O tópico do linux

não entendi... algo que manipulde imagens?
gimp?

o ooffice não dará?

Não, é mesmo um que já faça a divisão da folha A4 automaticamente e permita fazer facilmente pequeno "booklets" com várias folhas A4 dobradas (coloca logo tudo por ordem). No windows usava o PagePlus, mas agora que mudei para linux, não conhecia nenhum. No office dá para fazer, mas dá muito mais trabalho.

Vou tentar os do link que o OrDos deu. Obrigado [;)]

Não, é mesmo um que já faça a divisão da folha A4 automaticamente e permita fazer facilmente pequeno "booklets" com várias folhas A4 dobradas (coloca logo tudo por ordem). No windows usava o PagePlus, mas agora que mudei para linux, não conhecia nenhum. No office dá para fazer, mas dá muito mais trabalho.

Vou tentar os do link que o OrDos deu. Obrigado [;)]

experimenta o glabels, acho que faz isso que tu queres

Desculpa lá, mas isto é bem mais básico que o windows.

É verdade. Um erro que os gurus de linux cometem quando os newbies perguntam alguma coisa é começar logo com a linha de comandos e scripts, com umas citações crípticas, quando na maior parte das distros actuais (especialmente o Ubuntu) chega a ser muito mais fácil instalar programas e drivers do que no windows.

Neste momento no Ubuntu, para ter uma configuração usável a 100%, apenas é preciso usar o terminal para ter acesso a DVDs encriptados, instalando a libdccs e executando um script qualquer, passos de qualquer das maneiras, devidamente explicados em tuturiais no site do ubuntu. E a razão para isso é que isso é a modos que... quase ilegal, porque o Ubunutu não paga os royalities para incluir essas librarias no OS.

O Mac OS X, por exemplo, é muito semelhante ao linux, tem ali o terminal mesmo à mão, os comandos e os scripts até são os mesmos, e ninguém se lembra de por um user do OS X a digitar coisas incompreensíveis no terminal para configurar alguma coisa...

É só comigo ou cada vez que o Ubuntu faz actualizações, há qualquer coisa que deixa de funcionar?! O som então é quase sempre, ou deixa de dar som de todo, ou só no youtube, ou algo assim. Ontem esteve a actualizar, hoje o youtube está mudo. Lá vou eu ter que arranjar solução para isto outra vez. Da última vez que esteve a actualizar, desapareceu o GIMP. Qualquer dia deixo de fazer actualizações...

É só comigo ou cada vez que o Ubuntu faz actualizações, há qualquer coisa que deixa de funcionar?! O som então é quase sempre, ou deixa de dar som de todo, ou só no youtube, ou algo assim. Ontem esteve a actualizar, hoje o youtube está mudo. Lá vou eu ter que arranjar solução para isto outra vez. Da última vez que esteve a actualizar, desapareceu o GIMP. Qualquer dia deixo de fazer actualizações...

Desapareceu o GIMP? Isso é estranho... Quanto ao som no youtube, isso normalmente é problema do flash (cuja interface com o PulseAudio ou o ALSA é um pouco estranho) e não do som no linux. Que edição tens instalada, a de 32 ou 64 bits? E estavas com algum leitor de áudio ligado? Tentaste fechar o browser, voltar a abrir e tentar outra vez?

Eu desisti de Ubuntu a partir do Lucid Lynx por causa dessas actualizações e outras manhosisses.
Já fiquei sem bootloader e sem drives wi-fi. Duas belas dores de cabeça com fim à vista: desinstalar.
O que vale é que fazia as instalações da distro "a partir do Windows".

O Ubuntu (ao contrário do Mandriva) faz lembrar a tecnologia do tempo da URSS, em que era tudo muito bonito mas havia sempre alguma coisa que mais cedo ou mais tarde dava umas valentes dores de cabeça.

E até gostava da simplicidade geral do Ubuntu.

Desapareceu o GIMP? Isso é estranho... Quanto ao som no youtube, isso normalmente é problema do flash (cuja interface com o PulseAudio ou o ALSA é um pouco estranho) e não do som no linux. Que edição tens instalada, a de 32 ou 64 bits? E estavas com algum leitor de áudio ligado? Tentaste fechar o browser, voltar a abrir e tentar outra vez?

32 bits. Da outra vez encontrei um site qualquer com a solução para o problema (que passava por desinstalar algo que não me lembro), tenho de procurar novamente que não gravei.

já experimentaste abrir a consola e escrever gimp?

Na interface gráfica, a que utilizo maioritariamente, desapareceu, nem fui ver à consola. Mas de qualquer maneira resolvi rapidamente re-instalando o GIMP (que nem estava marcado como instalado), mas é chato que aconteça...

Eu desisti de Ubuntu a partir do Lucid Lynx por causa dessas actualizações e outras manhosisses.
Já fiquei sem bootloader e sem drives wi-fi. Duas belas dores de cabeça com fim à vista: desinstalar.
O que vale é que fazia as instalações da distro "a partir do Windows".

O Ubuntu (ao contrário do Mandriva) faz lembrar a tecnologia do tempo da URSS, em que era tudo muito bonito mas havia sempre alguma coisa que mais cedo ou mais tarde dava umas valentes dores de cabeça.

E até gostava da simplicidade geral do Ubuntu.

Eu gosto bastante, e até nem me queixo de mais nada. Corre muito melhor no netbook do que o seven starter que veio de série. Mas esta porcaria nas actualizações é que é um bocado chato...já uma vez também a wireless deixou de funcionar quando actualizou (o que vale é que no google vou encontrando solução para esses problemas).

Eu gosto bastante, e até nem me queixo de mais nada. Corre muito melhor no netbook do que o seven starter que veio de série. Mas esta porcaria nas actualizações é que é um bocado chato...já uma vez também a wireless deixou de funcionar quando actualizou (o que vale é que no google vou encontrando solução para esses problemas).

O Ubuntu é muito rápido no que faz. Daí ter usado Ubuntu durante uns bons tempos. Mas para quem tem ATI's e activa os efeitos, a probabilidade do sistema começar a borrar-se todo é alta.

Sinceramente, por muito que procure soluções para esses problemas, poucas vezes acabo por encontrar a ideal.

....

Se tiveres tudo a funcionar bem sem problemas tens uma solução boa: não instalas as actualizações. Ou melhor, instala apenas as de segurança. E se o Kernel mudar espera uns tempos até teres algum feedback na net dos potenciais problemas que ele possa trazer.

O Ubuntu é muito rápido no que faz. Daí ter usado Ubuntu durante uns bons tempos. Mas para quem tem ATI's e activa os efeitos, a probabilidade do sistema começar a borrar-se todo é alta.

Sinceramente, por muito que procure soluções para esses problemas, poucas vezes acabo por encontrar a ideal.

:confused: :confused: :confused: Isso já deixou de ser assim para as ATIs há pelo menos quase 1 ano... [;)]

E fica este update:

http://feedproxy.google.com/~r/webupd8/~3/snoFiFexrkM/fglrx-finally-works-with-ubuntu-1010.html

Última edição:
Eu nunca tive esse problema com as actualizações do Ubuntu... Aliás, normalmente acontecia asneira mas era nas actualizações de versões, tipo 9.10 para 10.04, isso é que convém fazer sempre um clean install.

De qualquer das maneiras, aconselho a experimentar o linux mint, que é baseado no ubuntu mas parece bem mais polido...

E sim, os drivers da ATi não têm dado problemas, eu tenho uma HD4850 no PC e funciona bem.

Boas.

Tinha o Ubuntu Netbook Remix 10.04 no meu netbook, e o principal motivo que me levou a desinstala-lo e voltar a Windows, foi as más "prestações" da placa gráfica. Nunca consegui ver um filme em boas condições, coisa que no Windows consigo fazer sem qualquer problema. No YouTube, só conseguia ver filmes em 360p com a janela "pequena", em fullscreen "encravava" muito. No Windows, vonsigo ver filmes a 480p, em fullscreen, sem qualquer lag.

O netbook é um Asus 1000HE, a placa gráfica é a Intel GMA 950.

E se alguém também tiver um 1000HE com o Ubuntu, digam-me qual o software que tem instalado plz (prefiro Ubuntu ao Windows XP, mas ainda sou newbie, não sei bem o que instalar para poder usufruir a 100% do netbook).

Obrigado [;)]

Boas.

Tinha o Ubuntu Netbook Remix 10.04 no meu netbook, e o principal motivo que me levou a desinstala-lo e voltar a Windows, foi as más "prestações" da placa gráfica. Nunca consegui ver um filme em boas condições, coisa que no Windows consigo fazer sem qualquer problema. No YouTube, só conseguia ver filmes em 360p com a janela "pequena", em fullscreen "encravava" muito. No Windows, vonsigo ver filmes a 480p, em fullscreen, sem qualquer lag.

O netbook é um Asus 1000HE, a placa gráfica é a Intel GMA 950.

E se alguém também tiver um 1000HE com o Ubuntu, digam-me qual o software que tem instalado plz (prefiro Ubuntu ao Windows XP, mas ainda sou newbie, não sei bem o que instalar para poder usufruir a 100% do netbook).

Obrigado [;)]

A culpa é, na maior parte, da Adobe que não faz um Flash em condições para Linux que tire partido das gráficas, sejam elas integradas ou dedicadas. Os drivers para Linux também não ajudam muito, mas como sempre, nada como as companhias relegarem o Linux para 3º plano, é mais importante andar às turras com a Apple... :sh)

Pois, mas e a ver filmes? Não existe nenhum driver decente para a Intel GMA 950? Vou esperar pelo Ubuntu 10.10, e espero bem que este problema tenha sido resolvido. Não faz sentido fazerem uma distro especifica para netbooks, e nao conseguem lançar todos os drivers a funcionar a 101% [8b]

Filmes?? Eu não uso o netbook para filmes, acho que nunca experimentei sequer, nunca precisei. Mas o meu é da 1ª geração, um Asus 1005HAH, não esperava muito dele, desde que tivesse autonomia e desse para me safar nos trabalhos que tenho tido [:p]

Voltar
Superior