Que vinho bebem?

No sábado foi uma noite boa: belo jantar, ambiente familiar e descontraído e umas garrafinhas de um vinho "caseiro" muito agradável. Acabou com 2 ou 3 "dedais" de medronho e uma ligeira indisposição no domingo de manhã...

Momento destes sabem estupidamente bem e fazem-nos apreciar as coisas boas da vida!!!

:confused:[:D]

O rasec deve ter ficado pior com aquela macallan acabada, e nem por isso se queixou!! [:D]

IMG_20210510_111559.jpg

IMG_20210510_111645.jpg

No sábado foi uma noite boa: belo jantar, ambiente familiar e descontraído e umas garrafinhas de um vinho "caseiro" muito agradável. Acabou com 2 ou 3 "dedais" de medronho e uma ligeira indisposição no domingo de manhã...

Momento destes sabem estupidamente bem e fazem-nos apreciar as coisas boas da vida!!!

Eu normalmente é 2 dedos.

IMG-20210517-190718.jpg

Mas essa 2013 já foi comprada há algum tempo, não ?

Voltando ao tema dos vinhos, tendo a não apreciar muita acidez, que na minha opinião é uma das coisas que normalmente distingue brancos de tintos, se forem verdes então a probabilidade de nos indisporem posteriormente aumenta um bocado.

Prefiro brancos com alguma madeira, brancos verdes é muito raro beber. Eu aliás até com Sushi me sabe bem vinho tinto.

Portanto todos aqueles clichês de brancos secos e com acidez com tempo quente e tintos encorpados e com madeira em tempo frio, acho que devem ser adaptados.

Na minha opinião um tinto é muito mais versátil e tem muito mais cambiantes do que um branco.

Última edição:
Mas essa 2013 já foi comprada há algum tempo, não ?

Voltando ao tema dos vinhos, tendo a não apreciar muita acidez, que na minha opinião é uma das coisas que normalmente distingue brancos de tintos, se forem verdes então a probabilidade de nos indisporem posteriormente aumenta um bocado.

Prefiro brancos com alguma madeira, brancos verdes é muito raro beber. Eu aliás até com Sushi me sabe bem vinho tinto.

Portanto todos aqueles clichês de brancos secos e com acidez com tempo quente e tintos encorpados e com madeira em tempo frio, acho que devem ser adaptados.

Na minha opinião um tinto é muito mais versátil e tem muito mais cambiantes do que um branco.

Não, é o que está no mercado neste momento e tanto quanto sei o último lote que foi feito.

Nunca provei o Incógnito, mas a bem da ciência gostava de provar o Incógnito 2013 e este Homenagem do mesmo ano lado a lado.

Não, é o que está no mercado neste momento e tanto quanto sei o último lote que foi feito.

Nunca provei o Incógnito, mas a bem da ciência gostava de provar o Incógnito 2013 e este Homenagem do mesmo ano lado a lado.

O Incógnito deve ser engraçado de experimentar.

Porque é 100% Syrah. Porque tem os mesmos 8 meses de barrica.

Não entrando talvez em detalhes mais específicos. Não sei se as barricas são iguais. Pelo que vi o Incógnito tem estágio em meias barricas, o Hans tem 90% Francês e 10% americano.

Mas diria que são os dois muito semelhantes.

Provei mais uma coisa muito boa. O Brejinho da Costa está a evoluir e a fazer coisas muito boas. Este monovarietal Touriga Franca de 2017, estava uma delicia. Acidez presente para equilibra o alto teor alcoólico, taninos redondos, e um corpo incrível. Vinho que enche a boca.
Tem um grande potencial de guarda, pelo que encomendei uma caixa. Como é de produção muito reduzida, vamos a ver se tenho sorte.

A ficha:

https://www.brejinhodacosta.pt/zArc..._Ficha_Touriga Franca SO2 Free_Tinto_2018.pdf

Se for um tinto maduro da mesma região, também se chama vinho verde?
Vinho verde é um vinho que se produz na região dos vinhos verdes e que respeite a regulamentação da região.

Se há produtores preferem fazer vinho sem seguir a regulamentação da região é capaz de haver....

Tb fazer vinho fora da região dos verdes seguindo a regulamentação dos vinhos verdes, não é vinho verde.

Última edição:
Nada do que está no descritivo no post atrás... fresco, leve, etc.

Eu percebo que queiram cingir o Verde à região. Mas isso, para mim, seria o mesmo que chamar vinhos do Douro aos vinhos do porto.

Porque se aos vinhos que têm o descritivo da wiki não chamamos vinhos verdes (que coincide com a região), o que lhes vamos chamar?:confused:
Vinho do porto é uma marca registada e regulamentada.

Entre outras regras vinho do porto e um vinho fortificado com aguardente vínica. Daí não poderes chamar vinho do Douro de mesa como vinho do Porto. Outra condição e ser feita na região do Douro. Teoricamente poderias fazer vinho do gênero Porto noutras regiões. Mas não lhe podias chamar Porto....

O Incógnito deve ser engraçado de experimentar.

Porque é 100% Syrah. Porque tem os mesmos 8 meses de barrica.

Não entrando talvez em detalhes mais específicos. Não sei se as barricas são iguais. Pelo que vi o Incógnito tem estágio em meias barricas, o Hans tem 90% Francês e 10% americano.

Mas diria que são os dois muito semelhantes.

Excepto custar 3x mais, portanto a curiosidade em saber se é pelo menos 1.3x melhor (é que nem peço 3x melhor).

Vinho verde é um vinho que se produz na região dos vinhos verdes e que respeite a regulamentação da região.

Se há produtores preferem fazer vinho sem seguir a regulamentação da região é capaz de haver....

Desconheço essa regulamentação, mas presumo que encaixe no leve, fresco e ácido...

Provei mais uma coisa muito boa. O Brejinho da Costa está a evoluir e a fazer coisas muito boas. Este monovarietal Touriga Franca de 2017, estava uma delicia. Acidez presente para equilibra o alto teor alcoólico, taninos redondos, e um corpo incrível. Vinho que enche a boca.
Tem um grande potencial de guarda, pelo que encomendei uma caixa. Como é de produção muito reduzida, vamos a ver se tenho sorte.

A ficha:

https://www.brejinhodacosta.pt/zArchives/Pages/49/Files/Brejinho_Ficha_Touriga%20Franca%20SO2%20Free_Tinto_2018.pdf

17.6% eh lá.
Isso está no rótulo como 18% ??

567 garrafas é que é aquela base... Depois são caras e não se vendem.

Vinho do porto é uma marca registada e regulamentada.

Entre outras regras vinho do porto e um vinho fortificado com aguardente vínica. Daí não poderes chamar vinho do Douro de mesa como vinho do Porto. Outra condição e ser feita na região do Douro. Teoricamente poderias fazer vinho do gênero Porto noutras regiões. Mas não lhe podias chamar Porto....

Isso é a lógica de um jipe não ser jeep?

A marca registada é só isso, uma marca. E há marcas que se confundem com o produto. E no caso da região dos vinhos verdes considero que a marca da região se confunde com o produto mais famoso de lá, que é o vinho verde, que tem características especiais.

Voltar
Superior