O tópico do linux

então basicamente as várias opções de linux são meras skins :P

Não.

Isso é apenas dentro de cada distribuição (UBUNTU vs KUBUNTU vs XUBUNTU vs etc.).
De distribuição para distribuição as diferenças já são bastante maiores, mesmo que usem
o mesmo DESKTOP ENVIRONMENT (KDE vs GNOME vs XFCE vs etc.).

E depois, mesmo sendo todas UNIX-LIKE, existem também raízes diferentes.
Podes ver aqui:
Linux distribution - Wikipedia, the free encyclopedia

DVD de instalação? :confused: Não encontrei isso no site.

Acabei de fazer o download do CD. Qual é o próximo passo?

Gravar um CD com a ISO que descarregaste, arrancar com ele, e experimentar.
Daqui a uns tempos, se gostares, fazes backup do que tens no computador, clicas no ícone
para instalar, e vais respondendo às questões até estar instalado. Não te esqueças que deverás
ter ligação à Internet para ele ir buscar lá o que lhe faltar no CD.

Os DVD estão nos downloads alternativos:
Alternative downloads | Ubuntu

Gravar um CD com a ISO que descarregaste, arrancar com ele, e experimentar.
Daqui a uns tempos, se gostares, fazes backup do que tens no computador, clicas no ícone
para instalar, e vais respondendo às questões até estar instalado. Não te esqueças que deverás
ter ligação à Internet para ele ir buscar lá o que lhe faltar no CD.

Os DVD estão nos downloads alternativos:
Alternative downloads | Ubuntu

Fazendo esse 1º passo não apaga o windows?

Qualé o espaço que ocupa em conjunto?

Ao ligar o portátil ele vai entrar automaticamente no Ubuntu?

Os DVD's só por causa da línguas?

Não me importo te-lo em inglês.

Fazendo esse 1º passo não apaga o windows?

Qualé o espaço que ocupa em conjunto?

Ao ligar o portátil ele vai entrar automaticamente no Ubuntu?

Os DVD's só por causa da línguas?

Não me importo te-lo em inglês.

O DVD só serve para instalar em PCs sem ligação à NET. Sendo possível instalar com ligação
à Internet, é preferível, porque ele descarrega as versões mais recentes de cada pacote, em
lugar de instalar o que está no DVD e depois fazer as actualizações necessárias (via NET).

Gravar o CD, e arrancar com ele não estraga nada. Só durante a instalação (se a mandares
executar), é que limpa o que mandares limpar durante a instalação.

Se gravares em CD, só podes usar sem modificar o sistema (não podes gravar nada).
Se gravares numa PEN USB, já podes usar como se fosse um sistema "quase" normal.

A diferença, é que gravar um CD é bem mais fácil que gravar numa PEN USB.
Mas se te sentires com coragem, podes tentar seguir as instruções de gravação na PEN...

O DVD só serve para instalar em PCs sem ligação à NET. Sendo possível instalar com ligação
à Internet, é preferível, porque ele descarrega as versões mais recentes de cada pacote, em
lugar de instalar o que está no DVD e depois fazer as actualizações necessárias (via NET).

Gravar o CD, e arrancar com ele não estraga nada. Só durante a instalação (se a mandares
executar), é que limpa o que mandares limpar durante a instalação.

Se gravares em CD, só podes usar sem modificar o sistema (não podes gravar nada).
Se gravares numa PEN USB, já podes usar como se fosse um sistema "quase" normal.

A diferença, é que gravar um CD é bem mais fácil que gravar numa PEN USB.
Mas se te sentires com coragem, podes tentar seguir as instruções de gravação na PEN...

Não tenho PEN, por isso essa opção não é válida.

Assim sendo agora vou fazer o backup do que tenho no "disco D" e logo faço a instalação a partir do CD.

Obrigado.

Ora, então vamos lá:

KDE vs GNOME

KOffice vs GNOMEOffice: OpenOffice ou LibreOffice (0-0)
KDE PIM vs Evolution: Evolution (0-1)
Kate vs GEdit: GEdit (0-2)
Dolphin vs Nautilus: Nautilus (0-3)
Okular vs Evince: Evince (0-4)
Kopete vs Empathy: Empathy (0-5)
KTorrent vs Transmission: IOMEGA IX2-200 NAS (0-5)
Kaffeine vs Totem: PS3 BLU-RAY (0-5)
K3B vs Brasero: Brasero (0-6)
Amarok vs Rythmbox: BLAUPUNKT no ALFA 156, mas no PC... Rythmbox (0-6.5)

Resultado:
Ganha o GNOME 6.5 a zero.
[:D]

Ora, então vamos lá:

KDE vs GNOME

Resultado:

Sou da mesma opinião, o GNOME é superior.

podes explicar melhor, ja percei que se aplica a ti..mas a cena do NAS n percebi..e sei o que é

podes explicar melhor, ja percei que se aplica a ti..mas a cena do NAS n percebi..e sei o que é

Para ver filmes, nada como uma televisão de 40" ou mais, em FULL HD. Ou seja, com um leitor
de BLU-RAY (uso a PS3 para ver filmes, tanto DVD como BLU-RAY).

Para fazer downloads, nada como meter o próprio disco de rede a fazê-los. Sempre que quero
uma ISO de uma distribuição de LINUX, coloco o disco a fazer download. No final passo a ISO
para uma PEN.
http://go.iomega.com/en/products/ne...ge-solution/network-hard-drive-ix2-200-cloud/

Ora, então vamos lá:

KDE vs GNOME

Resultado:

KOffice vs GNOMEOffice: LibreOffice (0-0) o KOffice vai mudar o nome para Calligra Office na próxima versão (KOffice->2.3, Calligra->2.4)
KDE PIM vs Evolution: Nenhum, tenho tudo no Google (0-0) Não sei como está o KDE PIM, mas acheio verdinho no KDE 4.3, nunca mais lhe peguei daí, até porque o plugin par aas coisas do google estava instável. Agora que já vai no 4.6.4, deve estar bem melhor.
Kate vs GEdit: Kate (1-0) também gosto do GEdit
Dolphin vs Nautilus: Tanto faz (1-0) o Dolphin é simples e mais simples vai ficar no KDE 4.7
Okular vs Evince: Okular, de longe (2-0) [o Evince é demasiado básico, o Okular dá para ver múltiplos formatos de documentos, dá para tirar apontamentos, retirar texto, colocar anotações e comentários (embora num formato próprio, não há ainda nenhum leitor que suporte anotações oficiais do standard PDF)]
Kopete vs Empathy: Kopete (3-0) embora use o Pidgin como alternativa, o Empathy é demasiado... básico...
KTorrent vs Transmission: KTorrent (4-0) principalmente se gostam do uTorrent e de controlar as opções. Tem também motores de busca internos para não ter de ir à net procurar torrents.
Kaffeine vs Totem: Kaffeine, mas prefiro usar VLC, que também é feito em Qt, tal como as apps do KDE (5-0) gosto de ter algumas opções extra e NUNCA tive boa experiência com o Totem desde que comecei a usar Linux há mais de 10 anos
K3B vs Brasero: K3B (6-0) O Brasero é demasiado básico, aliás, no documento da review que colocaram aqui mostra bem o porquê.
Amarok2 vs Rythmbox: Os 2 e nenhum (6-0) o que uso por acaso está feito em Qt mas não vem por defeito, que é o Clementine, baseado no Amarok 1.4, simples, rápido e lida bem com as colecções. O Amarok2 hoje em dia não lida mal com as colecções com muitos MP3, como o tipo faz crer na review, mas as features da wiki e as lyrics são muito fixes. Também vos aconselho o Miro, então se usam Android, é muito porreiro :)

Aqui o Nuno156 tem a mania do KDE é muito mau, que ocupa muita memória e, vejam lá, tem icons ultrapassados [:D] (desculpa lá, mas esta é nova!).

Nas máquinas actuais com 4GB ou mais, não faz sentido em falar de mais megas menos megas que ocupe o gestor de janelas. O KDE em máquinas recentes (menos de 3-4 anos) corre bem fluído e rápido.

Se gostam de ter mais controlo sobre o desktop, o KDE e as suas aplicações são o ideal. Se gostam de simplicidade, de algo mais sóbrio, um pouco diferente, o Gnome será o que procuram (versão 2 ou 3, vocês é que sabem. Ainda não gosto muito do Unity, acho que ainda está verdito, mas acho-o interessante e acho também que a Canonical fez bem em criar um novo gestor de janelas.

No entanto, qualquer aplicação de qualquer um pode ser usada em qualquer destes gestores, até vos dou o exemplo do EasyTAG para editar tags de ficheiros audio que é uma aplicação feita com GTK+ (orientada para Gnome) e prefiro-a ao que existe em Qt.
Um exemplo de uma aplicação excelente do KDE é o Kile, para quem usa LaTeX é muito boa mesmo. Para as aplicações em GTK terem um feeling mais nativo do KDE, aconselho-vos a instalação do pacote oxygen-gtk e a mudança para essa opção em "System Settings->Application Appearence->GTK+ Appearence->Widget Style".

Para os que se estão a iniciar, o que eu aconselho é experimentarem 3-4 distribuições:

- Kubuntu (KDE)
- Linux Mint (Gnome2)
- Ubuntu (Unity)
- Fedora 15 (Gnome3)

Se é para ver, experimentem as edições Live, usem um CD ou uma pen para as experimentarem, mas nada, mesm onada como o feeling nativo de uma distribuição instalada no disco rígido.

Não deixem é que ninguém escolha por vocês, isto é, se tiverem gosto em realmente entrarem no mundo do Linux e poderem ter a liberdade de instalarem o que mais gostarem.

Por último, para multimédia (codecs, video, audio), o Linux Mint costuma ser o mais bem equipado sem ter que instalar pacotes após a instalação. Se precisarem de alguma coisa, conselhos/sugestões, podem mandar-me PM [;)]

Última edição:

Para os que se estão a iniciar, o que eu aconselho é experimentarem 3-4 distribuições:

- Kubuntu (KDE)
- Linux Mint (Gnome2)
- Ubuntu (Unity)
- Fedora 15 (Gnome3)

Se é para ver, experimentem as edições Live, usem um CD ou uma pen para as experimentarem, mas nada, mesm onada como o feeling nativo de uma distribuição instalada no disco rígido.

Não deixem é que ninguém escolha por vocês, isto é, se tiverem gosto em realmente entrarem no mundo do Linux e poderem ter a liberdade de instalarem o que mais gostarem.

Por último, para multimédia (codecs, video, audio), o Linux Mint costuma ser o mais bem equipado sem ter que instalar pacotes após a instalação. Se precisarem de alguma coisa, conselhos/sugestões, podem mandar-me PM [;)]

Estão todos em pé de igualdade?
É fácil "trocar" de um para o outro?

Como assim, em pé de igualdade? É como te disse, tens de experimentar para ver. O software que existe é muito e para todos os gostos, podes pedir conselhos ou podes ler na net sobre o bom software em Linux, seja ele em Qt, GTK, seja orientado a Gnome, a KDE, a XFCE, etc...

Por falar em XFCE, faltou-me uma distro com isso, recomendo também o Xubuntu se preferirem algo mais clássico e leve para computadores entre 4-6 anos.

Quanto à facilidade de trocares, se usares as versões "Live" é só reiniciar o PC em cada uma delas, mas não sei como estão, por exemplo, os drivers das gráficas (se usares NVidia ou ATI) a serem usados em cada uma das distribuições, provavelmente elas arrancam com as versões open-source (mais limitadas do que as versões fechadas dos fabricantes, podes encontrar um ou outro problema com hardware mais recente, sugiro que pesquises no Google pelo modelo da tua placa gráfica para ver se encontras relatos de problemas com alguma das distribuições que recomendei).
Se estiveres a falar de trocar de Linux a nível de instalação no disco, sim, é relativamente fácil, devem ser uns 10-15 minutos por instalação na máquina local.
Eu acho que se deve experimentar as versões Live, escolher as distros que mais se gosta por ordem e experimentar no disco.

(...)
Aqui o Nuno156 tem a mania do KDE é muito mau, que ocupa muita memória e, vejam lá, tem icons ultrapassados [:D] (desculpa lá, mas esta é nova!).
(...)

Tens razão... não são ícones ultrapassados... nem do século passado... são do século XIX.

attachment.php

snapshot1.jpeg

Não comeces a inventar.
O ideal para quem vem do WINDOWS é o UBUNTU (com o UNITY).

O facto de eu usar o FEDORA, e não usar o UBUNTU, não me levou a aconselhar-te a usar
FEDORA, pois não? Nem o facto de eu usar o GNOME 2 impediu de te aconselhar o UNITY,
pois não?

Vai por mim: UBUNTU com UNITY.

Mais tarde, quando estiveres mais confortável com o LINUX, logo instalarás outros ambientes
de DESKTOP, e farás as experiências que quiseres.

Quanto a MINT e FEDORA, são outros sistemas operativos, pelo que terias de instalar tudo
de novo, ou testar como vais testar o UBUNTU: através de um CD LIVE.

Nada te impede de, ainda hoje, gravares mais CD's LIVE das outras versões, e testares todas
antes de instalares uma delas. Podes fazê-lo. Apenas te estou a poupar tempo, porque tenho
99% de certeza que acabarás sempre por escolher UBUNTU com o UNITY. Isto, apesar de o
GNOME2 ser melhor que o UNITY, mas é algo que podes mudar facilmente depois.

Realmente... os ícones são completamente diferentes.
Nem parece o mesmo desktop environment de treta...
[:)] [:)]

Eu gosto dos icons. Estes, nessa janela, servem apenas para a pessoa que está colocar nem ter de ler os "obrigatórios" OK/Cancel ou Yes/No, mas por acaso nem me lembro bem como é que eles são no Gnome (nem sequer se existem).

De qualquer das formas, se não gostas, há muitos temas de icons: Eyecandy for your KDE-Desktop - KDE-Look.org

Continuo a bater palmas à tua arrogância. Estás farto de dizer que o KDE é foleiro, que o Unity é bom, mas o Gnome é melhor, como se te achasses o dono da razão e achasses que realmente tens razão. São gostos e preferências pessoais apenas, tal como há gente que gosta do ambiente do Windows7 e não gosta do Mac (por muito "bonito" que pareça), como há quem goste de KDE e não de Gnome ou de Unity e não de KDE.

Eu gosto de os usar todos e não vejo problemas onde eles não existem, principalmente num cenário onde há muito por onde escolher. Eu prefiro dizer às pessoas para experimentarem, tu preferes "mandatar" o Gnome2 e bater no KDE, como quem diz às pessoas para votar em X porque Y não presta, é foleiro e tem uma forma "diferente" de interpretar um paradigma.

EDIT- E quem vem do W7 e passa para o Unity, é um bocado "chocante" diga-se. Eu que no netbook tinha o Gnome2 no Ubuntu e o W7, quando vi o Unity pela 1ª vez, achei aquilo muito estranho mesmo.

Última edição:
Eu acho que estas coisas nem têm discussão, se está livremente disponível e não tem custos, é experimentar.

Quem não quiser perder muito tempo agarre nas .isos das distros Live e corra no VirtualBox. Simples, rápido e ao gosto pessoal de cada um.

Voltar
Superior