O tópico do linux

O que aconteceu foi estava eu na net e do nada aprece-me um ecrã preto com letras brancas, reinicei o PC e voltou ao normal e á segunda vez ele estava no screensaver e quando mexio o rato ele não respondia, tive que outra vez reiniciar.

O que estava escrito no ecrã (traços gerais)?

Podes também experimentar fazer CTRL-ALT-Fx (de 1 até onde funcionar).
Basicamente muda de consola (sendo uma delas o ambiente gráfico).
Provavelmente conseguirás usar a consola em modo de texto...

Nesse caso, foi o servidor X que crashou. Experimenta instalar os drivers proprietários da gráfica. E não precisas reiniciar nada. Basta escrever startx para retomar o ambiente gráfico.

Certo, mas nem o screensaver se ''mexia'', o screensaver é daqueles que tem uma mensagem sempre de uma lado para o outro e ele simplesmente congelou.

O que estava escrito no ecrã (traços gerais)?

Podes também experimentar fazer CTRL-ALT-Fx (de 1 até onde funcionar).
Basicamente muda de consola (sendo uma delas o ambiente gráfico).
Provavelmente conseguirás usar a consola em modo de texto...
~

Foi uma cena assim
dump-2.6.22-git13.jpg

Pois... isso normalmente é sinal de problema de hardware.
Tanto pode ser hardware com problemas, como drivers incorrectos.
E dizendo tu que o WIFI se desliga ocasionalmente, pode até ser drivers
do WIFI.

Pois... isso normalmente é sinal de problema de hardware.
Tanto pode ser hardware com problemas, como drivers incorrectos.
E dizendo tu que o WIFI se desliga ocasionalmente, pode até ser drivers
do WIFI.

Pois, mas porque o LINUX ligou-se automaticamente á net assumi que le já tivesse os driveres para a minha pen WIFI

Apareceu-me uma nova. Ao aceder a base de dados, o Access dá a informação de "out memory". Mesmo depois ter alterado a memória da maquina virtual para 1Gb, continua na mesma.

Instalei o OpenOfficce no XP e ele não reconhece as macros, só as querys e as tabelas.

O que mais posso fazer?

[Inverted Nuno156 mode] Formata e instala WINDOWS (de raiz)! [/Inverted Nuno156 mode]

[:)][:)]

[Inverted Nuno156 mode] Formata e instala WINDOWS (de raiz)! [/Inverted Nuno156 mode]

[:)][:)]

Não é necessário. Já tem Windows.
[;)] [:p]

Aliás, às tantas é o Windows que provoca o problema...
[;)] [:D]

KARANE96:
Não ligues ao que eu disse, era só no gozo. Não vás levar isto
a sério e desinstalar o Windows...
[:)]

Experimenta com o EXCEL fechado.

Vê a memória virtual do XP
(My Computer -> Properties -> Advanced -> Performance -> Advanced -> Virtual Memory).

O mais certo é, como foi instalado com 192MiB, ter ficado com uma memória virtual de
384MiB, o que é pouco. Altera a memória virtual do XP para 2048MiB.

Tinha o Excel aberto para ver se ele dava o mesmo erro.

Fiz alteração como sugeristes mas em vão.

Nem assim, como está, ele continua a não dar. Acho que vou desistir em abrir aquele ficheiro neste portátil. :(

Agradeço-te imenso toda a ajuda e tempo que usaste para ajudar-me.

Malta geek... [:D]
Saquei a última versão do StressLinux pq pretendo fazer uns testes à memória, CPU, MB e aos discos, pq o PC anda-me c uns reboots manhosos e aleatórios.
Alguém me pode dar umas luzes e quais os comandos a utilizar?
A nível de memória e CPU queria uma coisa + a serio, ao disco e MB é q seria + ligth.

Edd :)

Saquei a última versão do StressLinux pq pretendo fazer uns testes à memória, CPU, MB e aos discos, pq o PC anda-me c uns reboots manhosos e aleatórios.
A nível de memória e CPU queria uma coisa + a serio, ao disco e MB é q seria + ligth.

Não percebi se queres conhecer comandos específicos da distribuição (deverão estar documentados na respetiva ajuda), ou comandos genéricos.

Se for o segundo caso, experimenta aqui: Comandos Linux para Totós

Edd :)

Vê os logs, devem dar uma dica sobre o que aconteceu.

No LINUX, quando acontecem coisas dessas costuma ser mesmo HARDWARE, tal como
suspeitas que seja. Eu tinha um LINUX ligado 24/24 e 365/365 durante mais de 6 anos, e há
cerca de 2 meses começou a pendurar. Cheguei à conclusão que o sistema de arrefecimento
já não estava a funcionar como deveria, e bloqueava quando sobreaquecia.

Há uns serviços que fazem logs do estado do HARDWARE. É uma questão de os meter a
trabalhar para ver o que falha.

Há um que é o SMARTD. E tens o DISK UTILITY. Funciona com discos SMART, e permite
ver coisas como maus sectores, número de ciclos ON/OFF, tempo de funcionamento,
temperatura, etc.
Por exemplo, o disk deste portátil já teve 1088 ciclos ON/OFF e esteve ligado 68,6 dias.

Outros:
KLOGD
SYSLOGD
SENSORSD

Voltar
Superior