Que luz têm para dormir?

Que luz têm para dormir?

• Total de eleitores
    221
Ufa, cheguei agora do medico, mas ele diz que isto é um desvio comportamental pequenino, que não preciso de me preocupar

[s)] Infelizmente o meu caso é mais grave, já não consigo dormir sem 3 sirenes luminosas (uma de cada cor, vermelha - bombeiros, azul - polícia e amarela - assistência) e um flash profissional a disparar a cada 30 segundos...:(

Chamam-lhe o desvio comportamental mas ao contrário...

Hoje acho que já nem durmo a pensar no assunto sem um dos holofotes do Estádio do Dragão a apontar para o meu quarto [8b]

o ponto 7 desse texto tem isto á frente:

Sugestões caso tenha dificuldades em dormir:
1. Não tenha medo da insónia. A qualidade de sono não é o mesmo que a duração de sono.
2. Levante-se todos os dias à mesma hora e não durma a sesta, mesmo que se tenha deitado tarde. Desta forma programa o relógio interno do cérebro para um ritmo de sono e de vigília fixo.
3. Se não conseguir dormir levante-se. A sua cama deve ser um local agradável reservado para dormir e para o amor. Evite ver televisão ou fumar quando não consegue adormecer, pois têm um efeito que o fará ficar ainda mais desperto.
4. Evite fazer exercícios, beber café, chá, cacau e coca cola pelo menos 4 horas antes da hora de se deitar, pois são estimulantes.
5. Não se deite com fome nem após ter comido demasiado. Tanto uma situação como a outra fá-lo-ão entrar em stress e irão perturbar o seu sono.
6. Não consuma álcool como uma poção para adormecer, pois reduz o sono e torna-o mais artificial. 7. Garanta que o seu quarto está escuro, calmo e aquecido a uma temperatura confortável. Tome um banho morno caso sinta frio antes da hora de se deitar.

ou seja é apenas uma dica radical para combater um problema chamado insónias.[;)]

Não! É um alerta para que se tenha a certeza que a causa da dificuldade em adormecer não esteja relacionada com o facto de haver luz no quarto.
Aprende a interpretar o que lês...

Aproveita e aprende qualquer coisa. Vai ler sobre ritmos circadianos e sobre a influência da luz nos mesmos. .

Nao preciso de aprender nada , seu o que é o ritmo circadiano que no fundo se resumo a isto:

Ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luzsolar.

ou seja tu ou qualquer pessoa a dormir na escuridão absoluta estás a alterar á força o teu ritmo circadiano natural[;)]

Não! É um alerta para que se tenha a certeza que a causa da dificuldade em adormecer não esteja relacionada com o facto de haver luz no quarto.
Aprende a interpretar o que lês...

O estar escuro um quarto á noite é normal mas nao tem necessariamente de estar em escuridao absoluta...[;)]

Nao preciso de aprender nada , seu o que é o ritmo circadiano que no fundo se resumo a isto:

Ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luzsolar.

ou seja tu ou qualquer pessoa a dormir na escuridão absoluta estás a alterar á força o teu ritmo circadiano natural[;)]

[:)][:)]
És uma pérola rapaz! É isso mesmo. [:D][:D]
Tu não sabes nem queres aprender. Mas ainda bem. Assim garantes-nos que vais criar mais tópicos como este. Sempre dá para nos rirmos. [:D]

[:)][:)]
És uma pérola rapaz! É isso mesmo. [:D][:D]
Tu não sabes nem queres aprender. Mas ainda bem. Assim garantes-nos que vais criar mais tópicos como este. Sempre dá para nos rirmos. [:D]

Diz o que quiseres....

uma coisa é certa o acto de se dormir com escuridao total é uma forma de alterarmos o nosso ritmo circadiano, de forma a ser sempre escuro, ou seja deixamos de ter noção do horario solar.

Diz o que quiseres....

uma coisa é certa o acto de se dormir com escuridao total é uma forma de alterarmos o nosso ritmo circadiano, de forma a ser sempre escuro, ou seja deixamos de ter noção do horario solar.

Asneira. É uma maneira de garantires que as 8 horas que dormes são passadas na ausência de luz, algo essencial para o descanço ser real. Se dormires de janela aberta a probabilidade de as últimas horas de sono serem feitas com claridade é alta. O que equivale a dizer que não estás a descansar o que deverias durante o sono. Porque mesmo a dormir, o simples facto de haver luz, activa processos fisiológicos que não se coadunam com o descanço.
Já estás para aí todo pimpão com grandes teorias sobre os ritmos circadianos e só sai disparate. Faz o que te sugeri e lê! Aprende qualquer coisa. Com a internet só não aprende quem não quer.

Não gosto de dormir com o estore todo fechado, mas não me faz confusão, se tiver sono durmo de qualquer maneira.

Regra geral, fecho o estore até uns 5cm do parapeito, para de manhã a luz do sol me ir acordando.

Neste momento dormimos com uma luz de presença muito fraquinha por causa da nossa bebé de 2 meses. Antes disso adormeciamos a ver tv e como ela não tem "timer" às vezes ficava toda a noite ligada.

Tanto faz. Aqui na Polónia como não há persianas tenho que dormir só com os cortinados e por isso apanho logo de manhã com a luz toda. Quando estou em Portugal costumo fechar a persiana, mas quando chego muito tarde a casa e para não acordar ninguém, costumo deixá-la aberta. De resto, quer seja em aviões ou em carros, não tenho dificuldade em adormecer, desde que tenha sono.

Asneira. É uma maneira de garantires que as 8 horas que dormes são passadas na ausência de luz, algo essencial para o descanço ser real. Se dormires de janela aberta a probabilidade de as últimas horas de sono serem feitas com claridade é alta. O que equivale a dizer que não estás a descansar o que deverias durante o sono. Porque mesmo a dormir, o simples facto de haver luz, activa processos fisiológicos que não se coadunam com o descanço.
Já estás para aí todo pimpão com grandes teorias sobre os ritmos circadianos e só sai disparate. Faz o que te sugeri e lê! Aprende qualquer coisa. Com a internet só não aprende quem não quer.

Isso de se dizer que com claridade nao se descansa nao é bem assim como se pinta. Já dormir até na praia á sombrinha e descansei um pouco.

No entanto com os estores abertos se de manha entra claridade a ideia é levantar-me e nao ficar a dormir ate as 3 da tarde a pensar que é noite cerrada.

Isso de se dizer que com claridade nao se descansa nao é bem assim como se pinta. Já dormir até na praia á sombrinha e descansei um pouco.

No entanto com os estores abertos se de manha entra claridade a ideia é levantar-me e nao ficar a dormir ate as 3 da tarde a pensar que é noite cerrada.

Isso sim é um desvio...sem recalculamente de rota. [:)]

Neste momento dormimos com uma luz de presença muito fraquinha por causa da nossa bebé de 2 meses. Antes disso adormeciamos a ver tv e como ela não tem "timer" às vezes ficava toda a noite ligada.

Essa luz deve ser o mais fraquinha possível. Aliás, não vejo necessidade de se usar uma luz de presença.
A utilização dessas luzes de presença, a TV, o deixar a luz acesa para a criança não ter medo do escuro, deixar o estore aberto e levar com a luz do candeeiro da rua, etc, podem não ser acções totalmente desprovidas de risco. Há estudos que sugerem uma correlação com a incidência de certas doenças e distúrbios graves do sono. Um dos mais recentes é este:
Working against our endogenous circadian clock: Br... [Mutat Res. 2009 Nov-Dec] - PubMed result
Mas há muitas outras publicações acerca do tema.
A escuridão total pode ser um desvio comportamental, segundo o mestre Neph, mas parece-me, apesar de tudo, uma solução segura. [;)]

Voltar
Superior