Octavia!!

nurogo

Member
Olá a todos,

Com o meu pensamento virado para aquisição de um veículo novo, venho solicitar algumas opiniões sobre os veículos que ainda dividem a minha escolha.

Como ofereço o meu carro em troca (Skoda Fabia 1.4 TDI de 2005, com 62.000 Kms), aqui vão as escolhas:

Skoda Octavia

Modelo Sportline 1.9 TDI
Avaliação do meu: 11.560 €
Com várias ofertas.

Citroen C4

Modelo VR Pack 1.6HDI
Avaliação do meu 11.800€

As minhas dúvidas prendem-se em termos de performance, e não nos termos estéticos.

Agradecia opiniões.

Obrigado

São mesmo carros diferentes e motores muito distintos, sempre gostei do Octavia, acho que é um excelente automóvel e com uma grande fiabilidade, mas não esquecer que no inicio do próximo ano sai o novo Octavia.

octa1.jpg

oct2.jpg

oct3.jpg

Olá a todos,

...
As minhas dúvidas prendem-se em termos de performance, e não nos termos estéticos.
...
Obrigado

Viva.
Eu possuo um 1.6hdi 110cv que é o meu carro de dia a dia, e tenho lá por casa um tdi 115cv, além de conduzir muito frequentemente um tdi 105 cv (montado no LEON da Maria..)

Portanto, a minha opinião entre o hdi 110 e o tdi 105:

- o tdi perde logo pontos em termos de rúido e vibrações (aspecto que prezo muito), sendo o hdi bastante melhor nesses pontos
- o tdi tem mais força em baixas (1.9 Vs 1.6) com descarga de binário bruta ali em redor das 1900rpm. O tdi "acorda" ainda antes das 1500, e o hdi só acima desse regime.
- entre as 2000 e as 3000 rpm, fica a sensação do tdi ser mais rápido a subir de regime, mas a diferença para o hdi é que este é mais linear, mais suave...
- depois, quando se trata de puxar pelas rotações, o hdi noto mesmo que "respira" melhor!! sempre são 16v contra 8v, e 6 injecções por ciclo contra apenas 5 (não tenho a certeza) do tdi...
- faço no hdi sempre consumos na ordem dos 5,5 enquanto a "Maria" raramente faz menos de 6 no Leon (mas aí deve ser do estilo de condução dela..)

Depois, ambos os motores têm caixa de 5v. Tb já andei num Golf V 105cv que tem caixa de 6, e aquilo puxa mesmo mais, pois as mudanças são mais curtas

São mesmo carros diferentes e motores muito distintos, sempre gostei do Octavia, acho que é um excelente automóvel e com uma grande fiabilidade, mas não esquecer que no inicio do próximo ano sai o novo Octavia.

Mas a questão é essa. O preço do actual Octavia baixou cerca de 2/3 mil €.

Foi com essa ideia que comecei a olhar para este carro.

Destes qual o melhor para i dia-a-dia de uma familía de 4 pessoas.

Obg

Obg

Não sendo nenhum um carro "desportivo" nem sendo essa a intenção, de longe que o Octávia é muito mais familiar...

[;)]

Obg

Quanto à questão de motor, partilho da opinião do Gemini, efectivamente o 1.9 tdi é mais ruidoso e brusco, já experimentei esse motor, poucos km´s, por isso não posso ter uma opinião muito formada sobre o mesmo, a experiência que tenho do 1.6 Hdi é da minha 308 SW, e considero um motor muito linear e competente, embora com a cx de 6, tira-se outra vivacidade, diferente certamente da cx de 5 no C 4.

...
- depois, quando se trata de puxar pelas rotações, o hdi noto mesmo que "respira" melhor!! sempre são 16v contra 8v, e 6 injecções por ciclo contra apenas 5 (não tenho a certeza) do tdi...
...

Concordo com tudo o que disseste menos isto.

Como sabes ando todos os dias com um C4 1.6 HDI (ainda que na versão de 92cv) e conduzo com alguma frequência um Focus carrinha com o motor 110cv.

A minha experiência (comparando com o único tdi que conheço bem - o meu) é que as altas do tdi são muito superiores. É um motor que tem uma resposta muito mais explosiva em qualquer rpm, principalmente em altas, já que o HDI nas 2000 rpm me parece francamente bom.

Ainda ontem ao vir do cafézinho na A5 apanhei algumas subidas desempedidas e cheguei a casa com um sorriso na cara.
E não falo de sensações, falo de velocidades que verifico no conta-quilómetros.

Mas concordo com tudo o resto que disseste, nomeadamente ruídos e vibrações, se bem que se for como no Audi, a maior carroçaria e isolamento do Octavia pode disfarçar esse facto. Ou seja, motor continua a vibrar e a fazer mais barulho do que o HDI, mas como resultado final, ouve-se e sente-se menos.

ó RCA, mas salvo erro tu tens a A4 de 130, e aqui a dúvida é o de 105 :) é natural que notes um fôlego maior no teu motor, afinal de contas, tem bastante mais binário e cavalos que o 105 :)

eu apenas conheço o 1.9 de 115 e o de 105 (e o 2.0 de 140cv ), e estes dois 1.9 eu noto que perdem o fôlego nas rotações mais altas. O hdi não é nenhum prodígio, mas, na minha experiência pessoal, em altas safa-se melhorzito que o de 105 :)

e depois, concordo que o ruído e vibrações podem ser atenuadas com os devidos isolamentos ao motor e na qualidade dos mesmos

Última edição:
Gemini, acredito que tenhas razão.

Mas eu penso que também tenha a ver com as diferentes gerações de tdi e não só com a potência. Ou seja, em alguns aspectos este tdi 105 deveria ser superior ao 130, excepto na potência.

Eu digo isto porque experimentei há pouco tempo um tdi90 cv e aquilo chegava às 3000 rpm e mastigava por tudo quanto é lado. Era mesmo mauzinho em altas (se bem que esse motor partiu pouco tempo depois, pelo que poderia não estar a responder a 100%).

Ou seja, o que eu queria dizer é que as 16v não garantem uma resposta melhor em altas num diesel, porque eu acho que o HDI não é particularmente brilhante acima das 3000 rpm.

Mas é um motor muito suave e agradável de conduzir. A parte das vibrações então acho excepcional face ao tdi.

O 1.9 TDI é mais ruidoso, mas mais forte nas respostas que o 1.6 HDI.

Será que o Octavia consegue uma insonorização boa para este caso? É que eu tenho uma Fabia, e nesse aspecto é muito fraca.

Faço cerca de 80Kms diários, e outro aspecto que devo ter em conta é o consumo.

Neste pormenor qual se porta melhor?

O 1.9 TDI é mais ruidoso, mas mais forte nas respostas que o 1.6 HDI.

Será que o Octavia consegue uma insonorização boa para este caso? É que eu tenho uma Fabia, e nesse aspecto é muito fraca.

Faço cerca de 80Kms diários, e outro aspecto que devo ter em conta é o consumo.

Neste pormenor qual se porta melhor?

Não te posso falar da Octavia porque não a conheço.

Do C4, a minha opinião é que em AE se torna um pouco ruídoso, culpa da caixa curta. Esse mesmo motor montado no Focus (caixa mais longa) ganha em silêncio, mas perde imenso em disponibilidade.

Em termos de consumo não deverão ser muito diferentes. Supostamente esse tdi será mais económico do que o meu, e em AE gasta menos que o hdi, em estrada é equivalente e em cidade gasta um pouco mais.

Eu pessoalmente gosto mais do C4, em termos estéticos.

Penso que em motor, para o que eu quero, os dois servem-me perfeitamente, até porque em consumos são equivalentes.

Agora o dificíl é convencer a mulher, que mudar da Skoda Fabia para um C4 não é "andar de cavalo para burro".

Já se me esgotaram os argumentos, para a convercer.

Sugestões?

Penso que em motor, para o que eu quero, os dois servem-me perfeitamente, até porque em consumos são equivalentes.

Agora o dificíl é convencer a mulher, que mudar da Skoda Fabia para um C4 não é "andar de cavalo para burro".

Sugestões?

Isso não verdade, então estás a subir um segmento! Ela já viu "in loco" o C4?
(Pronto não tem é o status VAG).

Sugestões?

Se assim é.......só posso dizer o seguinte BOA SORTE ! Quando as mulheres começam dar a opinião e a insistir muito......[:cool:]

Sugestões?

Meu amigo, não tem hipóteses[:D]

Vais levar o Skoda[:)]

Meu amigo, não tem hipóteses[:D]

Vais levar o Skoda[:)]

Concordo!! [:D] [:D]

Mas sejamos honestos, p servir de "familiar" p/ 4 pessoas o Octavia é mais capaz (mala maior).

Eu e a Maria fomos de férias 1 semana e enchi a mala do C4 de repente, o guarda sol e o pára vento tiveram q ir no banco de trás!!

De resto, se é pra comprar o Skoda, q seja agora, pois o restyling acho q está meio manhoso...
icon11.gif

EDIT: já agora, esteticamente, gosto mais do interior do C4, parece mais "aconchegado"

Última edição:
Concordo!! [:D] [:D]

Mas sejamos honestos, p servir de "familiar" p/ 4 pessoas o Octavia é mais capaz (mala maior).

Eu e a Maria fomos de férias 1 semana e enchi a mala do C4 de repente, o guarda sol e o pára vento tiveram q ir no banco de trás!!

É verdade.

O C4 não tem uma mala má, mas é a mala dum hatch, não há muito a fazer.

Eu também já tive de usar o banco de trás como mala.

Tanto o C4 como o octavia já são carros com algum tempo no mercado e devem ser substituidos em breve (detro de 1 ou 2 anos) por isso nesse aspecto tão empatados.
O Octavia tem ares de ver mais rubusto.
Entre os dois motores já conduzi os dois sendo o TDI de 105 num Leon e O HDI de 110 num focus, Gostei mais do TDI no pouco tempo que andei nos carros.

Eu por mim ia para uma Skoda Octavia carrinha.

Como procuras mais um carro familiar a escolha na minha optica deveria recair sobre o Octavia, que eh mais espaçoso que o C4, não que o C4 seja acanhado, mas o Octavia eh um carro com outro espaço interior.

Voltar
Superior