O tópico do linux

O sistema gráfico pode estar relacionado num aquecimento extra do portátil? Noto nisso desde que mudei o ambiente XUBUNTU para UBUNTU.

Acabei de instalar o XSensors.

Ele dá-me a informação que o portátil tem uma temperatura entre os 55º e 65º

É normal?

PS: Jánotaram que este tópico chegou a pâg. 100. apr:)

Nuno156,

Esqueci-me de referir q tenho Win XP instalado, LoL! Compreendes agora o pq te querer fazer uns testes? Mas tb n quero nada q me frite o sistema, hehe [:D]

Edd :)

Mas o nome da distro q eu saquei chama-se StressLinux, certo? [;)]

Então saca uma NOstressLINUX.
[;)] [:D]

Mas afinal, esses bloqueios acontecem onde? Windows? LINUX? Em ambos?
Se for em ambos, é HARDWARE.
Se for apenas em LINUX, experimenta outra distribuição mais actualizada (UBUNTU,
FEDORA, por exemplo).
Se for apenas em WINDOWS... é normal. [;)] [:D] (ou melhor, procura saber no tópico
da informática, porque de WINDOWS já não sei nada, nem quero saber, já dei o que
tinha a dar da minha paciência).

Ohhh Nuno156, já vi q n sabes o q é e o q faz essa distro!
Deixa lá, pode ser q apareça alguém q saiba.

Última edição:
A máquina (desktop) só tem Win XP... já tinha dito, pelo q só pode dar erro em XP. LoL
O stresslinux só vem em liveCD e não dá p/ instalar e ainda n tentei sequer ver, só tirei à noite e já n mexi + no PC.

O PC já está instalado desde 2006 se n estou erro mas isto é tb p/ aprender umas coisas.

A máquina (desktop) só tem Win XP... já tinha dito, pelo q só pode dar erro em XP. LoL
O stresslinux só vem em liveCD e não dá p/ instalar e ainda n tentei sequer ver, só tirei à noite e já n mexi + no PC.

O PC já está instalado desde 2006 se n estou erro mas isto é tb p/ aprender umas coisas.

É que, como estás no tópico do LINUX, pensei que te estivesse a estoirar em LINUX.
Foi essa a confusão.

Se tivesses LINUX instalado, seria a melhor solução. Ou seja, dava para ir trabalhando, e
quando estoirasse ia ver-se os logs, para ver as condições em que deu o erro.

É que, erros de HARDWARE são muito difíceis de detectar, principalmente quando não são
permanentes. Imagina que tens uma memória com problemas. Um teste à memória pode
passar vezes sem conta, porque o HARDWARE só falha quando o teste já passou por lá,
por exemplo.

Ou seja, é muito difícil detectar erros de HARDWARE com testes, até porque os erros podem
ocorrer em situações que os testes não replicam.

Além disso, no WINDOWS isso pode ocorrer até em componentes que os testes de HARDWARE
não testam. Lembro-me de um portátil do meu sogro (Windows), que estoirava, foi para reparar
ao abrigo da garantia, e segundo eles era o carregador/transformador. Ou seja, nunca um
teste de HARDWARE iria conseguir testar um componente que apenas transmite corrente para o
portátil.

Podes fazer uma experiência adicional:
1. Arranjas uma distribuição LIVE do LINUX (normal).
2. Arrancas com a distribuição.
3. Usas durante horas seguidas (internet, etc.).
4. Se a distro LIVE LINUX estoirar, o problema é HARDWARE, e pode ser memória,
processador, sobreaquecimento, etc.
5. Se não estoirar... o problema pode ser de SOFTWARE (WINDOWS), ou vírus
(WINDOWS), ou disco (o LIVE não usa o disco).

Para ver o estado do disco, com uma distro LINUX consegues usar o DISK UTILITY, e
se o disco for SMART, consegues ver se tem maus sectores ou não.

Voltar
Superior