OrDoS
New member
No REDHAT 7.3 usava o KDE, estava bem melhor que o GNOME.
Deixei de usar quando as distribuições passaram a incluir a versão 4.
Neste momento uso o GNOME2 em todas as distribuições que uso.
Os widgets não são opção. Ocupam espaço no desktop.
É como teres a tua secretária (física) com relógio, telefone, rádio, televisão, etc. e depois
não tens espaço para os itens de trabalho.
Não preciso de coisas bonitas a ocupar montes de espaço no ecrã.
Preciso de coisas minimalistas que me dêem tudo o que necessito com o mínimo de esforço.
Costumo trabalhar regularmente com um grande conjunto de ferramentas, e costumo ter muitas
janelas abertas. Quero saber que janelas estão abertas, e quero lançar as aplicações que mais
uso apenas com um click. Tudo o que me obrigue a mais trabalho, do que aquilo que o GNOME2
me obriga, pura e simplesmente é PIOR. E o que eu quero é melhor, e não pior. GNOME3 é
muito pior, e KDE4 e WINDOWS7 também são piores.
Mas já deu para perceber que segues o eye-candy... caso contrário nem terias mencionado a
palavra widgets.
Já não tenho idade para essas perdas de tempo.
Para além que DETESTO o esquema de janelas com montes de inutilidades a ocupar espaço,
e proporções completamente desadequadas. O DOLPHIN, então, é uma desgraça.
O que me recorda:
http://www.rabbitvcs.org/
Há disto para DOLPHIN? Não me parece...
Só estou mesmo à espera que fique estável em THUNAR. Aí começo a mudar-me de armas
e bagagens para o XFCE.
De qualquer modo, agradeço as tuas sugestões...
O problema é que dás exemplos precisamente aquilo que não gosto. O exemplo que deste da
Smooth Tasks e Windows 7 pode servir de exemplo para explicar o que detesto: detesto ter os
indicadores de janelas abertas a fornecerem a indicação apenas com o rato em cima.
Ou seja: IMPRODUTIVO.
Primeiro, mete o rato em cima, depois espera que apareçam as janelas abertas daquela
aplicação, depois tentar identificar qual é a que quero, depois move o rato e clica. Com o
tradicional (e feio), basta identificar, mover e clicar.
Já estás a perceber a diferença?
Só para teres uma ideia... sabes qual o tamanho da fonte que uso?
Tamanho 8. Mesmo em resoluções de 1920x1600. Em resoluções mais baixas, às vezes até
uso tamanho 7, para conseguir ter mais informação no ecrã.
A última coisa que eu quero é um WM como o KDE, onde parece que a regra é desperdiçar
espaço de ecrã com coisas inúteis.
Ainda assim, obrigado pelo esforço, mas eu sou daquele tipo que cliente que, uma vez
desiludido nunca mais volta. O KDE desiludiu-me com a versão 4, o GNOME com a 3, e o
WINDOWS com o VISTA.
Continuas sem razão e continuas sem perceber o Plasma. No Plasma tudo são widgets. As próprias barras são Plasmas e podes acrecentar mais widgets (Plasmas, whatever) às barras. Podes ter na mesma as barras identificadas com as janelas, tal como no Gnome (ou no KDE3). Podes ter 2 barras como no Gnome, podes ter ou não widgets no desktop. Aliás, uma widget interessante é que te deixa pastas do sistema disponíveis no desktop (sei lá, para ser mais rápido aceder aos ficheiros que mais utilizas? Já para não falar de ao colocares o rato em cima das folders não precisares de clickar sequer para seguires a "árvore"). Também o tamanho das barras é facilmente ajustável, podes colocar os icons de acesso rápido facilmente nas barras, podes fazer tanta coisa com o Plasma Desktop... nota-se que não perdeste tempo e não queres nem te apetece dar uma oportunidade à versão mais recente e experimentares um pouco com ela, mas não te coíbes de bater no ceguinho quando simplesmente não tens razão. O KDE4 não é só eye-candy (e sim, sou um fã quando o eye-candy não se coloca à frente da minha produtividade, eu até nem uso rato para mudar de aplicacões, uso o CTRL+TAB e também o shortcut pré-definido para mudar entre desktops (uso os 4) e visualmente identifico a janela que preciso, contextualizada no desktop em que me situo).
Eu também uso fonte 8 e 9 para as minhas janelas, neste momento a minha resolução é de 1920x1080 no meu portátil, também gosto de ter o ecrã maximizado até ao ponto onde não perco conforto visual.
Quanto ao RabbitCVS, pelo que vi, o Dolphin ainda não tem integração para CVS e SVN, mas é outro projecto relativamente recente que acredito que não tarde em ter isso. Um dos projectos era este: http://code.google.com/p/rabbitvcs/issues/detail?id=295, mas infelizmente parece estar parado. Acredito que não tarda aparece uma versão que faça isso.
Eu só uso Windows para jogar, no emprego uso Vista por obrigação e a produtividade baixa do que quando uso Linux para trabalhar em casa. É a vida, mas sou adaptativo e trabalho com qualquer coisa, seja Gnome, XFCE, Windows, KDE4, tentando sempre adaptar cada um às minhas necessidades. Também sei o que é bom e mau em cada um (para mim, claro).
Dito isto, não te tenho de convencer a usares, mas aquilo que tu usas como desculpa para indicar que o KDE4 é "pior" ou "mau", são argumentos que actualmente não se adequam ou enquadram sequer. O KDE4 é mais do que aquela barra azul/transparente "enorme" que a maioria das distros trás pré-configurada por defeito.