos. Muitíssimo floral, muita rosa e para mim quase sempre enjoativos se não tiverem uma brutal acidez ou se não acompanharem com uma comida muito temperada (indiana, por exemplo). Em alguns, a sensação é de que estamos a beber de um frasco de perfume. [:D] Tem os seus apreciadores....

Hoje ao almoço, Quinta do Regueiro Alvarinho Reserva 2018, uma agradável surpresa, citrico, algum tropical, afinado, preciso, redondo e untuoso, a primeira impressão é que vale mais do que custa, um belo vinho.

Nota: 17,5+

Preço: 10€

VxJU8qr.jpg

3CN2BMu.jpg

Ora bem, hoje ao jantar, Quinta da Viçosa 2011, aromaticamente fora de série, caruma, eucalipto, tabaco, madeira, algum couro, na boca muita fruta negra madura, acidez precisa, redondo, afinadíssimo, profundo, rico e bastante complexo, tudo em camadas.
Está no auge, teve uma evolução perfeita, não se pode pedir mais do que ele dá, é um grande vinho, é um "Reserva Especial" alentejano.

Nota: 19,0

Preço: 31€

4Kkhs42.jpg

eD9Y9dW.jpg

6HGJiNx.jpg

Por aqui foi esta bomba de acidez:

Preço - 12€
Nota - 7

Aroma agradável mas algo indiferenciado sem ter nada que o realce excepto mineralidade. Assalto imediato de acidez na boca, intensa, prolongada, às vezes quase "dolorosa" mas estranhamente agradável, tornam o vinho gastronómico mas que não vai acompanhar tudo, sem querer foi muito bem com um prato mais picante (pizza diavola) mas se fosse um peixe mais delicado era capaz de ser demasiado forte.

É um vinho com fãs aqui no tópico, mas não sei se voltarei a comprar. Ou então é esperar mais uns anos a ver se acalma este nervosismo.
218fe072905c4652153a4d8f93243b9b.jpg

Há vinhos assim precisam de comidas fortes, nomeadamente carnes vermelhas, gordura e sal no caso dos tintos.

P.S.: Vocês bebem brancos como ò caraças :sh)

Por acaso quase nem tenho brancos.

Apanhei verdelho e sauvignon blanc do pingo doce e até gostei. De certeza que outros exemplares serão ainda melhores. Foi falado algo aqui assim e até já tinha por acaso na garrafeira. Tenho de procurar mais brancos para ir conhecendo, mas ainda devo ter mais perdidos.

Brancos = fresco, e se está fresco penso em cerveja...

Também estava a pensar o mesmo, esta malta deve comer muito peixe....[:D]
Ideia errada que branco só vai bem com peixe, muito pelo contrário

Branco vai muito melhor que tinto com comida picante, praticamente toda a comida asiática, mesmo carnes brancas mais leves, um aperitivo de entrada, com queijos, etc

E quando está um pouco mais de calor, sabe muito melhor que um tinto, basicamente comecei a beber brancos e a beber menos cerveja.

Ideia errada que branco só vai bem com peixe, muito pelo contrário

Branco vai muito melhor que tinto com comida picante, praticamente toda a comida asiática, mesmo carnes brancas mais leves, um aperitivo de entrada, com queijos, etc

E quando está um pouco mais de calor, sabe muito melhor que um tinto, basicamente comecei a beber brancos e a beber menos cerveja.

O problema dos brancos é que não são tão "saudáveis" como os tintos, eu se beber um vinho branco ou um Gin é quase a mesma coisa, dá ali uns efeitos secundários de ressaca, nos tintos isso não me acontece, acordo no dia seguinte como se nem tivesse bebido, e mesmo pouco tempo após ter bebido, parece que é melhor absorvido pelo organismo.

Há vinhos assim precisam de comidas fortes, nomeadamente carnes vermelhas, gordura e sal no caso dos tintos.

P.S.: Vocês bebem brancos como ò caraças :sh)

Já bebi mais branco que bebo agora, está 50/50
Mas tens um fetiche com branco, foste atropelado por algum branco?

E sim branco não é só com peixe!
O tema da harmonização é crítica para qq vinho

Por aqui foi esta bomba de acidez:

Preço - 12€
Nota - 7

Aroma agradável mas algo indiferenciado sem ter nada que o realce excepto mineralidade. Assalto imediato de acidez na boca, intensa, prolongada, às vezes quase "dolorosa" mas estranhamente agradável, tornam o vinho gastronómico mas que não vai acompanhar tudo, sem querer foi muito bem com um prato mais picante (pizza diavola) mas se fosse um peixe mais delicado era capaz de ser demasiado forte.

É um vinho com fãs aqui no tópico, mas não sei se voltarei a comprar. Ou então é esperar mais uns anos a ver se acalma este nervosismo.
218fe072905c4652153a4d8f93243b9b.jpg

Esse é um vinho que bebo há uns anos, mas não é um habitual cá em casa.
É um vinho que ganha muito depois de abrir, revejo-me na tua crítica, mas ainda assim gosto e continuo a comprar!

O problema dos brancos é que não são tão "saudáveis" como os tintos, eu se beber um vinho branco ou um Gin é quase a mesma coisa, dá ali uns efeitos secundários de ressaca, nos tintos isso não me acontece, acordo no dia seguinte como se nem tivesse bebido, e mesmo pouco tempo após ter bebido, parece que é melhor absorvido pelo organismo.
Somos todos diferentes, já ouvi várias pessoas a relatar isso (com brancos em geral, com brancos novos, etc) mas a mim só me acontece com brancos maus ( daqueles que pouca uva devem levar e são mais à base de pozinhos).

Bebi meia garrafa ontem, zero efeitos de ressaca de qualquer ordem.

Somos todos diferentes, já ouvi várias pessoas a relatar isso (com brancos em geral, com brancos novos, etc) mas a mim só me acontece com brancos maus ( daqueles que pouca uva devem levar e são mais à base de pozinhos).

Bebi meia garrafa ontem, zero efeitos de ressaca de qualquer ordem.

Para mim dá-me com qualquer branco, um pouco menos com os brancos superiores, mas mesmo assim dá aquele efeito de ressaca.
E basta beber um copo, tem a ver com a composição do vinho.

Nos tintos posso beber à vontade, em pouco tempo estou como novo, é como se tivesse bebido água.

Voltar
Superior