[Sociedade] O tabu do tu!

Um pequeno up neste tópico.

Esta manhã, nas notificações automáticas que costumo receber na app do telemóvel, vejo a seguinte notícia: https://www.idealista.pt/news/finan...judam-muito-a-baixar-a-fatura-da-eletricidade
E, confesso, fiquei verdadeiramente chocado.. não pelo teor da mesma mas por ser feita, direccionada ao público, na 2º pessoa! Digo-vos sinceramente, acho verdadeiramente aberrante ver notícias que é para todas as faixas etárias, ser feito com o tratamento por TU..

Eu já nem falo daquelas marcas ( e não me refiro só àquelas que são direccionadas para um público alvo mais jovem, como é o caso das Fast Foods, refrigerantes, ...) como, por exemplo, a Água das Pedras e a FNAC que já fazem publicidade na 2º pessoa, quando estas também têm como alvo um público para todas as idades (aqui também sugiro a leitura do seguinte artigo, que já tem 2 anos, e no qual concordo plenamente: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/as-marcas-tu-ca-tu-la-157379)

Isto é um autêntico atentado à nossa bonita língua portuguesa, que mal ou bem, essa diferenciação entre a 2º e a 3º pessoa era um sinal de boa educação e polidez na nossa língua...mas passou-se do 80 (nos tempos da monarquia) para o 8( nos tempos de hoje).

Provavelmente serei um outlier pois ainda tenho 30 e poucos anos e, mal grado meu, ainda não me modernizei..

Em tanta coisa online isso é que é aberrante e atentado à língua ? [:D]

"Clique aqui, 5 situações inusitadas que você tem que ver" - Isto sim é um atentado

Se não concordas com a política de publicidade do idealista, não compres lá nada, é simples, e não promovas links deles...

Em tanta coisa online isso é que é aberrante e atentado à língua ? [:D]

"Clique aqui, 5 situações inusitadas que você tem que ver" - Isto sim é um atentado

Se não concordas com a política de publicidade do idealista, não compres lá nada, é simples, e não promovas links deles...

Caro PePa,

Apenas manifestei a minha opinião, que obviamente é subjectiva (porque cada um tem a sua obviamente), somente isso. E não se trata de concordar com a política de publicidade deles, e se promovi o link não foi com essa intenção e peço desculpa por isso, aí tens razão. Foi para discutir um ponto de vista e que dei como exemplo! Trata-se simplesmente de ver, em termos futuros, que qualquer dia vamos a uma qualquer loja, restaurante, hotel, etc... e se calhar vai-se ter o mesmo tratamento que, na nossa língua específica, se tem com amigos de longa data, família, colegas de trabalho, enfim... acho isso lamentável mas é só a minha opinião. No teu caso, se achas um passo evolutivo e positivo para a sociedade, só tenho que respeitar isso assim como também terás que perceber que haverá sempre quem se sinta desconfortável com isso... o respeito acima de tudo!

Quanto ao que referes, e passo a citar:"Clique aqui, 5 situações inusitadas que você tem que ver", também estou de acordo contigo embora prefira isto ao tratamento por TU, mal o menos! Acho que o correcto, em termos de marketing e sem ferir susceptibilidades (no geral), será a abordagem neutra: "Clicar aqui, 5 situações inusitadas para ver". Acho que é muito mais polido e, sobretudo, profissional.

Última edição:
Um pequeno up neste tópico.

Esta manhã, nas notificações automáticas que costumo receber na app do telemóvel, vejo a seguinte notícia: https://www.idealista.pt/news/finan...judam-muito-a-baixar-a-fatura-da-eletricidade
E, confesso, fiquei verdadeiramente chocado.. não pelo teor da mesma mas por ser feita, direccionada ao público, na 2º pessoa! Digo-vos sinceramente, acho verdadeiramente aberrante ver notícias que é para todas as faixas etárias, ser feito com o tratamento por TU..

Eu já nem falo daquelas marcas ( e não me refiro só àquelas que são direccionadas para um público alvo mais jovem, como é o caso das Fast Foods, refrigerantes, ...) como, por exemplo, a Água das Pedras e a FNAC que já fazem publicidade na 2º pessoa, quando estas também têm como alvo um público para todas as idades (aqui também sugiro a leitura do seguinte artigo, que já tem 2 anos, e no qual concordo plenamente: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/as-marcas-tu-ca-tu-la-157379)

Isto é um autêntico atentado à nossa bonita língua portuguesa, que mal ou bem, essa diferenciação entre a 2º e a 3º pessoa era um sinal de boa educação e polidez na nossa língua...mas passou-se do 80 (nos tempos da monarquia) para o 8( nos tempos de hoje).

Provavelmente serei um outlier pois ainda tenho 30 e poucos anos e, mal grado meu, ainda não me modernizei..

Se com 30 e poucos pensas assim, imagino com 60/70/80.

Caro PePa,

Apenas manifestei a minha opinião, que obviamente é subjectiva (porque cada um tem a sua obviamente), somente isso. E não se trata de concordar com a política de publicidade deles, e se promovi o link não foi com essa intenção e peço desculpa por isso, aí tens razão. Foi para discutir um ponto de vista e que dei como exemplo! Trata-se simplesmente de ver, em termos futuros, que qualquer dia vamos a uma qualquer loja, restaurante, hotel, etc... e se calhar vai-se ter o mesmo tratamento que, na nossa língua específica, se tem com amigos de longa data, família, colegas de trabalho, enfim... acho isso lamentável mas é só a minha opinião. No teu caso, se achas um passo evolutivo e positivo para a sociedade, só tenho que respeitar isso assim como também terás que perceber que haverá sempre quem se sinta desconfortável com isso... o respeito acima de tudo!

Quanto ao que referes, e passo a citar:"Clique aqui, 5 situações inusitadas que você tem que ver", também estou de acordo contigo embora prefira isto ao tratamento por TU, mal o menos! Acho que o correcto, em termos de marketing e sem ferir susceptibilidades (no geral), será a abordagem neutra: "Clicar aqui, 5 situações inusitadas para ver". Acho que é muito mais polido e, sobretudo, profissional.

Que não prefiras é uma coisa. Aceito

Já achar lamentável... a minha opinião, é que isso sim é um uso da linguagem abusivo. [:D]
Se uma coisa com tão pouca importância é lamentável, que adjectivo usas quando alguém falece?!

Eu não disse que achava que era um passo evolutivo, começa por não distorcer as minhas coisas sff.
Agora por achar que exageraste sou obrigado a estar do lado oposto do espectro?! menos

A minha opinião verdadeira é - Tratem e peçam para ser tratados como bem entenderem.
Não me choca nenhuma das maneiras, só acho escusado que se agastem com preciosismos.

Se com 30 e poucos pensas assim, imagino com 60/70/80.

Se lá chegar, se tiver saúde para isso, não pensarei diferente, creio eu. E quando tinha 20 e poucos, sentia-me deprimido por já ser tratado na 3º pessoa.. precisamente por me fazer sentir mais velho. No entanto, isto no meu ponto de vista, uma pessoa amadurece e evolui e francamente já não me sinto bem quando vou a uma Levis ou a uma Desigual, alguém que não conheço de lado nenhum me começa a tratar por tu, quando não estou ali para ser amigo ou para criar confiança ou intimidade com o empregado mas simplesmente para ser o melhor servido possível (que inclui o trato na educação), com profissionalismo e para que valha a pena eu pagar o preço devido e tenha vontade de voltar outra vez.

Mas compreendo que este ponto de vista que eu tenho tende a começar a entrar em desuso..

Que não prefiras é uma coisa. Aceito

Já achar lamentável... a minha opinião, é que isso sim é um uso da linguagem abusivo. [:D]
Se uma coisa com tão pouca importância é lamentável, que adjectivo usas quando alguém falece?!

Eu não disse que achava que era um passo evolutivo, começa por não distorcer as minhas coisas sff.
Agora por achar que exageraste sou obrigado a estar do lado oposto do espectro?! menos

...

PePa,

no que está a bold, eu é que tenho que te pedir para não me interpretares mal, por favor: quando disse que "achavas que era uma passo evolutivo.." era uma questão de semântica que não queria dizer, exactamente, que pensarias isso. E também nunca disse que por achar exagerado deverias estar do outro lado do espectro, apenas mencionei o bom senso de se entender que haverá concerteza quem se incomode com isso, quem se sinta desconfortável com isso...concordarás que, pelo menos por enquanto, e enfatizo este por enquanto., que ainda haverá um n.º considerável de pessoas que não verá com bons olhos, por exemplo, quando acaba de efectuar compras no supermercado, o caixa perguntar: "Queres factura com ou sem contribuinte?"

Já para mim ser bem atendido tem mais a ver com a atitude e disponibilidade do que o trato por você ou tu...

Quantas vezes nos tratam com uma deferência tremenda e nos estão a mandar para o raio que nos parta [:D]

A minha opinião verdadeira é - Tratem e peçam para ser tratados como bem entenderem.

Ah, e só para mencionar isto: aqui 100% de acordo. A questão é que começa-se a ver, com uma certa frequência, infelizmente, que as pessoas, na qualidade de prestador de serviço/cliente que a meu ver é o mais grave, e sem se ter dado permissão para tal, começam a tutear ( termo que se utiliza quando se trata por tu) com a maior das naturalidades. E em consequência, se a outra parte não gosta, tem que se chamar a atenção o que é sempre desagradável convenhamos... é misturar o à vontade com o à vontadinha

Já para mim ser bem atendido tem mais a ver com a atitude e disponibilidade do que o trato por você ou tu...

Quantas vezes nos tratam com uma deferência tremenda e nos estão a mandar para o raio que nos parta [:D]

Correcto. Mas acredita que prefiro isso porque, precisamente, não querer ter uma ligação próxima ou emotiva com quem me atende (é um direito que me assiste), o tratamento na 3º pessoa permita ser-se mais frio e distante, e tanto me faz se a deferência seja simulada ou não conquanto eu seja bem atendido! O que acontece nas minhas costas é para o lado que durmo melhor.

E obviamente concordarás que o tratamento na 2º pessoa também terá os seus inconvenientes... nada é perfeito, como tudo na vida[;)]

O Exmo. está a referir-se quando nos mandam fornicar para o falo mais idoso? [:cool:]

Ah, e só para mencionar isto: aqui 100% de acordo. A questão é que começa-se a ver, com uma certa frequência, infelizmente, que as pessoas, na qualidade de prestador de serviço/cliente que a meu ver é o mais grave, e sem se ter dado permissão para tal, começam a tutear ( termo que se utiliza quando se trata por tu) com a maior das naturalidades. E em consequência, se a outra parte não gosta, tem que se chamar a atenção o que é sempre desagradável convenhamos... é misturar o à vontade com o à vontadinha

O que tu achas um desplante, eu acho curioso/engraçado, não me choca, nem me sinto "menos" por isso.
E também me acontece, tb já passei os 30 e claro que noto quando o fazem, mas acho diferente e estranho, mas até refrescante às vezes, e em nada influencia o tratamento efectivo que dão no atendimento.

E olha que já fui comercial, aprendi cedo a tratar toda a gente na 3ª pessoa sem dizer você ou senhor, como muletas, não tratava por tu claro, devido à politica empresarial.

Isso da permissão... desculpa mas isso é orgulho, nada mais.

não trato ninguém por tu
só um ou outro amigo próximo
até miudos de 15 anos já tratei por voce, é já o habito

Só prova que isso pouco ou nada diz do uso da língua portuguesa, tu aqui dificilmente constróis uma frase completa [:D]

Já eu trato quase todos os meus colegas de trabalho, pais, tios, avós, tudo por tu.

nao trato ninguem por tu, nao sei o que tem a ver com as frases completas?!?
se quiseres ensina, mais vale do que humilhar logo
mas se gostas assim de humilhar para te sentires mais inteligente ou esperto
está a vontade
é a lei da vida
nem todos tivemos as mesmas oportunidades
mas
é a lei da vida

nao trato ninguem por tu, nao sei o que tem a ver com as frases completas?!?
se quiseres ensina, mais vale do que humilhar logo
mas se gostas assim de humilhar para te sentires mais inteligente ou esperto
está a vontade
é a lei da vida
nem todos tivemos as mesmas oportunidades
mas
é a lei da vida

Não queria ofender só salientei uma curiosidade, não é segredo que não tens um discurso escorreito... se não o melhoras, aceita as críticas
Depois dizes que não sabes o que tem a ver, mas sentiste-te humilhado :confused: Decide-te

Queres que te ensine a não escrever
tudo
separado
tipo como se fosse
coisas soltas
quando deveria
ser uma frase

?

chamas a parte e dizes
mas se queres fazer assim
está tranquilo , entendo , faz parte da natureza humana ( pisar os mais fracos, publicamente melhor ainda).
ok

chamas a parte e dizes
mas se queres fazer assim
está tranquilo , entendo , faz parte da natureza humana ( pisar os mais fracos, publicamente melhor ainda).
ok

Mas era segredo? Nunca to disseram aqui? Eu já !

Se eu podia ter sido mais elegante? podia.
Se acho que pela tua postura em certos tópicos merecias? Não

Como é parte da natureza humana a vitimização e não assumirmos as nossas fraquezas...

Voltar
Superior