O tópico do linux

A mim. Logo após eu ter dito que detestava o GNOME3.

Estás bem enganado. A única coisa que eu fiz foi mostrar-te que o KDE pode ser moldado para o aquilo que tu dizias não ser possível e explicar-te porque é que o o KDE é "mais pesado" e usa coisas como "eye-candy" para agradar o utilizador, para além de ter admitido que teria de o ponderar para uso profissional (tal como os outros gestores de janelas), não te disse para ires a correr utilizá-lo ou tentei impingir-te o que quer que fosse.

Passo bem sem guerras nem as gosto de fomentar, principalmente no que toca a Linux, onde há muita (boa) escolha, quer de gestores de janelas e aplicações. Prefiro discussões saudáveis com boa argumentação e exemplos disso.

Dual boot.

No UBUNTU não sei, mas se for como no FEDORA, faz updates para as novas versões sem
reinstalar.

File system: EXT4

Obrigado. É que há uns tempos o Ubuntu sugeria instalar a nova versão em vez de fazer update, por isso a minha pergunta.

Já agora, há alguma coisa parecida ao GOM Player, que consiga sincronizar as legendas fazendo com que apareçam mais cedo ou mais tarde?

Última edição:
Obrigado. É que há uns tempos o Ubuntu sugeria instalar a nova versão em vez de fazer update, por isso a minha pergunta.

Já agora, há alguma coisa parecida ao GOM Player, que consiga sincronizar as legendas fazendo com que apareçam mais cedo ou mais tarde?

Não costumo ver filmes "descarregados da net"... se é que me faço entender.
[;)]

Estás bem enganado. A única coisa que eu fiz foi mostrar-te que o KDE pode ser moldado para o aquilo que tu dizias não ser possível e explicar-te porque é que o o KDE é "mais pesado" e usa coisas como "eye-candy" para agradar o utilizador, para além de ter admitido que teria de o ponderar para uso profissional (tal como os outros gestores de janelas), não te disse para ires a correr utilizá-lo ou tentei impingir-te o que quer que fosse.

Passo bem sem guerras nem as gosto de fomentar, principalmente no que toca a Linux, onde há muita (boa) escolha, quer de gestores de janelas e aplicações. Prefiro discussões saudáveis com boa argumentação e exemplos disso.

Depois de eu ter dito que antes (do KDE4) usava KDE (3), e que tinha mudado para o GNOME (2)
precisamente por não gostar do KDE4, e de me teres acusado de nunca ter experimentado o KDE4,
e depois de que não o conhecia bem, e ainda assim continuaste a insistir... COMO SE FOSSE
POSSÍVEL ALGUÉM NÃO ACHAR BOM O KDE!

Bem, se não chamas a isto impingir... não sei a que chamarás.

Sim, o mplayer faz isso... e o melhor front-end que conheço para ele é o gnome-mplayer.

Consegues fazer às legendas e também ao audio:

x and z: Adjust subtitle delay by +/- 0.1 seconds.

+ and -: Adjust audio delay by +/- 0.1 seconds.

Como assim, em pé de igualdade? É como te disse, tens de experimentar para ver. O software que existe é muito e para todos os gostos, podes pedir conselhos ou podes ler na net sobre o bom software em Linux, seja ele em Qt, GTK, seja orientado a Gnome, a KDE, a XFCE, etc...

Por falar em XFCE, faltou-me uma distro com isso, recomendo também o Xubuntu se preferirem algo mais clássico e leve para computadores entre 4-6 anos.

Quanto à facilidade de trocares, se usares as versões "Live" é só reiniciar o PC em cada uma delas, mas não sei como estão, por exemplo, os drivers das gráficas (se usares NVidia ou ATI) a serem usados em cada uma das distribuições, provavelmente elas arrancam com as versões open-source (mais limitadas do que as versões fechadas dos fabricantes, podes encontrar um ou outro problema com hardware mais recente, sugiro que pesquises no Google pelo modelo da tua placa gráfica para ver se encontras relatos de problemas com alguma das distribuições que recomendei).
Se estiveres a falar de trocar de Linux a nível de instalação no disco, sim, é relativamente fácil, devem ser uns 10-15 minutos por instalação na máquina local.
Eu acho que se deve experimentar as versões Live, escolher as distros que mais se gosta por ordem e experimentar no disco.

Obrigado pela explicação. Assim aumento a minha cultura geral sobre os vários ambientes Linux. [;)]

Não comeces a inventar.
O ideal para quem vem do WINDOWS é o UBUNTU (com o UNITY).

O facto de eu usar o FEDORA, e não usar o UBUNTU, não me levou a aconselhar-te a usar
FEDORA, pois não? Nem o facto de eu usar o GNOME 2 impediu de te aconselhar o UNITY,
pois não?

Vai por mim: UBUNTU com UNITY.

Mais tarde, quando estiveres mais confortável com o LINUX, logo instalarás outros ambientes
de DESKTOP, e farás as experiências que quiseres.

Quanto a MINT e FEDORA, são outros sistemas operativos, pelo que terias de instalar tudo
de novo, ou testar como vais testar o UBUNTU: através de um CD LIVE.

Nada te impede de, ainda hoje, gravares mais CD's LIVE das outras versões, e testares todas
antes de instalares uma delas. Podes fazê-lo. Apenas te estou a poupar tempo, porque tenho
99% de certeza que acabarás sempre por escolher UBUNTU com o UNITY. Isto, apesar de o
GNOME2 ser melhor que o UNITY, mas é algo que podes mudar facilmente depois.

Não quero inventar. Ia seguir o teu conselho, de instalar o UBUNTU. Mas agora há mudança de planos.

Ao gravar um dos dvd's para backup apareceu-me um ecrã azul... desligando o pc. Já estou farto desta maquina. Vou falar com a minha esposa e em princípio irei comprar outro portátil com mais memória. [8b]

Comprei este por 1100€ em Fevereiro de 2005 e vai ficar guardado para quando o meu filho ter mais idade e enterte-se com ele.

Muito obrigado pela ajuda. [;)]

Isso foi um acto isolado?

Até porque pode ter sido um erro justamente de software Windows...

Eu dizia-te na mesma para instalares o Ubuntu, e depois vias como ele ficava. E sempre ganhavas mais algum conhecimento geral acerca de um sistema operativo diferente.

Se instalares o Ubuntu digo-te que não te deves arrepender. Eu instalei na minha latita HP 530 e ficava a correr tão bem, se ele não tivesse um problema crónico de não conseguir dar energia ao portátil e à bateria ainda hoje estaria com ele e não tinha comprado um novo.

Isso foi um acto isolado?

Até porque pode ter sido um erro justamente de software Windows...

Eu dizia-te na mesma para instalares o Ubuntu, e depois vias como ele ficava. E sempre ganhavas mais algum conhecimento geral acerca de um sistema operativo diferente.

Se instalares o Ubuntu digo-te que não te deves arrepender. Eu instalei na minha latita HP 530 e ficava a correr tão bem, se ele não tivesse um problema crónico de não conseguir dar energia ao portátil e à bateria ainda hoje estaria com ele e não tinha comprado um novo.

Ainda não estou convicto do que fazer a este respeito.

Depois de eu ter dito que antes (do KDE4) usava KDE (3), e que tinha mudado para o GNOME (2)
precisamente por não gostar do KDE4, e de me teres acusado de nunca ter experimentado o KDE4,
e depois de que não o conhecia bem, e ainda assim continuaste a insistir... COMO SE FOSSE
POSSÍVEL ALGUÉM NÃO ACHAR BOM O KDE!

Bem, se não chamas a isto impingir... não sei a que chamarás.

Para acabar com a conversa, tu estás no direito de não o achar bom, nunca disse o contrário, mas as tuas afirmações sobre o mesmo não eram correctas, muito menos adequadas aos propósitos do gestor. É como se estivesses a comparar o Counter Strike (Gnome2) com o Day of Defeat: Source (KDE4) (exemplo fútil), não têm nada a ver um com um outro, são 2 jogos diferentes sobre o um motor diferente, gráficos diferentes, jogabilidade diferente e não podes esperar que o DoD: Source corra fluído num mesmo PC que corria há uns anos o Counter Strike minimamente bem.

Quanto a ter dito que não experimentaste o KDE, eu nunca o afirmei, eu perguntei-te se já o tinhas usado e se já tinhas andado a brincar com os plasmoids e o plasma workspace, até porque o desktop KDE4 é praticamente todo baseado nisso. Da forma como tu falaste sobre as features e que o KDE não dava para isto e para aquilo, eu tentei demonstrar-te que as tuas afirmações não correspondiam à verdade e que tu não quiseste (ou não pudeste) perder tempo a experimentar configurar o KDE à tua maneira, consequentemente passando ao ataque e a dizer que é pocuo produtivo, a atacar o eye-candy, etc...
As pessoas que usam Mac (eu não gosto) adoram o eye-candy e nunca ouvi nenhuma a dizer que o achava pouco produtivo, tal como acontece com o Compiz no Gnome (e no KDE4, já que o podes instalar e usar em vez de activares os efeitos do KWin) e eu também não acho que seja pouco produtivo. No entanto, tu estás no teu direito de achar que não é, mas não acho correcto atacares o KDE4 da forma que o fizeste, é só isso, para fique percebido.

E mais, de mim NUNCA hás-de ouvir que um gestor de janelas é melhor do que outro a não ser que a comparação seja feita entre 2 forks/spin-off de um mesmo gestor de janelas (tipo OpenOffice/LibreOffice). Aí faz sentido criticar.

Nunca usaste o VLC? Isso está no repositório do Ubuntu, é capaz de ser dos melhores leitores de vídeo que por aí anda e tem essas funções todas, é só fazer: sudo apt-get vlc vlc-plugin-notify vlc-plugin-pulse

Ainda não estou convicto do que fazer a este respeito.

Para computadores antigos, o outro dia li que o Unity Linux era uma das melhores distribuições.

Obrigado pela explicação. Assim aumento a minha cultura geral sobre os vários ambientes Linux. [;)]

Não quero inventar. Ia seguir o teu conselho, de instalar o UBUNTU. Mas agora há mudança de planos.

Ao gravar um dos dvd's para backup apareceu-me um ecrã azul... desligando o pc. Já estou farto desta maquina. Vou falar com a minha esposa e em princípio irei comprar outro portátil com mais memória. [8b]

Comprei este por 1100€ em Fevereiro de 2005 e vai ficar guardado para quando o meu filho ter mais idade e enterte-se com ele.

Muito obrigado pela ajuda. [;)]

Esse ecrã azul apareceu porque estás com o SISTEMA OPERATIVO ERRADO: WINDOWS
[:D]

Em LINUX isso não acontece. Já em WINDOWS é bastante comum (até no WINDOWS 7
aparece).

Tens de me dizer que memória é que isso tem. Se tiver menos de 1GiB de RAM, não poderás
instalar as versões mais recentes de LINUX, será melhor ir para uma mais antiga.

Esse ecrã azul apareceu porque estás com o SISTEMA OPERATIVO ERRADO: WINDOWS
[:D]

Em LINUX isso não acontece. Já em WINDOWS é bastante comum (até no WINDOWS 7
aparece).
(...)

Vais-me desculpar a pergunta, mas acreditas mesmo no que dizes? É que sim também uso linux e gosto, é outro mundo. Mas ao ponto de estar constantemente a arranjar pretexto para sustentar as minhas escolhas pessoais...

Ambos têm problemas, ambos têm virtudes, e tu melhor do que ninguém como profissional/entusiasta ligado ás TI sabes disso. Pegando no assunto que deixaste exposto, não é comum muito menos normal.

Vais-me desculpar a pergunta, mas acreditas mesmo no que dizes? É que sim também uso linux e gosto, é outro mundo. Mas ao ponto de estar constantemente a arranjar pretexto para sustentar as minhas escolhas pessoais...

Ambos têm problemas, ambos têm virtudes, e tu melhor do que ninguém como profissional/entusiasta ligado ás TI sabes disso. Pegando no assunto que deixaste exposto, não é comum muito menos normal.

Pois não é normal. Já dizer que não é comum... (principalmente quando comparado
com LINUX)
[:)]

Até nas demonstrações oficiais!!!

infelizmente tenho que concordar com o Nuno156, é mais comum do que devia..inclusive no Win7, tenho um portátil há 15 dias e ontem apareceu-me um e não tenho quase nada instalado, começou a bloquear até ao bluescreen..emfim.

Nuno e companhia, agradecemos a mais valia que trazem ao tópico, visto serem experientes em linux, mas não estraguem o tópico com picardias. Cada um gosta do que gosta, e não há um melhor que outro, um adapta-se mais a um tipo de pessoas e outro a outro tipo..olha se gostassemos todos do mesmo?

Vocês já são crescidinhos e não vale a pena chatearem-se.. Linux peace :D

nunca percebi que raio provoca isso.

Por acaso nunca me apareceu(que me lembre de repente)

Aparece muito é ecrã preto cheio de texto a dizer memória virtual esgotada [8b]

Tens cá uma lata tu... [:D] vídeos do windows 98... que me lembre estamos em 2011.

O vídeo é apenas para mostrar que até acontece em apresentações oficiais.
Ou não percebeste essa parte?
Até nas demonstrações oficiais!!!

É óbvio que, de então para cá, começaram a ter o cuidado de não darem a
cara nessas apresentações, a menos que sejam vídeos a correr em fullscreen
numa máquina LINUX, para dar a ilusão de ser um sistema WINDOWS.
[:)]

Agora mais a sério, deixaram de se sujeitar à humilhação de aparecerem ao
lado de um ecrã azul, penso que a última terá sido o Gates no O'Brian (acho que o
último crash em apresentações foi da XBOX, mas já não apareceram nem Gates
nem Ballmer).

Mas o BSoD continua a acontecer. Já aconteceu a dois colegas meus ainda este
mês, ou no mês passado (dos poucos que usam W7, o resto continua a preferir XP).

(...)
Mas o BSoD continua a acontecer. Já aconteceu a dois colegas meus ainda este
mês, ou no mês passado (dos poucos que usam W7, o resto continua a preferir XP).

E vai continuar a acontecer... já agora, diz-lhes para dar um saltinho ao Event Log e ver o que causa a situação.

Terá o ficheiro que causou o erro e respectivo debug.

Mas o BSoD continua a acontecer.

E até parece que os crashes são exclusivos dos sistemas operativos Windows. :sh)

Já vi todos os tipos de SO a entrarem em crash, desde Windows, Linux (Ubuntu, RedHat, Fedora, etc), Mac, etc.. até o Cisco IOS já vi a crashar [;)]

Sem dúvida que os sistemas Windows têm imensos defeitos, mas também têm muitas virtudes... tal como todos os outros SOs.

Por isso, só posso considerar que este fanatismo em torno dos sistemas operativos é um bocado infantil...

Voltar
Superior