[Sociedade] O tabu do tu!

Não noto que em Espanha exista grande diferença de formalismo. O usted é muito usado.

A mim, tal como já o disse por aqui muitas vezes, faz-me confusão é porque tanto discutimos isto! Faz parte da nossa cultura, ninguém se magoa por isso, siga.

Nas empresas com que lido em Espanha, iniciam logo a conversa com o tu. E senao iniciarem logo, passado uns minutos ja o fazem.
A bold, a formalidade exagerada e a vaidade dos titulos nao deve fazer parte da cultura, e se faz, convem evoluir, como tantas outras coisas.

Sao essas pequenas coisas que dao a imagem do Portugues de um povo sério, cinzento, pessimista e algo conservador.

Última edição:
Em Espanha só se usa o usted em contextos muito formais que englobem um tratamento diferenciado ao cliente, por exemplo em hotéis. Mas até nos restaurantes normais me tratam por tu, se for a um mais caro já poderei ouvir o usted. De resto é tu cá tu lá, eles são pouco fidalgos nessas coisas. É um bocado estranho para mim andar três dias numa semana em Espanha a tratar clientes e ser tratado por tu e chegar sexta a Portugal e ter de dizer "olá drª como está?". Mas é como as coisas são e temos de dançar conforme a música, principalmente no mundo laboral.

[:D][:D] Eu escrevo isso com frequencia porque nem todos os users sabem que sou emigrante. E sim, tento sempre dar exemplos do país onde resido.

Estou a brincar, obviamente.

Este é um tema interessante. Julgo que terá a ver com a nossa própria língua e com a nossa identidade portuguesa...

Sao essas pequenas coisas que dao a imagem do Portugues de um povo sério, cinzento, pessimista e algo conservador.

Pouco me interessa a imagem que os outros possam ter de nós.

No entanto, sublinho que também sou avesso a este rococó nos tratamentos pessoais. Prefiro sempre tratamentos sérios e honestos, sem se perderem em vacuidades.

Ainda recentemente fui a um entrevista de emprego de uma empresa estrangeira e os formalismos foram deixados à porta. Adoro ser tratado pelo meu nome. Não gosto do senhor antes do nosso nome mas até compreendo que em certas alturas seja usado. Mas o que não gosto mesmo é ser tratado sr. eng. (tenho que pôr pontos; até me custa escrever) [8b] [:D]

ter de tratar alguem por engenheiro faz me urticária, felizmente já não o tenho de fazer.

Eu cá não me importo minimamente de tratar os meus professores por Engº. Tornou-se tão banal para mim como dizer "S'tôr"... Confesso até que acho super carinhoso, mesmo quando sei que alguns nem Engenheiros são (profs de mat), eu trato à mesma!!!!!

Um dia mais tarde, no trabalho, se tiver de tratar alguém por Engº será com o mesmo respeito que tenho pelos meus prof's certamente.

Uma coisa vos digo, dar-me-ia mais asno tratá-los por Doutores (aqueles doutorzecos que têm um doutoramento...). Para mim não faz tanto sentido porque Dr para mim estão nos hospitais ou num centro de saúde. [:D] Mas acho imensa piada porque entre Engº's existe depois aqueles que querem ser chamados por... Doutores. É um Engº à parte, é o Engenheiro não licenciado ou não somente mestrado, é o... Dr! [:D]

Última edição:
Não aceito ninguém me trate por tu, salvo se for um amigo ou familiar a quem dou confiança para tal, tratar por você uma pessoa, permite manter a distância desejada ao nível da confiança que queremos dar.
As pessoas mais velhas por uma questão de respeito, trato por SR. Não digo doutor ou engenheiro, porque também não gosto que me chamem patrão, mas existe muita escumalha neste mundo e convém sempre manter uma certa distância.

Até hoje sempre me dei bem com esta maneira de ser e faz parte da região em que vivi, mas reconheço que os hábitos mudam, são os tempos que mudam e as pessoas também.

Uma coisa vos digo, dar-me-ia mais asno tratá-los por Doutores (aqueles doutorzecos que têm um doutoramento...). Para mim não faz tanto sentido porque Dr para mim estão nos hospitais ou num centro de saúde. [:D] Mas acho imensa piada porque entre Engº's existe depois aqueles que querem ser chamados por... Doutores. É um Engº à parte, é o Engenheiro não licenciado ou não somente mestrado, é o... Dr! [:D]
tive imensa dificuldade em conseguir perceber o que escreveste, no entanto, impõe-se alguma distinção entre "doutor" (ou como os tratas, carinhosamente - ou jocosamente? - por "doutorzecos") e dr (que aqui se aplica a todo o licenciado).
doutor (por extenso) é a tradução para português de PhD (http://en.wikipedia.org/wiki/Doctor_of_Philosophy)

por curiosidade, o que queres dizer com "dar-me-ia mais asno"? asno é um burro. dá-te mais burro? ficas mais burro? chamas burro a outrem?

Não aceito ninguém me trate por tu, salvo se for um amigo ou familiar a quem dou confiança para tal, tratar por você uma pessoa, permite manter a distância desejada ao nível da confiança que queremos dar.
As pessoas mais velhas por uma questão de respeito, trato por SR. Não digo doutor ou engenheiro, porque também não gosto que me chamem patrão, mas existe muita escumalha neste mundo e convém sempre manter uma certa distância.

Até hoje sempre me dei bem com esta maneira de ser e faz parte da região em que vivi, mas reconheço que os hábitos mudam, são os tempos que mudam e as pessoas também.

estava a sentir-me deslocado do tópico. finalmente um post com que me revejo.
na corrida e no btt, trato por tu qualquer um que se junte ao grupo, seja mais velho ou mais novo. a nível de trabalho, trato logo por tu (na grande maioria dos casos) qualquer um que me seja apresentado, e que me pareça ser mais novo ou da minha idade. se a outra parte me trata por você, tento que nos tratemos mutuamente por tu.

a idade é um posto. um colega mais velho, nunca o trato por tu, a não ser que mo peça.

qualquer pessoa que não conheça e que não seja da mesma área profissional (um funcionário de algum estabelecimento, p.e.) nunca a trato por tu.

O tratar por tu tem, para mim algumas condicionantes, a começar pela idade da pessoa com a qual estamos a converser.
Sou incapaz de tratar por tu pessoas que trabalham comigo há quase 20 anos e que são mais velhos do que eu, quanto mais pessoas que conheço há pouco tempo.
Acho que é uma questão de respeito pelo outro. Já quando alguém se dirige a mim, perfiro o tu [:D] faz-me mais novo!!!
Quanto ao titulo do Dr e Eng, não utilizo ;-)

O que é ridiculo são os titulos, Dr., Eng., etc... Tanta gente parva que gosta de ostentar o titalo, como por exemplo o Eng. Sócrates. [:D]
E muita gente que ainda trata com grande deferência quem tem um titalo, portanto, a coisa ainda está um bocado enraizada, mas com as novas gerações acho que está a desaparecer.

Agora tratar na 3ª pessoa quem não conhecemos ou não temos confiança acho bem.

A coisa mais irritante do mundo é ligar para qualquer lado e pedir para falar com o Sr. Paulo Silva (exemplo), e a secretária do homem dizer, em tom de repreensão: "O DR. PAULO SILVA está ocupado" ou "O ENGº PAULO SIVA está ocupado"... acontece imensas vezes. Eu como detesto isto mais do que tudo, na próxima vez que ligo digo novamente SR. PAULO SILVA [:D][:D]

O que é ridiculo são os titulos, Dr., Eng., etc... Tanta gente parva que gosta de ostentar o titalo, como por exemplo o Eng. Sócrates. [:D]
E muita gente que ainda trata com grande deferência quem tem um titalo, portanto, a coisa ainda está um bocado enraizada, mas com as novas gerações acho que está a desaparecer.

Agora tratar na 3ª pessoa quem não conhecemos ou não temos confiança acho bem.

Exacto.Por isso daqui a uns tempos nada de o tratar por ex 44,deverá ser,ex preso 44.O respeitinho é muito bonito.[:D]

Eu só tenho muita pena de (ainda) não saber colocar aqui vídeos do Youtube, mas para este tema aplica-se estes segundinhos de Gato Fedorento...

https://www.youtube.com/watch?v=bRhAUVr02Nc

São tantas as peneiras com o Sotôr e Sôr Engenheiro que às vezes sinto que faço figura de parva ou por tratar pessoas com Dr., porque se não, tenho receio que fiquem ofendidas, ou por tratar por Sr. ou Sra., e ter medo que fiquem ofendidas porque não as tratei por Sotôr... Go figure. Acho que o Dr. deveria ser aplicado só nos consultórios médicos e afins.

Voltar
Superior