[Sociedade] O tabu do tu!

São formalismos que permitem uma melhor interação social. Há muitos que não gosto mais respeito. O tratamento por você ainda assim não me parece tão negativo quanto é o constante recurso ao titulo académico. Mas respeito, ou pelo menos ajusto-me de forma a não ferir suscetibilidades.

Por exemplo, detesto ouvir a expressão "a minha esposa" ou "o meu esposo" (está ao nível do "daqui fala Dr. fulano de tal") por isso não a uso quando me estou a referir à minha mulher, mas à cautela mantenho esse tratamento quando estou a tratar com outra pessoa com quem não tenha confiança, portanto não digo "a sua mulher", digo sim "a sua esposa".

A mim faz-me mais confusão esta necessidade de querer copiar tudo o que se lá faz por fora, como sendo muito melhor.

Faz parte da nossa cultura a diferenciação do tu e do você. Não vejo mal nenhum nisso.

Identifico-me totalmente com isto:

estava a sentir-me deslocado do tópico. finalmente um post com que me revejo.
na corrida e no btt, trato por tu qualquer um que se junte ao grupo, seja mais velho ou mais novo. a nível de trabalho, trato logo por tu (na grande maioria dos casos) qualquer um que me seja apresentado, e que me pareça ser mais novo ou da minha idade. se a outra parte me trata por você, tento que nos tratemos mutuamente por tu.

a idade é um posto. um colega mais velho, nunca o trato por tu, a não ser que mo peça.

qualquer pessoa que não conheça e que não seja da mesma área profissional (um funcionário de algum estabelecimento, p.e.) nunca a trato por tu.

Á uns anos atrás fui a um determinado sitio e perguntei por determinada pessoa pelo nome. Ah e tal não sei de quem está a falar. Eu na minha ignorância lá tentei descrever a pessoa o melhor possível até que a personagem á minha frente diz: Ahhhh o Dr. X sim sim está aqui. [:cool:]

Não sabia que o gajo entretanto tinha tirado um curso e já te intitulava de Dr! [:D]

Não se pode comparar essa situação com o inglês, pois não existem duas palavras diferentes como "tu" e "você" - é sempre "you".

Fora isso, aqui também se usa muito chamar uma pessoa pelo 1.º nome, mas continuar a tratar por "você". Para mim, os critérios entre tratar alguém por tu ou você é a posição que essa pessoa detém e a sua idade.

Posição e grau de conhecimento da pessoa. Eu não vou à padaria e digo "vende-me 6 pães". Pessoas que não conheço de lado nenhum nunca trato por tu, salvo excepções como estar num grupo de pessoal que faz a mesma coisa, como num passeio motociclista, num fórum, como participante num evento desportivo...

A mim a coisa do Dr. dá-me um jeito enorme desde que perdi a capacidade de fixar os nomes.
Dr. no fundo é o equivalente a coisinho, como se dizia na escola.

Quanto ao você; sou incapaz de dizer. Gasto o nome da pessoa até à exaustão:
Olá António, como está.
O António como disse?
Sim António acabei de lhe enviar o email.

Última edição:
O mais ridiculo que vi foi no casamento da minha cunhada, no mapa das mesas colocaram os nomes de algumas pessoas assim:

Sr. Eng. XXXXX

:sh)

A mim a coisa do Dr. dá-me um jeito enorme desde que perdi a capacidade de fixar os nomes.
Dr. no fundo é o equivalente a coisinho, como se dizia na escola.

Quanto ao você; sou incapaz de dizer. Gasto o nome da pessoa até à exaustão:
Olá António, como está.
O António como disse?
Sim António acabei de lhe enviar o email.
Eu é igual, nunca uso o "você", por uma questão de respeito procuro sempre usar o nome, se não souber o nome recorro ao tratamento por "Senhor/Senhora".

Em relação ao Dr. muitas vezes é como dizes. :) Quando um tipo não nos merece sequer o cuidado de decorar o seu nome o tratamento por Dr. resolve a questão... E o idiota até fica vaidoso! [:D][;)]

Última edição:
Á uns anos atrás fui a um determinado sitio e perguntei por determinada pessoa pelo nome. Ah e tal não sei de quem está a falar. Eu na minha ignorância lá tentei descrever a pessoa o melhor possível até que a personagem á minha frente diz: Ahhhh o Dr. X sim sim está aqui. [:cool:]

Não sabia que o gajo entretanto tinha tirado um curso e já te intitulava de Dr! [:D]
Absurdo...

Dr. ou é médico ou tem o grau académico de "Doutorado".

Em Portugal nunca tratei ninguém por Dr. se não tivesse o titulo...

Eu só não gosto é do "você". "Você quer/foi/está...?" É desagradável, prefiro tratar pelo nome ou por Sr/Srª.

Podes interpretar de duas maneiras, tratar uma pessoa mais velha por respeito ou tratar uma pessoa para manter uma certa distância de confiança.
Exemplo ao tratar assim uma grande parte da família menos desejada, não deixo que exista demasiada confiança, ou a outra parte o respeito pelos mais velhos, duas interpretações, uma negativa outra positiva.

Última edição:
Podes interpretar de duas maneiras, tratar uma pessoa mais velha por respeito ou tratar uma pessoa para manter uma certa distância de confiança.
Exemplo ao tratar assim uma grande parte da família menos desejada, não deixo que exista demasiada confiança, ou a outra parte o respeito pelos mais velhos, duas interpretações, uma negativa outra positiva.
Para isso basta o tratamento por "Sr/Sra". "Você" é de facto desagradável e detesto que me tratem dessa forma, sinto-me alvo de falta de respeito.

É assim em qualquer parte do mundo. A moda recente de tratar licenciados por Dr é demais. Peneirentos.. [:D]
É demais mas não é de agora. O meu pai licenciou-se lá por 1949 (com mestrado em 1955) e sempre o tratavam dessa forma (Dr.), sendo que os doutorados eram tratados por "Professor".

O que nunca acontecia era alguém tratar-se a si próprio por "Dr." como hoje acontece com o célebre "daqui fala o Dr. fulano de tal" ou "Eng. fulano de tal"... Isso sim, é de um pretensiosismo aflitivo. [:D]

Última edição:
Por "tu" só familiares, amigos e crianças.

Por "você" quase toda a gente, não sei explicar porquê mas o hábito é tão forte que dirigir-me a alguém que não conheço bem por tu soa-me muito estranho.

Quando estou com pessoas muito importantes tipo o Papa Francisco uso o cumprimento especial "hei chico, ganda maluco, como vai a p*** da vida?" [:D]

Voltar
Superior