O tópico do linux

mooontes!
logo no ecran inicial
configure player
clica no lado direito em player (por omissão... podes ter vários, dependendo do carro/opções)
tens "category" e "car"; vai experimentando. gosto da categoria "historic" ;-)

Gente sábia do Mundo Linux

Tenho um desktop com o windows 7 instalado mas já "fora do prazo", logo não consigo aceder ao sistema, juntamente com o ubuntu 10.10 que comecei a usar por curiosidade e definitivamente já não preciso do Windows para nada...

Estou decidido em enveredar pela aventura e gostaria de saber como desinstalar o windows 7 e atribuir essa partição ao Ubuntu...

Nuno chamado à recepção! [posso estar a complicar o que é simples!]

formatas a partição windowz com o gparted, pe., para ext3 ou reiserFS; isto para não a teres em ntfs e as chatices de permissões de escrita.

o grub arranca por omissão que sistema?

Gente sábia do Mundo Linux

Tenho um desktop com o windows 7 instalado mas já "fora do prazo", logo não consigo aceder ao sistema, juntamente com o ubuntu 10.10 que comecei a usar por curiosidade e definitivamente já não preciso do Windows para nada...

Estou decidido em enveredar pela aventura e gostaria de saber como desinstalar o windows 7 e atribuir essa partição ao Ubuntu...

Basta instalar o LINUX de raiz, e escolher que se pretende usar o disco todo para
a partição de LINUX, e ele encarrega-se de limpar tudo o que é WINDOWS.

Nuno chamado à recepção! [posso estar a complicar o que é simples!]

formatas a partição windowz com o gparted, pe., para ext3 ou reiserFS; isto para não a teres em ntfs e as chatices de permissões de escrita.

o grub arranca por omissão que sistema?

O GRUB arranca com o que estiver definido nas parametrizações dele.
Ou seja, se apenas mudas a formação da partição WINDOWS, o GRUB deverá fazer o mesmo BOOT
que estava a fazer anteriormente (nada mudou no que ao GRUB diz respeito).

Mas também posso não estar a entender a tua questão.

EDIT:
Um exemplo de configuração do GRUB:
http://www.hackourlife.com/change-default-boot-order-ubuntu-10-04-lucid/

O GRUB arranca com o que estiver definido nas parametrizações dele.
Ou seja, se apenas mudas a formação da partição WINDOWS, o GRUB deverá fazer o mesmo BOOT
que estava a fazer anteriormente (nada mudou no que ao GRUB diz respeito).

Mas também posso não estar a entender a tua questão.

EDIT:
Um exemplo de configuração do GRUB:
Change Default Boot Order for Grub 2 in Ubuntu 11.04 Natty or 10.10, 10.04 etc - Hack Your Life!

perguntei o que o grub arrancava por omissão porque se fosse o windows, então teria que mudar o conf do grub; se fosse o linux, então não haveria problemas. "antigamente" editava-se em /boot/grub o conf. com o novo grub sei que não é assim, mas esqueço-me sempre como se faz.... google is your friend, eu sei...

Para os gurus do Linux:

Instalei o mesmo no meu Laptop (Compaq CQ60-200EP) atraves do Wubi para ficar com o Windows7. Antes de isso, actualzei a BIOS, grafica, Chipset, audio e Wifi no site da Compaq (grafica foi atraves do site da Nvidia), agora com Linux o PC aquece que é uma coisa parva acabando por passado 1h ou 2h se desligar, ou seja, anda sempre na casa dos 90º normal e quando vejo um video no Youtube vai aos 110º e desliga-se.

No Windows, anda sempre na casa dos 69/72º e quando chega aos 75º ja é muito.

Ja me disseram que poderia ser da ACPI (?) que nao reconhece o Idle e mete o CPU sempre nos 100%, disseram para actualizar a firmware da board so que nao encontro nada para actualizar isso. O que podera estar a fazer o CPU aquecer tanto? Ja o meti com o governor Powersave e CPU maximo a 1ghz e continua igual.

Para os gurus do Linux:

Instalei o mesmo no meu Laptop (Compaq CQ60-200EP) atraves do Wubi para ficar com o Windows7. Antes de isso, actualzei a BIOS, grafica, Chipset, audio e Wifi no site da Compaq (grafica foi atraves do site da Nvidia), agora com Linux o PC aquece que é uma coisa parva acabando por passado 1h ou 2h se desligar, ou seja, anda sempre na casa dos 90º normal e quando vejo um video no Youtube vai aos 110º e desliga-se.

Ja me disseram que poderia ser da ACPI (?) que nao reconhece o Idle e mete o CPU sempre nos 100%, disseram para actualizar a firmware da board so que nao encontro nada para actualizar isso. O que podera estar a fazer o CPU aquecer tanto? Ja o meti com o governor Powersave e CPU maximo a 1ghz e continua igual.

1. Pesquisei na NET, e parece que há pessoal que se queixa de sobreaquecimento depois de fazer
o UPDATE da BIOS.

2. É natural que notes um maior aquecimento no LINUX... afinal estás a correr DOIS sistemas
operativos em simultâneo (o LINUX dentro do WINDOWS), o que significa que o processador
está mais ocupado a correr 2 sistemas do que quando corre apenas 1, e que por isso aquece
mais.

Das duas uma, ou regrides a actualização da BIOS, ou instalas LINUX "como deve de ser" (na
sua própria partição em DUAL BOOT).

Obrigado pelas respostas pessoal!

Antes do Grub ainda me aparece o Windows boot Manager para escolher o sistema, o que tb se torna incómodo, já que ele tá definido para iniciar em Windows, mesmo estando definido na boot para iniciar com o Ubuntu...

Ainda não tentei mas, pensava que em "utilitário do disco" poderia remover facilmente a partição em causa, que neste caso me equivoquei é o Windows Vista e não Seven como disse no primeiro post

como tens o disco partido?
no terminal do linux, faz df -h e posta aqui o resultado

Sistema de Ficheiros Tamanho Utilizado disponível Use% Montado em
/dev/loop0 17G 13G 3,2G 80% /
none 1001M 312K 1001M 1% /dev
none 1005M 200K 1005M 1% /dev/shm
none 1005M 328K 1005M 1% /var/run
none 1005M 0 1005M 0% /var/lock
none 1005M 0 1005M 0% /lib/init/rw
/dev/sdb1 233G 32G 202G 14% /host
/dev/sr1 6,7M 6,7M 0 100% /media/20110326_154023

Já agora ajuda-me lá a interpretar isto [:D]

1. Pesquisei na NET, e parece que há pessoal que se queixa de sobreaquecimento depois de fazer
o UPDATE da BIOS.

2. É natural que notes um maior aquecimento no LINUX... afinal estás a correr DOIS sistemas
operativos em simultâneo (o LINUX dentro do WINDOWS), o que significa que o processador
está mais ocupado a correr 2 sistemas do que quando corre apenas 1, e que por isso aquece
mais.

Das duas uma, ou regrides a actualização da BIOS, ou instalas LINUX "como deve de ser" (na

Pensa que o Wubi criava uma partiçao propria para o Linux - Um bocado Noob da minha parte [:D]

Vou entao criar uma partiçao para instalar la o Linux (neste caso o Ubuntu), se continuar com problemas regrido a BIOS. Thanks [;)]

Já agora ajuda-me lá a interpretar isto [:D]

tens o disco da forma como muita gente o faz, mas que eu não uso. tens tudo, sistema e ficheiros, numa partição.
se só vais usar linux, então sugiro que:
faças backup dos teus ficheiros (serão à volta de 10 a 15 G?)
reinstala o linux, mas particiona o disco de forma manual.
para um disco de 230G, eu deixaria 30-50G para sistema, criaria uma swap entre 2 a 4 vezes a tua ram (se tiveres pouca ram, então atira a swap para cima -- numa máquina que tenho com 512M ram tenho uma swap de 2G, numa outra maquina com 1G tenho uma swap de 2G tb!)

por exemplo, no portátil de onde estou a escrever:

Código:
 df -h
Sist.fichs            Size  Used Avail Use% Montado em
rootfs                 19G   17G  1,9G  90% /
udev                   10M  4,0K   10M   1% /dev
/dev/sda5              19G   17G  1,9G  90% /
tmpfs                1000M  2,6M  997M   1% /run
rc-svcdir             1,0M  188K  836K  19% /lib64/rc/init.d
/dev/shm             1000M  676K  999M   1% /dev/shm
/dev/sda2              74G   71G  2,9G  97% /windows
/dev/sda6              42G   36G  5,3G  88% /home

tenho um disco com 160G, mas 10G estão numa partição de recovery do vista que não está montada. +e muito raro usar o vista, BTW. e está quase cheia!
a sda5 está montada em / e é o sistema sempre que me apetece mudar de sistema (tem sido muito raro, já agora) apenas formato esta partição.
os meus ficheiros estão em sda6 montados em /home.
posso aceder ao ficheiros do windows que estão em sda2 indo a /windows

Última edição:
Bem estou a ver que tenho que arrumar a casa...

É a primeira vez que estou a mexer nas partições, e desconhecia que podia editar as mesmas, só conhecia o processo swap em finanças...[:D]

Mas vou seguir as tuas recomendações, obrigado ElGamal!

Para os gurus do Linux:

Mesmo nos 100% não é normal chegar aos 110ºC!
Ou a BIOS que meteste tá a medir mal a temperatura ou tá na altura de limpar o dissipador do portátil!

o UPDATE da BIOS.

mais.

Não é bem assim. O que o wubi faz é instalar o Linux dentro de uma partição dentro do windows. O dual boot mantem-se. Contras? Se o Windows for a vida, a partição do Linux também.Também é ligeiramente mais lento a aceder a ficheiros. Por outro lado, para desinstalar basta ir ao remover programas do Windows.

Portanto não estão a correr dois sistemas operativos ao mesmo tempo nem pouco mais ou menos. Isso seria, como tu sabes, por Virtual Machine.

Não é bem assim. O que o wubi faz é instalar o Linux dentro de uma partição dentro do windows. O dual boot mantem-se. Contras? Se o Windows for a vida, a partição do Linux também.Também é ligeiramente mais lento a aceder a ficheiros. Por outro lado, para desinstalar basta ir ao remover programas do Windows.

Portanto não estão a correr dois sistemas operativos ao mesmo tempo nem pouco mais ou menos. Isso seria, como tu sabes, por Virtual Machine.

Não existe tal coisa de "partição dentro do WINDOWS".
O UBUNTU fica instalado em ficheiros no mesmo FILESYSTEM do disco do
WINDOWS escolhido para a instalação. Portanto, o que dizes de ficar mais lento
a aceder a ficheiros, é porque está a usar um acesso ao FILESYSTEM onde foi
instalado (tipicamente será NTFS), para além da sua própria simulação de
FILESYSTEM do LINUX (EXT4 ou outro).

Além disso, esse BOOT que aparece não é GRUB. Esse BOOT é do WINDOWS. Ou
seja, fazes sempre BOOT para dentro do WINDOWS (embora não vás correr o
WINDOWS normal).
Podes confirmar:
Control Panel -> System -> Advanced -> Startup and Recovery
Depois vê o que está em "Default Operating System".
Ou então, abre o ficheiro BOOT.INI do WINDOWS, e vê se não está lá a opção
para o LINUX.

Exemplo:
Código:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect
[B][COLOR="red"]C:\Wubildr.mbr = "Ubuntu"[/COLOR][/B]

Ou seja, é este pseudo-"MASTER BOOT RECORD" que, sendo um ficheiro no
WINDOWS com o nome de "C:\Wubildr.mbr" , faz com que tenhas um segundo
sistema operativo a correr.

Portanto, tens esta componente a correr para gerir o acesso ao NTFS e carregar
o LINUX que está em ficheiros dentro desse NTFS (de modo a que o LINUX possa
correr sem tão pouco se aperceber que o "disco" é um ficheiro em NTFS).

Operating system - Wikipedia, the free encyclopedia
For hardware functions such as input and output and memory allocation, the operating system acts as an intermediary between application programs and the computer hardware,

Ou seja, como o LINUX não acede directamente ao disco (pensa que está a
aceder ao disco, mas na realidade é um ficheiro que simula um disco), o que lhe
fornece esse serviço é, de facto, um outro sistema operativo. Ergo, tens dois
sistemas operativos a correr. Quantum Erat Demonstrandum.

Voltar
Superior