Ora, então vamos lá:
KDE vs GNOME
KOffice vs GNOMEOffice: OpenOffice ou LibreOffice (0-0)
KDE PIM vs Evolution: Evolution (0-1)
Kate vs GEdit: GEdit (0-2)
Dolphin vs Nautilus: Nautilus (0-3)
Okular vs Evince: Evince (0-4)
Kopete vs Empathy: Empathy (0-5)
KTorrent vs Transmission: IOMEGA IX2-200 NAS (0-5)
Kaffeine vs Totem: PS3 BLU-RAY (0-5)
K3B vs Brasero: Brasero (0-6)
Amarok vs Rythmbox: BLAUPUNKT no ALFA 156, mas no PC... Rythmbox (0-6.5)
Resultado:
Ganha o GNOME 6.5 a zero.
[

]
KOffice vs GNOMEOffice: LibreOffice (0-0) o KOffice vai mudar o nome para Calligra Office na próxima versão (KOffice->2.3, Calligra->2.4)
KDE PIM vs Evolution: Nenhum, tenho tudo no Google (0-0) Não sei como está o KDE PIM, mas acheio verdinho no KDE 4.3, nunca mais lhe peguei daí, até porque o plugin par aas coisas do google estava instável. Agora que já vai no 4.6.4, deve estar bem melhor.
Kate vs GEdit: Kate (1-0) também gosto do GEdit
Dolphin vs Nautilus: Tanto faz (1-0) o Dolphin é simples e mais simples vai ficar no KDE 4.7
Okular vs Evince: Okular, de longe (2-0) [o Evince é demasiado básico, o Okular dá para ver múltiplos formatos de documentos, dá para tirar apontamentos, retirar texto, colocar anotações e comentários (embora num formato próprio, não há ainda nenhum leitor que suporte anotações oficiais do standard PDF)]
Kopete vs Empathy: Kopete (3-0) embora use o Pidgin como alternativa, o Empathy é demasiado... básico...
KTorrent vs Transmission: KTorrent (4-0) principalmente se gostam do uTorrent e de controlar as opções. Tem também motores de busca internos para não ter de ir à net procurar torrents.
Kaffeine vs Totem: Kaffeine, mas prefiro usar VLC, que também é feito em Qt, tal como as apps do KDE (5-0) gosto de ter algumas opções extra e NUNCA tive boa experiência com o Totem desde que comecei a usar Linux há mais de 10 anos
K3B vs Brasero: K3B (6-0) O Brasero é demasiado básico, aliás, no documento da review que colocaram aqui mostra bem o porquê.
Amarok2 vs Rythmbox: Os 2 e nenhum (6-0) o que uso por acaso está feito em Qt mas não vem por defeito, que é o
Clementine, baseado no Amarok 1.4, simples, rápido e lida bem com as colecções. O Amarok2 hoje em dia não lida mal com as colecções com muitos MP3, como o tipo faz crer na review, mas as features da wiki e as lyrics são muito fixes. Também vos aconselho o
Miro, então se usam Android, é muito porreiro
Aqui o Nuno156 tem a mania do KDE é muito mau, que ocupa muita memória e, vejam lá, tem icons ultrapassados [

] (desculpa lá, mas esta é nova!).
Nas máquinas actuais com 4GB ou mais, não faz sentido em falar de mais megas menos megas que ocupe o gestor de janelas. O KDE em máquinas recentes (menos de 3-4 anos) corre bem fluído e rápido.
Se gostam de ter mais controlo sobre o desktop, o KDE e as suas aplicações são o ideal. Se gostam de simplicidade, de algo mais sóbrio, um pouco diferente, o Gnome será o que procuram (versão 2 ou 3, vocês é que sabem. Ainda não gosto muito do Unity, acho que ainda está verdito, mas acho-o interessante e acho também que a Canonical fez bem em criar um novo gestor de janelas.
No entanto, qualquer aplicação de qualquer um pode ser usada em qualquer destes gestores, até vos dou o exemplo do EasyTAG para editar tags de ficheiros audio que é uma aplicação feita com GTK+ (orientada para Gnome) e prefiro-a ao que existe em Qt.
Um exemplo de uma aplicação excelente do KDE é o Kile, para quem usa LaTeX é muito boa mesmo. Para as aplicações em GTK terem um feeling mais nativo do KDE, aconselho-vos a instalação do pacote
oxygen-gtk e a mudança para essa opção em "System Settings->Application Appearence->GTK+ Appearence->Widget Style".
Para os que se estão a iniciar, o que eu aconselho é experimentarem 3-4 distribuições:
- Kubuntu (KDE)
- Linux Mint (Gnome2)
- Ubuntu (Unity)
- Fedora 15 (Gnome3)
Se é para ver, experimentem as edições Live, usem um CD ou uma pen para as experimentarem, mas nada, mesm onada como o feeling nativo de uma distribuição instalada no disco rígido.
Não deixem é que ninguém escolha por vocês, isto é, se tiverem gosto em realmente entrarem no mundo do Linux e poderem ter a liberdade de instalarem o que mais gostarem.
Por último, para multimédia (codecs, video, audio), o Linux Mint costuma ser o mais bem equipado sem ter que instalar pacotes após a instalação. Se precisarem de alguma coisa, conselhos/sugestões, podem mandar-me PM [

]