Os Radicais

Não sei se isso será verdade !? ou não ? Mas onde queres chegar com isso ?

Referes-te ao Sócrates PM ? quando referes 44 ? tu pareces ter aí um conjunto de coisas mal resolvidas [:D]

Se isso te fizer bem põe cá para fora, creio que o autor do tópico talvez não se importe [;)]

O V7 deixou marcas, já percebi que produziu largas dezenas de tópicos e quase todos com muitas páginas e não é raro ser mencionado. Foi um avatar poderoso.

O que quis foi estabelecer um paralelismo, justificado, da cegueira que criticas aos seguidores de Trump, com os lusos seguidores do 44.

Não há aui nada de novo.

É que pareces apontar só para um lado da barricada. Repara que nas redes sociais, O Ventura é continuamente acusado de ser racista e nazi, e há msmo que acredite nisso! Se calhar até tu?[;)]

Repara que nas redes sociais, O Ventura é continuamente acusado de ser racista e nazi, e há msmo que acredite nisso! Se calhar até tu?[;)]

De nazi o homem não tem nada.
É extremamente populista e soube aproveitar um nicho que actualmente estava "sem dono político".
Não se iludam: é dos políticos mais inteligentes que já passaram pelo burgo (diferente de ser bom para o país). Mesmo academicamente o homem tem um percurso brilhante.
Não deixa de ser um vendedor de banha da cobra, mas um muitíssimo habilidoso e com uma capacidade de crescimento enorme.
O ventura dá 10 a zero ao Sócrates em manipulação política.

Assim de repente lembro-me do 44 e dos seus poderes oratórios e carisma. Ainda mais "medíocre" que o Ventura (refiro-me ao CV académico e percurso profissional) e tantos por aqui que o defendiam encarniçadamente, mesmo quando começou a cheirar a esturro![:D]

Havia por aqui um user, com o nick V7, que até impressionava! Era Deus no céu e Sócrates na terra!

Há por aqui um user, com o nick 316tds que (não) impressiona. É Deus no céu e o dito na terra.

De seu nome, Bimbo da Co(s)ta. E tu, és o boby ou o tareco?

dbe7dd58ea695390417f7b236c569fc4.jpg

De nazi o homem não tem nada.
É extremamente populista e soube aproveitar um nicho que actualmente estava "sem dono político".
Não se iludam: é dos políticos mais inteligentes que já passaram pelo burgo (diferente de ser bom para o país). Mesmo academicamente o homem tem um percurso brilhante.
Não deixa de ser um vendedor de banha da cobra, mas um muitíssimo habilidoso e com uma capacidade de crescimento enorme.
O ventura dá 10 a zero ao Sócrates em manipulação política.

Também não o classificaria de medíocre. Nem em perfil académico, nem no que atingiu até hoje. O CHEGA pode bem chegar a terceiro maior partido nacional nas próximas legislativas.

Uma ascensão de um novo partido que bate recordes. Portanto penso que o medíocre é títuo completamente errado.

Então sobre o radicalismo.

Creio que como referiu o Pastis, a questão dos algoritmos da net que nos "servem" a informação em função dos sites por onde vamos navegando contribui de alguma forma para isso.

Eu não tenho nem utilizo redes sociais, mas fico quase estupefacto com o caminho que tem vindo a ser trilhado pelas pessoas que se identificam com alguns dos valores dos Republicanos nos EUA.

Sempre respeitei bastante a forma tão anglo-saxonica de cada um tomar conta de si própria, de quererem pagar poucos impostos e de acreditarem na livre-iniciativa, mas ultimamente esta contaminação com disparates como os propagados pelo qAnon, em que julgam que há do outro lado uma pandilha de pedófilos satânicos que querem apoderar-se do poder.

A incapacidade de perceber o quão básico e primário era o Donald Trump, a invenção de que tinham feito fraude nas eleições, etc. e isto tudo acabar por ser aceite por talvez metade dos republicanos, deixou claro o quão preocupante é esta radicalização.

Creio que um dos principais problemas é a facilidade com que alguém com poucos créditos consegue ter voz e a dificuldade actual de muita gente em saber no que acreditar, o que selecionar. Basta ver que uma personagem medíocre mas com bons poderes oratórios como o André Ventura consegue parecer credível para milhares de pessoas :sh)

Muito preocupante.
Finalmente, um post sobre o ambito do topico.

Logo que possa vou comentá-lo

Finalmente, um post sobre o ambito do topico.

Logo que possa vou comentá-lo

A questão é que, o user acaba por ser vitima daquilo que aponta.

"Creio que um dos principais problemas é a facilidade com que alguém com poucos créditos consegue ter voz e a dificuldade actual de muita gente em saber no que acreditar, o que selecionar."

Eu não sou apologista do Trump, mas nunca o classificaria de básico e primário.

Trump decidiu que um dia seria presidente dos USA e chegou lá.

Podíamos estar aqui toda a tarde a falar de Trump, mas creio que o SalvadorP se estava concretamente e referir a toda a situação pós eleições, invasão do Capitólio, etc.

Creio que há aí um paralelismo on topic no que se refere à radicalização.

Não há um paralelismo com Sócrates nesses radicalismos

E sobre o radicalismo crescente na sociedade tens algo a acrescentar à discussão?

se eu te respondi dando a entender que acho na actualidade haver maior liberdade e abertura em relação ás temáticas do post inicial, achas que não acrescentei nada?
mas uma coisa posso garantir, neste momento e nesta micro sociedade que é este tópico só me sobressai o crescente do teu radicalismo[;)]

É a tua opinião e a tua vivência, não a minha, e haverá outras pessoas aqui com a tua vivência e outras com a minha [;)]

Temos 16 anos de diferença, não sei onde foste criado, nem sei nada desse meio socio-cultural onde cresceste, mas na minha escola, na minha cidade na minha faculdade, no meu meio socio-cultural havia pretos e brancos, e havia gays "escondidos" no armário, e sabiamos do facto mas aceitavamo-los, e gozávamos uns com outros com as nossas diferenças sem que o radicalismo tomasse conta da nossa convivência. Fui criado em Africa, no meio de pretos e brancos, e quando vim viver para Portugal continuei a conviver com pretos e brancos, nenhum deles usava um numero de apoio ao suicidio (!)

Hoje sim, há, há o SOS racismo, e até há um número verde para o denunciar, e há sites "oficiais" e organismsmos para os "bufos" radicais denunciarem os não-alinhados, e podia ficar aqui a escrever mais uns parágrafos sobre isto, mas nem é necessario, basta ter um pouco de cultura geral comtemporanea! [:D]

"«Racismo: Governo quer que condenados por ódio possam ser expulsos de várias profissões. Proposta de alteração do Artigo 240.º do Código Penal está pronta. Sanção é para ser aplicada em casos muito graves a titulares de cargos e funcionários públicos, académicos e jornalistas. Se crimes de ódio forem praticados através da internet o tribunal pode ordenar a retirada de conteúdos e impedir e bloquear o acesso a certos sites, prevê-se ainda.»"

Assim se impõe uma ditadura: sempre em nome do bem

Última edição:
Sim, está cada vez pior, eu já ando aqui desde 2000 e poucos, e uma coisa que antes não acontecia é que se as conversas ficarem radicalizadas eram cortadas, agora não, continuam.

E depois se teres o hábito de ler o forum regulamente, reparas que as pessoas têm certas temáticas na cabeça, e certos users começas a apanhar um padrão, que seja qual for o tópico, se começarem a escrever muitas vezes é certinho que o tema vai divergir para o assunto Y porque é só sobre isso que querem falar, cassetes na forma literal.

Mas na vida real tudo o que é perceptivo de dar status também é muito discutido, antigamente era Pc vs Mac, depois passou a iOS vs Android, mas normalmente com a idade era suposto as pessoas sairem desta coisa de grupos de pertença, tão característico da adolescência mas ridículo em adultos.

clo·ne

(inglês clone, do grego klón, -onós, rebento, ramo pequeno)
nome masculino
1. [Biologia] Indivíduo ou população de indivíduos provenientes da produção vegetativa ou assexuada de um mesmo indivíduo.
2. Conjunto das células resultantes das divisões sucessivas de uma célula única sem nenhuma diferenciação. (O
cancro é considerado como um clone resultante da divisão duma célula tornada maligna.)
3. [Figurado] Indivíduo que seria a réplica de outro indivíduo.
4. Cópia conforme, imitação barata.
5. [Informática] Computador ou microcomputador totalmente compatível (material e lógico) com determinado modelo.

Então sobre o radicalismo.

Creio que como referiu o Pastis, a questão dos algoritmos da net que nos "servem" a informação em função dos sites por onde vamos navegando contribui de alguma forma para isso.

Eu não tenho nem utilizo redes sociais, mas fico quase estupefacto com o caminho que tem vindo a ser trilhado pelas pessoas que se identificam com alguns dos valores dos Republicanos nos EUA.

Sempre respeitei bastante a forma tão anglo-saxonica de cada um tomar conta de si própria, de quererem pagar poucos impostos e de acreditarem na livre-iniciativa, mas ultimamente esta contaminação com disparates como os propagados pelo qAnon, em que julgam que há do outro lado uma pandilha de pedófilos satânicos que querem apoderar-se do poder.

A incapacidade de perceber o quão básico e primário era o Donald Trump, a invenção de que tinham feito fraude nas eleições, etc. e isto tudo acabar por ser aceite por talvez metade dos republicanos, deixou claro o quão preocupante é esta radicalização.

Creio que um dos principais problemas é a facilidade com que alguém com poucos créditos consegue ter voz e a dificuldade actual de muita gente em saber no que acreditar, o que selecionar. Basta ver que uma personagem medíocre mas com bons poderes oratórios como o André Ventura consegue parecer credível para milhares de pessoas :sh)

Muito preocupante.

Tinha dito que qunado tivesse um tempo ia comentar este teu post. Então vamos lá [;)]

Começando pelos "algoritmos censores. Os senhores que gerem plataformas de redes sociais criaram “algoritmos censores”, que detetam textos e imagens que, de alguma forma, possam “violar os padrões de civilidade”, e fazem-no como? Programando num computador palavras e imagens em representações!

Ora todos sabemos como o significado das palavras funciona no nosso cérebro. Isoladamente nenhuma delas faz sentido, mas já faz sentido se integradas com outras numa frase, ou num texto, e quandfo vamos à procura do seu significado, aquilo que recebemos em troca, é um conjunto de outras palavras. Na verdade, uma palavra é aquilo que as outras palavras que a rodeiam dizem que é. E é aqui que as redes sociais alimentam o radicalismo expresso, poucas palavras, mas muito adjectivo que vem das representações pré-concebidas ou recalcadas no nosso cerebro, por isso há tantos bloqueios e suspensões de contas no FB e no Twitter hoje em dia, e a maioria dos bloqueios resulta de denuncias feitas por associação de palavras e imagens.

Não é por acaso que o Twitter é o exemplo mais extremado da agressão e do insulto escrito. Há hoje muita investigação um pouco por todo o mundo sobre o "algoritmo censor". Se quiseres aprofundar um pouco isto procura por um artigo de João Pires da Cruz, de titulo "O Algorismo Censor"

Sobre o seguidismo em barda de certos "influenceres" e dos "falsos lideres", a psicologia explica isso de forma muito clara. A maioria das pessoas não sabe ouvir, porque a maior parte da sua atenção é ocupada pelo pensar. Presta-se mais atenção à resposta imediata a dar, um bom exemplo é que a maioria das pessoas não lê um post (não o escuta nem o "sente") apenas lhe interessa a resposta imediata, porque a sua mente já está plena na negatividade do seu subconsciente, e esta está programada para recusar o presente, vive aprisionada no "passado" recalcado, pleno de tensão, num acumulado de mal-estar e preconceitos.

O seu refugio é o seguidismo, por isso há hoje tantos influenceres, tantos falsos lideres, tantos comentáristas, tantos fazedores de opinião. (e aqui concordo com o Nuno156, nós vemos pessoas a falar diáriamente nas TV´s e Radio e a escreverem em jornais, sobre de epidemologia e previsões matemáticas, e muitos destes nunca tiveram matemática para lá do 9º ano)

Os radicalismos, e os radicais nascem e alimentam-se na ignorancia, na dor, no medo, na ansiedade, no stress, na preocupação, no ressentimento, na culpa, na amargura. Estas pessoas vivem de representações do passado, ou do futuro. O agora, o presente não faz parte do seu consciente!

Última edição:
Vinha ver se o tópico acrescenta alguma coisa diferente ao fórum, mas é um clone do tópico da crise.

Bla, bla, bla, radicais de esquerda, bla, bla.

Nada de novo que não seja repetido inúmeras vezes naquele tópico.

Logo, "I'm out".

Se ele estiver tão out como no tópico da crise está cá caído todos os dias![:D]

Tens que decidir entre sensor e censor.

Na mouche![:D]

[h=2]pre·vi·sí·vel[/h]
(latim praevisus, -a, -um, particípio passado de praevideo, -ere, prever + -ível)
adjectivo de dois géneros
1. Que é visível com antecipação.
2. Que pode ser previsto. ≠ IMPREVISÍVEL

"previsível", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/previs%C3%ADvel [consultado em 29-08-2021].

Tinha dito que qunado tivesse um tempo ia comentar este teu post. Então vamos lá [;)]

Começando pelos "algoritmos sensores. Os senhores que gerem plataformas de redes sociais criaram “algoritmos censores”, que detetam textos e imagens que, de alguma forma, possam “violar os padrões de civilidade”, e fazem-no como? Programando num computador palavras e imagens em representações!

Ora todos sabemos como o significado das palavras funciona no nosso cérebro. Isoladamente nenhuma delas faz sentido, mas já faz sentido se integradas com outras numa frase, ou num texto, e quandfo vamos à procura do seu significado, aquilo que recebemos em troca, é um conjunto de outras palavras. Na verdade, uma palavra é aquilo que as outras palavras que a rodeiam dizem que é. E é aqui que as redes sociais alimentam o radicalismo expresso, poucas palavras, mas muito adjectivo que vem das representações pré-concebidas ou recalcadas no nosso cerebro, por isso há tantos bloqueios e suspensões de contas no FB e no Twitter hoje em dia, e a maioria dos bloqueios resulta de denuncias feitas por associação de palavras e imagens.

Não é por acaso que o Twitter é o exemplo mais extremado da agressão e do insulto escrito. Há hoje muita investigação um pouco por todo o mundo sobre o "algoritmo sensor". Se quiseres aprofundar um pouco isto procura por um artigo de João Pires da Cruz, de titulo "O Algorismo Censor"

Sobre o seguidismo em barda de certos "influenceres" e dos "falsos lideres", a psicologia explica isso de forma muito clara. A maioria das pessoas não sabe ouvir, porque a maior parte da sua atenção é ocupada pelo pensar. Presta-se mais atenção à resposta imediata a dar, um bom exemplo é que a maioria das pessoas não lê um post (não o escuta nem o "sente") apenas lhe interessa a resposta imediata, porque a sua mente já está plena na negatividade do seu subconsciente, e esta está programada para recusar o presente, vive aprisionada no "passado" recalcado, pleno de tensão, num acumulado de mal-estar e preconceitos.

O seu refugio é o seguidismo, por isso há hoje tantos influenceres, tantos falsos lideres, tantos comentáristas, tantos fazedores de opinião. (e aqui concordo com o Nuno156, nós vemos pessoas a falar diáriamente nas TV´s e Radio e a escreverem em jornais, sobre de epidemologia e previsões matemáticas, e muitos destes nunca tiveram matemática para lá do 9º ano)

Os radicalismos, e os radicais nascem e alimentam-se na ignorancia, na dor, no medo, na ansiedade, no stress, na preocupação, no ressentimento, na culpa, na amargura. Estas pessoas vivem de representações do passado, ou do futuro. O agora, o presente não faz parte do seu consciente!

Ainda hoje, um pouco antes do almoço, estive a filosofar sobre isto, sentado na esplanada de um café aqui da aldeia.

O "echo chamber effect" das redes sociais não passa do "efeito bolha" dos cafés da aldeia.

Sempre as mesmas pessoas, sempre as mesmas conversas, inclusive com a peculiaridade de a mesma pessoa se comportar de forma diferente conforme o tasco onde esteja. Quanto mais afastada estiver da sua zona se conforto, mais se nota. O que é engraçado é que falamos de distâncias da ordem dos escassos metros ou quilómetros.

Na tasca junto de casa, temos um benfiquista empedernido, amante de histórias de caçadores e façanhas da dureza do trabalho.

No tasco do centro da aldeia, temos um amante de futebol, moderado, um entendido de caça circunspecto e um gajo de profissionalismo exemplar, que diz fazer numa hora o esperado para todo o dia de trabalho. [:D]

Fuck! Aí está a ditadura!

Silenciar jornalistas incómodos com falsa acusação!

Tudo com a aprovação do palhaço que faz de PR!

E com a ironia de sustentarmos um dirigente da SOS racismo, que profere continuamente um discurso de ódio!

Lei anti-Ventura! A bem da democracia dos mesmos de sempre!

Democracia, obviamente só de nome!

Mas isto já aconteceu ? Qual foi o jornalista silenciado ? tu vives num Mundo de fantasia, cheio de fantasmas e mauzões [:D] a vantagem de serem partidos moderados a governar resume-se a tolerância e respeito pelos outro. Já com radicais corremos o risco de acordar com uma bota cardada em cima do nosso pescoço. Mas tu és um menino que anda aqui a brincar ao "dizer mal de todos" sabes lá o que é isso.

Tu nem te vês como um radical, nem ao AV [8b] não tens a noção que as tuas participações seja em que tópico for vão dar todas ao mesmo ?

Não transformem isto em mais um tópico de discussão politica sff [;)]

Mas isto já aconteceu ? Qual foi o jornalista silenciado ? tu vives num Mundo de fantasia, cheio de fantasmas e mauzões [:D] a vantagem de serem partidos moderados a governar resume-se a tolerância e respeito pelos outro. Já com radicais corremos o risco de acordar com uma bota cardada em cima do nosso pescoço. Mas tu és um menino que anda aqui a brincar ao "dizer mal de todos" sabes lá o que é isso.

Tu nem te vês como um radical, nem ao AV [8b] não tens a noção que as tuas participações seja em que tópico for vão dar todas ao mesmo ?

Não transformem isto em mais um tópico de discussão politica sff [;)]

Mas sabes ler? A lei ainda está a ser preparada.

Querias que tivesse sido aplicada antes de ser criada! Não duvido. Tu e mais uma quantos![:D]

tendo em conta os factores que marquei a vermelho, não concordas com uma medida deste género?
se eu, que até lido com publico, promover algum tipo de ódio racial na minha empresa não devo ser punido/despedido caso seja condenado por esse motivo???!

vou mais longe, esta regra deveria abranger muito mais situações, um FP educador/professor condenado por pedofilia também deveria ser destituído das suas funções, um motorista municipal condenado por crime rodoviário idem........

isto é ditadura?? as ideias e o que defendo são algum tipo de ditadura ou radicalismo??

tendo em conta os factores que marquei a vermelho, não concordas com uma medida deste género?
se eu, que até lido com publico, promover algum tipo de ódio racial na minha empresa não devo ser punido/despedido caso seja condenado por esse motivo???!

vou mais longe, esta regra deveria abranger muito mais situações, um FP educador/professor condenado por pedofilia também deveria ser destituído das suas funções, um motorista municipal condenado por crime rodoviário idem........

isto é ditadura?? as ideias e o que defendo são algum tipo de ditadura ou radicalismo??

O conceito de "grave" já está contemplado na caracterização da pena.

Cometes o crime X és condenado a Y.

O que deve ser feito eventualmente é aumentar a pena Y.

Retirar outros direitos não encaixa facilmente no nosso regime jurídico.
É para a vida ( pena perpétua dissimulada?) , pode fazer uma cura de desintoxicação ideológica e reverter e pena? Não pode? E se amadurecer espiritualmente pode recuperar o emprego?

Non sense.

Na mouche![:D]
pre·vi·sí·vel

(latim praevisus, -a, -um, particípio passado de praevideo, -ere, prever + -ível)
adjectivo de dois géneros
1. Que é visível com antecipação.
2. Que pode ser previsto. ≠ IMPREVISÍVEL

"previsível", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/previsível [consultado em 29-08-2021].

Ele vive aprisionado, e gosta, deixa-o usufruir na sua plenutude! [;)]

Voltar
Superior