Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
estava a sentir-me deslocado do tópico. finalmente um post com que me revejo.
na corrida e no btt, trato por tu qualquer um que se junte ao grupo, seja mais velho ou mais novo. a nível de trabalho, trato logo por tu (na grande maioria dos casos) qualquer um que me seja apresentado, e que me pareça ser mais novo ou da minha idade. se a outra parte me trata por você, tento que nos tratemos mutuamente por tu.
a idade é um posto. um colega mais velho, nunca o trato por tu, a não ser que mo peça.
qualquer pessoa que não conheça e que não seja da mesma área profissional (um funcionário de algum estabelecimento, p.e.) nunca a trato por tu.
Não se pode comparar essa situação com o inglês, pois não existem duas palavras diferentes como "tu" e "você" - é sempre "you".
Fora isso, aqui também se usa muito chamar uma pessoa pelo 1.º nome, mas continuar a tratar por "você". Para mim, os critérios entre tratar alguém por tu ou você é a posição que essa pessoa detém e a sua idade.
Eu é igual, nunca uso o "você", por uma questão de respeito procuro sempre usar o nome, se não souber o nome recorro ao tratamento por "Senhor/Senhora".A mim a coisa do Dr. dá-me um jeito enorme desde que perdi a capacidade de fixar os nomes.
Dr. no fundo é o equivalente a coisinho, como se dizia na escola.
Quanto ao você; sou incapaz de dizer. Gasto o nome da pessoa até à exaustão:
Olá António, como está.
O António como disse?
Sim António acabei de lhe enviar o email.
Absurdo...Á uns anos atrás fui a um determinado sitio e perguntei por determinada pessoa pelo nome. Ah e tal não sei de quem está a falar. Eu na minha ignorância lá tentei descrever a pessoa o melhor possível até que a personagem á minha frente diz: Ahhhh o Dr. X sim sim está aqui. []
Não sabia que o gajo entretanto tinha tirado um curso e já te intitulava de Dr! []
Eu só não gosto é do "você". "Você quer/foi/está...?" É desagradável, prefiro tratar pelo nome ou por Sr/Srª.
Para isso basta o tratamento por "Sr/Sra". "Você" é de facto desagradável e detesto que me tratem dessa forma, sinto-me alvo de falta de respeito.Podes interpretar de duas maneiras, tratar uma pessoa mais velha por respeito ou tratar uma pessoa para manter uma certa distância de confiança.
Exemplo ao tratar assim uma grande parte da família menos desejada, não deixo que exista demasiada confiança, ou a outra parte o respeito pelos mais velhos, duas interpretações, uma negativa outra positiva.
Absurdo...
Dr. ou é médico ou tem o grau académico de "Doutorado".
Para isso basta o tratamento por "Sr/Sra". "Você" é de facto desagradável e detesto que me tratem dessa forma, sinto-me alvo de falta de respeito.
E num país onde onde o ensino privado dá licenciaturas como nunca antes visto... É muito Dr!É assim em qualquer parte do mundo. A moda recente de tratar licenciados por Dr é demais. Peneirentos.. []
É demais mas não é de agora. O meu pai licenciou-se lá por 1949 (com mestrado em 1955) e sempre o tratavam dessa forma (Dr.), sendo que os doutorados eram tratados por "Professor".É assim em qualquer parte do mundo. A moda recente de tratar licenciados por Dr é demais. Peneirentos.. []
obrigado! afinal somos uma imensa minoria! [Identifico-me totalmente com isto: